BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[Artigo] [Linha 1A] Uma coisa é uma coisa...


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[Artigo] [Linha 1A] Uma coisa é uma coisa...

Mensagem não lida por Tiago Costa » 13 Jan 2009, 14:50

Uma coisa é uma coisa...

13/01/2009

Wagner Colombini, presidente da Logit Engenharia Consultiva

Tenho visto manifestações de que o projeto atual do Metrô Rio de ligação das Linhas 1 e 2 dificulta, e até mesmo inviabiliza uma eventual implantação da ligação Estácio/Carioca. Considerando que todos os documentos relativos ao projeto são públicos, bastaria uma consulta mais interessada, ou mesmo uma maior atenção na divulgação nos dados divulgados para perceber que essa afirmativa não corresponde à realidade.

Na verdade o projeto atual resolve todos os pontos criticados em estudos anteriores sobre o tema, uma vez que, nesses estudos não se cogitava na construção de novas vias, na implantação de sistemas de sinalização e controle de tráfego, e nem mesmo na ampliação da frota. Todas aquelas críticas – pertinentes – foram levadas em conta no projeto atual que atende a todos os requisitos técnicos para operar, com segurança e eficácia, a nova configuração do sistema.

Poderia parecer desnecessário lembrar os itens incorporados ao projeto atual, contudo, o desconhecimento, que gera tanta apreensão, até mesmo em técnicos com expertise no tema, nos leva a crer que cabe uma apresentação dos principais itens do projeto, em si, como também de sua relação com uma possível extensão da Linha 2 até Carioca, ou Niterói, em algum momento pretendido e recomendado uma vez que, assim, estaria garantida a demanda em ambos os fluxos, e seria otimizado o investimento.

O projeto em implantação, especificamente em relação à operação integrada das duas linhas, prevê itens que garantem a segurança e a eficácia da operação, conforme abaixo apresentado:

- os trilhos para circulação de trens de Pavuna até São Cristóvão serão os mesmos atualmente utilizados, que passarão a contar com novo sistema de sinalização e controle de tráfego;

- a circulação de São Cristóvão até Estácio e as regiões de manobra de Estácio e São Cristóvão serão preservadas;

- todos os trens da frota das Linhas 1 e 2 poderão ser intercambiáveis em função de contarem com os dois sistemas de controle de condução;

- o estacionamento de trens será ampliado para atender à nova frota;

- a sinalização nos terminais e na estação Botafogo será refeita de maneira a permitir os intervalos planejados;

- o Centro de Controle será remodelado, passando a contar com sistema especialmente desenhado para o controle da nova configuração das linhas, incluindo o trecho São Cristóvão/Estácio.

Caso o governo considere oportuno implantar a ligação Estácio – Carioca, esta ligação teria funcionamento em “Y”, nos mesmos moldes adotados pelo projeto apresentado, com parte dos trens percorrendo o trecho Pavuna/Botafogo e novos trens, de até 8 carros, circulando entre Pavuna e Carioca, com manobra na estação São Cristóvão.

Com essa perspectiva e considerando as demais intervenções previstas, que incluem novo layout dos trens, a expansão do sistema, de maneira racional e gradativa, pode chegar a até 86 mil lugares por hora/sentido na Linha 2, região de maior demanda.

Cenários de expansão:

Imagem

Os intervalos podem chegar a até 1,5 minutos nos trechos de maior ocupação – Central- Botafogo, e na própria Linha 2, na hipótese de construção da ligação Estácio-Carioca e chegar até Niterói.

O projeto “Metrô Século XXI” não esgota o tema relativo à expansão do sistema Metroviário no Rio de Janeiro, sequer com relação à área de influência do sistema atual. Éum projeto oportuno, sustentável em termos financeiros e não se contrapõe a qualquer outra iniciativa que o Estado em termos de crescimento da rede.

Fonte: Revista Ferroviária - Notícias
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7590
__________________________________________________________________
Ora essa, que não existe inviabilidade técnica para a expansão das outras linhas e até mesmo da Linha 2, eu já sabia. O que esse cara está ignorando é a atitude que o governo do Rio de Janeiro está tomando. Ele não pensa em investir na Linha 2 entre as estações Estácio e Carioca, por enquanto. E não vai pensar tão cedo, embora realmente a demanda vai ter que aumentar um tanto considerável para que os intervalos na Linha 2 tenham que ser inferiores a 3 minutos (digo isso porque não é só a redução do intervalo que vai acontecer agora, mas também o aumento do número de carros por trem, o que vai melhorar consideravelmente a oferta). Mas claro, existe a demanda reprimida, e se ela for maior do que o esperado (eles fazem estudos de demanda, mas às vezes acontecem imprevistos), quero ver se o governo do Rio de Janeiro vai querer antecipar os investimentos para que a Linha 2 seja expandida até a Estação Carioca. Espero que sim. Apesar do governo estar viabilizando a Linha 4, ele faz a propaganda do projeto "Metrô no Século XXI" de um jeito que parece que é só isso o que ele pretende. Talvez a propaganda é que tenha sido exagerada, mas foi exatamente essa impressão que eu tive, que a Linha 1A é a solução para todos os problemas de transporte no Rio de Janeiro.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 13 Jan 2009, 16:39

"O projeto “Metrô Século XXI” não esgota o tema relativo à expansão do sistema Metroviário no Rio de Janeiro, sequer com relação à área de influência do sistema atual. Éum projeto oportuno, sustentável em termos financeiros e não se contrapõe a qualquer outra iniciativa que o Estado em termos de crescimento da rede. "

Mas se contrapoe a capacidade da Linha 1 que não poderá ser ampliada em larga escala após a Linha 1A operando nela, logo ela perderá sua viabilidade como Linha principal que tem originalmente o papel de absorver as Linhas 3 e 4 e a própria 2 na Carioca, logo se tornaria inviável a transferência dessas futuras Linhas na Carioca com os Trens passando lotados nos 2 sentidos e ninguem conseguindo se tranferir no primeiro Trem que chegará.. wll
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 14 Jan 2009, 01:46

Não falo mais nada... nnoo
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Ainda a linha 01A

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Jan 2009, 10:21

Anteontem por volta das 18:40 a composição em que eu estava parou na estação Central por falta de energia, informação dada pelo alto-falante interno. Cerca de 5 minutos depois a viagem prosseguiu e desci no Estácio para ir até a estação Nova América / Del Castilho. Entrei em um carro já reformado conforme tem sido anunciado, mas era o vagão sauna, pois o ar condicionado só ventilava. Ao desembarcar notei que a "nova" estação estava maquiada de acordo com os padrões do shopping, mas nada de escada rolante ou rampa para portadores de necessidades especiais (PNE), e não é por falta de espaço. Encontrei um equipamento, pareceu me importado, solto que, em tese, leva o cliente até à plataforma, sem nenhum trilho de sustentação lateral como nas demais estações. Se 2009 começou deste jeito cheio de complicações e explicações não convincentes, o que nos espera no futuro.
"Todos os destinos em um só caminho", é isso que me assusta. A linha amarela e vermelha foram projetadas há mais de 40 anos (Plano de Linhas Policromáticas, no governo do Sr. Carlos Lacerda), no entanto logo após a inauguração já demonstraram certo saturamento. O projeto do Metrô Rio também já sofre deste mesmo mal, além do atraso das duas linhas, a linha 02 não foi executada conforme o projeto inicial (composição de 08 vagões) levando até a Carioca e já pretendem modificá-lo com esta extensão, não que ache desnecessária, eu só não conheço as reais intenções de implantá-la neste momento. E o que mais me deixa desconfiado é esta discussão sobre o novo traçado da linha 04 que parece estar sendo induzida a uma interligação com a linha 01 na zona sul, então teríamos uma ligação Barra/ Zona Sul /Centro/ Maracanã até Del Castilho, daí até ao aeroporto internacional vai ser um pulo, tudo para inglês ver visando 2016. O usuário trabalhador é tão ou mais importante que o usuário turista e no Rio é obrigação tentar atender e conciliar os dois. Alguém lembra das promessas do PAN 2007? Mas será que é isso uma rede de Metrô eficiente, será, mais uma vez reitero, que anos de planejamento, de estudos e de obras inutilizadas vão fazer do Metrô Rio um transporte de massa? Agora a pergunta que não quer calar, a quem interessa o caos no sistema de transporte das nossas cidades? Será que a intenção não é entupir a cidade de BRT?
Só espero que depois desta reportagem de hoje no JB esta linha 04 mantenha o traçado da reportagem.

Imagem

Metrô não é sacrifício, sacrifício é não ter Metrô.

Imagem

BRT Prefeitura
Imagem
BRT Estado
Imagem
Imagem

Link do T-5 Coreano só para admirar.

http://www.youtube.com/watch?v=rQBC9VxnhNo
Em alguns trechos e não fosse pela mão inglesa parecia até que era aqui no Rio.


Sugiro aos foristas que dê uma olhadinha no site abaixo e leiam os artigos abaixo.

http://www.marcusquintella.com.br/index.php

Tempo é Vida Não Dinheiro - 19/11/08
O Lucro dos Trens Urbanos e Metrôs – 13/08/08
O Alto Preço dos Transportes Públicos – 26/09/07

Reportagem de hoje no JB on Line.

Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Jan 2009, 19:18

Sobre a Linha 1A:Ela do pátio de manutenção da Cidade Nova atravessará o terreno ocioso da extinta Flumitrens e na Pça da Bandeira seguirá em uma via ao lado da atual,a prova disso é q um pequeno arco ao lado da via da L2 foi levantado,e na hora q passei por lá creio eu engenheiros olhavam a região por onde passará a nova linha.Essa parte parece q não ''começou pra valer'',comparando ao ritmo das obras ali próxima ao Centro de Manutenção do MetrôRio...

E realmente querem encher a cidade do projeto ultrapassado do BRT,tenho até um artigo q fala do tal projeto,creio eu de 2007,e comparado com os projetos de Metrô e VLT sem zoa,é muuuito baratooo,pouco custoo(deveria se chamar PDBRT-Pão Duro Bus Rapid Transport) e creio eu,a economia será tanta q os onibus não devem nem contar com um sistema de AC ou similar... :( wll wll
''Não é necessário sacrificar uma geração inteira esperando uma linha de metrô''
Realmente não é.Isso pq um BRT é tudo mais rápido e em uma geração só:Construção,Inauguração,Crescimento Acelerado de Demanda,Reclamações,Saturação,Problemas,Crise no sistema e enfim eles pensam em implantar o metrô ou VLT... wll wll :@: :@:
Principalmente o T5 Barra-Penha,é certo q em menos de 3 anos de operação ele já esteja saturado e problemático...

Voltando ao tema Metrô,os tapumes dessa obra na Pça.da Bandeira eram de animais,natureza e talz...Perceberam alguma ambiguidade né? :D :D :D
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante