23/3/2009 - 14h21 23/3/2009 14:21:37
Trem magnético deve ligar Galeão ao Santos Dumont
Da Redação
Um trem de levitação magnética poderá ser a saída para acabar com a distância que separa os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro. A Coppe/UFRJ estuda um projeto deste tipo, o Maglev-Cobra. A entidade universitária firmou uma parceria com a Secretaria Estadual de Transportes para acompanhar o projeto. O primeiro protótipo do trem magnético já está sendo construído e tem data para ser inaugurado: abril do ano que vem.
No trajeto, o Maglev-Cobra passaria pela Ilha do Fundão, Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá e Praça XV, fazendo conexão com metrô na Cinelândia. As pesquisas para o trem já receberam cerca de R$ 500 mil de incentivo dos governos federal e estadual, através de convênios com CNPQ, Capes e FAPERJ. Para as etapas de testes, o Governo do Estado vai investir mais R$ 4,7 milhões.
Segundo os pesquisadores, a construção do sistema Maglev-Cobra é até três vezes mais econômica do que o metrô. O secretário de Transportes Julio Lopes quer conhecer melhor a tecnologia desenvolvida e marcou uma visita ao laboratório da Coop nesta semana.
"É um projeto audacioso. Sendo viável, pode se transformar em uma solução para o transporte rápido de passageiros. Todo projeto sério que busca solução para o transporte de passageiros tem nosso apoio", declarou o secretário Julio Lopes.
O projeto do trem de levitação, que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Coppe há dez anos, agora entra em fase de execução de teste. O trem experimental, em tamanho real, terá cinco módulos, com capacidade de transportar até oito pessoas em cada um deles. Os testes serão feitos numa linha magnetizada de 100 metros de extensão, dentro da Ilha do Fundão.
A tecnologia de ponta utiliza nitrogênio super-resfriado em cápsulas no lugar das tradicionais rodas. A proximidade do nitrogênio resfriado com os trilhos magnetizados por super ímãs provoca o efeito de levitação. O primeiro desses módulos magnetizados já foi testado nos laboratórios da Coop e suportou muito bem o peso de seis adultos. Da forma como está sendo concebido, o Maglev-Cobra tem capacidade de trafegar com velocidade de até 70km/h.
(MG)
---
Fonte: Agência Rio
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Trem magnético deve ligar Galeão ao Santos Dumont
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
[Notícia] Trem magnético deve ligar Galeão ao Santos Dumont
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
Re: [Notícia] Trem magnético deve ligar Galeão ao Santos Dumont
Estou extasiado. Espero o desenrolar dos fatos sobre este assunto desde o final de 2006.
http://www.planeta.coppe.ufrj.br/imprim ... artigo=891
Nunca pensei que o nosso secretário Júlio Lopes fosse ter peito para querer sequer ouvir sobre este projeto. Mas,Graças a Deus, eu estava completamente equivocado. É bem verdade que muitos interesses estão em jogo, principalmente no exterior. Assim como nossos pesquisadores e empreendedores não se deixaram intimidar para levar adiante a Embraer, a exploração de petróleo em águas profundas, beneficiamento de urânio, etc.,etc., deve ser feito com o Maglev.
Mais um ótimo motivo para estar lána UFRJ na sexta feira para o lançamento do livro.
Quem sabe em um futuro próximo, além do Santos Dumont e Galeão, todos os modais da cidade não estarão interligados por ele.
Pç XV, Pier Mauá, Central, Br.Mauá, Rodoviária, Metrô, bondes de Sta Teresa, bicicletários, rampa de voo livre, em fim tudo o que se mexe.
Me desculpem pelo ufanismo, é que fiquei muito eufórico.
http://www.planeta.coppe.ufrj.br/imprim ... artigo=891
Nunca pensei que o nosso secretário Júlio Lopes fosse ter peito para querer sequer ouvir sobre este projeto. Mas,Graças a Deus, eu estava completamente equivocado. É bem verdade que muitos interesses estão em jogo, principalmente no exterior. Assim como nossos pesquisadores e empreendedores não se deixaram intimidar para levar adiante a Embraer, a exploração de petróleo em águas profundas, beneficiamento de urânio, etc.,etc., deve ser feito com o Maglev.
Mais um ótimo motivo para estar lána UFRJ na sexta feira para o lançamento do livro.
Quem sabe em um futuro próximo, além do Santos Dumont e Galeão, todos os modais da cidade não estarão interligados por ele.
Pç XV, Pier Mauá, Central, Br.Mauá, Rodoviária, Metrô, bondes de Sta Teresa, bicicletários, rampa de voo livre, em fim tudo o que se mexe.
Me desculpem pelo ufanismo, é que fiquei muito eufórico.
-
- MEMBRO JR
Seria um sonho! Será que esse projeto inviabilizaria o projeto da supervia (ou vice-versa) de levar o trem até a Ilha do Governador?
-
- MODERADOR RJ
O ramal da Supervia ligando Bonsucesso até a Ilha está confirmado já e é o projeto principal do Pró-XXI...
Agora esse projeto da levitação magnética é muito interessante mesmo pra ser implantado naquela região,e acho q saindo do Galeão até Tom Jobim com o ramal de Bonsucesso-Ilha seriam bons e interessantes investimentos em transportes para a Copa ...
Agora esse projeto da levitação magnética é muito interessante mesmo pra ser implantado naquela região,e acho q saindo do Galeão até Tom Jobim com o ramal de Bonsucesso-Ilha seriam bons e interessantes investimentos em transportes para a Copa ...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!