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Dormentes de Aço
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
- Localização: CONTAGEM, MG
Dormentes de Aço
A utilização pelas ferrovias dos Dormentes de Aço apresenta vantagens econômicas, operacionais, ecológicas e de segurança, em relação aos dormentes de madeira e de concreto. Eis algumas vantagens:
• Menor custo no assentamento dos dormentes na linha férrea.
• Menor quantidade de dormentes por km de ferrovia.
• Menor custo de reparação ou substituição de dormentes.
• Menor peso, oferecendo maior facilidade, rapidez e menor custo no transporte e manuseio do dormente.
• Maior vida útil, estimada acima de 60 anos, enquanto os dormentes de madeira tem uma vida de 20 anos e os de concreto, de 35 anos, em média.
• Ganhos com o lastro ferroviário, com menor volume de brita ou de escória.
• Intervalos maiores de manutenção da linha férrea obtendo-se maior produtividade.
• O aço é reciclável e imune ao ataque dos fungos e ao risco de incêndios.
• Assistência técnica permanente.
Pelos fatores acima, os Dormentes de Aço certamente representam economia de custo e aumento de produtividade. O Dormente de Aço é um produto duplamente ecológico, pois é reciclável, não agredindo a natureza e elimina a necessidade do corte de florestas para a produção dos dormentes de madeira.
A entrada da Hidremec neste segmento representa uma melhoria na balança cambial brasileira, pela substituição de importações.
DORMENTE DE AÇO - UIC 865
Peso Linear = 28,46 Kg
Área = 3.625,4 mm²
Jx = 277,5 cm4
Jy = 2.393 cm4
Wo = 103,16 cm³
Wu = 43,98 cm³
POR BITOLA
• ESTREITA
distância entre trilhos 1m
(comp. dormente 2.200mm)
• STANDARD
distância entre trilhos de 1,435m
(comp. dormente 2.700mm)
• LARGA
distância entre trilhos 1,6m
(comp. dormente 2.800mm)
• MISTA
utilizado para bitolas estreita, larga ou standard
• PARA AMV
POR FIXAÇÃO
• COM OMBREIRAS SOLDADAS
(Deenik ou Pandrol)
• SEM OMBREIRAS
(4 ou 8 furos)
Propriedades
Produzidos de acordo com a norma UIC 865, os Dormentes de Aço Hidremec poderão, mediante consulta, atender a características e necessidades de cada cliente. Apresentam superfície limpa e plana, livre de defeitos. As bordas são arredondadas e os furos estampados a frio.
Os Dormentes de Aço Hidremec foram também avaliados e aprovados pelo Centro de Tecnologia da UNICAMP através dos seguintes testes, que simulam as condições e necessidades de operações da via permanente:
• Teste de Torque do Inserto, conforme item 1.9.1.9B da Norma AREMA, com torque de 340N.m.
• Teste de Arrancamento do Inserto, conforme item 1.9.1.9A da Norma AREMA, com carga de 54kN.
• Teste de resistência sob carga oblíqua, à carga de 14,1 a 141 kN, a uma frequência de 5 Hz até 3.000.000 de ciclos.
• Verificação visual e dimensional
Créditos do Texto:http://www.hidremec.com.br/produtos.asp?pag=316
01-
02-
03-
04-
05-
06-
07-
Créditos das fotos: Rogério Horácio
• Menor custo no assentamento dos dormentes na linha férrea.
• Menor quantidade de dormentes por km de ferrovia.
• Menor custo de reparação ou substituição de dormentes.
• Menor peso, oferecendo maior facilidade, rapidez e menor custo no transporte e manuseio do dormente.
• Maior vida útil, estimada acima de 60 anos, enquanto os dormentes de madeira tem uma vida de 20 anos e os de concreto, de 35 anos, em média.
• Ganhos com o lastro ferroviário, com menor volume de brita ou de escória.
• Intervalos maiores de manutenção da linha férrea obtendo-se maior produtividade.
• O aço é reciclável e imune ao ataque dos fungos e ao risco de incêndios.
• Assistência técnica permanente.
Pelos fatores acima, os Dormentes de Aço certamente representam economia de custo e aumento de produtividade. O Dormente de Aço é um produto duplamente ecológico, pois é reciclável, não agredindo a natureza e elimina a necessidade do corte de florestas para a produção dos dormentes de madeira.
A entrada da Hidremec neste segmento representa uma melhoria na balança cambial brasileira, pela substituição de importações.
DORMENTE DE AÇO - UIC 865
Peso Linear = 28,46 Kg
Área = 3.625,4 mm²
Jx = 277,5 cm4
Jy = 2.393 cm4
Wo = 103,16 cm³
Wu = 43,98 cm³
POR BITOLA
• ESTREITA
distância entre trilhos 1m
(comp. dormente 2.200mm)
• STANDARD
distância entre trilhos de 1,435m
(comp. dormente 2.700mm)
• LARGA
distância entre trilhos 1,6m
(comp. dormente 2.800mm)
• MISTA
utilizado para bitolas estreita, larga ou standard
• PARA AMV
POR FIXAÇÃO
• COM OMBREIRAS SOLDADAS
(Deenik ou Pandrol)
• SEM OMBREIRAS
(4 ou 8 furos)
Propriedades
Produzidos de acordo com a norma UIC 865, os Dormentes de Aço Hidremec poderão, mediante consulta, atender a características e necessidades de cada cliente. Apresentam superfície limpa e plana, livre de defeitos. As bordas são arredondadas e os furos estampados a frio.
Os Dormentes de Aço Hidremec foram também avaliados e aprovados pelo Centro de Tecnologia da UNICAMP através dos seguintes testes, que simulam as condições e necessidades de operações da via permanente:
• Teste de Torque do Inserto, conforme item 1.9.1.9B da Norma AREMA, com torque de 340N.m.
• Teste de Arrancamento do Inserto, conforme item 1.9.1.9A da Norma AREMA, com carga de 54kN.
• Teste de resistência sob carga oblíqua, à carga de 14,1 a 141 kN, a uma frequência de 5 Hz até 3.000.000 de ciclos.
• Verificação visual e dimensional
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Créditos das fotos: Rogério Horácio
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http://www.facebook.com/landerson.egg
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Caramba, Land!
Até os dados de momentos de inércia (Jx, Jy, Wu e Wo)!
Me senti nas aulas de Resistência de Materiais na faculdade! (ô materiazinha complicada!)
Se sem tratamento podem durar até 60 anos, imagino com um bom tratamento superficial (boa pintura, galvanização, metalização)...
Ah, antes que perguntem: não é viável fazer de inox, ficaria extremamente caro!
Até os dados de momentos de inércia (Jx, Jy, Wu e Wo)!
Me senti nas aulas de Resistência de Materiais na faculdade! (ô materiazinha complicada!)
Se sem tratamento podem durar até 60 anos, imagino com um bom tratamento superficial (boa pintura, galvanização, metalização)...
Ah, antes que perguntem: não é viável fazer de inox, ficaria extremamente caro!
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2262
- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
- Localização: CONTAGEM, MG
"Mecânica dos solos" e por incrível que pareça é o básico em estradas
Os dormentes são politicamente e ambientalmente corretos, mas quando quebram ou amassam o bixo pega!!!!!!!!!!!
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- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Para a escolha da implantação, no caso dos dormentes de linhas metroferroviárias, provavelmente, chegou-se a uma conclusão, levando-se em consideração todas as variáveis dos materiais a serem empregados, e, avaliados todos os prós e contras, além do custo final, de manuteção e etc, pois lembremos que por exemplo, dormentes de concreto, com ou sem alma de aço, estão substituindo largamente os de madeira, no mundo todo, o que é bom. (apesar de a madeira utilizada ser de manejo, reflorestada e etc... coisa que os eco chatos não falam...), apesar de não ser nenhum "crime" utilizar o material em questão, que aliás não agride o meio ambiente por ser natural, mas não dura tanto.
No fim das contas, acredito que a tendência é o uso do dormente de concreto, salvo aplicações específicas, dos de madeira e aço, estes últimos, em ferrovias com tráfego de pesadas cargas e longas composições, como de minério, por exemplo.
No fim das contas, acredito que a tendência é o uso do dormente de concreto, salvo aplicações específicas, dos de madeira e aço, estes últimos, em ferrovias com tráfego de pesadas cargas e longas composições, como de minério, por exemplo.
Editado pela última vez por AGV em 19 Jan 2009, 12:50, em um total de 1 vez.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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É por aí!!!
E rodrigo, a opção pelo dormente de aço pelo de madeira é que o de aço é mais resistente em relação a madeira e os dormentes de concreto danificam as locomotivas por serem muito rígidos, por isso os de aço são mais usados nas ferrovias em geral.
No caso dos metropolitanos os dormentes de concreto são os melhores, talves as linhas 7 e 10 sejam uma exceção.
E rodrigo, a opção pelo dormente de aço pelo de madeira é que o de aço é mais resistente em relação a madeira e os dormentes de concreto danificam as locomotivas por serem muito rígidos, por isso os de aço são mais usados nas ferrovias em geral.
No caso dos metropolitanos os dormentes de concreto são os melhores, talves as linhas 7 e 10 sejam uma exceção.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Pois é, creio que seja os dois casos, "alguém tem que ceder" um vez eu vi um vídeo mostrando um via com uma ótima manutenção e uma Dash- 9 a uma velocidade de 60km/h, você tinha que ver os pulos da locomotiva.
PS: DAsh-9= peso 195 toneladas
PS: DAsh-9= peso 195 toneladas
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
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Eu não sou engenheiro,mas pelo que pude perceber o tráfego intenso em uma via (na EFVM é um "tapete" mas 35 trens de minério por dia fora os de cargas gerais e passageiros) acabam saturando e deformando a via outra coisa que deforma via é a chuva, o excesso de água diminui a resistencia do solo é como se a via "atolasse" em alguns pontos.
A Vale mantém "reflorestamentos" ao longo da EFVM para usar como dormentes, veja no alto dessa foto:
A Vale mantém "reflorestamentos" ao longo da EFVM para usar como dormentes, veja no alto dessa foto:
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Mas peraí...
Pra fazer o dormente de madeira, tem todo um processo, (corte preciso [-+ ], tratamento anti fungos/cupins - eles são imersos em cupinicida por um tempo, não sei quanto, mais alguns procedimentos, para durar mais...) então nem precisava manter tais árvores ali, provavelmente estao ali para ajudar a manter o solo.
Obs.: Não pude ver a foto ainda.
Pra fazer o dormente de madeira, tem todo um processo, (corte preciso [-+ ], tratamento anti fungos/cupins - eles são imersos em cupinicida por um tempo, não sei quanto, mais alguns procedimentos, para durar mais...) então nem precisava manter tais árvores ali, provavelmente estao ali para ajudar a manter o solo.
Obs.: Não pude ver a foto ainda.
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- MEMBRO SENIOR
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- Contato:
Isso é só o que você viu pessoalmente, eheheheh. Dormentes de aço existem na EFVM, e pelo visto estão sendo utilizados amplamente por lá, como foi comentado pelos outros foristas. Vi muitos trechos com esses dormentes lá.Lopes escreveu:Olha, no Brasil pelo q sei de dormentes de aço, só existe em um ramal métrico abandonado ao lado da estação Julio Prestes
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
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Eu creio que seja uma parceria entre a Vale e a ARACRUZ celulose, pte vai para dormentes e parte para celulose/papel, o fato de estar próximo a ferrovia é pela logística, por ser mais próximo de transportar.AGV escreveu: Mas peraí...
Pra fazer o dormente de madeira, tem todo um processo, (corte preciso [-+ ], tratamento anti fungos/cupins - eles são imersos em cupinicida por um tempo, não sei quanto, mais alguns procedimentos, para durar mais...) então nem precisava manter tais árvores ali, provavelmente estao ali para ajudar a manter o solo.
Obs.: Não pude ver a foto ainda.
Ps: não consegue ver as fotos por causa do firewall né!!!São fotos do orkut!!
Editado pela última vez por Landrail em 20 Jan 2009, 13:06, em um total de 1 vez.
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As fotos dos dormentes de aço foram tiradas no interior do estado do Rio de Janeiro na malha da MRS, já foto que tem uma dash-9 "remota" é em Minas Gerais na malha da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas).gustavodc escreveu:Onde essas fotos foram feitas?
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Lopes escreveu:ah ta!
Mas algum de vocês tem fotos desse local de que estou falando?
Eu estou sem câmera, mas dá para tirar dos trens da 7 oriundos de Fco.Morato
Lopes escreveu:Olha, no Brasil pelo q sei de dormentes de aço, só existe em um ramal métrico abandonado ao lado da estação Julio Prestes
Dormentes de aço não é novidade no Brasil a EFVM já usava esse tipo de dormente desde 1979 quando a ferrovia foi duplicada.
A Ferrovia do aço, que hoje pertence a MRS também tem dormentes de aço.
Tem um forista com fotos de dormentes de aço para bitola métrica assentados no lastro, mas ele não quer postar.
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