BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Trens de Longo Percurso
Moderador: Lipe Andreense
Trens de Longo Percurso
Assim como vários daqui do fórum, eu sou um verdadeiro entusiasta para a volta dos trens de longo percurso.
Para ilustrar este tópico, aqui vai um vídeo muito legal, que nos dá muita vontade de voltar ao passado.
http://br.youtube.com/watch?v=BWlsKf0QQy8
Sintam - se a vontade para a apresentação de projetos!
Para ilustrar este tópico, aqui vai um vídeo muito legal, que nos dá muita vontade de voltar ao passado.
http://br.youtube.com/watch?v=BWlsKf0QQy8
Sintam - se a vontade para a apresentação de projetos!
Rodrigo Lopes
Já vou estreiar...
Criei uma Linha de Longo Percurso inicialmente até Sorocaba.
Que funcionaria em horário de vale, com número de partidas conforme demanda:
Partidas entre:
0h00 - 04h00 (Início CPTM)
11h00 - 16:30
21h00 - 0h00
LP1 São Paulo (Barra Funda) - Sorocaba
Paradas em:
Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Comandante Sampaio*
Carapicuíba
Barueri
Jandira
Itapevi
Amador Bueno
Mailaski - R$5,50
São Roque - R$6,50
Mairinque - Integração com a Linha de Passageiros para o Litoral - R$7,50
Alumínio - R$8,50
Sorocaba - R$9,15
LP1SE Barra Funda - Sorocaba
Paradas em:
Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Carapicuíba - Apenas Embarque
Itapevi - Apenas Embarque[/b]
Mailaski - R$5,50
São Roque - R$6,50
Mairinque - Integração com a Linha de Passageiros para o Litoral - R$7,50
Sorocaba - R$9,15
LP1EX Barra Funda - Sorocaba
Paradas em:
Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Itapevi - Apenas embarque
Mairinque - R$7,50
Sorocaba - R$9,15
-------------------------------------------------------------------------------------
LP2 Mairinque - Santos
Opera entre 10h00 as 15h00 com partidas conforme necessidade
Mairinque - Integração com linha Sorocaba - Barra Funda
Cotia (antiga Caucaia do Alto) - R$3,20
Itapecerica (Antiga Aldeinha) - R$4,00
Embu Guaçú - R$ 4,20
Engenheiro Marsilac - R$4,60
Evangelista de Souza - R$5,00
Praia Grande/ Paraitinga - R$6,50
Samaritá - Integração com a Linha Suburbama Registro - R$7,20
São Vicente - R$7,80
Ana Costa/ Santos - R$8,00
LP3 Mairinque - Registro
Mairinque - Integração com as linhas para São Paulo, Sorocaba e Santos.
Evangelista de Souza - R$5,00
Paraitinga/ Praia Grande -R$6,50 Integração com a Suburbana Registro
Samaritá - Integração com linhas Para Santos - R$7,20
Pedro Taques - R$7,80
Solemar - R$8,20
Monguaguá - R$9,20
Agenor de Campos - R$R$ 9,80
Itanhaém - R$10,20
Peruíbe - R$11,00
Itariri - R$11,40
Manoel da Nóbrega - R$11,80
Pedro de Barros - R$12,10
Juquiá - R$12,90
Registro R$13,10
LS1 Paraitinga/ Praia Grande - Peruíbe
Tarifa única R$2,50
Paraitinga/ Praia Grande
Bandeirantes
Pedro Taques
Vila Balneáriea
Balneário Flórida
Solemar - Integração com a LP3
Monguaguá
Vila Atlântica
Campos Elíseos
Agenor de Campos
Ipiranga
Suarão
Itanhahém
Parada Gaivota (4 Paradas diárias)
Peruíbe 174
Peruíbe
--------------
Essas linhas, seriam operadas por uma nova empresa estatal, a CPTLP - Companhia Paulista de Trens de Longo Percurso
Com as tarifas já discrimindas.
Ainda apresento uma linha Suburbana até Peruíbe, atendendo as paradas existentes no ramal de Juqiá, para que o trem de Longo Percurso não efetue tantas paradas.
LEGENDA
LP1 - Longo Percurso 1
SE - Semi Expresso
EX - Expresso
LS1 - Longo Percurso Suburbano
* A LP1, efeturia parada na Estação Comandante Sampaio, para não prejudicar a operação da Linha 9 de CPTM.
Criei uma Linha de Longo Percurso inicialmente até Sorocaba.
Que funcionaria em horário de vale, com número de partidas conforme demanda:
Partidas entre:
0h00 - 04h00 (Início CPTM)
11h00 - 16:30
21h00 - 0h00
LP1 São Paulo (Barra Funda) - Sorocaba
Paradas em:
Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Comandante Sampaio*
Carapicuíba
Barueri
Jandira
Itapevi
Amador Bueno
Mailaski - R$5,50
São Roque - R$6,50
Mairinque - Integração com a Linha de Passageiros para o Litoral - R$7,50
Alumínio - R$8,50
Sorocaba - R$9,15
LP1SE Barra Funda - Sorocaba
Paradas em:
Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Carapicuíba - Apenas Embarque
Itapevi - Apenas Embarque[/b]
Mailaski - R$5,50
São Roque - R$6,50
Mairinque - Integração com a Linha de Passageiros para o Litoral - R$7,50
Sorocaba - R$9,15
LP1EX Barra Funda - Sorocaba
Paradas em:
Barra Funda - Integração com os demais meios de transporte
Itapevi - Apenas embarque
Mairinque - R$7,50
Sorocaba - R$9,15
-------------------------------------------------------------------------------------
LP2 Mairinque - Santos
Opera entre 10h00 as 15h00 com partidas conforme necessidade
Mairinque - Integração com linha Sorocaba - Barra Funda
Cotia (antiga Caucaia do Alto) - R$3,20
Itapecerica (Antiga Aldeinha) - R$4,00
Embu Guaçú - R$ 4,20
Engenheiro Marsilac - R$4,60
Evangelista de Souza - R$5,00
Praia Grande/ Paraitinga - R$6,50
Samaritá - Integração com a Linha Suburbama Registro - R$7,20
São Vicente - R$7,80
Ana Costa/ Santos - R$8,00
LP3 Mairinque - Registro
Mairinque - Integração com as linhas para São Paulo, Sorocaba e Santos.
Evangelista de Souza - R$5,00
Paraitinga/ Praia Grande -R$6,50 Integração com a Suburbana Registro
Samaritá - Integração com linhas Para Santos - R$7,20
Pedro Taques - R$7,80
Solemar - R$8,20
Monguaguá - R$9,20
Agenor de Campos - R$R$ 9,80
Itanhaém - R$10,20
Peruíbe - R$11,00
Itariri - R$11,40
Manoel da Nóbrega - R$11,80
Pedro de Barros - R$12,10
Juquiá - R$12,90
Registro R$13,10
LS1 Paraitinga/ Praia Grande - Peruíbe
Tarifa única R$2,50
Paraitinga/ Praia Grande
Bandeirantes
Pedro Taques
Vila Balneáriea
Balneário Flórida
Solemar - Integração com a LP3
Monguaguá
Vila Atlântica
Campos Elíseos
Agenor de Campos
Ipiranga
Suarão
Itanhahém
Parada Gaivota (4 Paradas diárias)
Peruíbe 174
Peruíbe
--------------
Essas linhas, seriam operadas por uma nova empresa estatal, a CPTLP - Companhia Paulista de Trens de Longo Percurso
Com as tarifas já discrimindas.
Ainda apresento uma linha Suburbana até Peruíbe, atendendo as paradas existentes no ramal de Juqiá, para que o trem de Longo Percurso não efetue tantas paradas.
LEGENDA
LP1 - Longo Percurso 1
SE - Semi Expresso
EX - Expresso
LS1 - Longo Percurso Suburbano
* A LP1, efeturia parada na Estação Comandante Sampaio, para não prejudicar a operação da Linha 9 de CPTM.
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Putz cara, desculpa!
Eu viajei legal!
HAHHAAHAHAHAHAHAAHHAA!
Eu pensei que eram tipo baldeações, tipo, chegando em tal cidade, pra prosseguir, teria que pagar.
Bem, nesse caso tá muito bom. O problema é o cara ter que ir pra Mairinque pra descer pro litoral. Mas começou bem.
Mas e a SJ? Não seria melhor usar a malha da CP também? Creio que ela esteja em melhores condições da EFS de ABU pra frente.
Eu viajei legal!
HAHHAAHAHAHAHAHAAHHAA!
Eu pensei que eram tipo baldeações, tipo, chegando em tal cidade, pra prosseguir, teria que pagar.
Bem, nesse caso tá muito bom. O problema é o cara ter que ir pra Mairinque pra descer pro litoral. Mas começou bem.
Mas e a SJ? Não seria melhor usar a malha da CP também? Creio que ela esteja em melhores condições da EFS de ABU pra frente.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Realmente, os projetos propostos de linhas é muito bom mesmo...
Mas, particularmente, eu prefiro que seja utilizada a via da EFS, mesmo tendo o incômodo da transferência em Mairinque. Digo isso pois poderia ser utilizada uma locomotiva só em toda a viagem, ao contrário do que ocorreria se essa viagem fosse feita pela SJ, onde seria uma locomotiva no planalto + as Hitachi na cremalheira + outra locomotiva diesel no litoral.
Porém, teria que existir uma certa coerência entre o horário de chegado do trem em Mairinque com os horários de partida dos trens com destino ao litoral... Pois de nada adianta existir esse sistema se não houver essa coerência.
Do mais, está bem legal, com os preços bastante competitivos. Mas uma pergunta: Quanto tempo demoraria a viagem entre Barra Funda e Sorocaba, por exemplo? Pois, atualmente, os ônibus da Cometa cobram R$18,00, e o tempo de viagem é de 1h10min. Para o trem absorver uma boa parte dessa demanda, o tempo de viagem deverá ser menor que o praticado pela Cometa.
Mas, particularmente, eu prefiro que seja utilizada a via da EFS, mesmo tendo o incômodo da transferência em Mairinque. Digo isso pois poderia ser utilizada uma locomotiva só em toda a viagem, ao contrário do que ocorreria se essa viagem fosse feita pela SJ, onde seria uma locomotiva no planalto + as Hitachi na cremalheira + outra locomotiva diesel no litoral.
Porém, teria que existir uma certa coerência entre o horário de chegado do trem em Mairinque com os horários de partida dos trens com destino ao litoral... Pois de nada adianta existir esse sistema se não houver essa coerência.
Do mais, está bem legal, com os preços bastante competitivos. Mas uma pergunta: Quanto tempo demoraria a viagem entre Barra Funda e Sorocaba, por exemplo? Pois, atualmente, os ônibus da Cometa cobram R$18,00, e o tempo de viagem é de 1h10min. Para o trem absorver uma boa parte dessa demanda, o tempo de viagem deverá ser menor que o praticado pela Cometa.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Eu acho que esse tópico é para seção "transporte - Passageiros".
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
A locomotiva é o de menos, o problema é o tráfego saturado tanto na SJ quanto na Santos-Mairink que é corredor da ALL e FCA.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Mas o corredor de exportação não é todo em bitola mista?
É só extender a bitola larga de Itapevi até Sorocaba, entroncando-se com o corredor de expolrtação em Mairinque.
No mais, ao invés de locomotivas a diesel tracionando-se os carros, poderíamos partir direto para um TUD ou um TUDH...
Sem contar que a malha da EFS pode ser consertada... Ainda afirmo que fazer um trem desse cobrindo o trajeto pela SJ é masi trabalhoso, pois será necessária a utilização de três locomotivas para tracionar um único trem, ao ponto que pela EFS é necessária apenas uma locomotiva durante todo o trecho.
É só extender a bitola larga de Itapevi até Sorocaba, entroncando-se com o corredor de expolrtação em Mairinque.
No mais, ao invés de locomotivas a diesel tracionando-se os carros, poderíamos partir direto para um TUD ou um TUDH...
Sem contar que a malha da EFS pode ser consertada... Ainda afirmo que fazer um trem desse cobrindo o trajeto pela SJ é masi trabalhoso, pois será necessária a utilização de três locomotivas para tracionar um único trem, ao ponto que pela EFS é necessária apenas uma locomotiva durante todo o trecho.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Gustavodv, agora sim você disse tudo!!!!
Realmente, a grande impecílio que impede o crescimento do transporte ferroviário de passageiros no país chama-se CONCESSIONÁRIAS do transporte ferroviário de carga!!!!
Claro!!! Segundo o regulamento ferroviário brasileiro, o trem de passageiros tem quase a máxima prioridade na circulação dos trens (ele é obrigado a ceder passagem apenas para trens de socorro). Dessa forma, o trem de passageiros prejudica o transporte de minério da MRS Logística, atrapalha a circulação dos trens de madeira e cargas gerais da ALL, e por aí vai.
Não é a toa que as concessionárias quebraram o contrato celebrado com o Governo Federal (que previa a manutenção de pelo menos uma linha de transporte de passageiros)...
Realmente, a grande impecílio que impede o crescimento do transporte ferroviário de passageiros no país chama-se CONCESSIONÁRIAS do transporte ferroviário de carga!!!!
Claro!!! Segundo o regulamento ferroviário brasileiro, o trem de passageiros tem quase a máxima prioridade na circulação dos trens (ele é obrigado a ceder passagem apenas para trens de socorro). Dessa forma, o trem de passageiros prejudica o transporte de minério da MRS Logística, atrapalha a circulação dos trens de madeira e cargas gerais da ALL, e por aí vai.
Não é a toa que as concessionárias quebraram o contrato celebrado com o Governo Federal (que previa a manutenção de pelo menos uma linha de transporte de passageiros)...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Tem certeza de que o contrato era assim? Porque pelo que eu entendi, o contrato prevê que as concessionárias deveriam permitir dois trens de passageiros por dia em todas as suas linhas, mas não definiu quem deveria operar os trens de passageiros. Se for o que eu estou pensando, as empresas que quiserem operar trens de passageiros terão direito a esses dois horários diários, e as concessionárias de carga não vão poder impedir (mas infelizmente, a legislação não impede que elas dificultem ).
Editado pela última vez por Tiago Costa em 04 Fev 2009, 16:57, em um total de 1 vez.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
você está certo Tiago, eu me enganei...
As concessionárias deve permitir a passagem de dois trens diários, pelo menos, mas não está explícito quem deve operar estes trens.
De qualquer forma, isso abre uma brecha para que a ABPF, por exemplo, coloque um trem com dois horários entre São Paulo e Campinas (como eu disse, é só um exemplo).
Mesmo assim, acredito que as mesmas impedem a expansão do transporte ferroviário de passageiros... É só ver o que está acontecendo com o trecho RGS - Paranapiacaba, onde após uma besteira feita pela CPTM (a entrega do trecho para a MRS), e agora ela enfrenta enormes dificuldades apra colocar o seu "Expresso Lazer" para cobrir o trecho...
As concessionárias deve permitir a passagem de dois trens diários, pelo menos, mas não está explícito quem deve operar estes trens.
De qualquer forma, isso abre uma brecha para que a ABPF, por exemplo, coloque um trem com dois horários entre São Paulo e Campinas (como eu disse, é só um exemplo).
Mesmo assim, acredito que as mesmas impedem a expansão do transporte ferroviário de passageiros... É só ver o que está acontecendo com o trecho RGS - Paranapiacaba, onde após uma besteira feita pela CPTM (a entrega do trecho para a MRS), e agora ela enfrenta enormes dificuldades apra colocar o seu "Expresso Lazer" para cobrir o trecho...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Pois é, infelizmente a MRS está fazendo de tudo para que esse serviço seja adiado ao máximo, e está conseguindo . Suponho que as outras operadoras também procuram dificultar o tráfego de trens de passageiros nos trechos mais críticos também. O Governo Federal tem que agir para impedir esses abusos !
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Mas esperar o que de um governo como esse???
O cara não viu nada, não escutou nada e não está fazendo nada... É só ver, todas as obras do tal do emPACa, estão todas atrasadas... As obras do Ferroanel, a expansão do Metrô-BH, expansão da TRENSURB... TODAS estão atrasadas! E você acha que a ANTT quer procurar sarna pra se coçar? Tá ótimo do jeito que está, não há mais os prejuízos contabilizados pela RFFSA, todo mês é depositado a parcela do pagamento do arrendamento das malhas... Tá ótimo! Pra que a ANTT vai querer mexer com isso? Por causa de um reles trem de passageiro?
O cara não viu nada, não escutou nada e não está fazendo nada... É só ver, todas as obras do tal do emPACa, estão todas atrasadas... As obras do Ferroanel, a expansão do Metrô-BH, expansão da TRENSURB... TODAS estão atrasadas! E você acha que a ANTT quer procurar sarna pra se coçar? Tá ótimo do jeito que está, não há mais os prejuízos contabilizados pela RFFSA, todo mês é depositado a parcela do pagamento do arrendamento das malhas... Tá ótimo! Pra que a ANTT vai querer mexer com isso? Por causa de um reles trem de passageiro?
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Sem entrar no mérito político, alterar um contrato que foi assim estabelecido é complicado. E quem fez a m**** do contrato assim, dando amplo poder para as concessionárias (para se livrar e privatizar logo) não foi este governo, e sim seu antecessor, que foi quem sepultou as ferrovias brasileiras, você deve saber disso, certo?erick_UT440R escreveu:Mas esperar o que de um governo como esse???
1º Como a malha agora está sob o poder das concessionárias, quem vai operar os trens de longo percurso? As concessionárias obviamente que não, pois eles não dão lucros. Este é o papel do Estado.
2º Em que nível de desempenho operacional estes trens circulariam? Provavelmente, um nível baixíssimo, o que não atrairia usuários a trocar o ônibus rodoviário ou o carro pelo trem. Seria apenas um "turístico", e são estes malditos "trens turísticos" que fazem nossa ferrovia de passageiros ficar cada vez mais associada a algo ultrapassado, ligado ao passado apenas.
É hora de se pensar sim em trens de longo percurso, mas de forma comercial, atrativa, que tenha demanda todos os dias e horários, como o finado projeto do Expresso Bandeirante, que faria a ligação com Campinas em vias próprias, sem compartilhamento algum com cargueiros nem com trens urbanos.
O transporte ferroviário de cargas também tem de ser incentivado, pois é mais econômico e eficiente que o modal rodoviário, mas para isso, também deve ser segregado, pelo menos em gargalos como a RMSP. Os cargueiros atrapalham os trens urbanos e impedem a expansão do serviço de passageiros; e o contrário também acontece, pois a concessionária não pode utilizar sua capacidade por causa da circulação dos trens urbanos.
Sem a segregação, todos perdem, e não haverá eficiência máxima para nenhum dos lados.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Washington Luís estrangulou, JK matou e o PSDB enterrou de vez as ferrovias brasileiras.Francis escreveu:Sem entrar no mérito político, alterar um contrato que foi assim estabelecido é complicado. E quem fez a m**** do contrato assim, dando amplo poder para as concessionárias (para se livrar e privatizar logo) não foi este governo, e sim seu antecessor, que foi quem sepultou as ferrovias brasileiras, você deve saber disso, certo?
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 2 visitantes