Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô
O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.
No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.
A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.
O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².
Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.
Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp
Ficha técnica dos trens:
Características
Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô
Dimensões
Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg
Capacidade e desempenho
Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)
M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução
Fotos
Exterior
1 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros%20TGV%20BR/Encontro%20TGV%20BR%2007-02-2008/3%20-%20Estacao%20Giovanni%20Gronchi/DSC04936.jpg)
2 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2028-05-2008/1%20-%20Linha%205/DSC07631.jpg)
3 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2028-05-2008/1%20-%20Linha%205/DSC07636.jpg)
4 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros%20TGV%20BR/Encontro%20TGV%20BR%2007-02-2008/3%20-%20Estacao%20Giovanni%20Gronchi/DSC04926.jpg)
5 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros%20TGV%20BR/Encontro%20TGV%20BR%2007-02-2008/3%20-%20Estacao%20Giovanni%20Gronchi/DSC04930.jpg)
6 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros%20TGV%20BR/Encontro%20TGV%20BR%2007-02-2008/3%20-%20Estacao%20Giovanni%20Gronchi/DSC04934.jpg)
7 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros%20TGV%20BR/Encontro%20TGV%20BR%2007-02-2008/3%20-%20Estacao%20Giovanni%20Gronchi/DSC04935.jpg)
8 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2028-05-2008/1%20-%20Linha%205/DSC07635.jpg)
Interior
Fotos tiradas por cruisespeed
1 - Painel dinâmico
![Imagem](http://i141.photobucket.com/albums/r78/cruisespeed/Trens%20e%20Metros/Trens%20metro/Metropolis1.jpg)
2 -
![Imagem](http://i141.photobucket.com/albums/r78/cruisespeed/Trens%20e%20Metros/Trens%20metro/Metropolis2.jpg)
3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
![Imagem](http://i141.photobucket.com/albums/r78/cruisespeed/Trens%20e%20Metros/Trens%20metro/Metropolis3.jpg)
Fotos tiradas por Tiago Costa
4 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08004.jpg)
5 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08005.jpg)
6 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08006.jpg)
7 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08007.jpg)
8 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08008.jpg)
9 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08009.jpg)
10 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08010.jpg)
11 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08011.jpg)
12 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08012.jpg)
13 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08013.jpg)
14 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08014.jpg)
15 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08015.jpg)
16 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08016.jpg)
17 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08018.jpg)
18 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08019.jpg)
19 -
![Imagem](http://i246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV%20BR%20-%2016-06-2008%20-%20Linhas%205%20e%209/DSC08023.jpg)
Cabine
Fotos tiradas por lipe_andreense
1 - Painel
![Imagem](http://i59.photobucket.com/albums/g304/american_lipe/Metro/visita_19-07-08/visita_CPL38.jpg)
2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
![Imagem](http://i59.photobucket.com/albums/g304/american_lipe/Metro/visita_19-07-08/visita_CPL41.jpg)
3 -
![Imagem](http://i59.photobucket.com/albums/g304/american_lipe/Metro/visita_19-07-08/visita_CPL39.jpg)
4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
![Imagem](http://i59.photobucket.com/albums/g304/american_lipe/Metro/visita_19-07-08/visita_CPL51.jpg)
5 -
![Imagem](http://i59.photobucket.com/albums/g304/american_lipe/Metro/visita_19-07-08/visita_CPL52.jpg)
6 -
![Imagem](http://i59.photobucket.com/albums/g304/american_lipe/Metro/visita_19-07-08/visita_CPL53.jpg)