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[ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
Moderador: cataclism2
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[ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
Editado pela última vez por Landrail em 17 Jan 2009, 11:26, em um total de 1 vez.
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela&
Corrigindo algumas informações...metropolitano escreveu:Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
1°) Elas foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (no total de 07 unidades), numeradas dentro da série 72 (7201 a 7207). Porém oficialmente apenas a 7201 recebeu a nomenclatura da Cutrale-Quintella. Pouco antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade foi desfeita. Entretanto, a Quintella resolveu manter a sigla CQ nas locomotivas, onde o CQ significava "Comercial Quintella".
2°) O modelo oficial dessas locomotivas são C30-7A. Isso é devido ao fato das mesmas utilizarem o motor GE 7FDL12 (de 12 cilindros), no lugar do motor GE 7FDL16 (de 16 cilindros). Para o cliente, é uma bela vantagem, pois a locomotiva possui a mesma potência (3000 HP), apresentando um menor consumo.
3°) Desde 2005, a 7205 encontra-se estacionada no pátio de Campinas da Ferroban (posteriormente BF e atualmente ALL). A mesma sofreu um acidente na Serra do Mar (na Mairinque - Santos), e desde então a mesma aguarda uma solução para suas avarias.
4°) As máquinas são operadas pela ALL, entretanto as mesmas ainda pertencem à Quintella.
Bem, esses foram os pontos onde detectei alguns pequenos errinhos, já devidamente corrigidos...
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Essas locomotivas possuem essa pintura por causa de um estudo de marketing realizado na época da aquisição pela Cutrale-Quintella.André Vasconcellos escreveu:Essa locomotiva tem uma pintura interessante... :roll:
Segundo esse estudo, a cor branca sugere higiene, condição indispensável para o transporte / manuseio de produtos alimentícios.
Na época de sua aquisição (1989), elas foram compradas devido a um projeto em parceria com a #FEPASA. A CQ compraria as locomotivas, e a FEPASA montaria um terminal em Pederneiras para o transporte de soja entre o Mato Grosso e Santos (o trecho Pedeerneiras - Santos era o braço ferroviário do projeto).
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela&
Informações fornecidas por alguns amigos, máfia do CTC.erick_UT440R escreveu:Corrigindo algumas informações...metropolitano escreveu:Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
1°) Elas foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (no total de 07 unidades), numeradas dentro da série 72 (7201 a 7207). Porém oficialmente apenas a 7201 recebeu a nomenclatura da Cutrale-Quintella. Pouco antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade foi desfeita. Entretanto, a Quintella resolveu manter a sigla CQ nas locomotivas, onde o CQ significava "Comercial Quintella".
2°) O modelo oficial dessas locomotivas são C30-7A. Isso é devido ao fato das mesmas utilizarem o motor GE 7FDL12 (de 12 cilindros), no lugar do motor GE 7FDL16 (de 16 cilindros). Para o cliente, é uma bela vantagem, pois a locomotiva possui a mesma potência (3000 HP), apresentando um menor consumo.
3°) Desde 2005, a 7205 encontra-se estacionada no pátio de Campinas da Ferroban (posteriormente BF e atualmente ALL). A mesma sofreu um acidente na Serra do Mar (na Mairinque - Santos), e desde então a mesma aguarda uma solução para suas avarias.
4°) As máquinas são operadas pela ALL, entretanto as mesmas ainda pertencem à Quintella.
Bem, esses foram os pontos onde detectei alguns pequenos errinhos, já devidamente corrigidos...
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Não estou te desmentindo, metropolitano, não me leve a mal...
Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:
1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;
2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).
Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:
1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;
2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 19 Fev 2009, 07:44, em um total de 1 vez.
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Mais algumas informações:
1°) As locomotivas General Eletric C30-7A foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (posteriormente Comercial Quintella e atualmente pertencente ao grupo Coimbra) foram adquiridas em 1990, num total de 07 unidades (numeradas de 7201 a 7207);
2°) Antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade entre a Cutrale e a Comercial Quintella foi desfeita. Porém, a 7201 já estava pintada com o nome da sociedade, e assim ela retornou à GE para ser retirada a inscrição CUTRALE-QUINTELLA, restando apenas o logotipo CQ;
3°) A aquisição destas locomotivas aprtiu de uma parceria entre a Cutrale-Quintella e a FEPASA. À CQ coube a aquisição de material rodante (07 locomotivas e 500 vagões), enquanto que à FEPASA coube "atacar" a via permanente e melhorar sua logística de transportes. A aquisição destas máquinas foi revertida em fretes futuros a serem pagos pela CQ;
3°) No início dos anos 2000 (não sei precisar a data certa), a C30-7A #7205 sofreu um acidente na Mairinque - Santos (provavelmente o acidente que baixou a 9039 (?)). Desde então, a #7205 encontra-se nas oficinas de Campinas, aguardando restauro;
4°) Nenhuma destas locomotivas foi baixada. Todas ainda pertencem à Coimbra / Comercial Quintella (inclusive a #7205 acidentada).
FONTES:
José Emílio de Castro H. Buzelin; "O livro das U-Boats no Brasil"
IGL - Inventário Geral de Locomotivas; Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem
1°) As locomotivas General Eletric C30-7A foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (posteriormente Comercial Quintella e atualmente pertencente ao grupo Coimbra) foram adquiridas em 1990, num total de 07 unidades (numeradas de 7201 a 7207);
2°) Antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade entre a Cutrale e a Comercial Quintella foi desfeita. Porém, a 7201 já estava pintada com o nome da sociedade, e assim ela retornou à GE para ser retirada a inscrição CUTRALE-QUINTELLA, restando apenas o logotipo CQ;
3°) A aquisição destas locomotivas aprtiu de uma parceria entre a Cutrale-Quintella e a FEPASA. À CQ coube a aquisição de material rodante (07 locomotivas e 500 vagões), enquanto que à FEPASA coube "atacar" a via permanente e melhorar sua logística de transportes. A aquisição destas máquinas foi revertida em fretes futuros a serem pagos pela CQ;
3°) No início dos anos 2000 (não sei precisar a data certa), a C30-7A #7205 sofreu um acidente na Mairinque - Santos (provavelmente o acidente que baixou a 9039 (?)). Desde então, a #7205 encontra-se nas oficinas de Campinas, aguardando restauro;
4°) Nenhuma destas locomotivas foi baixada. Todas ainda pertencem à Coimbra / Comercial Quintella (inclusive a #7205 acidentada).
FONTES:
José Emílio de Castro H. Buzelin; "O livro das U-Boats no Brasil"
IGL - Inventário Geral de Locomotivas; Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem
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Não, senhor!!!
Eu, pelo menos, gosto! E acredito numa convivência pacífica entre eles na mesma faixa de domínio. (olha a foto do meu avatar!!)
O problema é a nossa realidade, o dia-a -dia extremamente urbano... Por isso, o que tem muito mais comentários aqui são os sistemas urbanos!
Sou favorável a termos trens de carga cortando áreas industriais nas cidades, rodando em vias exclusivas, para atender as indústrias lindeiras (gastei o português!!! ) às ferrovias.
É importante termos estações para atender os bairros populosos, mas também é importante termos uma distribuição de algumas atividades industriais e logísticas ao longo da via férrea, em àreas próximas às estações, para termos empregos distribuídos, gerando demandas mais equilibradas, não pendulares.
Eu, pelo menos, gosto! E acredito numa convivência pacífica entre eles na mesma faixa de domínio. (olha a foto do meu avatar!!)
O problema é a nossa realidade, o dia-a -dia extremamente urbano... Por isso, o que tem muito mais comentários aqui são os sistemas urbanos!
Sou favorável a termos trens de carga cortando áreas industriais nas cidades, rodando em vias exclusivas, para atender as indústrias lindeiras (gastei o português!!! ) às ferrovias.
É importante termos estações para atender os bairros populosos, mas também é importante termos uma distribuição de algumas atividades industriais e logísticas ao longo da via férrea, em àreas próximas às estações, para termos empregos distribuídos, gerando demandas mais equilibradas, não pendulares.
Editado pela última vez por Vicente em 19 Fev 2009, 10:28, em um total de 1 vez.
erick_UT440R escreveu:Xiii.... Acho que aqui no TGVBR o pessoal não curte muito as ferrovias de carga...
Concordo com o Vicente... com a maioria dos foristas são "urbanos" de "grandes centros", não faz tanta parte do seu dia. Mas esta seção está crescendo com a contribuição do cataclism, do metropolitano e outros... Tempo ao Tempo Erick, aos poucos novos ferrofans chegarão
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Sei disso... Só acho estranho que ninguém tenha postado nada!!!
Eu adoro ferrovias (principalmente as urbanas, que é a grande maioria aqui)...
Mas pra mim já é um bom começo, pelo menos alguém postou algo aqui!!!!
Eu adoro ferrovias (principalmente as urbanas, que é a grande maioria aqui)...
Mas pra mim já é um bom começo, pelo menos alguém postou algo aqui!!!!
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Outro parêntese, Erick: pelo fato de eu morar no ABC, vejo de maneira mais comum trens da MRS. Quando vou trabalhar em SJC, sempre vejo a linha do Parateí e seus cargueiros quilométricos.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real.
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Putz, que legal Vicente!!!Vicente A.O.Junior escreveu:Outro parêntese, Erick: pelo fato de eu morar no ABC, vejo de maneira mais comum trens da MRS. Quando vou trabalhar em SJC, sempre vejo a linha do Parateí e seus cargueiros quilométricos.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real.
Voltando ao tema: Legal isso, muito bacana mesmo!!! Será uma visão interessante nào só pra mim, mas acredito que para a maioria do pessoal daqui do TGVBR!!!!Explicação: Quando postei que parecia que ninguém gostava de cargueiros aqui no TGVBR escrevi porque o tópico estava sem nenhum tipo de resposta (coisas como "Valeu, obrigado" ou então "você tá errado, não é bem assim", etc). Entendo que muitas pessoas aqui estão mais ligadas com as ferrovias urbanas (CPTM, por exemplo), e que só esporadicamente vê um trem da MRS na malha da CPTM (puxado por uma das "certeiras" GE U20C)...
Eu mesmo, quando vejo um cargueiro, deve-se ao fato de que, ao lado da minha casa há um pátio da ALL, o pátio Bolívia.
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ok, continue postando , quanto ao gosto por "generos " acho que deveriamos convidar mais pessoas.erick_UT440R escreveu: Não estou te desmentindo, metropolitano, não me leve a mal...
Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:
1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;
2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
Olha só quem apareceu sábado em Engenheiro Marsilac. Quase que a perco, se o Erick não tivesse me avisado, que ela estava engatada nesse trem.
***Dom Moreira 1178***
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
Acho que cores claras não ficam boas, dão uma apareência de "velha" e judiada.
Exceto a pintura da Brasil Ferrovias
Exceto a pintura da Brasil Ferrovias
Rodrigo Lopes
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
eu acho essa pintura linda e original, bem melhor que uma parecida com banco Real.
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
Realmente Lopes... Mas a pintura atual das "CQ's" está relamente gasta.Lopes escreveu:Acho que cores claras não ficam boas, dão uma apareência de "velha" e judiada.
Exceto a pintura da Brasil Ferrovias
Quem as viu novas, sabe que era uma pintura extremamente bonita.
Ao meu ver, apenas a pintura adotada pela Brasil Ferrovias foi tão bonita quanto o esquema de pintura das CQ's.
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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"
Eu como muitos aqui, adoro essa C30 CQ, vou postar aqui alguns dos registros que fiz dela no trecho.
01- CQ em "High Speed"
02- A 7207:
03- Cabine:
04- O logotipo da CQ na cabine:
05- O logotipo da saudosa Fepasa sob a asa do radiador e as grades sob o radiador:
06- O logotipo da CQ no meio da C30:
07- A C30 de perfil, vista a partir do Nariz Longo:
08- A 7201 em Cubatao:
09- A 7201:
10- Agora de angulo baixo:
Tenho outros registros mas sao em video =P
Por enquanto é soh
Abraços
01- CQ em "High Speed"
02- A 7207:
03- Cabine:
04- O logotipo da CQ na cabine:
05- O logotipo da saudosa Fepasa sob a asa do radiador e as grades sob o radiador:
06- O logotipo da CQ no meio da C30:
07- A C30 de perfil, vista a partir do Nariz Longo:
08- A 7201 em Cubatao:
09- A 7201:
10- Agora de angulo baixo:
Tenho outros registros mas sao em video =P
Por enquanto é soh
Abraços
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http://br.youtube.com/user/Fepasa
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