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[EFVM] parte II, de Sabará a Dois Irmãos...
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
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[EFVM] parte II, de Sabará a Dois Irmãos...
Todo o trabalho da montagem desse tópico foi feito pelo forista metropolitano, e eu fui responsável pelas fotos e por hospedá-las na internet, ehehe.
Esta é a segunda parte da viagem veja também a parte I
Prosseguindo com a viagem, a próxima etapa é de Sabará e depois pela variante Capitão Eduardo> Costa lacerda inaugurada em 1998 para substituir um antigo ramal da EFCB até Nova Era.
50 - Na divisa entre Sabará e Belo Horizonte este "monumento" de falta de planejamento ferroviário do regime militar (Ferrovia do Aço)
51 - Idem
52 - Os Budd´s, reparem o sistema de freios
53 - Um prédio com fortes características EFCB anexo a estação de General Carneiro (Sabará)
54 - Idem, parece que o prédio deu lugar a uma delegacia da PMMG (polícia Militar de Minas Gerais)
55 - Bairro General Carneiro (periferia de Sabará, Região Metropolitana de BH). Reparem nessa foto a platafoma com cerca amarela, ela era usada desde os tempos da EFCB para trens de suburbio de BH até Rio Acima(outra cidade da Região metropolitana), é um ramal de bitola métrica que seguia até Itabirito onde encontrava novamente os trilhos de bitola larga da EFCB (linha do centro), a FCA desativou esse trecho, e o suburbio em 1996 .
56 - O segurança, ele não chamou nossa atenção pois somos muito comportados.
57 - Um viaduto sobre O rio das Velhas ( O Rio das Velhas recebe quase 80% do esgoto de Belo Horizonte) e nasce em Ouro Preto.
58 - O Rio das Velhas também é um dos maiores afluentes do Rio São Francisco
59 - típica paisagem mineira (bem montanhosa)
60 - Neste ponto já estamos na nova variante e a velocidade aumentou bastante.
61 - E o primeiro de muitos viadutos em que passamos...
62 - O segundo viaduto da variante, este é reto
63 - Idem
64 - Para vocês terem uma idéia da altura desse viaduto reparem os ciclistas na estrada lá em baixo.
65 - Uma fazenda, parece que o trem está flutuando
66 - Segundo cruzamento, um duplex de Dash -9 (BB-40-9WM) em um trem com Holper´s (HFE).
67 - O amanhecer....
68 - Um belo trecho de mata atlântica..
69 - Combinação de mata e neblina..
70 - Um dos viadutos em que passamos..
71 - O mesmo Viaduto, porém com zoom
72 - Idem
73 - Teleféricos de minérios
74 - Fim de mais um viaduto
75 -
76 -
77 - Outro viaduto
78 - Idem
79 -
80 - A lateral do Budd
81 - Dormentes de aço
82 - Idem
83 - Ficamos um bom tempo sem ver a locomotiva
84 - Muitos carros
85 - Caeté, a última cidade da Região metropolitana de Belo Horizonte
86 - O viaduto da foto 89
87 - Serra da piedade (o ponto mais alto da RMBH) com 1783 metros de altitude
88 - Via totalmente moderna
89 - O viaduto da foto 86
90 -
91 - Outro viaduto em curva
92 - E bem alto também
93 - Tem túneis também...
94 -
95 - Uma bela cachoeira
96 - O ultimo viaduto da variante e lógico muito alto.
97 - Idem
98 - Idem
99 - 1 hora e meia após sairmos de Belo Horizonte nossa primeira parada, Estação de Dois Imãos, ela atende a duas cidades com grande potencial mineral e histórico: Santa Bárbara e Barão de Cocais.
100 - O interior dos budd´s
101 - Idem
Continua....
Esta é a segunda parte da viagem veja também a parte I
Prosseguindo com a viagem, a próxima etapa é de Sabará e depois pela variante Capitão Eduardo> Costa lacerda inaugurada em 1998 para substituir um antigo ramal da EFCB até Nova Era.
50 - Na divisa entre Sabará e Belo Horizonte este "monumento" de falta de planejamento ferroviário do regime militar (Ferrovia do Aço)
51 - Idem
52 - Os Budd´s, reparem o sistema de freios
53 - Um prédio com fortes características EFCB anexo a estação de General Carneiro (Sabará)
54 - Idem, parece que o prédio deu lugar a uma delegacia da PMMG (polícia Militar de Minas Gerais)
55 - Bairro General Carneiro (periferia de Sabará, Região Metropolitana de BH). Reparem nessa foto a platafoma com cerca amarela, ela era usada desde os tempos da EFCB para trens de suburbio de BH até Rio Acima(outra cidade da Região metropolitana), é um ramal de bitola métrica que seguia até Itabirito onde encontrava novamente os trilhos de bitola larga da EFCB (linha do centro), a FCA desativou esse trecho, e o suburbio em 1996 .
56 - O segurança, ele não chamou nossa atenção pois somos muito comportados.
57 - Um viaduto sobre O rio das Velhas ( O Rio das Velhas recebe quase 80% do esgoto de Belo Horizonte) e nasce em Ouro Preto.
58 - O Rio das Velhas também é um dos maiores afluentes do Rio São Francisco
59 - típica paisagem mineira (bem montanhosa)
60 - Neste ponto já estamos na nova variante e a velocidade aumentou bastante.
61 - E o primeiro de muitos viadutos em que passamos...
62 - O segundo viaduto da variante, este é reto
63 - Idem
64 - Para vocês terem uma idéia da altura desse viaduto reparem os ciclistas na estrada lá em baixo.
65 - Uma fazenda, parece que o trem está flutuando
66 - Segundo cruzamento, um duplex de Dash -9 (BB-40-9WM) em um trem com Holper´s (HFE).
67 - O amanhecer....
68 - Um belo trecho de mata atlântica..
69 - Combinação de mata e neblina..
70 - Um dos viadutos em que passamos..
71 - O mesmo Viaduto, porém com zoom
72 - Idem
73 - Teleféricos de minérios
74 - Fim de mais um viaduto
75 -
76 -
77 - Outro viaduto
78 - Idem
79 -
80 - A lateral do Budd
81 - Dormentes de aço
82 - Idem
83 - Ficamos um bom tempo sem ver a locomotiva
84 - Muitos carros
85 - Caeté, a última cidade da Região metropolitana de Belo Horizonte
86 - O viaduto da foto 89
87 - Serra da piedade (o ponto mais alto da RMBH) com 1783 metros de altitude
88 - Via totalmente moderna
89 - O viaduto da foto 86
90 -
91 - Outro viaduto em curva
92 - E bem alto também
93 - Tem túneis também...
94 -
95 - Uma bela cachoeira
96 - O ultimo viaduto da variante e lógico muito alto.
97 - Idem
98 - Idem
99 - 1 hora e meia após sairmos de Belo Horizonte nossa primeira parada, Estação de Dois Imãos, ela atende a duas cidades com grande potencial mineral e histórico: Santa Bárbara e Barão de Cocais.
100 - O interior dos budd´s
101 - Idem
Continua....
Editado pela última vez por Tiago Costa em 04 Mar 2009, 00:52, em um total de 1 vez.
Não se esqueça da opinião para "aglutinar" os tópicos, para que os mesmos não fiquem perdidos!
Belas fotos...
Olha, se o interior dos Budd's já é bem bonito (Dá até vontade de viajar)
como são os de 1° classe? Vocês tiraram fotos das outras classes?
Qual é a velocidade +/- do trem e nessa nova variante +/- quanto o trem atingiu?
BELAS FOTOS!
Belas fotos...
Olha, se o interior dos Budd's já é bem bonito (Dá até vontade de viajar)
como são os de 1° classe? Vocês tiraram fotos das outras classes?
Qual é a velocidade +/- do trem e nessa nova variante +/- quanto o trem atingiu?
BELAS FOTOS!
Rodrigo Lopes
Os budd´s são lindos mesmo, não tiramos porque é "proibido", ou melhor é imposível passar de uma classe para outra no trem, os carros restaurante e lanchonete dividem as classes.Lopes escreveu:Não se esqueça da opinião para "aglutinar" os tópicos, para que os mesmos não fiquem perdidos!
Belas fotos...
Olha, se o interior dos Budd's já é bem bonito (Dá até vontade de viajar)
como são os de 1° classe? Vocês tiraram fotos das outras classes?!
Os carros da primeira classe tem poltronas mais confortáveis, ar condicionado com temperatura de 20 graus e umidade do ar de 60% e serviço de bordo diferenciado.
A maior parte do tempo superior a 60 km/h e alguns trechos na velocidadade máxima quase 70 km/h.Lopes escreveu: Qual é a velocidade +/- do trem e nessa nova variante +/- quanto o trem atingiu?
BELAS FOTOS!
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caramba muito foda.
Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.
A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !
Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?
Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?
Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?
Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.
A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !
Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?
Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?
Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?
Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Estranho isso, metropolitano... Em julho do ano passado, eu fiz essa viagem entre Belo Horizonte e Pedro Nolasco (viagem que durou 14 horas)...metropolitano escreveu:Os budd´s são lindos mesmo, não tiramos porque é "proibido", ou melhor é imposível passar de uma classe para outra no trem, os carros restaurante e lanchonete dividem as classes.
Os carros da primeira classe tem poltronas mais confortáveis, ar condicionado com temperatura de 20 graus e umidade do ar de 60% e serviço de bordo diferenciado.
Entretanto, não é impossível passar de uma classe apra a outra. Eu mesmo fiz isso duias vezes durante o percurso. Sei que é complicado, pois havia muitas pessoas na classe econômica. No entanto, fui do primeiro carro (próximo ao carro com gerador, onde eu viajei) até o último carro.
Pena que no dia que viajei não tinha nenhum carro Budd no trem.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Nossa, relato muito bacana!
Bem que poderiam ter trens noturnos, e assim, poderiam utilizar/recuperar os budd´s dormitórios, pois tem vários por aí, e depois o termpo de viagem permitiria isto.
Quanto a separação de classes, imaginei que o restaurante ficasse no "meio" para poder receber os passageiros em ambos os acessos, e não ficar muito longe, se ficasse na ponta e os vagões vindos todos depois.
Aliás, a 1a classe fica por último, na composição, imagino......
Uma pergunta: Quanto está a passagem?
Bem que poderiam ter trens noturnos, e assim, poderiam utilizar/recuperar os budd´s dormitórios, pois tem vários por aí, e depois o termpo de viagem permitiria isto.
Quanto a separação de classes, imaginei que o restaurante ficasse no "meio" para poder receber os passageiros em ambos os acessos, e não ficar muito longe, se ficasse na ponta e os vagões vindos todos depois.
Aliás, a 1a classe fica por último, na composição, imagino......
Uma pergunta: Quanto está a passagem?
Da primeira para a segunda classe sim, mas ao contrário não.erick_UT440R escreveu:Estranho isso, metropolitano... Em julho do ano passado, eu fiz essa viagem entre Belo Horizonte e Pedro Nolasco (viagem que durou 14 horas)...metropolitano escreveu:Os budd´s são lindos mesmo, não tiramos porque é "proibido", ou melhor é imposível passar de uma classe para outra no trem, os carros restaurante e lanchonete dividem as classes.
Os carros da primeira classe tem poltronas mais confortáveis, ar condicionado com temperatura de 20 graus e umidade do ar de 60% e serviço de bordo diferenciado.
Entretanto, não é impossível passar de uma classe apra a outra. Eu mesmo fiz isso duias vezes durante o percurso. Sei que é complicado, pois havia muitas pessoas na classe econômica. No entanto, fui do primeiro carro (próximo ao carro com gerador, onde eu viajei) até o último carro.
Pena que no dia que viajei não tinha nenhum carro Budd no trem.
Se quem tiver na segunda e quiser para a primeira tem que pagar a diferença.
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Na variante (cerca de 100 km) o percurso é em linha singela com os chamados "pátios de cruzamento", onde um trem aguarda o outro, nesse caso o passageiro tem prioridade sobre o de carga.renanfsouza escreveu:caramba muito foda.
Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.
A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !
Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?
Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?
Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?
Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Já apartir de Costa Lacerda o trecho é duplicado até Vitória (560 km)
Sim, na classe executiva tem AC.
É possível passar de um carro para o outro.
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"Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.AGV escreveu:Nossa, relato muito bacana!
Bem que poderiam ter trens noturnos, e assim, poderiam utilizar/recuperar os budd´s dormitórios, pois tem vários por aí, e depois o termpo de viagem permitiria isto.
Quanto a separação de classes, imaginei que o restaurante ficasse no "meio" para poder receber os passageiros em ambos os acessos, e não ficar muito longe, se ficasse na ponta e os vagões vindos todos depois.
Aliás, a 1a classe fica por último, na composição, imagino......
Uma pergunta: Quanto está a passagem?
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro.
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Achei um video institucional dos 100 anos da EFVM:
http://www.youtube.com/watch?v=GTqoh55YxOQ
Surpresa, postado no youtube por Brunovix.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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De Belo Horizonte a Vitória, a passagem custa R$ 75,00 para a classe executiva e R$ 49,00 para a classe econômica. Já o contrário é um pouco mais barato, né, metropolitano ?metropolitano escreveu:"Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro.
Essa é a partida de BH, e nem é a "velocidade máxima" do trem:
http://www.youtube.com/watch?v=u7wNFeny ... re=related
E aqui o "cruzamento" dos trens de passageiros entre Ipatitinga e Governador Valadares:
http://www.youtube.com/watch?v=Xb0nKVPE ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=u7wNFeny ... re=related
E aqui o "cruzamento" dos trens de passageiros entre Ipatitinga e Governador Valadares:
http://www.youtube.com/watch?v=Xb0nKVPE ... re=related
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metropolitano escreveu:Na variante (cerca de 100 km) o percurso é em linha singela com os chamados "pátios de cruzamento", onde um trem aguarda o outro, nesse caso o passageiro tem prioridade sobre o de carga.renanfsouza escreveu:caramba muito foda.
Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.
A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !
Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?
Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?
Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?
Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Já apartir de Costa Lacerda o trecho é duplicado até Vitória (560 km)
Sim, na classe executiva tem AC.
É possível passar de um carro para o outro.
"O passageiro tem prioridade sobre o de carga"...
Olha, santa EFVM... Me dá mais raiva da ALL e MRS, que nem se quer interessa - se por transportar passageiros...
Um dia realizo essa viagem...
Rodrigo Lopes
Imaginei que a 1a ficasse do final pro meio da composição por questões de ruidos das locomotivas.metropolitano escreveu: "Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro.
Mas pode-se circular livremente pelos vagões em gera?
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AGV, como eu disse anteriormente... Eu viajei em julho do ano passado entre BH e Pedro Nolasco de primeira classe, e pude circular livremente na composição. Já o que se refere ao pessoal da classe econ6omica, já não posso afirmar nada.AGV escreveu:Imaginei que a 1a ficasse do final pro meio da composição por questões de ruidos das locomotivas.metropolitano escreveu: "Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro.
Mas pode-se circular livremente pelos vagões em gera?
Em relação a posição dos carros, os carros da classe executiva são de fabricação romena, e pude atestar que seu isolamento acústico é muito bom. Apenas dois barulhos são ouvidos: o rodar do trem (quando ele passa por AMV's) e o sopro do ar condicionado. De resto, é só silêncio...
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Quando eu fui, a composição era formada por 14 carros!!!AGV escreveu:Atah, vdd, você estava na 1a
E as composições são grandinhas não? Chegam a 20 carros.
E o rango do trem é bão/variado?
No que se refere ao rango, é bom sim... Com meia hora de antecedência, um funcionário vem e anota o seu pedido. Assim, por volta do meio dia, a sua refeição é entregue e você almoça no seu próprio assento.
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Budds são os carros de passageiros fabricados em aço inox, de fabricação / projeto da "The Budd Company", uma empresa americana.
Os carros de passageiros da antiga linha Rio-BH (Vera Cruz?), SP-RJ (Trem de Prata), dentre muitos outros, eram dessa marca, assim como a automotriz do Serra Verde Express, do Paraná.
Estou lendo um livro sobre a história deles aqui no Brasil (Carros Budd no Brasil), vale a pena, é uma tremenda fonte de informação!
Dá uma olhada nesse site, onde tem os livros:
http://www.trem.org.br/
Os carros de passageiros da antiga linha Rio-BH (Vera Cruz?), SP-RJ (Trem de Prata), dentre muitos outros, eram dessa marca, assim como a automotriz do Serra Verde Express, do Paraná.
Estou lendo um livro sobre a história deles aqui no Brasil (Carros Budd no Brasil), vale a pena, é uma tremenda fonte de informação!
Dá uma olhada nesse site, onde tem os livros:
http://www.trem.org.br/
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