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Existe solução para o transporte público no Brasil?

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.

Autor do tópico
Alexandre Gurgel Martins
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Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Alexandre Gurgel Martins » 27 Mar 2009, 13:37

Especialista aponta trens e metrôs como solução para congestionamentos, poluição, desconforto e insegurança



O transporte público das grandes metrópoles brasileiras, quando comparado a cidades de países desenvolvidos ou mesmo a algumas cidades de países emergentes, apresenta significativas diferenças organizacionais e gerenciais, defasagens tecnológicas e distorções sócio-econômicas. Vou tomar o exemplo de Barcelona, que possui cerca de seis milhões de habitantes e possui um magnífico sistema de transporte público, denominado de Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), composto por metrô, trens suburbanos e regionais, veículos leves sobre trilhos (bondes elétricos), ônibus urbanos e turísticos, funiculares e táxis. O TMB é coordenado e gerenciado por uma única entidade, a Autoridade de Transporte Metropolitano (ATM), que utiliza um sistema de integração com um único bilhete, que permite ao usuário fazer transferências nos sistemas de metrô, trens, bondes e ônibus, durante uma hora e quinze minutos.

Em complemento ao TMB, a infra-estrutura viária da cidade possui avenidas largas, com faixas segregadas para ônibus e táxis, ciclovias demarcadas, estacionamentos subterrâneos, mergulhões, boa sinalização e semaforização sincronizada. Não existem, obviamente, transportes alternativos e clandestinos, visto que o poder público não dá espaço para tais anomalias, simplesmente porque atende com competência e eficácia as demandas por transporte da população. Existe ainda segurança pública, dentro e fora do sistema de transporte e tudo funciona nos horários pré-estabelecidos. Os usuários do TMB podem comprar seus bilhetes integrados em todas as estações de bondes e metrô, através de eficientes máquinas que aceitam cartões de crédito e dinheiro ou nas bilheterias tradicionais do metrô. Os congestionamentos são raros ou toleráveis, mesmo nas horas de rush.

Aí, o caro leitor pode argumentar que Barcelona pertence a uma cultura avançada, de Primeiro Mundo etc e tal. Concordo, mas eles começaram tudo isso um dia e vieram evoluindo progressivamente para atingirem o estágio atual. Por que Barcelona e outras grandes cidades espanholas, como Madri, Sevilha e Bilbao, além de outras metrópoles européias, como Paris, Londres, Bruxelas, possuem excelentes sistemas de transporte público? Por que os países europeus investem tanto em transporte público? Simplesmente, os europeus perceberam que o transporte público é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Do lado dos países emergentes ou em desenvolvimento, os governantes também perceberam que sistemas eficientes e eficazes de transporte públicos levam felicidade, tranqüilidade e bem estar para a população, atraem investimentos externos e desenvolvem o grande filão econômico que é o turismo. Nessa situação, posso citar os casos de Santiago do Chile, Cidade do México e Pequim, na China, que possuem redes metroviárias mais extensas e sistemas de transporte público mais competentes e mais qualitativos que os sistemas de nossas duas maiores cidades, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Brasil, o transporte público não apresenta boa qualidade, carece de grandes investimentos em sistemas integrados e não goza de boa reputação com a população urbana, visto que sua imagem está associada a congestionamentos, poluição, desconforto, insegurança e perdas de tempo. Ademais, os altos custos tarifários do transporte público geram problemas sociais e infelicidade para a população das cidades, bem como malefícios para a economia como um todo, como, por exemplo, desemprego e favelização, bem como aumento dos moradores de rua das grandes cidades, uma vez que os empregadores buscam trabalhadores com moradias próximas aos locais de trabalho, para reduzir faltas, atrasos e gastos com transporte.

Então, qual seria a solução para o transporte público no Brasil? Sem dúvida alguma, a solução são os trens e metrôs. Nos países desenvolvidos, não há registro de regiões metropolitanas densamente povoadas, com mais de 10 milhões de habitantes, que contabilizam 70% dos deslocamentos de seus habitantes realizados por ônibus, como ocorre, por exemplo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. As grandes metrópoles mundiais possuem competentes sistemas metroferroviários, de alta capacidade, para atender demandas dessa natureza, de forma integrada com os demais modos de transporte complementares e alimentadores.

Os estudos de viabilidade econômica dos projetos metroferroviários mostram claramente que são gerados benefícios sócio-econômicos suficientes para superar os investimentos públicos realizados, tais como as reduções de acidentes de trânsito, diminuição dos tempos de viagem, economia de combustíveis, eliminação de congestionamentos, redução das poluições atmosférica e sonora, valorização imobiliária, estruturação urbana, redução dos custos de manutenção das vias urbanas e aumento de arrecadação tributária, além de benefícios intangíveis como conforto, segurança, tranqüilidade e qualidade de vida. Em última análise, as grandes regiões metropolitanas brasileiras precisam, urgentemente, de sistemas de transporte público baseados em espinhas dorsais metroferroviárias, abrangentes e integradas aos demais modos de transporte, para, no futuro, nossos descendentes possam usufruir de melhor mobilidade urbana e de um meio ambiente mais agradável.


Fonte: Marcus Quintella*, Blog Mercado Ético – Portal Terra, 06/03/2009.
(*) Marcus Quintella é doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, mestre em Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), considerado um dos principais especialistas em transportes urbanos. Professor da Fundação Getúlio Vargas e do IME. É atualmente Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
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Achei muito pertinente a opinião desse especialista. É algo que já ouvimos falar muito, mas que é sempre bom reforçar! O Brasil em geral tem que se conscientizar disso...


Renanfsouza
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Renanfsouza » 27 Mar 2009, 14:22

app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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AGV
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por AGV » 27 Mar 2009, 15:32

Assino embaixo e complemento: A solução é transporte sobre trilhos, e o grande responsável pela reputação do transporte coletivo, é um "certo" tipo de veículo, que usa pneus........


...que numa atitude de inacreditável (ou acreditável) cinísmo inacreditável, colou, em SP, grandes cartazes nos seus veículos, dizendo: "Ande de ( meio de transporte): 5 milhões de pessoas não podem estar erradas"

:gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr:


ERRADAS??????? ou sem opção???????????????

:gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :brv: :brv: :brv: :gr: :gr: :gr: :brv: :brv: :brv: :gr: :gr: :gr: nnoo nnoo nnoo nnoo :brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb:


Aliás, por que tem tanto "corredor" de ônibus??? ("corredor", igual aquele que o povo se encheu um dia e quebrou tudo!!!!! )

Parece que funciona, e é bem vistoso, dá para pôr placas por toda sua extensão, não é???????

E ainda estão continuando a insistir com ele, pois, mesmo que funciona, já se desgastou com a opinião píblica, e sua proposta é bastante questionável, como os tais de "passa rápido" <_< daqui de SP.....

Exemplo: o da Av. Ver. José Diniz(SP): Imagem


Autor do tópico
Alexandre Gurgel Martins
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Alexandre Gurgel Martins » 27 Mar 2009, 15:40

AGV escreveu:Assino embaixo e complemento: A solução é transporte sobre trilhos, e o grande responsável pela reputação do transporte coletivo, é um "certo" tipo de veículo, que usa pneus........


...que numa atitude de inacreditável (ou acreditável) cinísmo inacreditável, colou, em SP, grandes cartazes nos seus veículos, dizendo: "Ande de ( meio de transporte): 5 milhões de pessoas não podem estar erradas"

:gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :gr:


ERRADAS??????? ou sem opção???????????????

:gr: :gr: :gr: :gr: :gr: :brv: :brv: :brv: :gr: :gr: :gr: :brv: :brv: :brv: :gr: :gr: :gr: nnoo nnoo nnoo nnoo :brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb:
SEM OPÇÃO, penso que é a melhor explicação. Infelizmente na maioria das situações, estamos nas mãos das empresas de ônibus, pagando caro por um transporte de muita má qualidade... :brv:
Ressalto com sinceridade que achei que os bondes haviam "se extinguido" há muito tempo, e me agradou muito saber que na Espanha, eles continuam a rodar "firme e forte"!!! Que inveja do sistema de transporte de Barcelona... :( :( :(
Editado pela última vez por Alexandre Gurgel Martins em 27 Mar 2009, 15:47, em um total de 1 vez.

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AGV
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por AGV » 27 Mar 2009, 15:44

Pois é, por isto, este meio de transporte no Brasil, cavou um abismo bem caprichado, e lá colocou sua reputação.

Eles são parte do sistema, mas.....


Ainda bem que aqui é um site/fórum de trilhos..... :rl: :rl: b ) b ) b )


okk


Autor do tópico
Alexandre Gurgel Martins
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Alexandre Gurgel Martins » 27 Mar 2009, 15:51

Mais um texto, que achei muito pertinente, sobre a nossa precária situação frente ao transporte sobre trilhos... Num país tão grande como o nosso, deixar as ferrovias chegarem ao ponto que chegaram é muito triste e deprimente.
Brasil, um país que continua fora dos trilhos

Apesar de mais confortável, poucas são as opções de transporte de passageiro por trens no país


Todo ano, na temporada de feriados que emendam Natal, fim de ano e ressaca de verão que se estica até o Carnaval, o Brasil mostra escancaradamente quão extrema é sua vulnerabilidade em deslocar viajantes. Aviões lotados, aeroportos entupidos, rodoviárias botando gente pelo ladrão, estradas coalhadas de carros e ônibus que mostram que pelo menos nas regiões em que o país mais cresceu – Sul e Sudeste –, além de insuficientes, os meios de locomoção estão banidos da opção ferroviária como alternativa para aliviar a tensão e o estresse dos passageiros. O trem de passageiro leva vantagens sobre a rodovia. Com a tecnologia atual, de controles automatizados e eletrônicos, a possibilidade de acidentes é remota. Quando em via dupla, a segurança e a fluidez melhoram substancialmente. Além disso, sem solavancos, andar sobre trilhos transforma em prazer o ato de viajar.

Apesar de vantagens, tem sido entediante nas últimas décadas falar em trens de passageiros nos percursos de médias e longas distâncias. Nos anos 70, com as ferrovias estatizadas, trens e linhas já se mostravam decadentes demais para competir em conforto e rapidez com carros e ônibus. Durante anos ouvi recorrentemente um lugar comum de que o trem foi intencionalmente abandonado por governantes, principalmente por Juscelino Kubitschek, em favor da indústria automobilística que nascia no país a partir do final dos anos 50. Feito meninos travessos, temos costume arraigado de transferir responsabilidades para justificar atos inconseqüentes e irresponsáveis no trato das coisas públicas. O que ocorreu, isto sim, com as ferrovias foi um inchaço desmedido das estruturas a partir da estatização das companhias. Instalou-se um verdadeiro deus-nos-acuda. A Rede Ferroviária Federal virou um paquiderme inadiministrável com uma folha superior a 100 mil empregados. Nem governos militares, autoritários e pretensamente favoráveis às ferrovias, foram capazes de colocar o Brasil nos trilhos.

Lembro do projeto da Ferrovia do Aço, lançado nos anos 70, em pleno regime militar. Batizada de ferrovia de mil dias – prazo estipulado para seu término –, a obra foi entregue muito tempo depois, e assim mesmo inconclusa e não eletrificada como previa o esboço. Feito ação entre amigos, a obra, repartida entre várias empreiteiras, carecia de um projeto final de engenharia. E era farônica – dos 900 quilômetros originais, pelo menos metade era de pontes e viadutos. Foi idealizada para ter raio de curva de 900 metros, bitola larga e outras especificações próprias para receber passageiros que jamais tiveram acesso aos seus trilhos.

Quem vê trens de passageiros na Europa, chiques, elegantes, pergunta: por que no Brasil não temos esse direito? Dá para contar nos dedos as ferrovias brasileiras que oferecem trens de passageiros. Uma dessas exceções é a Cia. Vale do Rio Doce, que mantém trens nas linhas de Carajás e Vitória a Minas. No Sul e Sudeste, onde estão concentrados maciçamente o PIB e a população, trem de passageiro em média e longa distâncias inexiste. Na privatização das ferrovias, na segunda metade dos anos 90, as empresas que assumiram as linhas deixaram claro desde o início que passageiro estava excluído do negócio. Só carga interessa aos operadores privados.

De tempos para cá tem se falado demasiadamente em trem-bala para ligar por trilhos o Rio de Janeiro a São Paulo. A operadora que privatizou o trecho, a MRS Logística, tem contrato que vai além de 2020 e, ao que consta, sua estrutura é para transportar cargas. Nem maquinista é passageiro, chamado que é de tripulante. Nas discussões preliminares sobre o trem-bala nunca vi mencionado como se ajeitaria a questão das desapropriações de tal grandeza em áreas tão valorizadas como as que ligam os dois estados. Alguém diz que para se evitarem indesejáveis e perigosas passagens de nível, uma solução seriam vias férreas elevadas sobre pilastras. Seja como for, o Brasil precisa da opção ferroviária para passageiros. Mas, para isso, requer projetos de infra-estrutura que caibam nos orçamentos, que, como se sabe, atavicamente padecem de inanição.
Imagem


Fonte: Gazeta Mercantil, Ariverson Feltrin (Editor de Infraestrutura), 07/01/2009.


Pablo ITT
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 27 Mar 2009, 18:50

É bastante desagradável tocar na nossa ferida assim, mas vamos encarar uma realidade.
Portugal e Espanha até duas ou três décadas atrás estavam em um patamar bastante lamentável, talvez até com menos chances que o Brasil. Olhemos os dias de hoje quem é Portugal e como está a Espanha. Olhando friamente, se eles estavam tão ruins quanto nós como eles coseguiram e nós não?
Outro ponto, quando melhora a qualidade de vida, em tese, a produtividade tende a aumentar. Um dia o nosso querido presidente falou esta seguinte frase:
-" O nosso empresariado ainda não chegou nem na revolução francesa". Hoje ele é presidente e chegamos à conclusão que os políticos é que ainda não chegaram ainda na renascença, se é que já saíram da idade da pedra lascada.
Por questão até de amor ao dinheiro a qualidade de vida deveria ser prorizada, mas não é.
Porque eu disse isto tudo aí em cima, é que as vezes parece que uma nuvem de sadismo rondando a cabeça das pessoas que insistem em não querer a evolução, não querer dar solução para nada.
Mas, felizmente ainda tem muita gente querendo virar o jogo.
Veja o que sai no JB em dezembro de 2007.

Preço do trânsito pagaria linha de metrô, calcula USP

http://intelog3.tempsite.ws/site/defaul ... cula%20USP
Já dava para ter muita coisa pronta.

:brrb: :brrb:


Lopes
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Lopes » 27 Mar 2009, 19:12

Serei curto e grosso, digo q não li a matéria por falta de tempo, logo a lerei e comentarei mais "profundamente".


Diria que a solução é a partir de 3 elementos:

Investimento, Investimento e Manutenção
Rodrigo Lopes


Correia431M
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Correia431M » 29 Mar 2009, 20:30

Se for falar em corredor como por exemplo o da Av. São João e o da Av. Rebouças, em São Paulo esqueça. Esses dois corredores foram muito mal planejados sem nenhum tipo de infra estrutura, para que o transporte possa desenvolver uma velocidade considerável.

No caso do São João, não existe nenhum tipo de sincronia entre os semáforos, mal você acaba de sair de um farol vermelho e já dá de cara com outro na frente.

Mas como o forum aqui é de ferrovias, eu não pretendo estender muito esse assunto aqui. Uma sugestão que eu faria, é ver se há a possibilidade de fazer vários estudos sobre a viabilidade de se implantar VLTs, ao invés de corredores de ônibus. Certamente acho que melhoraria o trânsito, e consequentemente a qualidade do ar da cidade, por estar utilizando tração elétrica. é até uma solução a curto prazo já que o metrô é uma obra demorada, e com uma construção onerosa.
***Dom Moreira 1178***

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Jorge Luis
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Jorge Luis » 29 Mar 2009, 21:13

quero sugerir à administração um forum so pra VLT (vlp), na pagina principal, pois o assunto e apaixonante e relevamte,asim se criaria topicos exclusivo, o sistema atual e meio complicado e a gente perde tempo procurando, pois ele aparece em varios topicos, ex; nostalgia, cptm e outros. Como sou novo espero que tenham entendido a minha sugestão, os topicos seriam iguais ao do metro na pagina principal. vlt sao paulo- vlt abc - vlt recife, assim por diante.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

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AGV
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por AGV » 30 Mar 2009, 09:40

Rodrigo Leste 4 escreveu: Mas como o forum aqui é de ferrovias, eu não pretendo estender muito esse assunto aqui.
Vamos falar bem do que é bom.... :rl:

b )

Quanto a uma seção só para vlt´s, poderemos estudar a possibilidade.

Talvez uma seção "geral" e, se desenvolvendo, poderia de desmembrar em várias outras, uma para cada operadora/regão. tnk


Jorge Luis
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Jorge Luis » 30 Mar 2009, 15:21

Obrigado por acolher minha sugestão, o VLT e um transporte que vai se consolidar,pois quando da implantação do metro ja se falava nele com outro nome (pre metro) e fazia parte dos projetos, mas que foram abandonado a favor dos corredores de onibus.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por AGV » 30 Mar 2009, 15:41

O que me preocupa é que um dos princípios de operação do VLT é que ele para em semáforos, quando o que mais precisamos é de rapidez e fluidez e
se condiserarmos o "fator Brasil", pode virar um paliativo caro ao se escolher ele no lugar do Metrô, ou melhor, protelando o Metrô, e fazendo do VLT uma "solução mágica", que só sirva de plataforma política....


Renanfsouza
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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Mar 2009, 19:36

^^

É... mas existe a possibilidade de construir linhas de VLT em vias segregadas.

Mas mesmo que não seja o caso, ainda assim é possível fazer com que o VLT possua intervalos tão precisos que só pegue sinais abertos. Na verdade esse era o plano para o VLT de Vitória. Basta fazer direito :@:

Além do mais....... Pelo Código de Trânsito Brasileiro, os veículos sobre trilhos possuem prioridade sobre os automotivos. Ora, então que não se construam VLTs com passagens de nível em vias arteriais e que deixem o VLT correr.

Mesmo em cidades grandes como Maceió, o trem urbano da CBTU passa em perímetros extremamente densos no centro da cidade e o trânsito dá passagem. Sei que o trem possui intervalos grandes mas com Maceió sendo contemplada pelo VLT Padrão da CBTU (TUD), fatalmente os intervalos serão reduzidos e pelo que entendi, a via será a mesma. Ou seja: DEIXEM O TREM PASSAR :Y:
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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Re: Existe solução para o transporte público no Brasil?

Mensagem não lida por AGV » 31 Mar 2009, 08:30

Renanfsouza escreveu:^^

É... mas existe a possibilidade de construir linhas de VLT em vias segregadas.

Mas mesmo que não seja o caso, ainda assim é possível fazer com que o VLT possua intervalos tão precisos que só pegue sinais abertos. Na verdade esse era o plano para o VLT de Vitória. Basta fazer direito :@:

Além do mais....... Pelo Código de Trânsito Brasileiro, os veículos sobre trilhos possuem prioridade sobre os automotivos. Ora, então que não se construam VLTs com passagens de nível em vias arteriais e que deixem o VLT correr.
É justamente este meu medo. Imagem

O "fator Brasil"... <_<


Aqui se faz tudo de modo que a coisa não funcione direito e ainda querem que acreditemos pura e simplesmente nas palavras de quem está dizendo, "isto será sensacional, você vai ver.

Tudo porque fazer direito, custa mais caro... <_<

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