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PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80
Moderador: Caco
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80
Originalmente postado por ATHOS
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Esta reportagem, data do início da década de 80, quando houve a quebra deste recorde.
Naquela época, realmente o IPT estava incumbido pelo Governo do Estado de São Paulo de fazer este programa funcionar.
Foram feitos muitos testes e a velocidade operacional das composições, seria de 150 Km/h, entre várias
cidades de SP.
Mas, com quase sempre aqui no Brasil, "algo" aconteceu e o projeto se transformou em um grande supositório, e foi utilizado como tal.
Porém, um detalhe é importante a ser ressaltado, principalmente nesta época em que a mídia em geral está "doida" em cima do assunto "trem bala".
Como o próprio Governador de SP havia declarado há alguns meses atrás, cogitou-se um projeto de um trem "meio bala" (palavras dele).
Pessoalmente, acredito que se ao menos existisse transporte ferroviário, ou se este programa do Governo do Estado de São Paulo/IPT tivesse sido levado a cabo, pelo menos teríamos trens, "bala", ou não....
E, a velocidade ao qual estes expressos paulistas iriam circular está dentro daquilo que acredito que já atenderia de forma excelente a nosso país: Velocidade de cruzeiro de 150 Km/h, dentro da faixa de 120~160 Km/h, que já se tornaria uma alternativa altamente atraente, sem contudo, ter os altos custos das LGV,e que, afinal de contas, já se provou que sabemos construir linhas férreas para operar nesta velocidade, e que o Governo já sabia do óbvio sobre este meio de transporte.
Apenas não deu em nada, além de acabar publicado num "nostalgia da vida, ao invés do "alta velocidade".........
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Esta reportagem, data do início da década de 80, quando houve a quebra deste recorde.
Naquela época, realmente o IPT estava incumbido pelo Governo do Estado de São Paulo de fazer este programa funcionar.
Foram feitos muitos testes e a velocidade operacional das composições, seria de 150 Km/h, entre várias
cidades de SP.
Mas, com quase sempre aqui no Brasil, "algo" aconteceu e o projeto se transformou em um grande supositório, e foi utilizado como tal.
Porém, um detalhe é importante a ser ressaltado, principalmente nesta época em que a mídia em geral está "doida" em cima do assunto "trem bala".
Como o próprio Governador de SP havia declarado há alguns meses atrás, cogitou-se um projeto de um trem "meio bala" (palavras dele).
Pessoalmente, acredito que se ao menos existisse transporte ferroviário, ou se este programa do Governo do Estado de São Paulo/IPT tivesse sido levado a cabo, pelo menos teríamos trens, "bala", ou não....
E, a velocidade ao qual estes expressos paulistas iriam circular está dentro daquilo que acredito que já atenderia de forma excelente a nosso país: Velocidade de cruzeiro de 150 Km/h, dentro da faixa de 120~160 Km/h, que já se tornaria uma alternativa altamente atraente, sem contudo, ter os altos custos das LGV,e que, afinal de contas, já se provou que sabemos construir linhas férreas para operar nesta velocidade, e que o Governo já sabia do óbvio sobre este meio de transporte.
Apenas não deu em nada, além de acabar publicado num "nostalgia da vida, ao invés do "alta velocidade".........
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- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Re: PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80
Esse projeto foi uma piada do Quércia na época, como ele queria criar um trem de alta velocidade se ele havia cortado a maior parte das verbas de manutenção da Fepasa na mesma época?cataclism2 escreveu:Originalmente postado por ATHOS
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Esta reportagem, data do início da década de 80, quando houve a quebra deste recorde.
Naquela época, realmente o IPT estava incumbido pelo Governo do Estado de São Paulo de fazer este programa funcionar.
Foram feitos muitos testes e a velocidade operacional das composições, seria de 150 Km/h, entre várias
cidades de SP.
Mas, com quase sempre aqui no Brasil, "algo" aconteceu e o projeto se transformou em um grande supositório, e foi utilizado como tal.
Porém, um detalhe é importante a ser ressaltado, principalmente nesta época em que a mídia em geral está "doida" em cima do assunto "trem bala".
Como o próprio Governador de SP havia declarado há alguns meses atrás, cogitou-se um projeto de um trem "meio bala" (palavras dele).
Pessoalmente, acredito que se ao menos existisse transporte ferroviário, ou se este programa do Governo do Estado de São Paulo/IPT tivesse sido levado a cabo, pelo menos teríamos trens, "bala", ou não....
E, a velocidade ao qual estes expressos paulistas iriam circular está dentro daquilo que acredito que já atenderia de forma excelente a nosso país: Velocidade de cruzeiro de 150 Km/h, dentro da faixa de 120~160 Km/h, que já se tornaria uma alternativa altamente atraente, sem contudo, ter os altos custos das LGV,e que, afinal de contas, já se provou que sabemos construir linhas férreas para operar nesta velocidade, e que o Governo já sabia do óbvio sobre este meio de transporte.
Apenas não deu em nada, além de acabar publicado num "nostalgia da vida, ao invés do "alta velocidade".........
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- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
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- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
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Se não me engano, o "Publicidade" tem a ver com os direitos da imagem. Poderia estar escrito "divulgação" ou o nome do fotográfo.André Vasconcellos escreveu:Se vocês forem reparar bem,no canto superior direito da imagem está escrito ''Publicidade'',ou seja,não passou de mera coisa.E poucos anos depois as V8 estavam ''obsoletas'' e assim foram sucateadas,q final previsível né...
Sobre a notícia, fazer o que. Esse país quer ser de primeiro mundo, mas não tem ligação ferroviária entre as principais cidades do Estado mais rico. Lamentável.
Essa matéria deve ser propaganda institucional do governo de São Paulo por isso da palavra publicidade logo acima da foto.gustavodc escreveu:Se não me engano, o "Publicidade" tem a ver com os direitos da imagem. Poderia estar escrito "divulgação" ou o nome do fotográfo.André Vasconcellos escreveu:Se vocês forem reparar bem,no canto superior direito da imagem está escrito ''Publicidade'',ou seja,não passou de mera coisa.E poucos anos depois as V8 estavam ''obsoletas'' e assim foram sucateadas,q final previsível né...
Sobre a notícia, fazer o que. Esse país quer ser de primeiro mundo, mas não tem ligação ferroviária entre as principais cidades do Estado mais rico. Lamentável.
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
O pior de tudo isso é que a locomotiva detentora do recorde de velocidade brasileiro (ao atingir 164km/h) era a V8 número 6386 (antiga 386 da Companhia Paulista), e a mesma encontra-se hoje (após 23 anos da conquista do recorde) totalmente destruída em Triagem Paulista. :brv:
É, mais uma vez o Brasil prova que não dá a mínima para a sua memória...
É, mais uma vez o Brasil prova que não dá a mínima para a sua memória...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Não é só memória não, Erick, até porque se for só pensar em memória, trem de longo percurso vai ser apenas motivo de museu. Tem é de se dar valor ao que existe e não sucatear. A V8 tem 50 anos e pode rodar por mais 50! O apito dela me arrepia até hoje; mesmo depois de mais de uma década sem ouví-lo, ele ainda está na memória...erick_UT440R escreveu:O pior de tudo isso é que a locomotiva detentora do recorde de velocidade brasileiro (ao atingir 164km/h) era a V8 número 6386 (antiga 386 da Companhia Paulista), e a mesma encontra-se hoje (após 23 anos da conquista do recorde) totalmente destruída em Triagem Paulista. :brv:
É, mais uma vez o Brasil prova que não dá a mínima para a sua memória...
RIO CLARO: O MAIOR PÁTIO FERROVIÁRIO PAULISTA, HOJE UM TERRENO BALDIO.
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
projetos de trens rapidos paulista da decada de 80
pessoal este projeto era real, a questao são os governantes que enxergam apenas por quatro anos, e o mesmo projeto de hoje campinas /são paulo; se tivessem seriedade na gestão da coisa publica,ao inves de estarmos discutindo. estariamos andando nestes trens
Eita, parada de 1 minuto, conheço bem isso.
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"Uma" loco "Duplex"?
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Qual modelo das locos ?
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Leia com calma, Lopes. As V-8 vão pra ABPF, para serem restauradas e terem o merecido descanso em um museu.
A ABPF tem muito material legal, mas pouca gente (e dinheiro) pra restaurá-lo.
Por exemplo, em Campinas, estão carros do Expresso Ouro Verde, de inox, guardados. E não precisa de muita coisa pra ter eles em condição de rodar...
Sou assim mesmo Vicente leio rápido e tem vezes que deixo passar infos...
Então, a ABPF vai tê - las, que legal, pena que não poderá rodar por aí pois desgasta em demasia o trilho, devido ao peso e ao número de rodeiros...
Ouro Branco??
Explique - me melhor, sempre quis ver esses trens "ao vivo"...
Então, a ABPF vai tê - las, que legal, pena que não poderá rodar por aí pois desgasta em demasia o trilho, devido ao peso e ao número de rodeiros...
Ouro Branco??
Explique - me melhor, sempre quis ver esses trens "ao vivo"...
Rodrigo Lopes
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