BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam...
[Notícia] Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam...
Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam viagem de trem mais segura
11/03/2009 - 19h29
O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, fez uma inspeção, na manhã desta quarta-feira (11/03), nas obras de recuperação do ramal ferroviário Saracuruna – Guapimirim. As obras começaram em novembro do ano passado no trecho entre Magé e Guapimirim, que tem 17 km. Em toda esta extensão, já foram trocados mais de oito mil dormentes. Os trabalhos incluíram ainda a fixação dos trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das caneletas laterais da via, além de capina do mato ao longo da via.
A partir de agora, os trabalhos estarão concentrados no trecho restante da ferrovia entre Magé e Saracuruna. A previsão é que toda a recuperação do ramal, que tem 40 quilômetros de extensão, fique pronto em junho. Com isso, a Secretaria de Transportes pretende criar novos horários de viagem entre Saracuruna e Guapimirim.
- Essa linha atende principalmente trabalhadores que acordam cedo para se deslocar até o município do Rio. Estive em Guapimirim diversas vezes e constatamos que o ramal precisava mesmo de reforma. Essa era uma dívida do estado com esses passageiros. Há mais de 20 anos não havia uma reforma geral, apenas pequenos reparos. Com essa grande obra, a viagem vai ficar muito mais segura e poderemos aumentar a quantidade de horários para o Rio. Hoje são feitas apenas seis viagens por dia. Até abril queremos colocar oito e até o final do ano 12 horários. – explicou o secretário Julio Lopes.
Na segunda etapa da obra, a Secretaria Estadual de Transportes prevê a substituição de mais nove mil dormentes, fora a colocação de novos lastros, que são as pedras britadas que ficam entre os trilhos para garantir a estabilidade da via para a circulação dos trens.
Trecho pode ganhar novos trens
No trecho conhecido como Corte Magé, o mais crítico da estação do município, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. Segundo os técnicos, o sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado, e não acaba com a vegetação.
Com a reforma e a melhoria da condição de circulação na via, o secretário de Transportes pretende colocar novos trens para atender o ramal. Equipes da Secretaria de Transportes vão negociar com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento de trens moderno com motor a diesel, como os que circulam na malha ferroviária da CBTU em municípios do Nordeste do país.
- Os trens que circulam no ramal Saracuruna-Guapimirim são muito antigos. Não fornecem realmente o conforto necessário aos passageiros. Já temos uma equipe destinada a negociar uma futura compra de trens para atender a região. Nossa meta é melhorar a qualidade do transporte público em toda a Região Metropolitana.
Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=561
11/03/2009 - 19h29
O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, fez uma inspeção, na manhã desta quarta-feira (11/03), nas obras de recuperação do ramal ferroviário Saracuruna – Guapimirim. As obras começaram em novembro do ano passado no trecho entre Magé e Guapimirim, que tem 17 km. Em toda esta extensão, já foram trocados mais de oito mil dormentes. Os trabalhos incluíram ainda a fixação dos trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das caneletas laterais da via, além de capina do mato ao longo da via.
A partir de agora, os trabalhos estarão concentrados no trecho restante da ferrovia entre Magé e Saracuruna. A previsão é que toda a recuperação do ramal, que tem 40 quilômetros de extensão, fique pronto em junho. Com isso, a Secretaria de Transportes pretende criar novos horários de viagem entre Saracuruna e Guapimirim.
- Essa linha atende principalmente trabalhadores que acordam cedo para se deslocar até o município do Rio. Estive em Guapimirim diversas vezes e constatamos que o ramal precisava mesmo de reforma. Essa era uma dívida do estado com esses passageiros. Há mais de 20 anos não havia uma reforma geral, apenas pequenos reparos. Com essa grande obra, a viagem vai ficar muito mais segura e poderemos aumentar a quantidade de horários para o Rio. Hoje são feitas apenas seis viagens por dia. Até abril queremos colocar oito e até o final do ano 12 horários. – explicou o secretário Julio Lopes.
Na segunda etapa da obra, a Secretaria Estadual de Transportes prevê a substituição de mais nove mil dormentes, fora a colocação de novos lastros, que são as pedras britadas que ficam entre os trilhos para garantir a estabilidade da via para a circulação dos trens.
Trecho pode ganhar novos trens
No trecho conhecido como Corte Magé, o mais crítico da estação do município, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. Segundo os técnicos, o sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado, e não acaba com a vegetação.
Com a reforma e a melhoria da condição de circulação na via, o secretário de Transportes pretende colocar novos trens para atender o ramal. Equipes da Secretaria de Transportes vão negociar com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento de trens moderno com motor a diesel, como os que circulam na malha ferroviária da CBTU em municípios do Nordeste do país.
- Os trens que circulam no ramal Saracuruna-Guapimirim são muito antigos. Não fornecem realmente o conforto necessário aos passageiros. Já temos uma equipe destinada a negociar uma futura compra de trens para atender a região. Nossa meta é melhorar a qualidade do transporte público em toda a Região Metropolitana.
Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=561
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: [Notícia] Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam...
Será que a Sectran-RJ estuda a aquisição de VLT's diesel como o do Crato?Vinicius escreveu:Com a reforma e a melhoria da condição de circulação na via, o secretário de Transportes pretende colocar novos trens para atender o ramal. Equipes da Secretaria de Transportes vão negociar com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento de trens moderno com motor a diesel, como os que circulam na malha ferroviária da CBTU em municípios do Nordeste do país.
- Os trens que circulam no ramal Saracuruna-Guapimirim são muito antigos. Não fornecem realmente o conforto necessário aos passageiros. Já temos uma equipe destinada a negociar uma futura compra de trens para atender a região. Nossa meta é melhorar a qualidade do transporte público em toda a Região Metropolitana.
Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=561
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Hum, está parecendo que sim. Se for, vai ser uma ótima opção, pois pelo número absurdamente baixo de viagens (12 viagens por dia em um cenário futuro? Acho muito pouco), parece que a demanda não é muito grande. Quem sabe não aumenta com intervalos menores, e esses VLTs, que podem oferecer um conforto muito superior ao desses trens atuais.
Poderia ser elaborado um projeto de melhorias nas paradas e estações da linha. Ai o projeto de recuperação dessa linha ficaria completo.Tiago Costa escreveu:Hum, está parecendo que sim. Se for, vai ser uma ótima opção, pois pelo número absurdamente baixo de viagens (12 viagens por dia em um cenário futuro? Acho muito pouco), parece que a demanda não é muito grande. Quem sabe não aumenta com intervalos menores, e esses VLTs, que podem oferecer um conforto muito superior ao desses trens atuais.
-
- Novato
- Mensagens: 17
- Registrado em: 25 Dez 2008, 15:56
Essa linha deveria dar origem a uma nova linha ligando toda a baixada fluminense seguindo até Seropédica, não sei se seria uma linha com grande demanda, mas acho interessante a idéia de fazer uma linha transversal, passando pelo menos pelos principais municipios da baixada com vários pontos de integração com as demais linhas e integrando de importantes regiões econômicas da baixada, essa linha sairia de Guapimirim indo até Nova Iguaçu.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Concordo e acho meio estranho também a possibilidade de novos trens, quando o que mais falta ali é manutenção em coisas tão básicas, como limpeza. Estas linhas da CENTRAL conseguem se sustentar com a quantidade atual de passageiros?Lopes escreveu:Que divertido!
Recuperação de ramal.
Mas acho que não se deve apenas regularizar a via em si e sim adquirir novos TUD's, já que na minha opinião esse negócio de manter uma loco puxando carros de passageiros (Mesmo reformados, já pedem arrego) da Central...
Essa idéia já era!
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes