BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

TREM RIO-NITERÓI.

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Moderador: Francis

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

TREM RIO-NITERÓI.

Mensagem não lida por AGV » 31 Jul 2008, 09:40

Pessoal do RJ:

Não existe nenhum projeto ou proposta de interligar Rioe Niterói por trilhos?

E de preferência pelo caminho mais curto, rs.

Falando em mais cutro, a Rio-Niterói já deveria ter sido dimensionada para trafegar também trens expressos entre as duas cidades.

Nem que fosse uma nova ponte, paralela a atual. Hoje, mais de 30 anos da construção da 1a, as técnicas de Engenharia evoluíram bastante e se naquela época já se conseguiu este feito, imagine hoje.

[]´s!


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 31 Jul 2008, 14:29

Linha 3 do metrô fluminense?


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 31 Jul 2008, 16:09

Li há alguns anos sobre um projeto de alargamento da Ponte Rio-Niterói que previa, além da construção de mais duas faixas para os veículos, uma linha ferroviária.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 31 Jul 2008, 16:11

Nossa, demorou.....Já pensou, trens correndo a 100/120 km/h naquela ponte?

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 905
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 31 Jul 2008, 16:30

Vai saber... morreu tanta gente na construção dessa ponte que acho que o pessoal tem até medo de mexer nela. <_<


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 31 Jul 2008, 16:43

a linha 3
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Dourado
MEMBRO JR
Mensagens: 29
Registrado em: 09 Jun 2008, 15:26
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem não lida por Dourado » 28 Ago 2008, 17:45

Na Linha 3 está prevista para ter um túnel sob a Baía de Guanabara. Há uns três anos eu vi uma apresentação de um estudo da COPPE sobre um trem leve que poderia ser construído na ponte, abaixo das faixas de rolamento.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 29 Ago 2008, 11:21

Dourado, é mesmo, a Linha 3.

Gostei muito do projeto, espero que saia logo.

Eu apenas diria que, para reduzir custos, além de minimizar atrasos, poderiam utilizar um Shield mais largo (como o da L4 SP) para fazer um túnel já com as 2 vias de uma vez só.

Avatar do usuário

André Aquino
MEMBRO PLENO
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Igual na Europa

Mensagem não lida por André Aquino » 22 Fev 2009, 00:18

Neste tópico tem a opção para fazer a ligação:

http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=2420

<O>

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 02 Mar 2009, 16:33

Mas não seria algo meio "lerdo", não?

Creio que esta solução seja para distâncias um pouco maiores.

Sem falar que, só serve enquanto não há ligação física entre os pontos (Ex.:Eurotunnel ;) )

O interessante na solução é a tecnologia empregada.

Me pergunto aqui como se consegue o alinhamento vertical do barco com a via (variação de marés) bem como em caso se mar agitado. tnk


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 02 Mar 2009, 21:14

Se no passado não tivessem optado pelo transporte rodoviário, hoje seria possível uma ligação entre Rio e Niteroi pelo fundo da Baía de Guanabara.
Já tive em minhas mãos um mapa com todos os traçados de todas as linhas que já foram implantads na região metropolitana do Rio, "coisa" que nunca tinha visto antes em profundidade de detalhes. De Japeri poderíamos chegar até próximo à região de Magé. O leito ferroviário ainda existe em muitos trechos, outros foram ocupados indiscriminadamente e para desapropriação torna-se inviável (vontade política).
Existiu um trem chamado Caramuru que ligava Rio de Janeiro à Campos chegando do outro lado na altura de Itaboraí ou S. Gonçalo, daí até Niteroi seria um pulo. A questão seria modernizar as vias para tirar o atraso dos arredores destes municípios por onde passasse.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante