BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)
Amigos, observando este antigo mapa da EF Rio do Ouro tive uma imensa curiosidade de saber se as estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica ainda estão de pé.
Sei que após esse trecho da EF Rio do Ouro ter sido incorporado à EFCB, algumas demolições possam ter ocorrido. Sei também que grande trecho da L2 do metrô foi construida por cima do leito da EF Rio do Ouro e que várias estações originais foram demolidas dando lugar a estações metroviárias.
Sei ainda que não basta eu caminhar de Francisco Sá seguindo pelos trilhos porque acabarei dando de cara com a estação São Cristóvão da Supervia, uma vez que a ligação dos ramais deva ter ocorrido com a absorção da EF Rio do Ouro pela EFCB.
Sei também que se ainda existem trechos com trilhos da EF Rio do Ouro, provavelmente encontram-se em baixo de asfalto.
Enfim... Alguém tem alguma informação sobre essas três estações ? Seriam moradias, teriam sido demolidas ? O Estações Ferroviárias nem fala delas.
OFF: Ah... Foi desse mapa que eu tirei a idéia de percorrer o ramal de Jaceruba a pé
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)
O que eu achei sobre isso foi um artigo no Wikipedia falando sobre a E.F Rio d'Ouro citanmdo alguns ramais, cujo o ramal que compreendia Praia Pequena começava no Caju perto de uma adutora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de ... o_d%27Ouro
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Achei isso num livro, vasculhando na internet. O nome do livro é "A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória". Vou ver se acho esse livro vendendo.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
Esse livro é ótimo
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Contato:
O Renan ja me deu uma dica de como encontrar o livro em parte no google, mas quem quiser o livro completo, no Centro Cultural Banco do Brasil tem o exemplar.
o CCBB fica na rua 1º Março, 66 , esquina com a Avenida Presidente Vargas, a biblioteca fica no quinto andar.
o CCBB fica na rua 1º Março, 66 , esquina com a Avenida Presidente Vargas, a biblioteca fica no quinto andar.
Boa, vou lá ver isso.Guilherme Pinho escreveu:O Renan ja me deu uma dica de como encontrar o livro em parte no google, mas quem quiser o livro completo, no Centro Cultural Banco do Brasil tem o exemplar.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Contato:
Aguardem que em breve o site "Estações Ferroviárias" vai estar atualizado com todas as estações da linha tronco original da EF Rio do Ouro. Eu e o amigo pesquisador Julio C.Silva andamos do Caju até Tomás Coelho procurando por qualquer vestígio da linha e estações. Já enviei o material para o Ralph Menucc, do site, e ele deve postar em breve as atualizações.
Além das estações citadas acima, havia outras, nesta ordem:
Caju (inicial)
Rua Bella
Benfica
Alegria
Praia Pequena
Venda Grande
Liberdade
Inhauma
Engenho da Rainha
Engenho do Matto
Tomás Coelho
Além das estações citadas acima, havia outras, nesta ordem:
Caju (inicial)
Rua Bella
Benfica
Alegria
Praia Pequena
Venda Grande
Liberdade
Inhauma
Engenho da Rainha
Engenho do Matto
Tomás Coelho
-
- Contato:
Convido todos do fórum a conhecer um dos últimos vestígios da linha original da Rio do Ouro: trilhos na Av.Suburbana, em uma pracinha após a curva depois do Jacarezinho, sentido Cascadura. Estamos com um projeto de prestarmos uma homenagem à ferrovia no local, com um encontro e colocação de uma placa comemorativa. Quando estiver a data definida, aviso aqui !
-
- MODERADOR RJ
- Contato:
DadoDJ escreveu:Convido todos do fórum a conhecer um dos últimos vestígios da linha original da Rio do Ouro: trilhos na Av.Suburbana, em uma pracinha após a curva depois do Jacarezinho, sentido Cascadura. Estamos com um projeto de prestarmos uma homenagem à ferrovia no local, com um encontro e colocação de uma placa comemorativa. Quando estiver a data definida, aviso aqui !
Será muito legal nos manter informados, você poderia postar os eventos no sub-forum de "EVENTOS, ENCONTROS E PASSEIOS" daqui do forum.
Eu passo ali com frequencia e não percebi isso. É antes ou depois daquele viaduto ferroviário?
-
- Contato:
Veja abaixo na imagem de satélite, onde fica o local, assinalado com as setas vermelhas (imagem by Dado DJ):
Na foto abaixo, os Trilhos, Julio C. Silva e eu, contemplando o abandono ... (imagem by Dado DJ)
Trilhos na Av.Suburbana, sentido Benfica (imagem by Julio C. Silva):
Na foto abaixo, os Trilhos, Julio C. Silva e eu, contemplando o abandono ... (imagem by Dado DJ)
Trilhos na Av.Suburbana, sentido Benfica (imagem by Julio C. Silva):
Ah sei onde é. Na pracinha nova. Nunca percebi...
-
- Contato:
Nina, foi você que colaborou com o site "Estações Ferroviárias", na estação Vicente de Carvalho ?
Sim, fui. Tem algumas colaborações minhas no site.
-
- Contato:
Logo vi !
Você usa a foto de Vicente de Carvalho no perfil ... ela parece muito com a estação de Jaceruba e com Tinguá também ... onde conseguiu a imagem ?
Por falar em imagem, uma das fotos que postei acima saiu pequena ... eu hein ?
Você usa a foto de Vicente de Carvalho no perfil ... ela parece muito com a estação de Jaceruba e com Tinguá também ... onde conseguiu a imagem ?
Por falar em imagem, uma das fotos que postei acima saiu pequena ... eu hein ?
Um trabalho sobre Vila Kosmos que eu achei na internet. Eu tenho esse trabalho no meu antigo pc, depois te envio.DadoDJ escreveu:Logo vi !
Oi pessoal,
Depois de um tempo afastado, estou voltando a dar os meus pitacos.
A estação Vicente de Carvalho "se parece" com a do Tinguá porquê simplesmente é a mesma. Aquela não é a Estação de Vicente de Carvalho.
Podem ver no site estações ferroviárias que a foto da pseuda estação de Vicente de Carvalho é a mesma que está no acervo do site em relação à estação Tinguá. Outras fotos de Tinguá existem também, mas dá para perceber pelo ângulo.
Já escrevi para o Ralph para excluir aquela foto, mas acho que ele não deu bola e está pagando um mico por isso.
A verdadeira estação aparece em uma foto em preto e branco com a plataforma já abandonada e tomada pelo mato.
Esse site que a colega aqui viu na net, eu também vi, mas a foto foi postada errada lá.
Até Belford Roxo, os trens de subúrbio da Rio D'ouro eram trens com maior circulação e com maior fluxo de transporte e portanto, suas estações atendidas tinham plataformas mais compridas e mais semelhantes às atuais em comparação às micro estações que mal cabiam 2 vagões como por exemplo dos ramais de Xerém e Jaceruba que PROVAVELMENTE eram servidos por composições diferentes das que iam até B.Roxo, mas isso é uma tarefa para Ronan & CIA descobrirem nas suas andanças ferroviárias (rs).
Podem verificar nas fotos que suas estações a partir de Belford Roxo com esta exclusa eram muito acanhadas.
Como dedico a minha pesquisa mais às estações da cidade do rio, posso dizer que tenho fotos da Rio D'ouro de quase todas as estações.
Ainda não consegui Inhaúma e Acari, mas tenho quase certeza que vi esta última em um livro que pesquisei, pois era uma estação em construção e Acari era a caçula das estações da Rio D'ouro.
Algumas fotos eu peguei do site do Ralph, mas algumas foram pesquisas próprias como Maria da Graça e Engenho da Rainha.
Herédia de Sá não tenho também, mas o Ralph a considera da linha auxiliar e particularmente discordo, pois a sua plataforma já era depois que o ramal da antiga Arará se junta ao da auxiliar e antiga Rio D'ouro.
Sobre Maria da Graça, inclusive a foto que mandei está lá com o meu nome citado.
Quero parabenizar a vocês pela coragem de ir "à caça" das antigas estações, especialmente às da linha auxiliar, uma vez que nos dia de hoje levar uma máquina e sair batendo fotos perto de comunidades pode trazer problemas.
Não tenho escrito ultimamente, mas tenho acompanhado a postagem de fotos.
Abraços.
Depois de um tempo afastado, estou voltando a dar os meus pitacos.
A estação Vicente de Carvalho "se parece" com a do Tinguá porquê simplesmente é a mesma. Aquela não é a Estação de Vicente de Carvalho.
Podem ver no site estações ferroviárias que a foto da pseuda estação de Vicente de Carvalho é a mesma que está no acervo do site em relação à estação Tinguá. Outras fotos de Tinguá existem também, mas dá para perceber pelo ângulo.
Já escrevi para o Ralph para excluir aquela foto, mas acho que ele não deu bola e está pagando um mico por isso.
A verdadeira estação aparece em uma foto em preto e branco com a plataforma já abandonada e tomada pelo mato.
Esse site que a colega aqui viu na net, eu também vi, mas a foto foi postada errada lá.
Até Belford Roxo, os trens de subúrbio da Rio D'ouro eram trens com maior circulação e com maior fluxo de transporte e portanto, suas estações atendidas tinham plataformas mais compridas e mais semelhantes às atuais em comparação às micro estações que mal cabiam 2 vagões como por exemplo dos ramais de Xerém e Jaceruba que PROVAVELMENTE eram servidos por composições diferentes das que iam até B.Roxo, mas isso é uma tarefa para Ronan & CIA descobrirem nas suas andanças ferroviárias (rs).
Podem verificar nas fotos que suas estações a partir de Belford Roxo com esta exclusa eram muito acanhadas.
Como dedico a minha pesquisa mais às estações da cidade do rio, posso dizer que tenho fotos da Rio D'ouro de quase todas as estações.
Ainda não consegui Inhaúma e Acari, mas tenho quase certeza que vi esta última em um livro que pesquisei, pois era uma estação em construção e Acari era a caçula das estações da Rio D'ouro.
Algumas fotos eu peguei do site do Ralph, mas algumas foram pesquisas próprias como Maria da Graça e Engenho da Rainha.
Herédia de Sá não tenho também, mas o Ralph a considera da linha auxiliar e particularmente discordo, pois a sua plataforma já era depois que o ramal da antiga Arará se junta ao da auxiliar e antiga Rio D'ouro.
Sobre Maria da Graça, inclusive a foto que mandei está lá com o meu nome citado.
Quero parabenizar a vocês pela coragem de ir "à caça" das antigas estações, especialmente às da linha auxiliar, uma vez que nos dia de hoje levar uma máquina e sair batendo fotos perto de comunidades pode trazer problemas.
Não tenho escrito ultimamente, mas tenho acompanhado a postagem de fotos.
Abraços.
Nina escreveu:Um trabalho sobre Vila Kosmos que eu achei na internet. Eu tenho esse trabalho no meu antigo pc, depois te envio.DadoDJ escreveu:Logo vi !
-
- Contato:
Adenilson, é com você mesmo que eu quero falar !
Cara, esta estação de Maria da Graça é uma incógnita (ou será que não ?) ... o que acontece: o Julio C.Silva, um amigo pesquisador que também está aqui no fórum e no Orkut, notou que havia uma construção em Maria da Graça que lembra muito o desenho da estação Maria da Graça que consta no site do Ralph. Pois bem, ele me telefonou na época e fomos ao local averiguar, e realmente a construção que se encontra lá, apesar de muito modificada, tem a estrutura igual ao do desenho que consta na mesma página (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm). Esta construção est´[a no exato local que aparece no mapa exposto no site do Ralph, aparece em alguns Guias de Ruas antigos que tenho, e aparece até hoje (pasmem !) no mapa que se encontra na estação do Metrô da Maria da Graça e arredores. O que acontece é o seguinte: na mesma época que enviamos material para o site, o Ralph me respondeu por e-mail dizendo que outra pessoa (no caso, você) enviou uma foto antiga, com a estação Maria da Graça totalmente diferente, uma plataforma com cobertura. Não estou tirando o crédito da sua descoberta, longe disso, mas sabe que até hoje eu não entendi o esquema das estações naquele lugar. Você teria uma idéia ? Eu já pensei no seguinte: que a foto que eu e Julio tiramos seria da estação Maria da Graça da Linha Auxiliar, e a foto que você coletou no site do G.Ermakhof seria da linha da Rio do Ouro. Mas na foto que você enviou aparece a linha em bitola mista ! Então me confundiu mais ainda ! ! !
você teria alguma luz para o assunto ?
E outra coisa: fico feliz que você se dedica à pesquisa da EF Rio do Ouro ... sou apaixonado por esta ferrovia. Será que podemos trocar informações ? Tenho algumas (muitas) suspeitas aqui, mas que ainda não obtive resposta ...
Outra coisa: achei muito legal que você faz parte do fórum também ! Valeu !
Cara, esta estação de Maria da Graça é uma incógnita (ou será que não ?) ... o que acontece: o Julio C.Silva, um amigo pesquisador que também está aqui no fórum e no Orkut, notou que havia uma construção em Maria da Graça que lembra muito o desenho da estação Maria da Graça que consta no site do Ralph. Pois bem, ele me telefonou na época e fomos ao local averiguar, e realmente a construção que se encontra lá, apesar de muito modificada, tem a estrutura igual ao do desenho que consta na mesma página (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm). Esta construção est´[a no exato local que aparece no mapa exposto no site do Ralph, aparece em alguns Guias de Ruas antigos que tenho, e aparece até hoje (pasmem !) no mapa que se encontra na estação do Metrô da Maria da Graça e arredores. O que acontece é o seguinte: na mesma época que enviamos material para o site, o Ralph me respondeu por e-mail dizendo que outra pessoa (no caso, você) enviou uma foto antiga, com a estação Maria da Graça totalmente diferente, uma plataforma com cobertura. Não estou tirando o crédito da sua descoberta, longe disso, mas sabe que até hoje eu não entendi o esquema das estações naquele lugar. Você teria uma idéia ? Eu já pensei no seguinte: que a foto que eu e Julio tiramos seria da estação Maria da Graça da Linha Auxiliar, e a foto que você coletou no site do G.Ermakhof seria da linha da Rio do Ouro. Mas na foto que você enviou aparece a linha em bitola mista ! Então me confundiu mais ainda ! ! !
você teria alguma luz para o assunto ?
E outra coisa: fico feliz que você se dedica à pesquisa da EF Rio do Ouro ... sou apaixonado por esta ferrovia. Será que podemos trocar informações ? Tenho algumas (muitas) suspeitas aqui, mas que ainda não obtive resposta ...
Outra coisa: achei muito legal que você faz parte do fórum também ! Valeu !