BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Linha do Centro] Estação Ellison
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
[EFCB - Linha do Centro] Estação Ellison
Nome: Ellison
Inauguração: 1914
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Linha do Centro (1914-?)
Uso Atual: Abandonada
Eu, Guilherme e David nos aventuramos pela linha da MRS no trecho após a Estação Japeri. A nossa intenção era fotografar a Estação Ellison, já no município de Paracambi, localizada no Km 68 (Japeri fica no Km 62).
Ellison é uma pequena estação localizada exatamente no meio do nada. Não existe qualquer sinal de civilização nos entornos da estação a não ser a própria via e o intenso trânsito dos trens da MRS. Eu pessoalmente fiquei bastante intrigado com a razão disso, visto que em geral, estações costumam levar grande desenvolvimento aos seus entornos.
Uma vez o famoso cartunista e fotógrafo ferroviário Carlos Latuff esteve em Ellison:
"Andando à noite pelos trilhos encontrei a primeira estação do trecho, a antiga Ellison, que insiste em permanecer ali, como que contrariando a ação do tempo e dos homens. Continua lá, de pé, sozinha, guardando memórias em suas paredes de quando servia a inúmeros passageiros. Se levarmos em conta as outras tantas estações caindo aos pedaços ou demolidas que já vi por ai, Ellison é uma senhora muito bem conservada. Parei para uma foto. Foi bom vê-la de novo. Espero encontrá-la mais vezes. De preferência de pé." (Carlos Latuff, 24/08/2003)
Faço das palavras de Latuff minhas palavras também.
A data de desativação de Ellison é um mistério para mim. Alguns dizem que ela fora encapada pela RFFSA em meados de 1970 e desativada poucos anos depois. Outros dizem que a estação servia a passageiros inclusive nos anos 1990 pelo Ramal de Barra do Piraí (Japeri x Barra do Piraí). Não tenho provas concretas de nenhuma dessas informações.
Foto 1: Estação Ellison
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4: Frontal
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Foto 8: A quilometragem da via bate exatamente com a da estação. Essa distância é relativa à Estação Central do Brasil
Foto 9: Plataforma
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13: Locomotiva GE AC44I da MRS Logística passa pela Estação Ellison, subindo a serra
Foto 14:
Foto 15: Bobinas em vagões prancha da MRS
Foto 16:
Foto 17: E lá se foi a composição
Foto 18:
Foto 19: Já em cima da plataforma
Foto 20: A pixação chega até aos lugares mais distantes, infelizmente
Foto 21: Interior:
Foto 22:
Foto 23: Mato brota para dentro da estação Ellison
Foto 24:
Foto 25: E nos despedimos de Ellison
Ellison é uma verdadeira pérola em Paracambi. De todas as estações desativadas do Rio de Janeiro, Ellison era a que mais me despertava interesse e foi com certeza a estação abondonada mais bonita e bem conservada que eu já vi. Foi uma honra ter ido lá com os amigos Guilherme e David.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-25 por Renan Souza em 2009
Contribuições: David Rodrigues e Guilherme Pinho
Inauguração: 1914
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Linha do Centro (1914-?)
Uso Atual: Abandonada
Eu, Guilherme e David nos aventuramos pela linha da MRS no trecho após a Estação Japeri. A nossa intenção era fotografar a Estação Ellison, já no município de Paracambi, localizada no Km 68 (Japeri fica no Km 62).
Ellison é uma pequena estação localizada exatamente no meio do nada. Não existe qualquer sinal de civilização nos entornos da estação a não ser a própria via e o intenso trânsito dos trens da MRS. Eu pessoalmente fiquei bastante intrigado com a razão disso, visto que em geral, estações costumam levar grande desenvolvimento aos seus entornos.
Uma vez o famoso cartunista e fotógrafo ferroviário Carlos Latuff esteve em Ellison:
"Andando à noite pelos trilhos encontrei a primeira estação do trecho, a antiga Ellison, que insiste em permanecer ali, como que contrariando a ação do tempo e dos homens. Continua lá, de pé, sozinha, guardando memórias em suas paredes de quando servia a inúmeros passageiros. Se levarmos em conta as outras tantas estações caindo aos pedaços ou demolidas que já vi por ai, Ellison é uma senhora muito bem conservada. Parei para uma foto. Foi bom vê-la de novo. Espero encontrá-la mais vezes. De preferência de pé." (Carlos Latuff, 24/08/2003)
Faço das palavras de Latuff minhas palavras também.
A data de desativação de Ellison é um mistério para mim. Alguns dizem que ela fora encapada pela RFFSA em meados de 1970 e desativada poucos anos depois. Outros dizem que a estação servia a passageiros inclusive nos anos 1990 pelo Ramal de Barra do Piraí (Japeri x Barra do Piraí). Não tenho provas concretas de nenhuma dessas informações.
Foto 1: Estação Ellison
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4: Frontal
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Foto 8: A quilometragem da via bate exatamente com a da estação. Essa distância é relativa à Estação Central do Brasil
Foto 9: Plataforma
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13: Locomotiva GE AC44I da MRS Logística passa pela Estação Ellison, subindo a serra
Foto 14:
Foto 15: Bobinas em vagões prancha da MRS
Foto 16:
Foto 17: E lá se foi a composição
Foto 18:
Foto 19: Já em cima da plataforma
Foto 20: A pixação chega até aos lugares mais distantes, infelizmente
Foto 21: Interior:
Foto 22:
Foto 23: Mato brota para dentro da estação Ellison
Foto 24:
Foto 25: E nos despedimos de Ellison
Ellison é uma verdadeira pérola em Paracambi. De todas as estações desativadas do Rio de Janeiro, Ellison era a que mais me despertava interesse e foi com certeza a estação abondonada mais bonita e bem conservada que eu já vi. Foi uma honra ter ido lá com os amigos Guilherme e David.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-25 por Renan Souza em 2009
Contribuições: David Rodrigues e Guilherme Pinho
Editado pela última vez por Renanfsouza em 27 Jan 2009, 22:11, em um total de 2 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR GLOBAL
O prédio tem SÓ 95 anos...
Muito bonito... uma pena que está entregue ao mato...
A foto com a Dash zerinho e o prédio da estação passa uma contradição tremenda, o investimento grande de modernização x o abandono do histórico.
Até quando operou a estação, Renan? De Paracambi, para onde segue essa linha?
Muito bonito... uma pena que está entregue ao mato...
A foto com a Dash zerinho e o prédio da estação passa uma contradição tremenda, o investimento grande de modernização x o abandono do histórico.
Até quando operou a estação, Renan? De Paracambi, para onde segue essa linha?
-
Vicente,
Não sei dizer até quando a estação operou. A estação não fica na linha da Supervia, e sim da MRS. Apesar de se encontrar no município de Paracambi, a estação Ellison fica a quatro quilômetros do ramal de Paracambi da Supervia.
Esta linha da MRS é na verdade a Linha do Centro da EFCB. Ela vai subir a serra rumo a Miguel Pereira, Barra do Piraí, Três Rios e finalmente entrará no estado de MG.
Não sei dizer até quando a estação operou. A estação não fica na linha da Supervia, e sim da MRS. Apesar de se encontrar no município de Paracambi, a estação Ellison fica a quatro quilômetros do ramal de Paracambi da Supervia.
Esta linha da MRS é na verdade a Linha do Centro da EFCB. Ela vai subir a serra rumo a Miguel Pereira, Barra do Piraí, Três Rios e finalmente entrará no estado de MG.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
-
- MEMBRO JR
- Contato:
-
-
- MODERADOR RJ
- Contato:
-
- MODERADOR GLOBAL
Linha do Centro?! Meu Deus, preciso estudar mais!renanfsouza escreveu:Vicente,
Depois de Três Rios, vai a Juiz de Fora, Santos Dumont (de onde saía o ramal de Mercês, que postei aqui) Barbacena, Conselheiro Lafaiete e BH. Ou seja, você achou uma estação do caminho pro Rio, que meu pai comentava...
-
- MEMBRO JR
- Contato:
-
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Renan.
Acesse o site http://www.estacoesferroviarias.com.br/ e tente entrar em contato com o dono do site. Envie algumas fotos que ela coloca no ar e com créditos.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... llison.htm
A página dela.
Abraços!
Acesse o site http://www.estacoesferroviarias.com.br/ e tente entrar em contato com o dono do site. Envie algumas fotos que ela coloca no ar e com créditos.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... llison.htm
A página dela.
Abraços!
-
-
- MODERADOR RJ
-