BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Olá pessoal!!!
Estava fazendo a minha caminhada matinal perto do Centro Administrativo Operacional do Metrô (CAO) e do Pátio Águas Claras, e aproveitei para tirar umas fotos externas. Infelizmente o dia estava nublado e muito chuvoso, o que acabou prejudicando a qualidade e a variedade das fotos. As imagens foram tirados em um domingo de manhã.
Enfim... Sei que vai ficar um gostinho de quero mais, principalmente de fotos internas, mas por enquanto vamos aproveitando essas imagens externas.
Segue abaixo algumas informações sobre o Complexo Administrativo e o Pátio de Águas Claras.
Sede
O Complexo Administrativo e Operacional do METRÔ-DF está sediado em Águas Claras. Abrange uma área de 600 mil metros quadrados, com aproximadamente 12,4 km de vias operacionais. Reúne as unidades administrativas da Companhia, o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Pátio Águas Claras, com oficinas e edificações destinadas às atividades de conservação e de manutenção da frota.
Manutenção
A manutenção preventiva e corretiva dos trens do METRÔ-DF é realizada no Pátio Águas Claras, onde fica localizado o Complexo de Manutenção, anexo ao Complexo Administrativo e Operacional (CAO). Há também a mobilização de equipes reservas de técnicos em regime de plantão para o atendimento exclusivo em caso de ocorrência de algum problema nos trens em operação comercial e em qualquer outro sistema.
Pátio Águas Claras
O Pátio Águas Claras conta com 12,4 km de vias operacionais, incluindo a via de testes. Possui três acessos à via principal: Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. A localização estratégica, na bifurcação das linhas Verde e Laranja, permitem uma distribuição eficiente dos trens, antes do início da operação comercial assim como seu recolhimento quando necessário.
Pátio Asa Sul (não faz parte do complexo)
Localizado próximo à Estação Shopping, o Pátio Asa Sul tem como função servir de base para o recolhimento de trens a pequenos serviços, apoio às equipes de manutenção, linhas de estacionamento de trens, instalações para pessoal de operação e limpeza, e torre de controle de tráfego.
Controle operacional
A supervisão e o controle da operação, que inclui subsistemas de tráfego, energia, telecomunicações, são centralizados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), considerado o cérebro do Metrô-DF.
O controle é totalmente informatizado. Profissionais qualificados acompanham, em tempo integral, toda a atividade dos trens. Tudo isso é feito com ajuda de sensores instalados ao longo dos trilhos e um sistema de comunicação em fibra ótica.
Essa estrutura permite a recepção e a transmissão de informações entre o CCO e as demais unidades do sistema metroviário, como trens, estações e subestações. A central recebe, em tempo real, informações sobre a velocidade nas vias, o tempo de permanência nas estações, o fluxo de passageiros e o fornecimento de energia nas vias.
Fonte: site do Metrô-DF
Vamos ao que interessa! Em tempo: essas fotos serão uma exclusividade do TGV. Não vou divulgá-las em outros locais.
1 - Vista da linha laranja sentido Samambaia. Reparem o Complexo à direita, após os prédios em contrução.
2 - Uma imagem mais aproximada
3 - Foto da Sede
4 - Mais uma
5 - Visão geral com as oficinas à direita
6 - Olha umas composições estacionadas
7 - Mais uma destacando o Complexo e as composições
8 - Mais uma
9 - Vista geral do Pátio de Águas Claras e da entrada das oficinas. Olhem os meninos aí.
10 - Mais uma
11 - Outro ângulo. Reparem essa composição da direita
12 - Mais uma dela... Estava sendo lavada
13 - Ela por outro ângulo
14 - Hora do banho
15 - Mais uma
16 - Olha o faxinão
17 - Uma geral, com o Taguatinga Shopping ao fundo
18 - Eu estava naquele viaduto ali. Em baixo tem uma das entradas/saídas do Pátio.
19 - Por fim, a mesma saída por um outro ângulo. Essa saída desemboca na linha verde.
Apreciem sem moderação!
Estava fazendo a minha caminhada matinal perto do Centro Administrativo Operacional do Metrô (CAO) e do Pátio Águas Claras, e aproveitei para tirar umas fotos externas. Infelizmente o dia estava nublado e muito chuvoso, o que acabou prejudicando a qualidade e a variedade das fotos. As imagens foram tirados em um domingo de manhã.
Enfim... Sei que vai ficar um gostinho de quero mais, principalmente de fotos internas, mas por enquanto vamos aproveitando essas imagens externas.
Segue abaixo algumas informações sobre o Complexo Administrativo e o Pátio de Águas Claras.
Sede
O Complexo Administrativo e Operacional do METRÔ-DF está sediado em Águas Claras. Abrange uma área de 600 mil metros quadrados, com aproximadamente 12,4 km de vias operacionais. Reúne as unidades administrativas da Companhia, o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Pátio Águas Claras, com oficinas e edificações destinadas às atividades de conservação e de manutenção da frota.
Manutenção
A manutenção preventiva e corretiva dos trens do METRÔ-DF é realizada no Pátio Águas Claras, onde fica localizado o Complexo de Manutenção, anexo ao Complexo Administrativo e Operacional (CAO). Há também a mobilização de equipes reservas de técnicos em regime de plantão para o atendimento exclusivo em caso de ocorrência de algum problema nos trens em operação comercial e em qualquer outro sistema.
Pátio Águas Claras
O Pátio Águas Claras conta com 12,4 km de vias operacionais, incluindo a via de testes. Possui três acessos à via principal: Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. A localização estratégica, na bifurcação das linhas Verde e Laranja, permitem uma distribuição eficiente dos trens, antes do início da operação comercial assim como seu recolhimento quando necessário.
Pátio Asa Sul (não faz parte do complexo)
Localizado próximo à Estação Shopping, o Pátio Asa Sul tem como função servir de base para o recolhimento de trens a pequenos serviços, apoio às equipes de manutenção, linhas de estacionamento de trens, instalações para pessoal de operação e limpeza, e torre de controle de tráfego.
Controle operacional
A supervisão e o controle da operação, que inclui subsistemas de tráfego, energia, telecomunicações, são centralizados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), considerado o cérebro do Metrô-DF.
O controle é totalmente informatizado. Profissionais qualificados acompanham, em tempo integral, toda a atividade dos trens. Tudo isso é feito com ajuda de sensores instalados ao longo dos trilhos e um sistema de comunicação em fibra ótica.
Essa estrutura permite a recepção e a transmissão de informações entre o CCO e as demais unidades do sistema metroviário, como trens, estações e subestações. A central recebe, em tempo real, informações sobre a velocidade nas vias, o tempo de permanência nas estações, o fluxo de passageiros e o fornecimento de energia nas vias.
Fonte: site do Metrô-DF
Vamos ao que interessa! Em tempo: essas fotos serão uma exclusividade do TGV. Não vou divulgá-las em outros locais.
1 - Vista da linha laranja sentido Samambaia. Reparem o Complexo à direita, após os prédios em contrução.
2 - Uma imagem mais aproximada
3 - Foto da Sede
4 - Mais uma
5 - Visão geral com as oficinas à direita
6 - Olha umas composições estacionadas
7 - Mais uma destacando o Complexo e as composições
8 - Mais uma
9 - Vista geral do Pátio de Águas Claras e da entrada das oficinas. Olhem os meninos aí.
10 - Mais uma
11 - Outro ângulo. Reparem essa composição da direita
12 - Mais uma dela... Estava sendo lavada
13 - Ela por outro ângulo
14 - Hora do banho
15 - Mais uma
16 - Olha o faxinão
17 - Uma geral, com o Taguatinga Shopping ao fundo
18 - Eu estava naquele viaduto ali. Em baixo tem uma das entradas/saídas do Pátio.
19 - Por fim, a mesma saída por um outro ângulo. Essa saída desemboca na linha verde.
Apreciem sem moderação!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Muito obrigado, Espartano!
É um material riquíssimo!!
É um material riquíssimo!!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 120
- Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
- Localização: Uberlândia/MG
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Belas fotos, achei a dos "meninos" bem interessante, ainda vou passear no Metro DF.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Valeu Vicente! Moro no mesmo bairro do Pátio Águas Claras e não poderia deixar de fazer alguns registros. Sempre que puder vou tentar mostrar um pouquinho do nosso sistema.Vicente A.O.Junior escreveu:Muito obrigado, Espartano!
É um material riquíssimo!!
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Passear no Metrô-DF é bem interessante porque a composição segue pela superfície em boa parte do percurso. Isso quase sempre torna a viagem bem agradável e diferente. Uma verdadeira terapia! Valeu Roberto!Roberto escreveu:Belas fotos, achei a dos "meninos" bem interessante, ainda vou passear no Metro DF.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
O Metrô DF tem o charme de ser "espaçoso", acredito que, em Brasília, o que não falta é espaço, já que a cidade é relativamente plana e não tem quase nada em volta.Espartano_Brasília escreveu: 1 - Vista da linha laranja sentido Samambaia. Reparem o Complexo à direita, após os prédios em contrução.
Normalmente, os metrôs estão "espremidos" no meio de cidades gigantescas, que já não conseguem mais crescer e se verticalizam. O que está longe de ser o caso aí...
Como engenheiro, grande poeta.
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Eduardo GJF,
È verdade. Temos muito espaço ainda no DF. Isso faz parte do modelo modernista de urbanismo onde existem muitas áreas verdes e grandes espaços bucólicos. A linha do Metrô foi construída numa zona de expansão urbana. Grande parte dos bairros servidos ainda estava em construção. Águas Claras por exemplo (retratada na foto) era ocupada por dezenas de chácaras que foram desapropriadas. No entanto, essas áreas em volta da linha estão num processo de forte verticalização. Faz parte do projeto do governo a ocupação ordenada das áreas próximas à linha do metrô. Em poucos anos tudo estará ocupado por edifícios residenciais, comerciais ou avenidas. Só lembrando que o DF é um Ente federativo muito novo. Tem apenas 48 anos de existência.
Sobre essa região quotada por você, ela fica justamente na divisão das duas linhas. Por isso os grandes espaços segregados, Repare nessa foto onde começa essa grande curva. A linha do meio é a verde... As duas da ponta são a laranja... A foto que você destacou é justamente o encontro dos trilhos da linha laranja depois dessa curva a esquerda. Lá na frente (depois da entrada do pátio) os trilhos ficam mais próximos ainda.
È verdade. Temos muito espaço ainda no DF. Isso faz parte do modelo modernista de urbanismo onde existem muitas áreas verdes e grandes espaços bucólicos. A linha do Metrô foi construída numa zona de expansão urbana. Grande parte dos bairros servidos ainda estava em construção. Águas Claras por exemplo (retratada na foto) era ocupada por dezenas de chácaras que foram desapropriadas. No entanto, essas áreas em volta da linha estão num processo de forte verticalização. Faz parte do projeto do governo a ocupação ordenada das áreas próximas à linha do metrô. Em poucos anos tudo estará ocupado por edifícios residenciais, comerciais ou avenidas. Só lembrando que o DF é um Ente federativo muito novo. Tem apenas 48 anos de existência.
Sobre essa região quotada por você, ela fica justamente na divisão das duas linhas. Por isso os grandes espaços segregados, Repare nessa foto onde começa essa grande curva. A linha do meio é a verde... As duas da ponta são a laranja... A foto que você destacou é justamente o encontro dos trilhos da linha laranja depois dessa curva a esquerda. Lá na frente (depois da entrada do pátio) os trilhos ficam mais próximos ainda.
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Mostrar que o sistema vai além dos trens e estações, grande contribuição Espartano!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Uau, gostei muito das fotos, Espartano ! Gostei do prédio administrativo com um enorme logo do Metrô-DF.
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Gostei, é sempre bom ver fotos do metrô da nossa capital.
Valeu espartano.
Valeu espartano.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
app app
Muito bom, parabéns Espartano!
Muito bom, parabéns Espartano!
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Valeu pessoal!
Sempre que tiver oportunidade, vou mostrar um pouquinho do sistema que serva a nossa Capital.
Abraço!
Sempre que tiver oportunidade, vou mostrar um pouquinho do sistema que serva a nossa Capital.
Abraço!
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Parabéns Espartano !
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Belas fotos Espartano ! Obrigado mesmo por estas informações. Quero muito um dia conhecer o metrô da nossa capital.
Espartano, na foto 6 eu contei quatro carros. Todas as composições operam nesta formação ?
Espartano, na foto 6 eu contei quatro carros. Todas as composições operam nesta formação ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Valeu Renan!!!Renanfsouza escreveu:Belas fotos Espartano ! Obrigado mesmo por estas informações. Quero muito um dia conhecer o metrô da nossa capital.
Espartano, na foto 6 eu contei quatro carros. Todas as composições operam nesta formação ?
Respondendo a sua pergunta, todas as composições operam com 4 carros mesmo. As próprias estações foram projetadas para abrigar 4 carros. Acho que dificilmente teremos uma mudança no futuro. Para aumentar a capacidade do sistema, devem optar mesmo pela diminuição dos intervalos (atualmente em 4:45 min nos horários de pico no ramal principal e o dobro nos ramais bifurcados) e a modernização da sinalização.
Mas acredito que essa capacidade seja compatível com a realidade do DF. Atualmente Brasília tem pouco menos de 3 milhões de habitantes, sendo que apenas pouco mais de 1 milhão de habitantes residem nos bairros servidos pelo metrô. Esses bairros estão em intenso processo de verticalização, mas mesmo assim dificilmente passarão dos 2 milhões de moradores. Com isso, o sistema deve atender tranquilamente as necessidades dessa população residente.
Sobre os outros bairros não servidos pelo sistema, o DF tem uma característica bem peculiar que é a grande quantidade de condomínios horizontais. A cidade é muito espalhada e com pouca densidade demografica. Então um sistema de VLP (veículos leves sobre pneus) atenderia muito bem as demais áreas da cidade. A própria integração entre outros modais poderia ser melhor explorada.
Com isso, novas linhas do metrô ficarão para um futuro distante. Porém, no Plano Piloto (área tombada que recebe grande parte dos veículos que trafegam diariamente na cidade) existem projetos de linhas de VLT (três trechos em planejamento). Então, a tendência é a conclusão do atual sistema metroviário (incluindo a Asa Norte) e a construção de trechos de VLT totalmente integrados com o metrô.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Obrigado pelas informações
Eu já vi alguns planos para o VLT para a Copa de 2014. Estou aqui torcendo pra vingar !
Eu já vi alguns planos para o VLT para a Copa de 2014. Estou aqui torcendo pra vingar !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Que tal indexarmos esse patio renan com um thumbnail???
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Eu acho uma excelente idéia.
Espartano, escolha a sua foto favorita para adicionarmos ao índice
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Fiquem à vontade!! Podem escolher qualquer foto para adicionar ao índice!
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Metrô de Brasília - Vista externa do Pátio Águas Claras
Pronto, já está lá. Ficou diferente do modelo do Lipe porque daquele jeito eu não sei fazer... O que vocês acharam ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante