BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Moderador: Lipe Andreense
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
A Linha 11 era uma beleza naquele tempo em que recebia todas as atenções do governo, mesmo com os Fepasões sem ventiliação.
Hoje, com a CPTM, está quase jogada às traças e mesmo assim ainda consegue manter um bom funcionamento.
Hoje, com a CPTM, está quase jogada às traças e mesmo assim ainda consegue manter um bom funcionamento.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Linha 8, foi mal, rsss...Lopes escreveu:Evandro, Linha 11 ou Linha 8????
Tá parecendo aquele erro do aviso da CPTM... ainda me confundo com os números... sou do tempo da Linha B ou Linha Oeste (essa desenterrei da Fepasa )
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Fepasão tem história!
Nas poucas vezes que andei nos Fepasões, não me arrependi, além de ter a melhor sensação de viajar num trem de 12 carros.
Fui de Barra Funda à JPR no último carro hoje, com mais dois passageiros. Voltei para Barra Funda no mesmo (agora, primeiro) e fiquei com o carro só para mim (e o maquinista). HEheheheh Deu para gravar o som do percurso bem tranquilo!!
E qual o critério da numeração deles: os da pintura Fepasa tem a sequência: 5001-A001-B001-B002-A002-5002 (exemplo). Já o da pintura CPTM é assim: 5001-5201-5301-5302-5202-5002 (exemplo). Por quê?
Fui de Barra Funda à JPR no último carro hoje, com mais dois passageiros. Voltei para Barra Funda no mesmo (agora, primeiro) e fiquei com o carro só para mim (e o maquinista). HEheheheh Deu para gravar o som do percurso bem tranquilo!!
E qual o critério da numeração deles: os da pintura Fepasa tem a sequência: 5001-A001-B001-B002-A002-5002 (exemplo). Já o da pintura CPTM é assim: 5001-5201-5301-5302-5202-5002 (exemplo). Por quê?
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Fepasão tem história!
Na verdade é o inverso, a numeração da Fepasa é que é 50xx-52xx-53xx, e a da CBTM é 50xx - A0xx - B0xxRafael Lopes escreveu:Nas poucas vezes que andei nos Fepasões, não me arrependi, além de ter a melhor sensação de viajar num trem de 12 carros.
Fui de Barra Funda à JPR no último carro hoje, com mais dois passageiros. Voltei para Barra Funda no mesmo (agora, primeiro) e fiquei com o carro só para mim (e o maquinista). HEheheheh Deu para gravar o som do percurso bem tranquilo!!
E qual o critério da numeração deles: os da pintura Fepasa tem a sequência: 5001-A001-B001-B002-A002-5002 (exemplo). Já o da pintura CPTM é assim: 5001-5201-5301-5302-5202-5002 (exemplo). Por quê?
50XX é o carro motor com cabine
52XX/A0XX é um carro reboque diferenciado
53XX/B0XX é um carro reboque simples, sem nada a mais (inútil, pra dizer a verdade,hehe)
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Pessoal, até há algum tempo atrás era possível ver trens com ambos os esquemas de numeração... Por exemplo, poderíamos ver um trem de 12 carros com a seguinte numeração:
UI5001 - UI5201 - UI5301 - UI5364 - UI5264 - UI5064 (engatado no TUE)
5004 - 5204 - 5304 - 5314 - 5214 -5014.
Na verdade, era possível ver trens de 06 CARROS com a numeração FEPASA e outro trem de 06 CARROS com a numeração CPTM, mas nunca um trem de 06 carros com a numeração diferente.
E, segundo me contaram, quando ocorreu a renumeração da frota da série 5000 (de série 9000 para série 5000), ocorreram algumas mudanças... Assim, é possível que o TUE nº 5001 não seja efetivamente o primeiro trem que chegou (apesar de que o atual 5001 mantém a disposição dos bancos dos trens vindos da França).
Mas é como eu disse, me disseram isso, não tenho como provar... Apenas algumas características interessantes, como por exemplo os carros nº 5233 & 5333, que apesar de possuírem numeração dos trens fabricados no Brasil, possuem disposição de bancos dos trens vindos da França...
Alguém aqui sabe mais a respeito dessa história?
UI5001 - UI5201 - UI5301 - UI5364 - UI5264 - UI5064 (engatado no TUE)
5004 - 5204 - 5304 - 5314 - 5214 -5014.
Na verdade, era possível ver trens de 06 CARROS com a numeração FEPASA e outro trem de 06 CARROS com a numeração CPTM, mas nunca um trem de 06 carros com a numeração diferente.
E, segundo me contaram, quando ocorreu a renumeração da frota da série 5000 (de série 9000 para série 5000), ocorreram algumas mudanças... Assim, é possível que o TUE nº 5001 não seja efetivamente o primeiro trem que chegou (apesar de que o atual 5001 mantém a disposição dos bancos dos trens vindos da França).
Mas é como eu disse, me disseram isso, não tenho como provar... Apenas algumas características interessantes, como por exemplo os carros nº 5233 & 5333, que apesar de possuírem numeração dos trens fabricados no Brasil, possuem disposição de bancos dos trens vindos da França...
Alguém aqui sabe mais a respeito dessa história?
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Quem deve saber disso é o Sérgio!
Vou dar um ctrl+v da lista que ele divulgou aqui no forum:
Vou dar um ctrl+v da lista que ele divulgou aqui no forum:
Código: Selecionar todos
Série 5000
pintura/reformante/estado
5021-A021-B021-B036-A036-5036 Metropolitano/ADTranz/Ativo
5037-A037-B037-B066-A066-5066 Metropolitano/ADTranz/Ativo
5056-A056-B056-B091-A091-5091 Metropolitano/ADTranz/Ativo
5017-A017-B017-B063-A063-5063 Metropolitano/CCC/Ativo
5041-A041-B041-B054-A054-5054 Metropolitano/Gevisa/Ativo
5072-A072-B072-B092-A092-5092 Metropolitano/Gevisa/Ativo
5002-A002-B002-B016-A016-5016 CPTM/Não-reformado/Ativo
5004-A004-B004-B014-A014-5014 CPTM/Não-reformado/Ativo
5005-A005-B005-B067-A067-5067 CPTM/Não-reformado/Ativo
5012-A012-B012-B040-A040-5040 CPTM/Não-reformado/Ativo
5024-A024-B024-B028-A028-5028 CPTM/Não-reformado/Ativo
5029-A029-B029-B048-A048-5048 CPTM/Não-reformado/Ativo
5030-A030-B030-B069-A069-5069 CPTM/Não-reformado/Ativo
5033-A033-B033-B087-A087-5087 CPTM/Não-reformado/Ativo
5079-A079-B079-B080-A080-5080 CPTM/Não-reformado/Ativo
5001-A001-B001-B064-A064-5064 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5010-A010-B010-B065-A065-5065 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5011-A011-B011-B070-A070-5070 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5013-A013-B013-B059-A059-5059 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5019-A019-B019-B039-A039-5039 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5023-A023-B023-B050-A050-5050 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5026-A026-B026-B034-A034-5034 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5045-A045-B045-B053-A053-5053 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5046-A046-B046-B062-A062-5062 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5047-A047-B047-B061-A061-5061 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5049-A049-B049-B071-A071-5071 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5051-A051-B051-B055-A055-5055 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5075-A075-B075-B076-A076-5076 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5077-A077-B077-B078-A078-5078 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5083-A083-B083-B084-A084-5084 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5089-A089-B089-B090-A090-5090 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5093-A093-B093-B094-A094-5094 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5095-A095-B095-B096-A096-5096 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5097-A097-B097-B098-A098-5098 Fepasa/Não-reformado/Ativo
5038-A038-B038-B058-A058-5058 Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5060-A060-B060-B073-A073-5073 Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5081-A081-B081-B082-A082-5082 Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5099-A099-B099-B100-A100-5100 Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5003-A003-B003-B027-A027-5027 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5006-A006-B006-B007-A007-5007 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5008-A008-B008-B042-A042-5042 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5009-A009-B009-B015-A015-5015 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5018-A018-B018-B022-A022-5022 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5020-A020-B020-B074-A074-5074 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5025-A025-B025-B086-A086-5086 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5043-A043-B043-B044-A044-5044 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5052-A052-B052-B057-A057-5057 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5068-A068-B068-B088-A088-5088 Fepasa/Não-reformado/Inativo
5031-A031-B031-B032-A032-5032 Fepasa/Não-reformado/Baixado
5035-A035-B035-B085-A085-5085 Fepasa/Não-reformado/Baixado
-
Autor do tópico
Se tratando de fatos históricos, nesse caso, não ouso afirmar nada.
A única coisa que tenho certeza é sobre a mudança de numeração de 9000 para 5000, causada pela adoção do SIGO, que reorganizou a numeração dos veículos ferroviários no Brasil.
Como a Fepasa ficou com a faixa 923000-927999 (o 92 não era exibido nos carros, portanto, a faixa ia de 3000 a 7999), ela acabou renumerando os carros de 9xxx para 5xxx. Praticamente todos os carros de subúrbio utilizavam a numeração 5xxx, sendo as duas letras UC (subúrbio em caixa de aço carbono) ou UI (subúrbio em caixa de aço inox)
UI 50xx = Série 5000/carros motores
UI 52xx = Série 5000/carros reboques (possui equipamentos vitais)
UI 53xx = Série 5000/carros reboques (não possui equipamentos vitais)
UI 55xx = Série 5500
UC 56xx = Toshiba (Série 4800/CPTM)
UC 57xx = VLT Campinas
UC 59xx = TIM
?? 51xx = ?
?? 54xx = ?
?? 58xx = ?
Mais informações:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=784
A única coisa que tenho certeza é sobre a mudança de numeração de 9000 para 5000, causada pela adoção do SIGO, que reorganizou a numeração dos veículos ferroviários no Brasil.
Como a Fepasa ficou com a faixa 923000-927999 (o 92 não era exibido nos carros, portanto, a faixa ia de 3000 a 7999), ela acabou renumerando os carros de 9xxx para 5xxx. Praticamente todos os carros de subúrbio utilizavam a numeração 5xxx, sendo as duas letras UC (subúrbio em caixa de aço carbono) ou UI (subúrbio em caixa de aço inox)
UI 50xx = Série 5000/carros motores
UI 52xx = Série 5000/carros reboques (possui equipamentos vitais)
UI 53xx = Série 5000/carros reboques (não possui equipamentos vitais)
UI 55xx = Série 5500
UC 56xx = Toshiba (Série 4800/CPTM)
UC 57xx = VLT Campinas
UC 59xx = TIM
?? 51xx = ?
?? 54xx = ?
?? 58xx = ?
Mais informações:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=784
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Segundo algumas fontes, os antigos 9001 e 9002 são os 5007 e 5008, respectivamente, ambos estão inativos.
Abraços
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
O interessante dessa lista que o Sérgio divulgou antes aqui no TGVBR é que ela contém um pequeno erro.
O erro trata sobre o TUE 5043 - A043 - B043 - B044 - A044 - 5044,que não está com a pintura da #FEPASA. Ele começou a ser reformado, recebendo as faixas azul e vermelha mais o logo da CPTM, porém por razões que desconheço essa reforma foi interrompida, estando atualmente esse TUE alocado no pátiod e Presidente Altino parcialmente canibalizado.
O TUE UI5018 - UI5218 - UI5318 - UI5322 - UI 5222 - UI 5022, é o único TUE da série que ainda mantém a pintura original da #FEPASA, inclusive o logo desta empresa. Mais um abandonado em Presidente Altino.
O TUE UI5009 - UI5209- UI5309 - UI5315 - UI5215 - UI5015 está estacionado há quase um ano no mesmo local, na ponta do pátio de Presidente Altino (perto do pátio Bolívia da ALL). Esse TUE está cntemplado dentro do PQMR II, sendo que, segundo informações, eles serão reformados /remobilizados pela Bombardier Transportation em Hortolândia. Porém, até o atual momento, esse TUE encontra-se canibalizado no pátio de Presidente Altino.
E não podemos nos esquecer do TUE #5052, que está encostado em Presidente Altino aguardando ser baixado, devido ao atentado a bomba que elesofreu em Engenheiro Cardoso. Esse TUE está estacionado na parte de trás do pátio de Presidente Altino, perto àqueles carros BUDD ex-Sorocabana que também estão encostados / abandonados em Presidente Altino.
O erro trata sobre o TUE 5043 - A043 - B043 - B044 - A044 - 5044,que não está com a pintura da #FEPASA. Ele começou a ser reformado, recebendo as faixas azul e vermelha mais o logo da CPTM, porém por razões que desconheço essa reforma foi interrompida, estando atualmente esse TUE alocado no pátiod e Presidente Altino parcialmente canibalizado.
O TUE UI5018 - UI5218 - UI5318 - UI5322 - UI 5222 - UI 5022, é o único TUE da série que ainda mantém a pintura original da #FEPASA, inclusive o logo desta empresa. Mais um abandonado em Presidente Altino.
O TUE UI5009 - UI5209- UI5309 - UI5315 - UI5215 - UI5015 está estacionado há quase um ano no mesmo local, na ponta do pátio de Presidente Altino (perto do pátio Bolívia da ALL). Esse TUE está cntemplado dentro do PQMR II, sendo que, segundo informações, eles serão reformados /remobilizados pela Bombardier Transportation em Hortolândia. Porém, até o atual momento, esse TUE encontra-se canibalizado no pátio de Presidente Altino.
E não podemos nos esquecer do TUE #5052, que está encostado em Presidente Altino aguardando ser baixado, devido ao atentado a bomba que elesofreu em Engenheiro Cardoso. Esse TUE está estacionado na parte de trás do pátio de Presidente Altino, perto àqueles carros BUDD ex-Sorocabana que também estão encostados / abandonados em Presidente Altino.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
-
Autor do tópico
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Uma observação quanto a lista: A unidade 5068 - 5088 não são inativos, eles rodam e são os únicos tue's que rodam com a "atualização" do piso e daquela madeira ao lado da porta, que foi substituída. Também suprimiram-se as janelas das portas de acesso do salão a cabine de condução. Esse tue já rodava antes de receber essa atualização, deve ser sido remobilizado um certo tempo antes de receber essa atualização.
Abraços
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes