BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa
EFCB - Linha do Centro: Estação Guedes da Costa
Quando eu, David e Guilherme chegamos ao Km 64 da Linha do Centro (apesar da operação ser da MRS Logística hoje em dia, a quilometragem permanece original - contando a partir da Central do Brasil) eu estava bastante animado porque exatamente naquele local, na bifurcação das linhas da Supervia (Ramal de Paracambi) e da MRS, existiu a Estação Guedes da Costa.
Hoje o local abriga um posto da MRS. Mas a minha maior curiosidade era se aquela edificação onde hoje é o posto, foi a Estação Guedes da Costa.
Eu tinha algumas suspeitas de que de fato o posto foi uma estação ferroviária. Primeiro porque ali existiu uma estação e isso está registrado. Segundo porque o posto fica do lado da via onde deveria existir a estação visto que estaria ao lado da via mais antiga. Terceiro, ela possui uma pequena rampa de acesso que me lembra muito uma plataforma (e no posto eu não vi nenhum funcionário deficiente que justificasse a construção de uma rampa). O meu palpite é que o posto foi erguido por cima da Estação Guedes da Costa, a descaracterizando.
Enfim... Eu não podia afirmar nada até porque o funcionário mais antigo do posto só está lá há dois anos, então não pode confirmar com o pessoal da MRS. Os entornos também não possuem casas onde eu pudesse perguntar sobre o assunto... Na verdade o único sinal de civiliação naquele local é o próprio posto. Por sorte o Vicente me colocou em contato com um amigo dele, pesquisador ferroviário, que confirmou.
Sendo assim... Estou mostrando aqui o posto do Km 64 da Linha do Centro da EFCB. Mas também estou mostrando a Estação Guedes da Costa.
Foto 1: O posto, à esquerda
Foto 2: Uma pequena cabine de alvenaria no lado oposto da via
Foto 3:
Foto 4: O posto da MRS, a Estação Guedes da Costa
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7: Um Série 700 passa no Ramal de Paracambi
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: Trilhos TR 67 (trilhos pesados, de carga). Várias fotos que fiz da GE AC44I foram tiradas no Km 64
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13: Notem que essa pequena rampa lembra em muito o final de uma plataforma. A planta que nasceu mostra claramente que a rampa é muito mais antiga do que parece. Fora isso, notem que mesmo com a fundação, o posto fica exatamente no mesmo nível do lastro. Isso mostra que pela altura da rampa sem todo esse excesso de pedras de lastro, a rampa ficaria um pouco acima do nível da via, como uma plataforma. Em resumo: meu palpite é que Guedes da Costa foi demolida e o posto foi erguido em seu lugar, contudo a antiga plataforma permanece
Foto 14: Uma torre no posto
Foto 15: Entornos
Foto 16:
Locais interessantes nas proximidades
. EFCB - Linha do Centro: Km 67
. Supervia - Ramal de Paracambi - Ponte no Km 63
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza, em 2009
Contribuições: Guilherme Pinho, David Rodrigues e Vicente Junior (informações)
Quando eu, David e Guilherme chegamos ao Km 64 da Linha do Centro (apesar da operação ser da MRS Logística hoje em dia, a quilometragem permanece original - contando a partir da Central do Brasil) eu estava bastante animado porque exatamente naquele local, na bifurcação das linhas da Supervia (Ramal de Paracambi) e da MRS, existiu a Estação Guedes da Costa.
Hoje o local abriga um posto da MRS. Mas a minha maior curiosidade era se aquela edificação onde hoje é o posto, foi a Estação Guedes da Costa.
Eu tinha algumas suspeitas de que de fato o posto foi uma estação ferroviária. Primeiro porque ali existiu uma estação e isso está registrado. Segundo porque o posto fica do lado da via onde deveria existir a estação visto que estaria ao lado da via mais antiga. Terceiro, ela possui uma pequena rampa de acesso que me lembra muito uma plataforma (e no posto eu não vi nenhum funcionário deficiente que justificasse a construção de uma rampa). O meu palpite é que o posto foi erguido por cima da Estação Guedes da Costa, a descaracterizando.
Enfim... Eu não podia afirmar nada até porque o funcionário mais antigo do posto só está lá há dois anos, então não pode confirmar com o pessoal da MRS. Os entornos também não possuem casas onde eu pudesse perguntar sobre o assunto... Na verdade o único sinal de civiliação naquele local é o próprio posto. Por sorte o Vicente me colocou em contato com um amigo dele, pesquisador ferroviário, que confirmou.
Sendo assim... Estou mostrando aqui o posto do Km 64 da Linha do Centro da EFCB. Mas também estou mostrando a Estação Guedes da Costa.
Foto 1: O posto, à esquerda
Foto 2: Uma pequena cabine de alvenaria no lado oposto da via
Foto 3:
Foto 4: O posto da MRS, a Estação Guedes da Costa
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7: Um Série 700 passa no Ramal de Paracambi
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: Trilhos TR 67 (trilhos pesados, de carga). Várias fotos que fiz da GE AC44I foram tiradas no Km 64
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13: Notem que essa pequena rampa lembra em muito o final de uma plataforma. A planta que nasceu mostra claramente que a rampa é muito mais antiga do que parece. Fora isso, notem que mesmo com a fundação, o posto fica exatamente no mesmo nível do lastro. Isso mostra que pela altura da rampa sem todo esse excesso de pedras de lastro, a rampa ficaria um pouco acima do nível da via, como uma plataforma. Em resumo: meu palpite é que Guedes da Costa foi demolida e o posto foi erguido em seu lugar, contudo a antiga plataforma permanece
Foto 14: Uma torre no posto
Foto 15: Entornos
Foto 16:
Locais interessantes nas proximidades
. EFCB - Linha do Centro: Km 67
. Supervia - Ramal de Paracambi - Ponte no Km 63
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza, em 2009
Contribuições: Guilherme Pinho, David Rodrigues e Vicente Junior (informações)
Editado pela última vez por Renanfsouza em 04 Fev 2009, 23:41, em um total de 3 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Encontrei isso, é bem provável que seja mesmo:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... guedes.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... guedes.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Bem...
O Vicente me pos em contato com um amigo dele, entendedor de ferrovias e ele disse que esta realmente se trata da estação Guedes da Costa.
Naturalmente ela foi muito descaracterizada, mas fico muito feliz de enfim saber se essa era ou não a famosa Guedes da Costa
Agradeço, naturalmente, ao David e Guilherme que me acompanharam nessa estação, mas também ao Vicente pela iniciativa de tirar essa dúvida
Em breve vou editar o texto do 1o post
O Vicente me pos em contato com um amigo dele, entendedor de ferrovias e ele disse que esta realmente se trata da estação Guedes da Costa.
Naturalmente ela foi muito descaracterizada, mas fico muito feliz de enfim saber se essa era ou não a famosa Guedes da Costa
Agradeço, naturalmente, ao David e Guilherme que me acompanharam nessa estação, mas também ao Vicente pela iniciativa de tirar essa dúvida
Em breve vou editar o texto do 1o post
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Mas aquela plataforma nunca me enganou - só podia ser a original
Além do mais, percebam a fachada, as colunas... A MRS só entrou em operação há 13 anos. Supondo que ela tenha demolido Guedes da Costa para construir um posto em seu lugar (estranho, porque não usar a própria estação ?). Mesmo assim ela parece mais antuga do que isso.
Meu "novo palpite": ela foi completamente descaracterizada mas não demolida, ou parcialmente demolida. Vi um desenho da Guedes da Costa original e ela parecia um castelinho com revestimento de tijolos. Ou seja... Tem tudo pra ser ela mesma
Mas essa plataforma........ Ela é original. Não ponho minha mão no fogo mas tenho quase certeza.
Além do mais, percebam a fachada, as colunas... A MRS só entrou em operação há 13 anos. Supondo que ela tenha demolido Guedes da Costa para construir um posto em seu lugar (estranho, porque não usar a própria estação ?). Mesmo assim ela parece mais antuga do que isso.
Meu "novo palpite": ela foi completamente descaracterizada mas não demolida, ou parcialmente demolida. Vi um desenho da Guedes da Costa original e ela parecia um castelinho com revestimento de tijolos. Ou seja... Tem tudo pra ser ela mesma
Mas essa plataforma........ Ela é original. Não ponho minha mão no fogo mas tenho quase certeza.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Muuito legal essa exploração ferroviária!! você faz um tópicos bem legais sobre essas estações antigas, Renan!
Bom, eu estava olhando no GE e reparei uma coisa, cerca de 150 mts ao sul dessa construção, a suposta estação, existe uma outra pequena construção, com telhado de barro, vocês que passaram pelo local sabem dizer o que seria? Será que não seria essa a dita cuja??
Essa construção fica exatamente no fim da junção das linhas, vejam:
Uma outra questão: Por que fizeram um estação(bonita por sinal) no meio do nada? Qual era o seu uso?
Abraços!
Bom, eu estava olhando no GE e reparei uma coisa, cerca de 150 mts ao sul dessa construção, a suposta estação, existe uma outra pequena construção, com telhado de barro, vocês que passaram pelo local sabem dizer o que seria? Será que não seria essa a dita cuja??
Essa construção fica exatamente no fim da junção das linhas, vejam:
Uma outra questão: Por que fizeram um estação(bonita por sinal) no meio do nada? Qual era o seu uso?
Abraços!
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Obrigado pelo comentário RX, mas realmente eu não teria conseguido criar um thread assim tão legal se não fosse pela ajuda dos foristas Guilherme Pinho e David DSR.
Olha... Nós encontramos também esta pequena construção no meio do caminho (KM 67 - entre Ellison e Guedes da Costa):
Tiramos algumas fotos dela mas não sabemos nem se é uma construção ferroviária
Olha... Nós encontramos também esta pequena construção no meio do caminho (KM 67 - entre Ellison e Guedes da Costa):
Tiramos algumas fotos dela mas não sabemos nem se é uma construção ferroviária
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa
Valeu galera !
Bela expedição e ótimos registros !
De acordo com pesquisas, da estação só teria restado a plataforma, acho que no site "Estações Ferroviárias" fala isso ... meu palpite é o seguinte: a linha cargueira da RFFSA (Linha do Minério) foi inaugurada em 1974, se eu não me engano. Acredito que a estação tenha sido demolida por ficar próxima da bifurcação com a linha do Centro e ramal de Paracambi. Imaginei que um trem de passageiros parado para embarque/desembarque nesta estação poderia atravancar o tráfego de trens de carga, será que é isso ?
Não sei a distância no local para afirmar isso, mas é uma idéia.
Depois a MRS construiu um posto sobre a plataforma (deve ser mesmo a da estação).
O que acham ?
Bela expedição e ótimos registros !
De acordo com pesquisas, da estação só teria restado a plataforma, acho que no site "Estações Ferroviárias" fala isso ... meu palpite é o seguinte: a linha cargueira da RFFSA (Linha do Minério) foi inaugurada em 1974, se eu não me engano. Acredito que a estação tenha sido demolida por ficar próxima da bifurcação com a linha do Centro e ramal de Paracambi. Imaginei que um trem de passageiros parado para embarque/desembarque nesta estação poderia atravancar o tráfego de trens de carga, será que é isso ?
Não sei a distância no local para afirmar isso, mas é uma idéia.
Depois a MRS construiu um posto sobre a plataforma (deve ser mesmo a da estação).
O que acham ?
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa
É isso o que nós suspeitamos.
Saudades do Km 64... Ia ser legal voltar e passar o dia lá, vendo as locos passando hehehe..
Saudades do Km 64... Ia ser legal voltar e passar o dia lá, vendo as locos passando hehehe..
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa
me chama que eu vô... sempre ouvi falar do Km64, mas nunca fui.
Abraços,
Bruno
Bruno
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante