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Material Rodante - Metrô de Brasília
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Autor do tópico - CO-FUNDADOR
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Material Rodante - Metrô de Brasília
O pouco que sei é que são uma série inicialmente da Mafersa e após da Alstom, semelhantes há alguns trens do Metrô do Rio de Janeiro... São arredondados, com espaçõ interno maior obtido pelo uso de bancos solitários, com portas também proporcionalmente maiores em largura.
Dados técnicos - Mafersa 1991
Material da Caixa: Aço inoxidável
Altura máxima externa da caixa: 3.663mm
Altura do piso acabado: 1.113mm
Altura do engate: 655mm
Requisitos básicos de compressão:
Carga no engate: 52.000kgf
Carga no anti-encavalamento: 100.000kg
Tipo de armação dos truques: "H" rígido
Diâmetro das rodas: 820mm
Bitola: 1.600mm
Suspensão Primária: Chevron
Suspensão Secundária: Bolsa de ar
Tipo de freio de atrito: A disco
Tipo de ligação caixa/truque: Barra de ancoragem
Raio mínimo vertical: 500m
Raio mínimo horizontal:
Operacional: 300m
Em pátios: 150m
Formação do trem:
Mínima (trem unidade): A + A
Máxima: A + 4B + A
Operação/Controle do trem: Manual / MCS
Velocidade máxima operacional: 80 km/h
Aceleração máxima: 1,12 m/s2
Desaceleração máxima de serviço: 1,2 m/s2
Desaceleração de emergência: 1,5 m/s2
Peso na condição de tara:
Carro tipo "A": 40.300 kgf
Carro tipo "B": 39.500 kgf
Capacidade de passageiros sentados:
Carro tipo "A": 44
Carro tipo "B": 52
Capacidade de passageiros em pé (condição 8 P/m2):
Carro tipo "A": 281
Carro tipo "B": 307
Alimentação de energia:
Tensão: 750 Vcc
Método de captação: 3° trilho
Tração:
Tipo de controle: Chopper
QTDE de motores (trem de 6 carros): 24
Potência por motor: 190 hp / 375 V
Freio motor: Reostático / regenerativo
Sistema de freio pneumático: M-148
Fonte auxiliar:
Tipo: Inversor estático
Tensão: 380 Vca 30/60Hz
Tensão auxiliar: 48 Vcc
Bateria:
Tipo: Chumbo Ácida
Capacidade: 140 Ah em descarga de 10 hs.
Número de elementos: 22
Tratamento de ar no salão:
Tipo: Ventilação forçada e exaustores
Capacidade: 150 trocas/h
Tratamento de ar na cabine: Ventilação forçada
Iluminação: Fluorescente
Comunicações: Com centro operacional e passageiros
Engate entre carros do trem:
Mecânico: Barra de ligação (mec. + pneum.) FSB N1
Elétrico: Jumpers
Pneumático: Mangueiras
Engate nas extremidades do trem:
Mecânico: Automático (mec. + pneum.) FSB N1
Pneumático: No acoplamento mecânico
Portas:
QTDE. por laterais: 3
Largura livre: 1.870mm
Altura livre: 1.870mm
Tipo de macanismo: Pneumático / Superior
Diferenças básicas entre os carros:
Carro tipo "A": Com cabine de comando, sistema ATC / ATP, sistema de rádio, bateria e centro de controle de comunicação com passageiros
Carro tipo "B": Sem os equipamentos acima.
Exterior
Interior
Fotos postadas pelo Vinicius
Fotos postadas pelo Landrail
Máscara
bloqueios
Máscara e lateral
Lateral
interior
Painel
Detalhe do truque
Lateral do trem estacionado na oficina de águas claras
colaboraram neste tópico : ErickUT440R ( dados técnicos), espartano, HGP, Vinicius e metropolitano ( fotos)
Editado pela última vez por HGP em 27 Fev 2009, 14:37, em um total de 3 vezes.
Muito bom, eu ainda não tinha visto esse tópico do material rodante do metrô de Brasília, com o tempo nós podemos adicionar mais infomações.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
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- MEMBRO JR
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- MEMBRO PLENO 2.0
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- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Bom, após verificar em meus arquivos, achei um catálogo oficial da Mafersa, editado na época do início da fabricação dos trens (1991). Segue abaixo as características técnicas do veículo:
Material da Caixa: Aço inoxidável
Altura máxima externa da caixa: 3.663mm
Altura do piso acabado: 1.113mm
Altura do engate: 655mm
Requisitos básicos de compressão:
Carga no engate: 52.000kgf
Carga no anti-encavalamento: 100.000kg
Tipo de armação dos truques: "H" rígido
Diâmetro das rodas: 820mm
Bitola: 1.600mm
Suspensão Primária: Chevron
Suspensão Secundária: Bolsa de ar
Tipo de freio de atrito: A disco
Tipo de ligação caixa/truque: Barra de ancoragem
Raio mínimo vertical: 500m
Raio mínimo horizontal:
Operacional: 300m
Em pátios: 150m
Formação do trem:
Mínima (trem unidade): A + A
Máxima: A + 4B + A
Operação/Controle do trem: Manual / MCS
Velocidade máxima operacional: 80 km/h
Aceleração máxima: 1,12 m/s2
Desaceleração máxima de serviço: 1,2 m/s2
Desaceleração de emergência: 1,5 m/s2
Peso na condição de tara:
Carro tipo "A": 40.300 kgf
Carro tipo "B": 39.500 kgf
Capacidade de passageiros sentados:
Carro tipo "A": 44
Carro tipo "B": 52
Capacidade de passageiros em pé (condição 8 P/m2):
Carro tipo "A": 281
Carro tipo "B": 307
Alimentação de energia:
Tensão: 750 Vcc
Método de captação: 3° trilho
Tração:
Tipo de controle: Chopper
QTDE de motores (trem de 6 carros): 24
Potência por motor: 190 hp / 375 V
Freio motor: Reostático / regenerativo
Sistema de freio pneumático: M-148
Fonte auxiliar:
Tipo: Inversor estático
Tensão: 380 Vca 30/60Hz
Tensão auxiliar: 48 Vcc
Bateria:
Tipo: Chumbo Ácida
Capacidade: 140 Ah em descarga de 10 hs.
Número de elementos: 22
Tratamento de ar no salão:
Tipo: Ventilação forçada e exaustores
Capacidade: 150 trocas/h
Tratamento de ar na cabine: Ventilação forçada
Iluminação: Fluorescente
Comunicações: Com centro operacional e passageiros
Engate entre carros do trem:
Mecânico: Barra de ligação (mec. + pneum.) FSB N1
Elétrico: Jumpers
Pneumático: Mangueiras
Engate nas extremidades do trem:
Mecânico: Automático (mec. + pneum.) FSB N1
Pneumático: No acoplamento mecânico
Portas:
QTDE. por laterais: 3
Largura livre: 1.870mm
Altura livre: 1.870mm
Tipo de macanismo: Pneumático / Superior
Diferenças básicas entre os carros:
Carro tipo "A": Com cabine de comando, sistema ATC / ATP, sistema de rádio, bateria e centro de controle de comunicação com passageiros
Carro tipo "B": Sem os equipamentos acima.
Material da Caixa: Aço inoxidável
Altura máxima externa da caixa: 3.663mm
Altura do piso acabado: 1.113mm
Altura do engate: 655mm
Requisitos básicos de compressão:
Carga no engate: 52.000kgf
Carga no anti-encavalamento: 100.000kg
Tipo de armação dos truques: "H" rígido
Diâmetro das rodas: 820mm
Bitola: 1.600mm
Suspensão Primária: Chevron
Suspensão Secundária: Bolsa de ar
Tipo de freio de atrito: A disco
Tipo de ligação caixa/truque: Barra de ancoragem
Raio mínimo vertical: 500m
Raio mínimo horizontal:
Operacional: 300m
Em pátios: 150m
Formação do trem:
Mínima (trem unidade): A + A
Máxima: A + 4B + A
Operação/Controle do trem: Manual / MCS
Velocidade máxima operacional: 80 km/h
Aceleração máxima: 1,12 m/s2
Desaceleração máxima de serviço: 1,2 m/s2
Desaceleração de emergência: 1,5 m/s2
Peso na condição de tara:
Carro tipo "A": 40.300 kgf
Carro tipo "B": 39.500 kgf
Capacidade de passageiros sentados:
Carro tipo "A": 44
Carro tipo "B": 52
Capacidade de passageiros em pé (condição 8 P/m2):
Carro tipo "A": 281
Carro tipo "B": 307
Alimentação de energia:
Tensão: 750 Vcc
Método de captação: 3° trilho
Tração:
Tipo de controle: Chopper
QTDE de motores (trem de 6 carros): 24
Potência por motor: 190 hp / 375 V
Freio motor: Reostático / regenerativo
Sistema de freio pneumático: M-148
Fonte auxiliar:
Tipo: Inversor estático
Tensão: 380 Vca 30/60Hz
Tensão auxiliar: 48 Vcc
Bateria:
Tipo: Chumbo Ácida
Capacidade: 140 Ah em descarga de 10 hs.
Número de elementos: 22
Tratamento de ar no salão:
Tipo: Ventilação forçada e exaustores
Capacidade: 150 trocas/h
Tratamento de ar na cabine: Ventilação forçada
Iluminação: Fluorescente
Comunicações: Com centro operacional e passageiros
Engate entre carros do trem:
Mecânico: Barra de ligação (mec. + pneum.) FSB N1
Elétrico: Jumpers
Pneumático: Mangueiras
Engate nas extremidades do trem:
Mecânico: Automático (mec. + pneum.) FSB N1
Pneumático: No acoplamento mecânico
Portas:
QTDE. por laterais: 3
Largura livre: 1.870mm
Altura livre: 1.870mm
Tipo de macanismo: Pneumático / Superior
Diferenças básicas entre os carros:
Carro tipo "A": Com cabine de comando, sistema ATC / ATP, sistema de rádio, bateria e centro de controle de comunicação com passageiros
Carro tipo "B": Sem os equipamentos acima.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
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- MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Pessoal,
Consegui um contato com alguém da parte de manutenção do Metrô-DF que gentilmente se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre essa parte das características técnicas dos veículos, inclusive dos novos 12 novos trens que estão sendo licitados. Mas ele me pediu para especificar quais características eu gostaria de saber... Bem... Alguém poderia relacionar as informações mais interessantes para vocês? Seria essas mesmas que o erick_UT440R postou? Só não dá para abusar senão eu perco o informante!!! rsrs
No aguardo...
Abraço
Consegui um contato com alguém da parte de manutenção do Metrô-DF que gentilmente se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre essa parte das características técnicas dos veículos, inclusive dos novos 12 novos trens que estão sendo licitados. Mas ele me pediu para especificar quais características eu gostaria de saber... Bem... Alguém poderia relacionar as informações mais interessantes para vocês? Seria essas mesmas que o erick_UT440R postou? Só não dá para abusar senão eu perco o informante!!! rsrs
No aguardo...
Abraço
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- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Uma dúvida.
São duas linhas no Metro. Elas tem vias separadas ou compartilham as mesmas vias?
Eu tive a oportunidade de entrar em um carro destes. Foi, se não me engano, em 1998 na Estação Júlio Prestes.
Eu tive a oportunidade de entrar em um carro destes. Foi, se não me engano, em 1998 na Estação Júlio Prestes.
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Autor do tópico - CO-FUNDADOR
- Mensagens: 2866
- Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
- Localização: São Paulo - SP
Re: Uma dúvida.
André Aquino escreveu:São duas linhas no Metro. Elas tem vias separadas ou compartilham as mesmas vias?
Eu tive a oportunidade de entrar em um carro destes. Foi, se não me engano, em 1998 na Estação Júlio Prestes.
Andre as linhas formam um Y, de maneira que o trecho comum de Central e Aguas Claras serve as linhas verde e laranja - mesma via. Os trens vem alternados para Ceilãndia (verde) e Samambaia ( laranja), sendo que a separação/junção dos braços se dá em aguas claras.
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- MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Espartano_Brasília escreveu:Pessoal,
Consegui um contato com alguém da parte de manutenção do Metrô-DF que gentilmente se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre essa parte das características técnicas dos veículos, inclusive dos novos 12 novos trens que estão sendo licitados. Mas ele me pediu para especificar quais características eu gostaria de saber... Bem... Alguém poderia relacionar as informações mais interessantes para vocês? Seria essas mesmas que o erick_UT440R postou? Só não dá para abusar senão eu perco o informante!!! rsrs
No aguardo...
Abraço
Alguém arrisca? Posso repetir oe quesitos apontados pelo erick_UT440R? Ninguém tem mais nenhuma dúvida?
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Espartano,
O Erick conseguiu os dados completos dos TUE's. Se você conseguir tudo o que ele conseguiu, tá bom demais!
Caso não consiga, veja os dados desse tópico, levantados do trem da L1
do metrô de SP, pra ter uma idéia:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1344&start=0
Obrigado pela iniciativa!
O Erick conseguiu os dados completos dos TUE's. Se você conseguir tudo o que ele conseguiu, tá bom demais!
Caso não consiga, veja os dados desse tópico, levantados do trem da L1
do metrô de SP, pra ter uma idéia:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1344&start=0
Obrigado pela iniciativa!
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Gustavo, os trens do Metrô DF possuem a alavanca de modalidade (Manual / MCS / ATO), na mesma posição dos trens da Linha 3 - Vermelha do Metrô de São Paulo.
Porém, a alavanca encontra-se travada, sendo possível a movimentação da mesma apenas entre as posições Manual e MCS. Entretanto, na licitação para a aquisição de novos trens, o ganahdor deverá também isntalar o sistema ATO tanto nos trens (frota atual e nova), assim como os equipamentos necessários na via permanente!
Porém, a alavanca encontra-se travada, sendo possível a movimentação da mesma apenas entre as posições Manual e MCS. Entretanto, na licitação para a aquisição de novos trens, o ganahdor deverá também isntalar o sistema ATO tanto nos trens (frota atual e nova), assim como os equipamentos necessários na via permanente!
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Lopes, a motorização dos trens do MDF é bem parecida com as dos trens do MSP... A quantidade de motores (04 motores por carro). Seguem alguns dados comparativos:Lopes escreveu:A Motorização dos trens de Brasíla são parecidos com os da Linha 3?
Potência global do trem (MDF - 04 carros) - 2236 kW
Potência global do trem (MSP Milênio - 06 carros) - 3360 kW
Porém, o peso do trem (na consição de tara) é esse:
Peso MDF - 04 carros: 157,8 ton.
Peso MSP Milênio - 06 carros: 229,4 ton.
Portanto, com esses valores obtemos as seguintes relações:
MDF - 14,17 kW / ton.
MSP - 14,65 kW / ton.
Assim, é possível atingir a velocidade de 80 km/h em um tempo de aproximadamente 33 segundos, o que é uma exigência de projeto adotada pelo MEtrô São Paulo e também utilizada pelo Metrô do Distrito Federal.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
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- ADMINISTRADOR
- Mensagens: 40
- Registrado em: 23 Fev 2009, 23:16
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Material Rodante - Metrô de Brasília
Vou postar umas fotos de um amigo meu OT do Metrô do DF, ele deu autorização para postá-las, porém não vou citar o nome dele para não "complicar" pra ele lá, hehehe!
Link (Mirror) da imagem acima: http://img442.imageshack.us/img442/2957/cabine1.png
Link (Mirror) da imagem acima: http://img404.imageshack.us/img404/8687/cabine1.jpg
Link (Mirror) da imagem acima: http://img169.imageshack.us/img169/6605/cabinek.jpg
Bônus do Post (Alagamento na Linha):
Link (Mirror) da imagem acima: http://img696.imageshack.us/img696/6648/chuvametro.jpg
Abraço,
Igor Isaias Banlian
Link (Mirror) da imagem acima: http://img442.imageshack.us/img442/2957/cabine1.png
Link (Mirror) da imagem acima: http://img404.imageshack.us/img404/8687/cabine1.jpg
Link (Mirror) da imagem acima: http://img169.imageshack.us/img169/6605/cabinek.jpg
Bônus do Post (Alagamento na Linha):
Link (Mirror) da imagem acima: http://img696.imageshack.us/img696/6648/chuvametro.jpg
Abraço,
Igor Isaias Banlian
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Autor do tópico - CO-FUNDADOR
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- Localização: São Paulo - SP
Re: Material Rodante - Metrô de Brasília
Valeu Igor. Fazia tempo que não movimentavamos o sub do Metrô de Brasília. Aproveita e convida seu amigo para o TGVBR também!
Re: Material Rodante - Metrô de Brasília
caraca esse metrô de brasilia é dez,ele tem uma leve semelhança(o modelo de trem) com o sistema do Rio.
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