BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] CPTM renova identidade visual
Moderador: Lipe Andreense
-
- Novato
- Mensagens: 12
- Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37
Uma análise do logo
Olá pessoal!
Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.
Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.
Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.
Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.
Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!
Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.
Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.
Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.
Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.
Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Uma análise do logo
Edegar Faria escreveu:Olá pessoal!
Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.
Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.
Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.
Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.
Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!
Bem vindo Edegar, nao se esqueça de se apresentar no respectivo forum de apresentações para todos te conhecerem e darem as boas vindas!
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Bem,o novo mapa da CPTM agora está mais ''legível'' e o visual vermelho caiu bem nos 2070...Agora é oq todos disseram acima,se este marca o início de uma nova fase o tempo nos dirá...
E eu me pergunto:E todos os trens reformados até antes da renovação visual vão ficar na mesma quanto a pintura não?
E eu me pergunto:E todos os trens reformados até antes da renovação visual vão ficar na mesma quanto a pintura não?
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Disse um funcionario da alta cupula que todos serão colocados na cor vermelha. (ou seja, mais gastos, já que poderiam ter vindo na nova cor)
Agora, até quando, só Nostradamus dirá
Agora há também quem diga que isso só será aplicado na linha 9. Outros dizem que serão nas linhas 9 10 e 11 primeiro, e só depois nas outras..
Boatos por enquanto.
Agora, até quando, só Nostradamus dirá
Agora há também quem diga que isso só será aplicado na linha 9. Outros dizem que serão nas linhas 9 10 e 11 primeiro, e só depois nas outras..
Boatos por enquanto.
-
- Novato
- Mensagens: 12
- Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37
Imaginem o cara que cuida da Assessoria de Imprensa da CPTM!
Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.
Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.
Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.
Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Mas a nova identidade visual não possui a cor cinza??É mais provável q apenas façam uma faixa vermelha na altura dos frisos laterais e na frente a faixinha vermelha com o novo logo da CPTM,no lugar das faixinhas vermelha e azul...Edegar Faria escreveu:Imaginem o cara que cuida da Assessoria de Imprensa da CPTM!
Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.
Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 92
- Registrado em: 15 Dez 2008, 11:10
- Localização: São Paulo
-
- Novato
- Mensagens: 12
- Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37
Por falar em 2100 (isso muito me interessa, hehe), estou doido para ver os novos itens de acessibilidade. Tomara que deixem o anúncio das estações mais claro, como na Linha 5 .
Eu vi uma foto esses tempos de um vagão lá no Brás. Estava na fase de funilaria, sem portas e bancos. Não sei dizer de quando é a foto.
Eu vi uma foto esses tempos de um vagão lá no Brás. Estava na fase de funilaria, sem portas e bancos. Não sei dizer de quando é a foto.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante