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[Notícia] UFRJ recebe apoio da Faperj para construir...
Moderador: Guilherme Pinho
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Autor do tópico - Novato
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[Notícia] UFRJ recebe apoio da Faperj para construir...
UFRJ recebe apoio da Faperj para construir protótipo de trem de levitação
Financiamento de R$ 4,7 milhões será repassado em 9 parcelas a cada trimestre.
A UFRJ recebeu da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - a primeira de um total de nove parcelas de um financiamento de R$ 4,7 milhões para a construção de um protótipo de trem de levitação magnética de 114m de extensão em tamanho real no campus da universidade. O projeto está sendo desenvolvido pelo LASUP (Laboratório de Supercondutores), da Escola Politécnica e da COPPE e a previsão é que entre em funcionamento em março de 2011. O financiamento da Faperj será liberado a cada três meses, totalizando nove trimestres. Batizado MagLev Cobra, o trem de levitação se move graças a um campo magnético alimentado por eletricidade.
O trem -O Maglev Cobra faz parte das soluções contempladas no Plano Diretor UFRJ 2020 para o transporte interno da Ilha do Fundão e, se construído, trará grandes avanços também para o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na ocasião da Copa de 2014 e das possíveis Olimpíadas de 2016.
Richard Stephan, professor da Poli/UFRJ e um dos responsáveis pelo projeto, destaca também que o custo de implantação do protótipo equivale a apenas 1/3 do custo do metrô e a circulação é mais econômica do que a de um trem urbano convencional. A tecnologia pesquisada pelo laboratório pode ser uma solução econômica e eficiente para alguns problemas pontuais do transporte na cidade do Rio de Janeiro e de outras capitais do país. “A nossa ideia é estender a rede para cinco quilômetros, substituindo os ônibus que circulam no campus”, diz o professor.
A segunda fase consiste na expansão da linha que passaria a ligar o Hospital Universitário à Reitoria e a terceira fase é a ligação entre o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, no Centro.
Segundo Stephan, os alemães que desenvolveram o trem eletromagnético de alta velocidade consideram o projeto brasileiro complementar ao criado na Europa, pois o germânico não pode ser usado para transporte urbano, enquanto o brasileiro é ideal para isso.
FONTE:http://www.revistafator.com.br/ver_noti ... ?not=65425
Bem não sei se é muito relevante mais como fala um pouco da linha 5. Achei interesante postar.
Financiamento de R$ 4,7 milhões será repassado em 9 parcelas a cada trimestre.
A UFRJ recebeu da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - a primeira de um total de nove parcelas de um financiamento de R$ 4,7 milhões para a construção de um protótipo de trem de levitação magnética de 114m de extensão em tamanho real no campus da universidade. O projeto está sendo desenvolvido pelo LASUP (Laboratório de Supercondutores), da Escola Politécnica e da COPPE e a previsão é que entre em funcionamento em março de 2011. O financiamento da Faperj será liberado a cada três meses, totalizando nove trimestres. Batizado MagLev Cobra, o trem de levitação se move graças a um campo magnético alimentado por eletricidade.
O trem -O Maglev Cobra faz parte das soluções contempladas no Plano Diretor UFRJ 2020 para o transporte interno da Ilha do Fundão e, se construído, trará grandes avanços também para o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na ocasião da Copa de 2014 e das possíveis Olimpíadas de 2016.
Richard Stephan, professor da Poli/UFRJ e um dos responsáveis pelo projeto, destaca também que o custo de implantação do protótipo equivale a apenas 1/3 do custo do metrô e a circulação é mais econômica do que a de um trem urbano convencional. A tecnologia pesquisada pelo laboratório pode ser uma solução econômica e eficiente para alguns problemas pontuais do transporte na cidade do Rio de Janeiro e de outras capitais do país. “A nossa ideia é estender a rede para cinco quilômetros, substituindo os ônibus que circulam no campus”, diz o professor.
A segunda fase consiste na expansão da linha que passaria a ligar o Hospital Universitário à Reitoria e a terceira fase é a ligação entre o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, no Centro.
Segundo Stephan, os alemães que desenvolveram o trem eletromagnético de alta velocidade consideram o projeto brasileiro complementar ao criado na Europa, pois o germânico não pode ser usado para transporte urbano, enquanto o brasileiro é ideal para isso.
FONTE:http://www.revistafator.com.br/ver_noti ... ?not=65425
Bem não sei se é muito relevante mais como fala um pouco da linha 5. Achei interesante postar.
joao
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Linha 5 foi engavetada junto com a Linha 6 infelizmente, e ninguem fala mais nem nas 3 e 4 que devem ficar uns 4 ou 5 anos na gaveta ainda, queria ser otimista quanto a isso mas não dá, só acredito vendo PRONTO porque em contrução ainda dá pra paralizar. AFF
E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente.
E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
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- MODERADOR RJ
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- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
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- COORDENADOR
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Bem... Aparentemente nenhuma. Eu trabalho em um laboratório da COPPE. O Maglev é de outro laboratório... E cada lab na verdade é uma caixa fechada, e o meu lab não tem projetos com esse do Maglev.flajoao escreveu:renan como esta a movimentação no fundao sobre o projeto e saberia me informar quando começa a obra
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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- MEMBRO PLENO 2.0
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[D.S.R] David SR escreveu:Linha 5 foi engavetada junto com a Linha 6 infelizmente, e ninguem fala mais nem nas 3 e 4 que devem ficar uns 4 ou 5 anos na gaveta ainda, queria ser otimista quanto a isso mas não dá, só acredito vendo PRONTO porque em contrução ainda dá pra paralizar. AFF
E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente.
Gostaria muito de saber o que é que a Supervia vai fazer no aeroporto /Ilha do Governador. Já tem projeto para TAV, metrô- linha 05 e 06- ampliação das barcas. É certo que, quanto mais opções melhor será mas, não seria melhor a Supervia investir no que está faltando nos ramais existentes. Abrir frente de trabalho é ótimo para a mídia porém concluí-las é melhor ainda para a população.
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