Sobre o SIACO:
EADS implantará no Brasil a maior rede de
comunicação ferroviária do mundo
Contrato firmado com a MRS Logística permitirá a transmissão
de voz e dados ao longo de mais de 1.500 km de vias férreas
utilizando o sistema TETRA da EADS
A EADS Secure Networks, como parte de
um consórcio com a ALSTOM, firmou recentemente um contrato com a empresa MRS Logística S.A. para
implantação de um sistema de radiocomunicações para o seu projeto SIACO (Sistema Integrado de Automatização e Controle de Operações). O
valor total do contrato é de 60 milhões de euros, dos quais 16 milhões cabem à EADS. Segundo os termos do contrato, a EADS
implantará uma central de comunicação TETRA, 75 estações base e 1.800 terminais. A implantação deverá ter início a partir do segundo semestre deste ano.
A MRS Logística, uma concessionária da antiga Rede Ferroviária Federal, projetou o SIACO para substituir sua atual rede de sinalização e telecomunicações por um sistema avançado de gestão e controle de operações. O novo sistema estará baseado na tecnologia TETRA da EADS para assegurar os serviços de comunicação de voz e de dados ao longo dos
1.500 quilômetros de vias férreas da empresa, que atravessam três importantes estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, uma região que concentra, aproximadamente, 65% do PIB brasileiro e é sede das maiores indústrias do país.
Graças à codificação da comunicação de voz e dados e das informações de controle, o sistema será também altamente seguro. A EADS proverá igualmente a MRS Logística de todos os serviços necessários: gestão do projeto, adaptação e instalação das estações de base, instalação e integração do sistema, capacitação dos usuários e assistência técnica, tão logo o sistema esteja implantado.
Jean-Marc Nasr, Presidente da EADS Secure Networks, comentou: "Graças ao sistema TETRA, a MRS Logística se beneficiará de comunicações confiáveis e seguras entre os centros de controle de operações e os trens. Ademais, a mesma rede pode manejar voz e dados, permitindo operações otimizadas e aportando grandes vantagens para o cliente."
A EADS Secure Networks é líder mundial de sistemas de Radiocomunicações Móveis Profissionais (PMR) e oferece para as organizações a possibilidade de comunicarem-se internamente de maneira eficaz, confiável e segura. A EADS é a única companhia do mundo capaz de oferecer soluções PMR especializadas baseadas em TETRAPOL, TETRA e P25. A EADS já implantou 130 redes críticas PMR em todo o mundo, das quais mais de 30 têm cobertura nacional.
A EADS Secure Networks integra a unidade de negócios de Defesa e Sistemas de Comunicação (DCS), a "Systems House" da EADS, parte integrante da divisão de Defesa e Sistemas de Segurança (DS) da EADS. Com um faturamento de cerca de 5,6 bilhões de euros em 2005, e aproximadamente 23 mil funcionários em dez países,
a DS forma o núcleo de defesa e segurança dentro da EADS. Como integrador de grandes sistemas, oferece soluções para os novos desafios enfrentados pelas forças armadas e os organismos de segurança global. A DS desenvolve suas atividades nas áreas de sistemas integrados de combate e missão aérea tripulados e não tripulados, incluindo os serviços de capacitação associados, e em sistemas de mísseis, sistemas de gestão do campo de batalha para todas as Armas, soluções de segurança global, redes protegidas, eletrônica para defesa, sensores e aviônicos, e serviços relacionados.
Sobre a EADS
A EADS é a empresa líder global nos setores aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2005, A EADS gerou um rendimento de €34,2 bilhões e empregou cerca de 113.00 pessoas. O grupo EADS engloba a fabricante de aviões Airbus, a Eurocopter - maior fabricante de helicópteros do mundo e tem participação acionária na MBDA, empresa líder em sistemas de mísseis, a MBDA. É também a maior parceira no consórcio Eurofighter, e líder do consórcio Ariane; desenvolve a aeronave militar A400M e é a maior parceira industrial do Galileo sistema europeu de navegação de satélite.
No Brasil,
a EADS mantém investimentos há 28 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Agência Espacial Brasileira-INPE e as forças policiais estaduais.
Fonte : http://www.defesanet.com.br/eads/tetra_mrs.htm