BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
LINHA 5 - LILÁS
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Linha 5
São Paulo, 03 de Abril de 2009, 14:39.
Cadê as obras?
Cadê as obras?
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Linha 5
Eis a resposta:
19/03/2009
AVISO (FASE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO) PRÉ-QUALIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 41428212 - REPUBLICAÇÃO E RETI-RATIFICAÇÃO
EXECUÇÃO DAS OBRAS CIVIS, CONTEMPLANDO OBRA BRUTA E ACABAMENTO E VIA PERMANENTE, DO TRECHO LARGO TREZE – POÇO DIONÍSIO DA COSTA E DO PÁTIO GUIDO CALOI DA LINHA 5 - LILÁS DO METRÔ.
A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ comunica que, em face da interposição de recursos por parte das PROPONENTES, o processo em epígrafe está suspenso. Informamos, ainda, que cópia dos recursos estão disponíveis para retirada, na Gerência de Contratações e Compras localizada na Rua Boa Vista, 175, 3º andar, Centro – São Paulo – Capital, a partir de 18/03/09.
19/03/2009
AVISO (FASE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO) PRÉ-QUALIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 41428212 - REPUBLICAÇÃO E RETI-RATIFICAÇÃO
EXECUÇÃO DAS OBRAS CIVIS, CONTEMPLANDO OBRA BRUTA E ACABAMENTO E VIA PERMANENTE, DO TRECHO LARGO TREZE – POÇO DIONÍSIO DA COSTA E DO PÁTIO GUIDO CALOI DA LINHA 5 - LILÁS DO METRÔ.
A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ comunica que, em face da interposição de recursos por parte das PROPONENTES, o processo em epígrafe está suspenso. Informamos, ainda, que cópia dos recursos estão disponíveis para retirada, na Gerência de Contratações e Compras localizada na Rua Boa Vista, 175, 3º andar, Centro – São Paulo – Capital, a partir de 18/03/09.
Re: Linha 5
Aff. o negocio vai ficar para o segundo semestre. Belo plano de expansão....
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Linha 5
Enquanto as licitações forem processos que podem emperrar em qualquer das etapas realizadas, devido a recursos interpostos pelas empresas participantes, ou por causa de suspensões pelo TCE, atrasos continuarão sendo comuns .
Re: Linha 5
Por acaso, não é recurso interposto que a imprensa disse que eram de empresas que perderam a licitação não né?
Re: Linha 5
parece que a empresa "puxadinhos do seu Vicente" entro com um recurso contestando a licitação, afinal ele ja ajudo a fazer tuneis...a partir de casas vizinhas rumo a penitenciárias ne'!
Re: Linha 5
é de F**/*** esses "impecílios" que são criados pelas empresas "perdedoras" da licitação, se perdeu, já era, tenta na próxima.
Eu teria a maior honra de sair para o metrô chegar, contanto que eu fosse a um lugar à altura, nada de sair onde estou e ir pro meio da favela, digo, há alguns quarteirões do local, enfim...
Foi oferecido aos que tem um "negócio" na galeria um local bem próximo, de fácil acesso, a custo zero, mesmo assim querem atrapalhar...
Não entendo o que acontece, o "povo" reclama e reclama: "Não tem metrô, somos esquecidos pelo governo, ah, que injustiça!".
Daí quando chega o projeto, chega o metrô, batem o pé e não saem por nada.
Já estou cansado disso!
Agora quero ver sair em 2010!
Eu teria a maior honra de sair para o metrô chegar, contanto que eu fosse a um lugar à altura, nada de sair onde estou e ir pro meio da favela, digo, há alguns quarteirões do local, enfim...
Foi oferecido aos que tem um "negócio" na galeria um local bem próximo, de fácil acesso, a custo zero, mesmo assim querem atrapalhar...
Não entendo o que acontece, o "povo" reclama e reclama: "Não tem metrô, somos esquecidos pelo governo, ah, que injustiça!".
Daí quando chega o projeto, chega o metrô, batem o pé e não saem por nada.
Já estou cansado disso!
Agora quero ver sair em 2010!
Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 5
ArqPaulo escreveu:parece que a empresa "puxadinhos do seu Vicente" entro com um recurso contestando a licitação, afinal ele ja ajudo a fazer tuneis...a partir de casas vizinhas rumo a penitenciárias ne'!
O moderador informa que não tem atividades no ramo da construção civil!
Brincadeiras à parte, concordo com o Tiago: há 3945689²³ possibilidades de recurso por uma empresa que se sentir prejudicada na licitação, e isso atrasa tudo.
Re: Linha 5
E não há sanção se ficar comprovado que, além de não ser apta está bloqueando o projeto?
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 5
Não tenho certeza, Athos. Mas a única punição que me vem à mente é de que teria que pagar o custo do processo judicial que causou...
Re: Linha 5
E o prejuízo que causa à cidade?
Se for assim, não sai nunca do lugar pois, sempre haverá a empresa que perdeu a licitação........
Se for assim, não sai nunca do lugar pois, sempre haverá a empresa que perdeu a licitação........
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: Linha 5
Tiago , o senhor que é o rei das licitações, vou te fazer uma pergunta ! . Você conhece algum país com rapidez dessas fases de concorrência e seleção a ponto de chocar e humilhar o sistema do nosso país?
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Linha 5
desculpa responder cortado, mas me lembro qeu a Espanha deu uma agilizada no processo, e o Metro de Madri se expandiu muito rapido com isso.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Linha 5
Concordo com o lipe, na Espanha especialmente, houve uma grande desburocratização nesse processo. A Lei das Licitações foi promulgada em 1991, ou 1993, não lembro. Antes disso, o governo contratava as empresas de outra forma, acho que diretamente. Mas essa lei é burocrática demais, e precisa de aperfeiçoamentos, que aos poucos vão sendo feitos. Ela foi a primeira experiência do Brasil em tentar melhorar o processo de contratações de empresas, mas acho que deveriam fazer uma revisão profunda nela, pois como tudo precisa de licitações, desde as pequenas obras e serviços, e fornecimento de materiais, o processo burocrático dificulta muito as coisas. Emperra o Brasil, eu diria.
Também. Mas é que funciona assim: ocorre primeiro a habilitação. Nessa aí, as empresas consideradas inabilitadas podem recorrer da decisão. Aí depois que foi definido o que será feito (acolher ou não o recurso), a licitação segue para a classificação das propostas técnicas. As empresas que não ficarem em primeiro lugar poderão recorrer da decisão. Depois que os recursos forem ou não acolhidos, a licitação segue para a classificação final, que é o resultado da classificação das propostas finaiceiras com o resultado anterior, da classificação das propostas técnicas. Novamente, as empresas que não ficaram em primeiro lugar podem recorrer da decisão. Finalmente, a empresa vencedora é homologada. Antes da homologação, ainda é possível que as empresas perdedoras entrem na justiça, contra a decisão. Nesse caso, não é culpa da licitação em si, mas da inferferência da Justiça no processo licitatório. No caso da licitação da Linha 5, houve ainda uma fase adicional, que foi a pré-qualificação. Essa fase vem antes de todas as outras que eu expliquei. E foi nessa fase que várias empresas que não seriam pré-qualificadas reclamaram com o TCE e conseguiram interromper o processo licitatório pouco antes da primeira etapa.AGV escreveu:Por acaso, não é recurso interposto que a imprensa disse que eram de empresas que perderam a licitação não né?
Te prepara Horacinho - o metrô vai detonar a Vila Clementin
Moema e Vila Mariana terão 136 imóveis desapropriados devido à ampliação do Metrô
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO da Folha de S.Paulo
O governo de São Paulo vai desapropriar 136 imóveis em Moema e na Vila Mariana, bairros nobres da capital paulista em que predominam áreas residenciais, para a construção do prolongamento da linha 5-lilás do Metrô. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre.
Ontem, o "Diário Oficial" do Estado trouxe decreto do governador José Serra (PSDB) que torna de utilidade pública as 29 áreas, com um total de cerca de 70 mil metros quadrados --equivalente a cerca de metade do parque Ibirapuera.
O decreto inclui 136 imóveis, necessários para a implantação de quatro estações --Ibirapuera, Moema, Servidor e Vila Clementino-- e a ampliação para integração em outras duas --Santa Cruz e Chácara Klabin-- e poços de ventilação.
Os processos de desapropriação estão sendo finalizados e devem ser encaminhados à Justiça na próxima semana.
Pelas previsões da companhia, essas áreas começarão a ser desocupadas a partir do segundo semestre deste ano. Um mapa detalhando os limites da área será colocado no site da empresa na próxima semana.
O decreto, sem discriminar exatamente qual tipo de uso será dado aos imóveis desapropriados, afirma somente que parte deles serão incorporados em definitivo pelo Metrô, enquanto outros serão ocupados temporariamente, até o final das obras da linha lilás.
Segundo o Metrô, está sendo realizada uma pesquisa socioeconômica para "subsidiar ações da empresa no sentido de mitigar o impacto das desapropriações". Em Santo Amaro, a empresa teve, neste ano, de alterar a relação de imóveis desapropriados após manifestações de comerciantes, que temiam perder seus negócios.
Os terrenos estão localizados em áreas contíguas ao eixo entre a alameda Iraúna e a rua Dionísio da Costa, por onde passará a nova linha. Fazem parte das áreas desapropriadas terrenos ao longo de vias como Ibirapuera, Indianópolis, Borges Lagoa, Cotovia, dos Eucaliptos e Jamaris, em Moema.
Do outro lado da avenida 23 de Maio, na Vila Mariana, estão relacionados imóveis em ruas como Desembargador Aragão, Carolina Ribeiro e avenida Prefeito Fábio Prado.
Hoje, a linha lilás tem cerca de 8,4 km ligando o Capão Redondo e o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro (zona sul). O projeto do governo é que, com a ampliação, a linha chegue a 20 km, se conectando com a linha 2-verde na estação Chácara Klabin, com um movimento diário de 600 mil passageiros.
A obra será realizada em duas etapas, ao custo total de R$ 5 bilhões, incluindo túneis, estações, trens, e equipamentos e outras estruturas. A publicação do decreto com a lista de desapropriações surpreendeu a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Moema, Lygia Horta.
"Nunca fomos consultados nem procurados. Acho que nem os moradores estão sabendo", disse Lygia.
A pedido da Folha, uma moradora da região buscou ontem à tarde dados sobre os imóveis atingidos no serviço telefônico (0/xx/11-3815-3397) criado pelo Metrô para informar sobre os impactos da obra. O atendente disse que só em uma semana a lista estará disponível.
Por um levantamento prévio do Metrô, excluídos os de ontem, 38% de todos os imóveis até então desapropriados para a linha lilás têm uso residencial. No total, são agora cerca de 400 imóveis no trajeto.
*
Saiba quais as áreas onde ocorrerão desapropriações para o Metrô
-Al. dos Arapanés
-R. Iraúna
-R. Dr. José Candido de Souza
-Av. Ibirapeura
-R. Luiz Brandão
-R. Prof. Levy de Azevedo Sodré
-R. Capitão Álvaro Nascimento Carvalhaes
-Av. dos Eucaliptos
-Av. Cotovia
-Av. Imarés
-Av. Rouxinol
-Av. Divino Salvador
-Av. dos Jamaris
-Av. Sabiá
-Av. Chibarás
-R. Pedro de Toledo
-Av. Indianópolis
-R. Borges Lagoa
-Av. Prof. Ascendino Reis
-R. José de Magalhães
-R. dos Otonis
-R. Loefgreen
-Tv. Luiz Gonçalves da Cunha
-R. Botucatu
-R. Leonardo Nunes
-R. Domingos de Morais
-R. Santa Cruz
-R. Joel Jorge de Melo
-R. Desembargador Aragão
-R. Maurício F. Klabin
-R. Capitão Rosendo
-R. Vergueiro
-R. Profa. Carolina Ribeiro
-Av. Prefeito Fábio Prado
-R. Flávio de Melo
-R. Dionísio da Costa
Re: Linha 5
xiiiii, essa associação de amigos do bairro de moema...xiiii....la vem mer...
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 5
Vôcê quer dizer "amigo$" de Moema.
Pô, quando que o pessoal vai entender o sentido de bem coletivo?
É pra desapropriar pra o em comum? Recebam o valor justo pelo seus imóveis e saiam, pois a obra pública é para toda a cidade!
Pô, quando que o pessoal vai entender o sentido de bem coletivo?
É pra desapropriar pra o em comum? Recebam o valor justo pelo seus imóveis e saiam, pois a obra pública é para toda a cidade!
Re: Linha 5
Segue fotos do "conheça seu Metrô" no PCR - Páteo Capão Redondo realizada no ano de 2005:
1 - Chegamos... É hora de entrar!
2 - Veículo de serviço (Qual é o nome?)
3 -
4 - Creio que seja aqui onde o Metrópolis dorme e passa seus dias de folga...
5 - Um mobil com um Metrópolis engatado e escondido dentro do galpão.
Suponho que seja o galpão de manutenção dos trens. (Não há eletreficação)
6 - Dentro de outro galpão, já com um Caminhão - Trem (ou como quiserem chamar )
Só isso.
Como eu tirei com uma câmera do tempo paleolítico... (Era de filme)
De dentro do "Petit Suisse" CCO da L5 não deu para tirar fotos...
Cara abriu a persiana rápidamente e logo que acabou a explicação, quando eu ia tirar fotos...
Fechou - se.
Espero que curtam!
1 - Chegamos... É hora de entrar!
2 - Veículo de serviço (Qual é o nome?)
3 -
4 - Creio que seja aqui onde o Metrópolis dorme e passa seus dias de folga...
5 - Um mobil com um Metrópolis engatado e escondido dentro do galpão.
Suponho que seja o galpão de manutenção dos trens. (Não há eletreficação)
6 - Dentro de outro galpão, já com um Caminhão - Trem (ou como quiserem chamar )
Só isso.
Como eu tirei com uma câmera do tempo paleolítico... (Era de filme)
De dentro do "Petit Suisse" CCO da L5 não deu para tirar fotos...
Cara abriu a persiana rápidamente e logo que acabou a explicação, quando eu ia tirar fotos...
Fechou - se.
Espero que curtam!
Rodrigo Lopes
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes