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[Notícia] Usuários poderão se manifestar sobre VLT
Moderador: Lipe Andreense
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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[Notícia] Usuários poderão se manifestar sobre VLT
Usuários poderão se manifestar sobre VLT
05/02/2009 - O Diário de Mogi
Ao longo das próximas semanas, a população mogiana que mora em Distritos e utiliza diária ou esporadicamente os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá a chance de se familiarizar melhor com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), a proposta do Governo do Estado para o transporte férreo da Cidade. Na sequência, por meio das associações de Bairro, ela poderá se manifestar contra ou a favor do novo sistema, definindo, por fim, qual é a vontade do Município.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Adalberto de Andrade, que lidera a iniciativa, o objetivo é dar um direcionamento à alegação do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, que esteve em Mogi no último dia 26 e assegurou que os trens de subúrbios não serão substituídos pelo VLT se a população for contra. "Vamos atender a fala do secretário, de que se a Cidade não quiser o VLT eles não vão implantar. Isso também para ficar clara não a minha vontade, e sim a da comunidade".
Antes de colher as assinaturas dos mogianos, Andrade detalha que pretende fazer uma apresentação, mostrando todos os aspectos do VLT. Munido de um dossiê que já reúne 350 páginas e uma apresentação nas quais constam fotos de Municípios no Exterior onde o sistema está implantado, o presidente da entidade tem como meta levantar toda a história a respeito do "bondinho" proposto pelo Governo, bem como lembrar da promessa de 14 anos de trazer o Expresso Leste até a Cidade. Duas das muitas questões que ele abordará serão verba e agilidade.
"O Estado disse que tem R$ 400 milhões para trazer o VLT. Se eles têm o dinheiro, por que não investir na malha existente? Por que trazer o VLT, que vai requerer a reconstrução de tudo o que já existe? O que eu acredito que a população quer é a diminuição do tempo de percurso casa-trabalho, como foi feito em São Paulo com o metrô. Mas no Alto Tietê se colocarem o VLT, que terá 11 paradas e rodará a 35 quilômetros por hora, quanto tempo vai se gastar entre Mogi e São Paulo? Tudo isso precisa ser discutido e por isso que eu vou até os Distritos", indaga.
Abrindo ainda mais a discussão, Andrade volta a questionar porque o governo petista de Suzano conseguirá o Expresso Leste, e o de Mogi, que é o mesmo do governo estadual, receberá o VLT. "Se o governo vai mudar a política depois de 14 anos prometendo o Expresso Leste, que explique por que Mogi, com todos os problemas sociais que tem em torno da linha, foi escolhida. Os argumentos que eles usaram para nós é que os muros são feios. Os muros entre Estudantes e Suzano são feios mesmo, mas de Suzano até São Paulo por um acaso são diferentes? E tem ainda um outro detalhe: quem garante que dessa vez eles vão cumprir o que estão prometendo?".
O representante dos ferroviários lembra ainda a questão das sete passagens de nível que cortam o Município, e não serão transpostas segundo o projeto do VLT. Ele diz que aguarda uma próxima audiência pública, onde possa expor todos os seus pontos de vista sobre o tema e entregar o abaixo-assinado. Hoje, de acordo com Andrade, deve começar a ser elaborado o cronograma das visitas que ele fará aos Distritos e locais afastados da área central, tais como Jundiapeba, Braz Cubas e César de Souza.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
05/02/2009 - O Diário de Mogi
Ao longo das próximas semanas, a população mogiana que mora em Distritos e utiliza diária ou esporadicamente os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá a chance de se familiarizar melhor com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), a proposta do Governo do Estado para o transporte férreo da Cidade. Na sequência, por meio das associações de Bairro, ela poderá se manifestar contra ou a favor do novo sistema, definindo, por fim, qual é a vontade do Município.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Adalberto de Andrade, que lidera a iniciativa, o objetivo é dar um direcionamento à alegação do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, que esteve em Mogi no último dia 26 e assegurou que os trens de subúrbios não serão substituídos pelo VLT se a população for contra. "Vamos atender a fala do secretário, de que se a Cidade não quiser o VLT eles não vão implantar. Isso também para ficar clara não a minha vontade, e sim a da comunidade".
Antes de colher as assinaturas dos mogianos, Andrade detalha que pretende fazer uma apresentação, mostrando todos os aspectos do VLT. Munido de um dossiê que já reúne 350 páginas e uma apresentação nas quais constam fotos de Municípios no Exterior onde o sistema está implantado, o presidente da entidade tem como meta levantar toda a história a respeito do "bondinho" proposto pelo Governo, bem como lembrar da promessa de 14 anos de trazer o Expresso Leste até a Cidade. Duas das muitas questões que ele abordará serão verba e agilidade.
"O Estado disse que tem R$ 400 milhões para trazer o VLT. Se eles têm o dinheiro, por que não investir na malha existente? Por que trazer o VLT, que vai requerer a reconstrução de tudo o que já existe? O que eu acredito que a população quer é a diminuição do tempo de percurso casa-trabalho, como foi feito em São Paulo com o metrô. Mas no Alto Tietê se colocarem o VLT, que terá 11 paradas e rodará a 35 quilômetros por hora, quanto tempo vai se gastar entre Mogi e São Paulo? Tudo isso precisa ser discutido e por isso que eu vou até os Distritos", indaga.
Abrindo ainda mais a discussão, Andrade volta a questionar porque o governo petista de Suzano conseguirá o Expresso Leste, e o de Mogi, que é o mesmo do governo estadual, receberá o VLT. "Se o governo vai mudar a política depois de 14 anos prometendo o Expresso Leste, que explique por que Mogi, com todos os problemas sociais que tem em torno da linha, foi escolhida. Os argumentos que eles usaram para nós é que os muros são feios. Os muros entre Estudantes e Suzano são feios mesmo, mas de Suzano até São Paulo por um acaso são diferentes? E tem ainda um outro detalhe: quem garante que dessa vez eles vão cumprir o que estão prometendo?".
O representante dos ferroviários lembra ainda a questão das sete passagens de nível que cortam o Município, e não serão transpostas segundo o projeto do VLT. Ele diz que aguarda uma próxima audiência pública, onde possa expor todos os seus pontos de vista sobre o tema e entregar o abaixo-assinado. Hoje, de acordo com Andrade, deve começar a ser elaborado o cronograma das visitas que ele fará aos Distritos e locais afastados da área central, tais como Jundiapeba, Braz Cubas e César de Souza.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Estou gostando disso! A população deve discutir mesmo se vai querer ou não o sistema, e deve escolher o que deseja. Só que eu acho que a CPTM está trabalhando contra o projeto, ao mostrar sistemas sem segregação e com baixa velocidade comercial, ao invés de mostrar exemplos de como ela deseja implantar em Mogi (com bom nível de segregação). Isso, claro, se ela quer implantar um sistema com alto nível de segregação (ao menos é o que me disse o Ayrton Camargo).
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Particularmente, não acredito que a implantação de um VLT na banda B da Linha 11 seja a melhor solução.
Acredito sim que pode haver uma melhora na operação da linha, com a implantação do ATC e com a reforma de toda a frota da linha 11.
Depois que a CPTM "arrumou a casa" na Linha 12, todas as sucatas da antiga Linha F foram para lá...
Acredito sim que pode haver uma melhora na operação da linha, com a implantação do ATC e com a reforma de toda a frota da linha 11.
Depois que a CPTM "arrumou a casa" na Linha 12, todas as sucatas da antiga Linha F foram para lá...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
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Infelizmente gustavodc, não apenas a tronco...gustavodc escreveu:É, agora a tronco virou o patinho feio da CPTM.
Podemos dizer também que as linhas A & B estão esquecidas!
Não como a tronco, mas que elas estão esquecidas, ah, isso sim!!!
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A Linha 7 não está esquecida. Nesse ano começa a instalação da nova sinalização (pela Union Switch & Signal) e do novo sistema de energia (pela EFACEC), para permitir intervalos de 3 minutos, e está sendo licitada a construção da Estação Vila Aurora, além dos novos trens que estão sendo fabricados para ela, pela CAF (40 trens, 20 para a Linha 7 e 20 para a Linha 12). As mudanças não estão aparecendo ainda, pois é como ocorreu na Linha 12: os investimentos começaram em 2005, mas só foram aparecer mesmo no biênio 2007-2008. Já a Linha 8 estava esquecida mesmo, mas agora fizeram algumas licitações para a reforma de algumas estações, e também uma licitação para suprimento de energia, também para permitir intervalos de 3 minutos, além, claro, da PPP para a reforma de 12 trens (que serão substituído posteriormente por outros 12 trens novos) e a compra de outros 24. Essas licitações precisam agora ser finalizadas. Tem um tópico onde é possível acompanhar várias dessas licitações:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1387
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É verdade Tiago!
Agora que a CPTM resolveu voltar suas atenções para a Linha 7.
Novos trens, nova estação (Vila Aurora), repontencialização da parte elétrica, nova sinalização...
Porém, não sei o que aconteceu, mas já repararam que o cheiro de lona dos 1100 e dos 1700 está cada vez mais forte? Agora, até nas frenagens no plano o cheiro fica bem forte...
Acredito eu que isso se deve ao material das lonas de freio, mas não tenho certeza...
Agora que a CPTM resolveu voltar suas atenções para a Linha 7.
Novos trens, nova estação (Vila Aurora), repontencialização da parte elétrica, nova sinalização...
Porém, não sei o que aconteceu, mas já repararam que o cheiro de lona dos 1100 e dos 1700 está cada vez mais forte? Agora, até nas frenagens no plano o cheiro fica bem forte...
Acredito eu que isso se deve ao material das lonas de freio, mas não tenho certeza...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Não li tudo, mas parece que pode manifestar - se contra?
Pena que moro em São Paulo, se não ia assinar contra e promover um escarcéu!
Sou a favor de ao invés o governo e a prefeitura local investir em um novo sistema, invistisse no sistema já existente, realizando alguns viadutos, VCA's para os trens, onde fosse preciso.
Pena que moro em São Paulo, se não ia assinar contra e promover um escarcéu!
Sou a favor de ao invés o governo e a prefeitura local investir em um novo sistema, invistisse no sistema já existente, realizando alguns viadutos, VCA's para os trens, onde fosse preciso.
Rodrigo Lopes
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Assino embaixo.Lopes escreveu:Não li tudo, mas parece que pode manifestar - se contra?
Pena que moro em São Paulo, se não ia assinar contra e promover um escarcéu!
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Opa, eu também.erick_UT440R escreveu:Assino embaixo.Lopes escreveu:Não li tudo, mas parece que pode manifestar - se contra?
Pena que moro em São Paulo, se não ia assinar contra e promover um escarcéu!
Sou a favor de ao invés o governo e a prefeitura local investir em um novo sistema, invistisse no sistema já existente, realizando alguns viadutos, VCA's para os trens, onde fosse preciso.
Mas realmente, eles querem destruir aquilo e refazer. Esse prefeito ou é muito burro ou muito esperto. Claro, melhor pra ele, que vai implantar o "metrô" em Mogi.
Muito melhora modernizar a linha 11.
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