Compradas da NREX em 2001, as 14 SD40-3MP foram a 2° compra de locomotivas usadas vindas dos EUA para a MRS e a primeira delas com locomotivas vindo reformadas.
Chegando prontas para rodar e numeradas de 5301 a 5314, foram logo destacadas para os principais trens de minério para exportação e abastecimento da CSN, tradição seguida desde os tempos da EFCB com a chegada das primeiras RS-1 em 1946.
Construídas de uma salada de ''SDs'', as ''MACOSAs'' ou ''53'' como são chamadas pelos maquinistas, são originarias de 3 ferrovias: Southern Pacific, Canadian Pacific e Canadian National.
Entre as locomotivas da Southern Pacific vieram dois modelos diferentes: SD40R e SD45R fabricadas pela EMD, enquanto as originais da Canadian Pacific e Canadian National eram SD40 fabricadas pela GMD no Canadá, sendo que todas foram produzidas entre 1966 e 1971.
Ferrovia orig modelo orig n° orig modelo ref n° NREX n° MRS
Código: Selecionar todos
CP SD40 5504 ______ 5504 5301
CN SD40 5017 ______ 5017 5302
CN SD40 5180 ______ 5180 5303
SP SD45 8946 SD45R 7508 5304
CP SD40 5535 _____ 5535 5305
SP SD45 8940 SD45R 7475 5306
SP SD40 8446 SD40R 7311 5307
SP SD45 8914 SD45R 7517 5308
SP SD45 8852 SD45R 7433 5309
SP SD45 8921 SD45R 7500 5310
SP SD45 9018 SD45R 7530 5311
SP SD45 8854 SD45R 7463 5312
SP SD45 8876 SD45R 7443 5313
SP SD40 8408 SD40R 7324 5314
OBS: orig = original
ref = reformado
NREX = National Railway Equipment
SP = Southern Pacific
CP = Canadian Pacific
CN = Canadian National
1° = As SD40 e SD45 da Southern Pacific foram todas modernizadas com a tecnologia das SD40-2, com isso passando para o modelo SD40R e SD45R e consequentemente renumeradas.
2° = A numeração usada pela NREX para as SD40R e SD45R é a numeração que elas receberam da Southern Pacific após a modernização.
3° = Na reforma das SD45R pela NREX foram retirados os motores originais de 20 cilindros (20-645-E-3) e instalado o tradicional 16-645-E-3 para economia de combustível e também pela menor potência, 3300 HP brutos.
É muito fácil confundir as ex SD40 e SD40R com as SD40-2 da MRS devido ao mesmo desenho da GM, mas também, é fácil diferencia-las por três características bem simples:
1° = A ausência em todas* elas (inclusive nas ex SD45R) do numberboard traseiro.
* = A locomotiva 5303 é a única excessão, alem de possuir o numberboard traseiro instalado pela MRS, possui também o farol traseiro na posição vertical.
2° = Todas possuem como proteção dos radiadores uma tela montada junto de uma grade de fixação como nas SD38M.
3° = As SD40 eram todas montadas com estrado próprio, por isso possuem as ''varandas'' menores do que as SD40-2
A SD40-2 (5228) e a ex SD45R (5312) e na foto abaixo uma ex SD45R (5304) e uma ex SD40 (5305), onde se pode notar com facilidade a diferença entre as ''varandas''.
Existe também uma característica oriunda da Canadian National, no caso as MKs 5302 e 5303:
A posição do bocal de abastecimento no centro do tanque de combustível, obrigando os tanques de ar serem divididos.
Quanto às 8 ex SD45R, as diferenças são muito nítidas. As principais são na traseira, neste caso, a região dos radiadores é em forma de ''Y'' devido o motor original de 20 cilindros onde era necessário maior quantidade de agua para refrigeração e consequentemente radiadores maiores. Na mesma região, foi instalado o freio manual.
Como são mais compridas do que o normal (por causa do motor maior) e montadas com estrado das SD40, elas não possuem as ''varandas''. Vale notar também que algumas possuem a grade dos radiadores iguais das SD40-2 e outras iguais as ex SD40R.
Todas receberam as ''orelhas de elefante'', porém a 5311 está rodando sem o dispositivo.
Fonte:Máfia do CTC
Passando pela abandonada estação de Marinhos em Brumadinho :evil:
Painel
Com orelha de elefante: :evil:
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