BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Aventura nos Trilhos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 248
- Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
- Localização: Sâo Bernardo do Campo
Aventura nos Trilhos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Uma das várias revistas que achei em casa. Sempre tem um lado bom de se mudar.
A reportagem em questão, fala do período pós junção CPTM e Fepasa. A reportagem conta da lotação, tanto nas atuais 7, 8, 11, 12. Fala também em certos trechos, que é bem possível melhorar a situação. Nessa epóca parecia se investir no Expresso Leste, o único investimento mencionado. Fala dos surfistas ferroviários, das mortes, dos marreteiros e usúarios de drogas.
01 - Capa
02 - Menu da revista
03 - Capa da reportagem
04 - Continuação
05 - Primeira foto. O trem abarrotado. Surfistas e "pingentes"
06 - Continuação da reportagem
07 - Mapa das linhas. Os relatos dos usúarios.
08 - Relatos de usúarias, e o jogo de baralho no trem
09 - Violência e depredações
10 - O quadro abaixo em destaque
11 - Surfistas e asa quedas
12 - Ambulantes e a Linha Oeste - Sul, a mais próxima de ser um "metrô". Na foto, trem da atual L12.
O que mais me revoltou com essa reportagem foi ver a falta de investimentos na epoca. Ver como a CPTM era precária como um todo. As linhas tinham preço diferente, e a integração com o Metrô não era gratuita.
A reportagem em questão, fala do período pós junção CPTM e Fepasa. A reportagem conta da lotação, tanto nas atuais 7, 8, 11, 12. Fala também em certos trechos, que é bem possível melhorar a situação. Nessa epóca parecia se investir no Expresso Leste, o único investimento mencionado. Fala dos surfistas ferroviários, das mortes, dos marreteiros e usúarios de drogas.
01 - Capa
02 - Menu da revista
03 - Capa da reportagem
04 - Continuação
05 - Primeira foto. O trem abarrotado. Surfistas e "pingentes"
06 - Continuação da reportagem
07 - Mapa das linhas. Os relatos dos usúarios.
08 - Relatos de usúarias, e o jogo de baralho no trem
09 - Violência e depredações
10 - O quadro abaixo em destaque
11 - Surfistas e asa quedas
12 - Ambulantes e a Linha Oeste - Sul, a mais próxima de ser um "metrô". Na foto, trem da atual L12.
O que mais me revoltou com essa reportagem foi ver a falta de investimentos na epoca. Ver como a CPTM era precária como um todo. As linhas tinham preço diferente, e a integração com o Metrô não era gratuita.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Grande Postagem Fabrício app . Muito obrigado pela contribuição , vou dar uma lida e depois eu comento!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Caracas, que maravilha de reportagem !
A CPTM era outra coisa naquela época! Ela ainda estava na transição CBTU/Fepasa => CPTM, e a situação era precária mesmo, hein! O Expresso Leste estava sendo feito ainda, e provavelmente os trens espanhóis citados eram os 2100. Muito obrigado por nos trazer essa reportagem valiosa app app app app app!
A CPTM era outra coisa naquela época! Ela ainda estava na transição CBTU/Fepasa => CPTM, e a situação era precária mesmo, hein! O Expresso Leste estava sendo feito ainda, e provavelmente os trens espanhóis citados eram os 2100. Muito obrigado por nos trazer essa reportagem valiosa app app app app app!
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Não podemos nos furtar a dizer que a melhoria é significativa em 10 anos:
Antes:
Depois:
app app
Isso porque nem precisamos colocar o "2070" no "depois".
Antes:
Depois:
app app
Isso porque nem precisamos colocar o "2070" no "depois".
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Ou então:
(Não consegui colocar o vídeo direto, porém, assistam para ilustrar a minha mensagem...)
http://www.youtube.com/watch?v=F0PmcjahRhk
Mas de dez anos pra cá, houve sim uma melhora significativa.
Porém não está à perfeição, mas transporta o triplo que transportava na época da reportagem.
Achei engraçado que a passagem da "Linha Oeste" era de R$1,00, da "Linha Leste" R$0,80 , Expressos à R$1,60...
Ainda achavam caro...
Hoje então, à R$2,55... Todos tem um infarto!
(Não consegui colocar o vídeo direto, porém, assistam para ilustrar a minha mensagem...)
http://www.youtube.com/watch?v=F0PmcjahRhk
Mas de dez anos pra cá, houve sim uma melhora significativa.
Porém não está à perfeição, mas transporta o triplo que transportava na época da reportagem.
Achei engraçado que a passagem da "Linha Oeste" era de R$1,00, da "Linha Leste" R$0,80 , Expressos à R$1,60...
Ainda achavam caro...
Hoje então, à R$2,55... Todos tem um infarto!
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Eitcha!
Muito bom Fabrício, reportagem muito detalhada que mostra a situação dos nossos trens!
Mas graças a deus isso está melhorando e MUITO!
Algo para que quero chamar atenção, é a diferença entre as linhas administradas pela CBTU e as pela FEPASA, de qualidade visivelmente diferente, e como comentava agora pouco, essa última que fez o plano de expansão mais revolucionário, ao contrário do que eu pensava.que comprou 100 trens pra substuir os Toshiba/Kawazaki, dos quais restaram poucos, e substituiu tbm os "Carmem Miranda", reconstruiu todas as estações (com exceção de JPR e AJO).
Mas o melhor disso tudo é pensar que isso que a reportagem diz quase acabou, e só está melhorando!
valeu Fabrício
Muito bom Fabrício, reportagem muito detalhada que mostra a situação dos nossos trens!
Mas graças a deus isso está melhorando e MUITO!
Algo para que quero chamar atenção, é a diferença entre as linhas administradas pela CBTU e as pela FEPASA, de qualidade visivelmente diferente, e como comentava agora pouco, essa última que fez o plano de expansão mais revolucionário, ao contrário do que eu pensava.que comprou 100 trens pra substuir os Toshiba/Kawazaki, dos quais restaram poucos, e substituiu tbm os "Carmem Miranda", reconstruiu todas as estações (com exceção de JPR e AJO).
Mas o melhor disso tudo é pensar que isso que a reportagem diz quase acabou, e só está melhorando!
valeu Fabrício
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
O negócio era punk naquela época... lembro muito bem, tanto é que em 1995 fui assaltado entre as estações de Itapevi e Eng. Cardoso.
Esse thread tá show!!! excelente matéria!!! Tá certo que a CPTM ainda está bem longe de ter padrão de Metrô em várias linhas, mas em comparação com 13 anos atrás, melhorou muito.
Esse thread tá show!!! excelente matéria!!! Tá certo que a CPTM ainda está bem longe de ter padrão de Metrô em várias linhas, mas em comparação com 13 anos atrás, melhorou muito.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Muito bacana o resgate desta reportagem ! Parabéns Fabrício Moretti app
Melhoramos muito, isso é inegavel.
O importante agora é que as próximas administrações mantenham o nivel de investimento da atual.
Ai sim termos um bom futuro para CPTM.
Melhoramos muito, isso é inegavel.
O importante agora é que as próximas administrações mantenham o nivel de investimento da atual.
Ai sim termos um bom futuro para CPTM.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
AGV escreveu:Não podemos nos furtar a dizer que a melhoria é significativa em 10 anos:
Antes:
Depois:
app app
Isso porque nem precisamos colocar o "2070" no "depois".
Eu acho que o justo seria comparar as duas situações na mesma linha.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Concordo... o negócio é mostrar uma foto do EL às 18hs.lipe_andreense escreveu:Eu acho que o justo seria comparar as duas situações na mesma linha.
Pelo menos nesta linha os trens mudaram e não existem mais portas abertas e nem surfistas ferroviários.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Eu não quero parecer chato, mas a CPTM atualmente encontra-se em um meio termo entre o metrô e esse trem de subúrbio cheio de pingentes. Acontece que apesar dos avanços nesses 13 anos desde a reportagem, a estrutra administrativa, financeira, política e técnica da CPTM continua frágil e vulnerável ,sendo que até hoje aocntecem problemas semelhantes aos de 13 anos atrás, problemas que poderiam ser evitados ou minimizados, mas que continuam acontecendo da mesma forma que antes.
1996
2008
1992
2005
1996
2008
1992
2005
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
Ferrocarriles Argentinos
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Houve evolução sim, isso todos temos que concordar.. Espero que ao final dessa "expansão" a CPTM tenha um serviço que faça jus a região metropolitana de SP
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Para isso temos que cobrar sempre, e saber que o transporte, especialmente o ferroviário necessita de investimentos constantes, ou seja não se pode ficar só na atual expansão planejada, tem que se ir além.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Lipe e Ramos,Ramos escreveu:Eu não quero parecer chato, mas a CPTM atualmente encontra-se em um meio termo entre o metrô e esse trem de subúrbio cheio de pingentes. Acontece que apesar dos avanços nesses 13 anos desde a reportagem, a estrutra administrativa, financeira, política e técnica da CPTM continua frágil e vulnerável ,sendo que até hoje aocntecem problemas semelhantes aos de 13 anos atrás, problemas que poderiam ser evitados ou minimizados, mas que continuam acontecendo da mesma forma que antes.
Sem dúvida, ainda ocorrem coisas que trazem a tona que certas filosofias, políticas e procedimentos ainda não foram abandonadas.
Mas, parafraseando o Horácio, é notável o avanço sim, e foi o que fiz questão de mostrar
(pois poderia estar tudo na mesma) no contraste entre uma cena e outra.
É claro que o "depois" da imagem, tem de virar padrão para todo o sistema, além de uma polítivca de missão/visão/valores que mantenha esta estrutura.
Falando nisso, vejam esta muito interessante notícia: http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... =83&t=2864
Se com esta novidade, a política de gestão melhorar, podemos dizer que, no sentido inverso, se a aparência externa da linha e material rodande pouco se alterarem (embora mantenham este material em perfeitas condições de operação) teremos, guardadas as devidas proporções, um serviço como o da estatal francesa SNCF, aonde tem se desde os TGV´s até composições bem mais antigas, mas o serviço tem certo padrão.
-
Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 248
- Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
- Localização: Sâo Bernardo do Campo
Re: Aventura nos Trihlos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Brigado pessoal, pelos elogios. Queria escanear isso fazia um bom tempo. Apesar de ser da Veja, a reportagem não tem um lado tão tendencioso. Fez um pequeno panorama da transição, e do que o Governo do Estado de São Paulo poderia ter feito. Só faltou cobrarmos o governador da epóca para que as melhorias fossem feitas. Mas, ao que me lembre e tenho lido, os planos de Mário Covas eram de privatizar a empresa.
Concordo sim que o avanço foi notável, mas muitas melhorias ainda tem que vim.
Concordo sim que o avanço foi notável, mas muitas melhorias ainda tem que vim.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
Re: Aventura nos Trilhos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Sem dúvida, Fabrício, sem dúvida....
Quanto às melhorias, postei acima que a CPTM está com uma novidade no campo da gestão (que o Ramos muito bem nos lembrou), através desta PPP que estará realizando na linha 8.
[]´s!
Quanto às melhorias, postei acima que a CPTM está com uma novidade no campo da gestão (que o Ramos muito bem nos lembrou), através desta PPP que estará realizando na linha 8.
[]´s!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Aventura nos Trilhos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Dois meses após esta reportagem, em janeiro de 97, meu irmão começou o estágio dele em Altino. E nessa época foi que comecei a ter contato um pouco mais próximo com os trens. A transição estava só começando...
Cara, melhorou muito mesmo. Não tem nem o que dizer!
Parabéns, Moretti!
Cara, melhorou muito mesmo. Não tem nem o que dizer!
Parabéns, Moretti!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Aventura nos Trilhos - Veja São Paulo - Novembro 1996
A Cptm, deveria pegar estas fotos e fazer paineis ou posters, colocando nas tres principais estaçoes, são as que teem maior movimento, para que os usuarios tomem conhecimento, pois não é o que
dizem que brasileiro tem memoria curta.
dizem que brasileiro tem memoria curta.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Aventura nos Trilhos - Veja São Paulo - Novembro 1996
Pior que tem mesmo, Jorge! Tem gente que fala cada coisa, sem saber como a CPTM era antes!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes