BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Notícias do Metrô BH


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Dez 2008, 19:42

Treinamento Responsabilidade Social

A comissão de Responsabilidade Social da CBTU METRÔ BH participa do treinamento “Responsabilidade Social Corporativa”, nos dias 04 e 05.12, de 08:30h às 17:30h, no Instituto de Educação Tecnológica (Ietec). O objetivo do curso é discutir de que modo a empresa pode contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade social, as estratégias e suas implicações para a organização de projetos. Entre os temas do curso estarão: sustentabilidade e assistencialismo, ética e transparência, estratégias de relacionamento, articulações intersetoriais e Gestão Social da Companhia.

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 11208a.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Dez 2008, 19:46

3ª Campanha da Conciliação – TJMG no Metrô de BH

Acontece, de 1º a 5 de dezembro, na CBTU METRÔ BH a campanha: “É Conversando que Agente se Entende” do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG. O evento, que é de cunho educativo, visa a desburocratização dos processos nos fóruns e a conciliação entre as partes que estão com processos na justiça.

O evento já foi realizado em 2007 e verificou-se que a procura pelos juizados especiais de conciliação para a solução dos processos judiciais aumentou. Este ano, será realizado nas estações Eldorado, Central e Lagoinha, onde estarão monitores que distribuirão material informativo e darão informações.

A Campanha vai contar também com um grupo de palhaços, que fará pequenas esquetes teatrais.

Veja Programação:
Imagem

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 41208a.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Dez 2008, 19:51

Dia Mundial de Luta contra a AIDS no Metrô BH

Imagem
Para marcar o dia mundial de luta contra a AIDS, que é comemorado em 1° de dezembro, foram montadas na CBTU METRÔ BH duas “feirinhas” pelo Serviço Ocupacional, na entrada do prédio Sede e no Pátio São Gabriel. Durante o evento foram distribuídas camisinhas e folders a todos os empregados que trabalham nos prédios administrativos.

A conscientização quanto ao uso do preservativo é de grande importância. Por isso que a equipe do Serviço Ocupacional da CBTU METRÔ BH realizou o evento pensando em envolver a todos os funcionários da empresa. Nas feirinhas, foi explicado pela assistente técnica Rosemary Mendes Martins, como se deve proceder no uso da camisinha feminina. A assistente administrativa, da Gerência de Administração e Finanças, Lumena Nicolato gostou muito da exposição: “Achei interessante a camisinha feminina, eu nunca tinha visto”. Rosemary lembra que “o uso do preservativo feminino não se tornou tão grande quanto o da camisinha masculina, que tem o preço de R$ 8,00, mas ela é mais completa.“

Dicas: A AIDS é uma doença que não se pega beijando na boca, nem no ar ou com um abraço, mas se pega fazendo sexo vaginal, sexo anal, sexo oral, usando a mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa, na transfusão de sangue contaminado, em instrumentos que furam ou cortam e que não estejam esterilizados e a mãe infectada pode passar para o feto o vírus HIV durante a gravidez, no parto e na amamentação. Na CBTU METRÔ BH foram oferecidos a todos os empregados, pelo Serviço Social, um Kit com uma latinha comemorativa do dia Mundial da Luta contra a AIDS contendo uma camisinha e folders explicativos.


Fonte:
http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 41208c.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Metrô de BH firma novo recorde de usuários aos sábados

Mensagem não lida por Renanfsouza » 11 Dez 2008, 09:43

10/12/08

Metrô de BH firma novo recorde de usuários aos sábados

A CBTU METRÔ BH firmou um novo recorde de passageiros no sábado (6.12), transportando 101.560 passageiros, às vésperas do último feriado registrado na capital. O recorde é o sétimo do ano e o primeiro registrado aos sábados, em 2008.

Segundo o coordenador de Operação da CBTU METRÔ BH, Luis Prosdocimi, o recorde foi reflexo do aumento do número de pessoas que foram às compras, no último feriado prolongado, antes do Natal.

Na contagem geral, em 2008, o crescimento da demanda diária da CBTU METRÔ BH foi constante, acumulando elevação de 10% no número de passageiros e transportando 41 milhões de usuários.

“A meta da Companhia é fechar o ano atendendo cerca de 45 milhões de passageiros, o que equivalerá a um crescimento médio anual de 12,5%, em comparação com 2007”, revela Prosdocimi.

Fonte: Site da CBTU
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Dez 2008, 12:28

Estação Minas Shopping terá novo horário

A Estação Minas Shopping da CBTU METRÔ BH vai expandir seu horário de funcionamento até às 23:30h nos dias 19, 20, 22 e 23/12. Entre 23:00h e 23:30h, apenas uma bilheteria estará em operação na Estação Minas Shopping.

Segundo o coordenador de operação da CBTU METRÔ BH, Luis Prosdocimi, "essa parceria vai facilitar as compras de Natal dos usuários que poderão ter acesso fácil ao shopping sem enfrentar engarrafamentos e pagar estacionamento, trazendo maior tranqüilidade e contribuindo para desafogar o trânsito da capital nesse período".

O horário de fechamento das demais estações continuará o mesmo (23:00h), mas permanecerão abertas para o desembarque de passageiros. A vigilância do sistema será mantida para garantir a segurança dos usuários durante o novo horário.


Contato:
Departamento de Comunicação Social
(31) 3250-4021 / 3250-4022

Fonte: CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Dez 2008, 12:33

Tom Zé agita o público do BH Music Station com seu show irreverente

Imagem

O cantor e compositor Tom Zé trouxe ao público de Beagá um show diferente. Ao lado de sua banda que participa ativamente do que mais parece um espetáculo, o cantor passa por temas polêmicos, fazendo com que o público tenha que ficar atento para entender os duplos sentidos de suas falas e letras.

O artista, que participou do movimento Tropicália na década de 60, junto com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, ainda é lembrado por esta influência. O show de Tom Zé entra todo o tempo em contato com o público, que canta, sorri, e estranha as performances do cantor no palco. Neste ano de 2008 o artista lançou o disco Estudando a Bossa, show que apresentou ao público do BH Music Station. O disco é também uma homenagem e uma crítica bem humorada aos 50 anos da Bossa Nova no Brasil, muito lembrado por vários artistas este ano.

Imagem

O álbum e o show conta com a equipe: Lauro Lélis (bateria e design de percurssão), Daniel Maia (baixo, guitarra, violão e vocal), Jarbas Mariz (cavaquinho, percurssão e vocal), Cristina Carneiro (teclados e vocal) e Tom Zé (arranjos e vocal). Em todo momento, toda a equipe do show, inclusive o ajudante de palco da banda, apresenta-se vestida com roupas que lembram circo, com bolas grandes e coloridas, que acompanham o jeito descontraído do artista: “Achei o show muito inusitado e divertido”, conta a designer Alessandra Araújo.

Fonte: CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Dez 2008, 12:36

Vander Lee emociona público do BH Music Station

O cantor e compositor Vander Lee se apresentou na penúltima noite do Belo Horizonte Music Station, no palco Vilarinho da CBTU METRÔ BH. Com músicas que representam um cotidiano muito próximo do público do evento, pois o artista é mineiro, da capital, Vander Lee ofereceu um show rico em conteúdo e emoção.
O cantor já gravou com grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro e Nando Reis e vem se consagrando com canções como “Românticos” (interpretada por Rita Ribeiro) e “Aquela Estrela” (interpretada por Eliana Printes). “O fato de eu já ser compositor só facilita. A minha forma de compor passa primeiro pela voz, pela melodia e pelo desejo de cantar também”, explica Vander Lee.

Vander Lee comentou que achou “a iniciativa do evento muito boa, “é uma honra estar aqui, sabendo que Tom Zé vai cantar logo em seguida”, disse. Vander Lee falou ainda do orgulho de ser um artista mineiro: “É muito bacana fazer parte da MPB de BH, que cresce muito. O governo está cuidando mais de seus artistas e a iniciativa privada está cada vez mais olhando para nós. Com a internet facilitando as interações, os artistas estão trabalhando mais”.

Vander Lee e Lokua Kanza

O convidado da noite, Lokua Kanza, cantor e compositor africano, que tem músicas gravadas por Gal costa, Ney Matogrosso e participações com Ana Carolina e Vanessa da Matta, fez sua primeira apresentação ao lado do cantor mineiro Vander Lee.

Lokua Kanza arriscou no português e se saiu muito bem, interpretando uma canção de autoria dele e de Vander Lee. “A gente se encontrou, ficamos super amigos e apesar de eu não falar a língua dele, a vibração e a música nos uniu”, explica Vander Lee.

A vendedora Janaína Soares prestigiou o show de Vander Lee e Lokua Kanza e ressaltou que “o evento foi super bacana e reuniu várias tribos musicais. Tem que acontecer com mais freqüência”, enfatiza.


Fonte:CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 19 Dez 2008, 12:21

Último sábado do Belo Horizonte Music Station no Metrô de BH

Depois de mais de 35 horas de música, arte, teatro e circo, o BH Music Station está chegando ao final de sua 3ª edição. Não deixe então de conferir, no próximo 20/12, as últimas sete horas de Marina Machado, Érica Machado, Ana Cañas, Móveis Coloniais de Acajú e Jack Tequila. Confira um pouco sobre os artistas:

Marina Machado: A cantora lançou, em 2008, seu recente cd “Tempo Quente”, com participações de Milton Nascimento, Seu Jorge e Samuel Rosa. Em 2002, Marina foi eleita a melhor cantora de Minas Gerais e convidada a cantar quatro músicas no CD “Pietá”, de Milton Nascimento.

Érika Machado: Mineira de BH, a cantora e artista plástica, lançou seu primeiro CD, “No Cimento”, com 11 canções autorais. O disco rendeu à Érika muitos prêmios, como em 2006, o prêmio de Artista Revelação pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e, em 2007, o Troféu “Catavento”, da Rádio Cultura de SP. Atualmente, está trabalhando em seu segundo disco.

Ana Cañas: A cantora, formada em artes cênicas, é também uma grande compositora de MPB e jazz. O disco do show “Amor e Caos” têm canções próprias da artista, além de regravações de Caetano Veloso e Bob Dylan. Além disso, na faixa “Para todas as coisas”, a artista cita algumas de suas admirações: Guimarães Rosa, Marisa Monte, Clarice Lispector e Machado de Assis.

Móveis Coloniais de Acajú: A banda independente lançou seu CD “Idem” em 2005. O nome da banda faz referência a um evento histórico, a Revolta do Acaju, um conflito entre índios e portugueses contra os ingleses na Ilha do Bananal. A banda tem influências e estilos variados, que vai de Jorge Ben a Franz Ferdinand.

Jack Tequila: O primeiro CD da banda foi lançado em maio de 2006 e o grupo está trabalhando em seu segundo cd. Jack Tequila foi premiada no Prêmio Mineiro da Música Independente. A banda é composta por Michel Lotti (Vocal), Cadu Holanda (Guitarra), Ney Filho (Bateria), Cledinho (Teclado) e Marco Túlio (Baixo).

Código: Selecionar todos

Estação         Horário                     Banda 
Santa Inês              0h15                        Marina Machado 
Minas Shopping       0h30                        Érika Machado 
Vilarinho                 0h30                        Ana Cañas 
                              2h                           Móveis Coloniais de Acaju 
                             3h30                         Jack Tequila 
Fonte:CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 06 Fev 2009, 11:09

Dupla participação no Prêmio Ferroviário Padrão


Imagem

Pela primeira vez, a CBTU-METRÔ BH comemora dupla participação na 20ª edição do Prêmio Revista Ferroviária: primeiro como integrante do Colégio Eleitoral que vai escolher os indicados a 11 categorias do prêmio e, depois, como postulante ao título de Ferroviário Padrão, do qual participa há quatro anos consecutivos.

Formado por 50 membros convidados entre as empresas mais representativas do setor, o Colégio Eleitoral vota, a partir de listas tríplices, nos indicados das diferentes categorias do prêmio. Já para a disputa ao título de Ferroviário Padrão, a CBTU-METRÔ BH conta com o Assistente Técnico da Coordenadoria de Manutenção, Gustavo Vilas Boas Almeida, que vai representar a Superintendência ao lado de outros cinco indicados da Companhia. Os nomes de todos os ganhadores serão conhecidos na cerimônia de premiação, marcada 17 de fevereiro, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.

“Muitos são os empregados que merecem esta indicação por parte da Superintendência, mas a escolha de Gustavo Vilas Boas faz jus não somente a sua curta e extraordinária trajetória na casa, como também a todos os demais colegas”, destaca o superintendente, José Roizenbruch.

O coordenador de Manutenção, Fernando Luiz de Pinho Tavares, lembrou que “o trabalho de Gustavo Vilas Boas é reconhecido por gerentes e chefes de departamento, de diferentes setores, o que contribuiu para sua indicação ao prêmio de Ferroviário Padrão”, justifica. Já Gustavo Vilas Boas se disse surpreso com a escolha, mas não esconde o desejo de trazer o prêmio. “A indicação me deixou surpreso e, ao mesmo tempo, com uma sensação de reconhecimento de meu trabalho, agora só falta trazer o prêmio para ficar ainda melhor”.

Nosso indicado - Lotado na Coordenadoria de Manutenção da CBTU-METRÔ BH, Gustavo Vilas Boas teve seu primeiro contato com ferrovias ainda durante o curso de Técnico em Estradas, quando começou sua carreira na Companhia Vale do Rio Doce, atuando com manutenção de superestrutura ferroviária na Estrada de Ferro Vitória Minas. Mais tarde trabalhou com acompanhamento e inspeção de sistemas da infraestrutura ferroviária, controle de materiais, estocagem, logística de envio para as frentes de manutenção e coordenação de equipes.

Admitido pela CBTU-METRÔ BH em 2003, Gustavo Vilas Boas participou da elaboração e planejamento do Plano Macro de Manutenção da Via Permanente, em vigor na Gerência de Via Permanente e Edifícios, desde 2005. Atuou na implantação da estrutura de sinalização dos pátios de manobra e da elaboração e acompanhamento de estudos sobre prevenção, esmerilhamento e desgaste de trilhos, além de pesquisas para recuperação dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV) e modificação dos equipamentos de controle de vedação de agulha. Trabalhou no socorro a acidentes ferroviários e na execução de atividades de campo da via permanente, onde atualmente supervisiona equipe com mais de 50 pessoas.

Aos 27 anos de idade e contando com pouco mais de cinco anos de experiência na CBTU-METRÔ BH, Gustavo Vilas Boas participa intensamente do Grupo Permanente de Auto-Ajuda em Manutenção Metroferroviária (GPAA), que tem como objetivo o intercâmbio com todas as operadoras do Brasil, algumas estrangeiras e com a maioria dos fornecedores do setor.

Fonte: CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 08 Fev 2009, 02:00

CBTU-METRÔ BH terá novas linhas integradas aos domingos e feriados

A partir deste domingo (08), 27 novas linhas integradas passam a operar nos terminais da CBTU-METRÔ BH, beneficiando cerca de 12 mil novos usuários e ampliando em mais de 22% a demanda de transporte do metrô aos domingos e feriados. A implantação das novas linhas será escalonada e acontece primeiro para 14 linhas das estações São Gabriel e José Cândido e, a partir do dia 15, para as 13 linhas que passam a operar na estação Vilarinho.

Neste domingo, a operação começa no terminal São Gabriel, com dez novas linhas alimentadoras e duas troncais. Na seqüência, nos terminais José Cândido, com duas novas linhas e, Vila Oeste, com uma linha alimentadora. Todas as novas linhas fazem parte do sistema de transporte do município de Belo Horizonte que é gerenciado pela BHTRANS. O custo da tarifa integrada será de R$ 2,30.

Veja a relação das novas linhas integradas:
Imagem



Fonte: CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 17 Fev 2009, 14:29

Tiago Costa escreveu:Ramal Barreiro-Calafate da CBTU METRÔ BH é tema de Audiência Pública

O superintendente da CBTU METRÔ BH, José Roizenbruch, participou de Audiência Pública realizada em 23/12, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na qual foram debatidas principalmente soluções em torno do Ramal Barreiro-Calafate. Além desse assunto, foram lembrados ainda os projetos e obras das demais linhas do metrô. Também participaram da reunião o coordenador de Planejamento da CBTU METRÔ BH, Adão Guimarães e Silva; a ex-vereadora Sílvia Helena Rocha Rabelo, diretores do Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG), além de representantes de associações estudantis e de bairros.

O superintendente da CBTU METRÔ BH destacou a validade da iniciativa da Audiência, já que o diálogo com a população é um caminho importante para viabilizar a expansão do metrô. “Esta discussão deve chegar ao Presidente da República de forma organizada, hierarquizada e certa para ser concretizada”. Em relação às obras já iniciadas na região do Barreiro, José Roizenbruch lembrou que “a verba para a conclusão, é uma fonte a conquistar e depende da liberação do governo Federal”.

O presidente do sindicato dos Metroviários, José Geraldo Alves, ressaltou que “são 140 mil usuários/dia naquela região e é importante que a obra seja concluída”. Alves lembrou ainda que “Belo Horizonte pode sediar a Copa de 2014, e melhorias no transporte são fundamentais para que isso aconteça”. O superintendente do METRÔ BH explicou que para o Ramal Barreiro entrar em funcionamento, mesmo depois de pronto, “deve haver antes a modernização da linha 1 (Eldorado-Vilarinho) da CBTU METRÔ BH, para que o sistema possa atender toda a demanda da região. O valor desta modernização, que engloba a compra de novos trens, a reformulação da sinalização das vias e outras ações, está em torno de 170 milhões de reais”.

Os representantes dos bairros pediram para que fosse feita uma limpeza do local onde as obras começaram, devido ao acúmulo de lixo jogado pela própria população, água parada e outros materiais propícios a doenças. José Roizenbruch se prontificou a buscar uma parceria com órgãos como a Superintedência de Limpeza Urbana (SLU), a Ferrovia Centro – Atlântica (FCA) que também utiliza o espaço, e a Secretaria Municipal de Saúde para que a limpeza seja feita até a retomada das obras. O coordenador de Planejamento da CBTU METRÔ BH, Adão Guimarães e Silva, lembrou que “após a limpeza, deve haver um esforço organizado de toda a população a fim de manter o local limpo”.

Adão Silva deixou ainda bem claro que “a sociedade e o sindicato dos metroviários podem contar com a CBTU METRÔ BH, pois a vontade destes é a mesma da empresa: que saiam do papel as linhas 2 e 3 e a modernização da linha 1 do metrô”.

Fonte: CBTU - Notícias
Link: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 90109a.htm


Alexandre Gurgel Martins
MEMBRO JR
Mensagens: 61
Registrado em: 22 Dez 2008, 11:49
Localização: Belo Horizonte - MG

Governador discutirá metrô em Brasilia

Mensagem não lida por Alexandre Gurgel Martins » 17 Fev 2009, 15:45

Alexandre Gurgel Martins escreveu:O governador Aécio Neves se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, na próxima sexta-feira (6), para definir a participação do governo federal no projeto de conclusão e gestão do metrô de Belo Horizonte. O anúncio foi feito pelo governador após anunciar o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, no Palácio da Liberdade.

“Quero retornar à pauta do metrô, vamos atualizar esses entendimentos para que haja uma definição o mais rápido possível. Teremos uma agenda de trabalho, e obviamente também falaremos um pouco sobre crise. Quero levar ao presidente alguns sentimentos que tenho em relação a Minas Gerais”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.

Para garantir a conclusão do metrô, o Governo do Estado defende o modelo de Parceria Público-Privada, uma proposta inédita e que tem a aprovação da Prefeitura de Belo Horizonte. A idéia é acelerar a expansão do metrô na capital com a participação da iniciativa privada.

“Considero esse modelo o mais eficaz e viável, porque se continuarmos dependendo exclusivamente dos investimentos públicos federais, não temos uma clareza de quando ele estarão consolidados. Então, o que queremos, a partir dessa conversa na sexta-feira com o presidente da República, é tentar a garantia do Governo Federal de que esse é o modelo com o qual eles concordam, e qual é o limite de investimentos do Governo Federal”, afirmou Aécio Neves.

O governador explicou que uma proposta nesse sentido já foi entregue ao presidente da República, em reunião que teve a presença do ainda prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. O projeto foi discutido com a ministra Dilma Roussef, que designou equipes da Casa Civil para detalhar esse projeto.

“Houve uma reunião no final do ano passado com representantes do Estado, do município e do Governo Federal, onde apresentamos a proposta de uma Parceria Pública Privada. O Governo Federal entraria com alguma coisa em torno de R$ 2 bilhões e o complemento - ainda não definido - seria feito pelo setor privado, pelo consórcio que vencesse essa licitação, pela prefeitura e pelo Governo do Estado”, disse Aécio Neves.

Segundo ele, a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, torna ainda mais importante para Belo Horizonte a expansão do metrô. O projeto inclui os trechos da Linha 2 (Barreiro-Calafate), a construção de um ramal subterrâneo da Linha 3 (Pampulha-Savassi) e ampliação da Linha 1 (Eldorado-Vilarinho).

“Queremos o metrô para todas as regiões da cidade, do centro a todos os bairros, mas vamos ter que definir o valor e quais as obras prioritárias. O que eu quero é acelerar esse processo para que possamos, este ano ainda, ter esse processo licitatório nas ruas e iniciarmos essas obras o mais rapidamente possível”, disse o governador.

Fonte: https://www.mg.gov.br/portalmg/do/notic ... emAcesso=7


Alexandre Gurgel Martins
MEMBRO JR
Mensagens: 61
Registrado em: 22 Dez 2008, 11:49
Localização: Belo Horizonte - MG

Aécio propõe a Lula PPP para Metrô

Mensagem não lida por Alexandre Gurgel Martins » 17 Fev 2009, 15:47

Alexandre Gurgel Martins escreveu:Aécio propõe a Lula PPP para Metrô

O governador Aécio Neves se reuniu na sexta-feira (6), em Brasília, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar sobre a proposta de Parceria Público-Privada para o metrô de Belo Horizonte. Acompanhado do prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, o governador apresentou a proposta que seria viabilizada com investimentos, até 2013, de R$ 3,4 bilhões, divididos entre o Governo Federal, Estado, prefeitura e iniciativa privada.

Segundo Aécio Neves, a expectativa é que o entendimento entre o Governo de Minas, União e prefeitura ocorra rapidamente para que o processo de licitação das obras de ampliação do metrô aconteça ainda neste ano. Na próxima semana, Marcio Lacerda se reunirá com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para dar continuidade aos estudos do primeiro modelo PPP de transporte coletivo do País.

“Espero que já, na próxima semana, o prefeito, em contato com a ministra Dilma e a sua equipe, possa dar continuidade a esses entendimentos porque o que queremos é estabelecer um cronograma de consultas públicas e ainda este ano o início do processo de licitação da continuidade do metrô de Belo Horizonte que poderia estar inserido no que se tem chamado de PAC da Mobilidade com vistas à Copa do Mundo de 2014. Seria o primeiro modelo de PPP de metrô, de transporte coletivo do Brasil”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Modelo

Aécio Neves explicou que a proposta estudada prevê investimento de R$ 1,7 bilhão por parte do Governo Federal, até 2013, quando as obras estariam concluídas. O Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte participariam com R$ 600 milhões, e a iniciativa privada com R$ 1,1 bilhão.

“Estamos trazendo a iniciativa privada exatamente para aliviar o peso do Estado nesses investimentos. Com isso, saltaríamos de 150 mil passageiros que hoje transitam diariamente pelo metrô de Belo Horizonte para mais de 800 mil passageiros. Portanto, atendida essa reivindicação, essa justa postulação, acho que aí o PAC começará a existir efetivamente em Minas Gerais”, afirmou o governador.

O projeto inclui os trechos da Linha 2 (Barreiro-Calafate), a construção de um ramal subterrâneo da Linha 3 (Pampulha-Savassi) e ampliação da Linha 1 (Eldorado-Vilarinho).

“Temos já em Minas Gerais um exemplo exitoso, que é o único do Brasil, de PPP do sistema viário. Temos uma rodovia com cerca de 500 quilômetros hoje sob a administração de uma PPP e, portanto, essa experiência nós queremos trazê-la para a capital. É a prioridade número um que apresentamos, tanto o prefeito Marcio Lacerda quanto eu”, disse Aécio Neves.

fonte: http://www.iof.mg.gov.br/noticia.asp?ur ... a=07022009


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Mar 2009, 10:01

Técnicos do Metrô de São Paulo conhecem CBTU-METRÔ BH

Imagem
A CBTU-METRÔ BH recebeu, recentemente, a visita de representantes da empresa Via Quatro, concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo. O encontro, viabilizado através do Grupo Permanente de Auto Ajuda em Manutenção Metroferroviária (GPAA), teve como objetivo a troca de experiência técnica entre a CBTU-METRÔ BH e a concessionária ligada à Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) – maior operadora de concessões rodoviárias da América Latina que, em 2006, assinou a primeira Parceria Público Privada (PPP) do País com o governo do Estado de São Paulo.

O diretor da Via Quatro, Jorge Secall, acompanhado dos engenheiros Edivaldo Wagner Martins e José Paulo Grecco, veio conhecer o pátio de Manutenção São Gabriel, em particular as oficinas e a rede aérea rígida escamoteável da Oficina de Manutenção de Material Rodante, já que o Metrô de BH é o único entre as operadoras brasileiras a dispor de tal sistema.

Os visitantes foram recebidos pelo então coordenador de Manutenção, Fernando Luiz de Pinho Tavares, e pelo secretário-geral do GPAA, Ricardo Torsani, entre outros gerentes e técnicos da área. O assistente técnico, Joemy do Carmo (GEELE), apresentou e detalhou o funcionamento da catenária rígida escamoteável, instalada pela CBTU-METRÔ BH em 1999, e que permite às composições chegarem na vala de manutenção com tração própria, assim como a elevação das caixas dos carros com a retração da rede aérea, o que facilita os trabalhos de manutenção.

Durante o encontro Fernando Pinho, destacou a importância do intercâmbio entre os técnicos da CBTU-METRÔ BH e da Via Quatro, promovido pelo GPAA que, ao longo de seus oito anos, vem funcionando como facilitador e disseminador de informações. “As discussões e trocas de experiências promovidas pelo grupo são muito positivas e ajudam a implementar soluções importantes para o dia-a-dia, além de estimular o relacionamento contínuo entre as operadoras”. Já o secretário-geral do GPAA, Ricardo Torsani, destacou a singularidade da visita lembrando que “o Metrô de BH é a única operadora brasileira a ter uma catenária rígida escamoteável e, por isso, sempre acaba servindo de referência e até de laboratório para a implementação de novos sistemas”.

Fonte: CBTU
Editado pela última vez por Landrail em 04 Mar 2009, 11:48, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 04 Mar 2009, 11:35

Isso é legal!
Tudo o que é boa prática deve ser disseminado e adaptado à realidade local.
Se o sistema do pátio de manutenção do metrô-BH é interessante, por quê não utilizá-lo em outros locais?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 04 Mar 2009, 16:22

Muito bom...

Olha a CCR de olho no metrô BH, essa empresa vai comprar o Brasil!
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Mar 2009, 16:41

Eu imagino que a ViaQuatro utilizará catenária rígida escamoteável no galpão de manutenção dos trens. Eu acho muito legal que o Metrô-BH é o único no momento a utilizar essa tecnologia, eheheh.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 04 Mar 2009, 16:45

Pode ser por esse motivo Tiago...

Mas...
Conversas obscuras e misteriosas ocorrem quando uma empresa visita a outra. (Apesar de ser necessário a licitação)
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Mar 2009, 16:51

Que nada, não é nenhum tabu falar sobre a PPP que planejam para o Metrô-BH e a vontade da CCR (não da ViaQuatro, pois ela é uma SPE - Sociedade de Propósito Específico - e só pode operar a Linha 4) de operar o sistema, caso venha a ganhar a PPP, eheheh. Mas sim, é necessária licitação, então não é certeza que a CCR ganha.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Mar 2009, 20:23

Se a VALE entrar na brincadeira acho difícil outra empresa ganhar.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MetrôBH News”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante