BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Moderador: Guilherme Pinho
[Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Próxima estação: Cidade Nova
O Metrô cria traçado para aumentar a capacidade de passageiros
Na superfície: a estação terá ventilação e luz naturais
Longe do burburinho que cerca a abertura, em dezembro, da Estação General Osório, a primeira do sistema em Ipanema, o Metrô Rio já iniciou as obras para inaugurar, em março de 2010, a Estação Cidade Nova, localizada em frente à sede da prefeitura. A 36ª parada é um ponto estratégico para o transporte subterrâneo na cidade. Ela marca a entrada em funcionamento da Linha 1A, um trecho de 2 800 metros que liga os dois trajetos existentes e elimina a necessidade de baldeação na plataforma do Estácio para quem transita entre a Zona Sul e os bairros do subúrbio. De acordo com a concessionária, o novo traçado, resultado de um investimento de 250 milhões de reais, deve reduzir o intervalo dos trens de quatro para dois minutos. A previsão é que, com esse espaçamento menor, as composições consigam transportar até 800 000 pessoas diariamente, diminuindo assim o desconforto, que é a principal reclamação dos usuários. Atualmente, 550 000 passageiros utilizam o transporte a cada dia.
Mais rápido: viagem entre Pavuna e Botafogo diminuirá em treze minutos
Sua eficácia, no entanto, causou polêmica e foi até tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ex-diretor de planejamento e projetos do Metrô durante sua fase de implantação, o engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell questiona o trajeto que interliga as estações de São Cristóvão e Central. "Se um único trem parar por um problema qualquer, a rede inteira não andará", afirma o especialista. "As duas linhas têm sistemas de sinalização e velocidades distintas. É matematicamente impossível que os trens passem a operar com intervalos de dois minutos." Ele enfatiza que o novo percurso é em curva e ainda tem um aclive, o que inviabilizaria a manutenção da velocidade no trecho. No entanto, o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza Costa, sustenta a eficiência do projeto. "O cliente ganhará treze minutos na viagem entre Pavuna e Botafogo, sem a necessidade de saltar do trem", prevê.
A plataformas terão 7 metros de largura para escoar os passageiros: acesso por meio de escadas e elevadores
Em construção desde dezembro passado, a Estação Cidade Nova já está com as fundações prontas e começa a pôr as vigas em pé. Será erguida na superfície e as plataformas, com 7 metros de largura, terão ventilação e luz naturais, como as paradas da Linha 2 (Estácio-Pavuna). O projeto do escritório JBMC Arquitetura prevê uma passarela de 200 metros de extensão e 7,5 de largura sobre a Avenida Presidente Vargas, a 6 metros de altura para não prejudicar a passagem dos carros alegóricos no Carnaval. "Queremos que a passarela faça parte da paisagem da Avenida Presidente Vargas", afirma o arquiteto responsável pelo projeto, João Batista Martinez Corrêa. "Teremos a Candelária em uma extremidade e a estação na outra."
Fonte: http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-j ... idade-nova
O Metrô cria traçado para aumentar a capacidade de passageiros
Na superfície: a estação terá ventilação e luz naturais
Longe do burburinho que cerca a abertura, em dezembro, da Estação General Osório, a primeira do sistema em Ipanema, o Metrô Rio já iniciou as obras para inaugurar, em março de 2010, a Estação Cidade Nova, localizada em frente à sede da prefeitura. A 36ª parada é um ponto estratégico para o transporte subterrâneo na cidade. Ela marca a entrada em funcionamento da Linha 1A, um trecho de 2 800 metros que liga os dois trajetos existentes e elimina a necessidade de baldeação na plataforma do Estácio para quem transita entre a Zona Sul e os bairros do subúrbio. De acordo com a concessionária, o novo traçado, resultado de um investimento de 250 milhões de reais, deve reduzir o intervalo dos trens de quatro para dois minutos. A previsão é que, com esse espaçamento menor, as composições consigam transportar até 800 000 pessoas diariamente, diminuindo assim o desconforto, que é a principal reclamação dos usuários. Atualmente, 550 000 passageiros utilizam o transporte a cada dia.
Mais rápido: viagem entre Pavuna e Botafogo diminuirá em treze minutos
Sua eficácia, no entanto, causou polêmica e foi até tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ex-diretor de planejamento e projetos do Metrô durante sua fase de implantação, o engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell questiona o trajeto que interliga as estações de São Cristóvão e Central. "Se um único trem parar por um problema qualquer, a rede inteira não andará", afirma o especialista. "As duas linhas têm sistemas de sinalização e velocidades distintas. É matematicamente impossível que os trens passem a operar com intervalos de dois minutos." Ele enfatiza que o novo percurso é em curva e ainda tem um aclive, o que inviabilizaria a manutenção da velocidade no trecho. No entanto, o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza Costa, sustenta a eficiência do projeto. "O cliente ganhará treze minutos na viagem entre Pavuna e Botafogo, sem a necessidade de saltar do trem", prevê.
A plataformas terão 7 metros de largura para escoar os passageiros: acesso por meio de escadas e elevadores
Em construção desde dezembro passado, a Estação Cidade Nova já está com as fundações prontas e começa a pôr as vigas em pé. Será erguida na superfície e as plataformas, com 7 metros de largura, terão ventilação e luz naturais, como as paradas da Linha 2 (Estácio-Pavuna). O projeto do escritório JBMC Arquitetura prevê uma passarela de 200 metros de extensão e 7,5 de largura sobre a Avenida Presidente Vargas, a 6 metros de altura para não prejudicar a passagem dos carros alegóricos no Carnaval. "Queremos que a passarela faça parte da paisagem da Avenida Presidente Vargas", afirma o arquiteto responsável pelo projeto, João Batista Martinez Corrêa. "Teremos a Candelária em uma extremidade e a estação na outra."
Fonte: http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-j ... idade-nova
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Esquema postado na revista:
Só que trocaram as linhas.
Só que trocaram as linhas.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
O que não vai mudar
Carros super lotados.
Com certza o metrô Rio vai entrar para o Guiness Book como a maior lata de sardinha móvel do mundo.
Carros super lotados.
Com certza o metrô Rio vai entrar para o Guiness Book como a maior lata de sardinha móvel do mundo.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Pode ser também mais gente ver passar e não embarcar. Realmente vai garantir andar mais cheios no sentido de não haver a troca de passageiros ao evitar aquela confusão na baldeação, a idéia é boa e não tenho dúvidas. Mas sinceramente, não explicam o que vai levar ao aumento de passageiros por conta disso e preocupa agora são as outras estações no extremo (Saens Peña e Fco. Xavier). Logo, se passariam composições a cada 2 min no trecho de ligação direta, a cada quantas composições passariam uma no sentido Tijuca, que tem alto fluxo de passageiros? Dependendo da estação na linha 1, vejo problema em encontrar passageiros ocupando o mesmo espaço nas plataformas, em especial na Zona Sul, com passageiros que seguirão para a linha 2 e a diferença é que eles não se concentraram em uma única estação.
Espero que os moradores da Tijuca não venha desinteressar em usar o Metrô.
Espero que os moradores da Tijuca não venha desinteressar em usar o Metrô.
Abraços,
Bruno
Bruno
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Aproveitando, quero fazer uma pergunta sobre a Linha 4.
Porque, com a construção do trecho até a Barra, na prática não vai mas existir Linha 1, né? Vai ser Linha 1 traço Linha 2 traço Linha 4. Como vão fazer para o mesmo trecho servir a três linhas diferentes sem saturá-lo?
Outra coisa: Em São Paulo iniciou-se a tendência do uso da bitola padrão internacional e catenária nas Linhas Lilá e Amarela. Pelo jeito a Linha 4 terá que ser construída de acordo com o antigo modelo, para permitir esse "compartilhamento", né?
Que pena essa política de transportes do Governo Cabral. Que pena.
Porque, com a construção do trecho até a Barra, na prática não vai mas existir Linha 1, né? Vai ser Linha 1 traço Linha 2 traço Linha 4. Como vão fazer para o mesmo trecho servir a três linhas diferentes sem saturá-lo?
Outra coisa: Em São Paulo iniciou-se a tendência do uso da bitola padrão internacional e catenária nas Linhas Lilá e Amarela. Pelo jeito a Linha 4 terá que ser construída de acordo com o antigo modelo, para permitir esse "compartilhamento", né?
Que pena essa política de transportes do Governo Cabral. Que pena.
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Mais renders da estação Cidade Nova:
1.
2.
3.
4.
5.
1.
2.
3.
4.
5.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Passo em frente todo dia de ônibus mas dificilmente tenho tempo pra descer e tirar fotos da obras.
Sem levar em conta a polêmica L1A, a estação Cidade Nova será linda.
Sem levar em conta a polêmica L1A, a estação Cidade Nova será linda.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
Olhando o diagrama, uma pergunta - com esse bypass da linha 2 para 1 através da Cidade Nova, ainda vão ter trens da 2 chegando normalmente na Estácio ou não? Se for assim os trens terão que vir da Pavuna com Letreiro ora Estácio, ora General Osório....
Re: [Notícia] Próxima estação: Cidade Nova
HGP, na época do anúncio da Linha 1A, disseram que a mesma funcionaria apenas nos dias úteis e que nos finais de semana e feriados voltaria o atual esquema: transferência na Estácio.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante