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Linha 15 Prata [Monotrilho] Vila Prudente-Cidade Tirantes
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Linha 15 Prata [Monotrilho] Vila Prudente-Cidade Tirantes
Bom, esta é a novidade do momento: O que seria a continuidade do "Expresso Tiradentes", será agora um VLT, extinguindo-se assim o rabicho da Linha 6, que não será mais construído por ter traçado similar. Em breve posto mais informações.
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
O estranho é o custo. Elevado e ainda custa tão caro???
Qual a justificativa? Desapropriações?
E o VLT acaba "voltando" a proposta do então "fura fila"...
Só que falta a L5....... e nada.....
abs!
Qual a justificativa? Desapropriações?
E o VLT acaba "voltando" a proposta do então "fura fila"...
Só que falta a L5....... e nada.....
abs!
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- MODERADOR GLOBAL
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Mas e o trecho São Joaquim - Vila Prudente da L6, Francis??Vai continuar sendo só "intenção"??
Não estava sendo feita a licitação do "rabicho" já?
Cancela-se a licitação?
Não estava sendo feita a licitação do "rabicho" já?
Cancela-se a licitação?
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Aff, em menos de 1 ano os projetos dão um revés de 180 graus......... :brv: E tudo "para ficar pronto em 2010"
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- MEMBRO SENIOR
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Expresso Tiradentes vai ganhar trilhos
29/04/2009 - O Estado de SP
O Expresso Tiradentes, ex-Fura-Fila, ganhará nova roupagem, a de metrô de superfície com pneus (VLP) - que correm dentro de trilhos -, e será movido a energia elétrica, em via elevada. Também terá verba do Estado, que passará a administrar o ramal de 22,3 quilômetros, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, com a contribuição de R$ 1 bilhão do Município, prometida pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) inicialmente para o sistema metroviário tradicional.
A mudança foi anunciada ontem pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito. A nova linha, de R$ 2,3 bilhões, será construída em duas etapas. A primeira tem previsão de entrega para 2010. Ligará a Vila Prudente a São Mateus. Já a etapa entre São Mateus e Cidade Tiradentes deverá entrar em operação em 2012. Haverá uma interligação entre o Expresso e o metrô, na Vila Prudente, na futura estação da Linha 2-Verde.
O traçado final do que está sendo chamado de Metrô Leve Expresso Tiradentes não está definido. Deverá ser apresentado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos em maio, quando será assinado o convênio entre Município e Estado. "Será feita uma grande festa em Cidade Tiradentes para anunciar o projeto", prevê Kassab. O governador disse que a proposta ajudará a reduzir os congestionamentos e facilitará o transporte de passageiros da zona leste ao centro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o custo do projeto inicial do Expresso ficava entre R$ 400 milhões e R$ 600 milhões. Já o metrô leve custará R$ 2,3 bilhões, enquanto o metrô por subsolo no mesmo trecho custaria de R$ 1,7 bilhão a R$ 4 bilhões, sem contar desapropriações.
Segundo Kassab, a modificação foi decidida para otimizar a aplicação de recursos públicos. Entre Vila Prudente e Oratório, a linha do metrô e o Expresso seriam coincidentes por 2,1 quilômetros e custariam juntos R$ 3 bilhões. A instalação do ramal Oratório da Companhia do Metropolitano implicaria grandes desapropriações na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo, que também perderia 8 metros de largura até São Mateus.
"Para se ter uma ideia, o Metrô de Ipiranga a Vila Prudente custa R$ 2 bilhões. Por R$ 2,3 bilhões, vamos fazer 22,3 km de Metrô Leve. É um projeto econômico. Combina esforços da Prefeitura e do Estado e é muito importante para a zona leste", justifica Serra. Também é considerada a possibilidade de entrega das obras em tempo menor, previsões menores de gastos com manutenção e consumo de energia elétrica.
VLP chegará ao centro em 50 minutos
O preço da passagem do futuro Metrô Leve Expresso Tiradentes será o mesmo cobrado pelo Metrô: R$ 2,55. A projeção do sistema - que terá 22,3 quilômetros de extensão, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste - é de diminuir em 58,4% o tempo de viagem do cidadão que sai do extremo leste da cidade e vai até a região central da capital, passando das atuais duas horas para 50 minutos. A velocidade do novo trem ficará entre 35 km/h e 40 km/h.
Quem subir no metrô leve em Cidade Tiradentes deverá fazer baldeação na futura Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, não será necessário pagar outra passagem. O trecho entre Parque D. Pedro e Sacomã e até o terminal rodoviário da Vila Prudente continuará com os ônibus em operação.
Deverão ser construídas 22 estações no novo percurso. Na primeira fase, entre Vila Prudente e São Mateus, que deverá entrar em operação em 2010, haverá 13 paradas em 12,8 quilômetros, e uma previsão de atender 300 mil pessoas por dia.
Já a segunda etapa, com previsão de conclusão em 2012, deverá atender 150 mil pessoas por dia. Serão 9,5 quilômetros de extensão e nove estações. No total, a demanda total será de 450 mil passageiros/dia. Se fosse mantido o sistema antigo, com os ônibus, alega Moraes, seriam atendidos 240 mil passageiros/dia.
Estima-se que 59 composições, com capacidade para transportar mil passageiros cada uma, sejam compradas para o novo ramal. O projeto propõe plataformas de 90 metros em cada uma das estações.
De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, não serão necessárias desapropriações ao longo do percurso e as avenidas por onde passará o elevado não perderão faixas de rolamento.
Os pilares do sistema aéreo utilizarão cerca de 1,5 metro de largura da via. Pelo projeto enterrado ontem, seriam utilizados 8 metros de largura total da Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo. No solo, haveria passagem por cerca de 70 cruzamentos e/ou outras interferências viárias. "O custo vai ser muito menor e vai proporcionar qualidade ao transporte e também à vida dos usuários", diz Portella.
A verba que seria utilizada no prolongamento do Fura-Fila será redirecionada, afirma Moraes, para a construção do Expresso Celso Garcia,na zona leste, e para outro corredor de ônibus na zona sul da capital.
O projeto Fura-fila, que teve início com Celso Pitta e passou pelas gestões Marta Suplicy e José Serra, está com os dias contados. O objetivo agora é não utilizar mais essa modalidade de transporte. "Eu não tinha como meta concluir o Expresso Cidade Tiradentes, apenas concluir o trecho daquele maldito Fura-Fila", reclamou Serra, ao se referir à cobrança que recebeu por não ter finalizado as obras do trecho entre Parque D. Pedro e Sacomã. Tal trecho esteve na mira do Tribunal de Contas da União (TCU), por suspeita de superfaturamento de 145%. A obra custou pelo menos R$ 1,5 bilhão.
29/04/2009 - O Estado de SP
O Expresso Tiradentes, ex-Fura-Fila, ganhará nova roupagem, a de metrô de superfície com pneus (VLP) - que correm dentro de trilhos -, e será movido a energia elétrica, em via elevada. Também terá verba do Estado, que passará a administrar o ramal de 22,3 quilômetros, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, com a contribuição de R$ 1 bilhão do Município, prometida pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) inicialmente para o sistema metroviário tradicional.
A mudança foi anunciada ontem pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito. A nova linha, de R$ 2,3 bilhões, será construída em duas etapas. A primeira tem previsão de entrega para 2010. Ligará a Vila Prudente a São Mateus. Já a etapa entre São Mateus e Cidade Tiradentes deverá entrar em operação em 2012. Haverá uma interligação entre o Expresso e o metrô, na Vila Prudente, na futura estação da Linha 2-Verde.
O traçado final do que está sendo chamado de Metrô Leve Expresso Tiradentes não está definido. Deverá ser apresentado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos em maio, quando será assinado o convênio entre Município e Estado. "Será feita uma grande festa em Cidade Tiradentes para anunciar o projeto", prevê Kassab. O governador disse que a proposta ajudará a reduzir os congestionamentos e facilitará o transporte de passageiros da zona leste ao centro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o custo do projeto inicial do Expresso ficava entre R$ 400 milhões e R$ 600 milhões. Já o metrô leve custará R$ 2,3 bilhões, enquanto o metrô por subsolo no mesmo trecho custaria de R$ 1,7 bilhão a R$ 4 bilhões, sem contar desapropriações.
Segundo Kassab, a modificação foi decidida para otimizar a aplicação de recursos públicos. Entre Vila Prudente e Oratório, a linha do metrô e o Expresso seriam coincidentes por 2,1 quilômetros e custariam juntos R$ 3 bilhões. A instalação do ramal Oratório da Companhia do Metropolitano implicaria grandes desapropriações na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo, que também perderia 8 metros de largura até São Mateus.
"Para se ter uma ideia, o Metrô de Ipiranga a Vila Prudente custa R$ 2 bilhões. Por R$ 2,3 bilhões, vamos fazer 22,3 km de Metrô Leve. É um projeto econômico. Combina esforços da Prefeitura e do Estado e é muito importante para a zona leste", justifica Serra. Também é considerada a possibilidade de entrega das obras em tempo menor, previsões menores de gastos com manutenção e consumo de energia elétrica.
VLP chegará ao centro em 50 minutos
O preço da passagem do futuro Metrô Leve Expresso Tiradentes será o mesmo cobrado pelo Metrô: R$ 2,55. A projeção do sistema - que terá 22,3 quilômetros de extensão, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste - é de diminuir em 58,4% o tempo de viagem do cidadão que sai do extremo leste da cidade e vai até a região central da capital, passando das atuais duas horas para 50 minutos. A velocidade do novo trem ficará entre 35 km/h e 40 km/h.
Quem subir no metrô leve em Cidade Tiradentes deverá fazer baldeação na futura Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, não será necessário pagar outra passagem. O trecho entre Parque D. Pedro e Sacomã e até o terminal rodoviário da Vila Prudente continuará com os ônibus em operação.
Deverão ser construídas 22 estações no novo percurso. Na primeira fase, entre Vila Prudente e São Mateus, que deverá entrar em operação em 2010, haverá 13 paradas em 12,8 quilômetros, e uma previsão de atender 300 mil pessoas por dia.
Já a segunda etapa, com previsão de conclusão em 2012, deverá atender 150 mil pessoas por dia. Serão 9,5 quilômetros de extensão e nove estações. No total, a demanda total será de 450 mil passageiros/dia. Se fosse mantido o sistema antigo, com os ônibus, alega Moraes, seriam atendidos 240 mil passageiros/dia.
Estima-se que 59 composições, com capacidade para transportar mil passageiros cada uma, sejam compradas para o novo ramal. O projeto propõe plataformas de 90 metros em cada uma das estações.
De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, não serão necessárias desapropriações ao longo do percurso e as avenidas por onde passará o elevado não perderão faixas de rolamento.
Os pilares do sistema aéreo utilizarão cerca de 1,5 metro de largura da via. Pelo projeto enterrado ontem, seriam utilizados 8 metros de largura total da Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo. No solo, haveria passagem por cerca de 70 cruzamentos e/ou outras interferências viárias. "O custo vai ser muito menor e vai proporcionar qualidade ao transporte e também à vida dos usuários", diz Portella.
A verba que seria utilizada no prolongamento do Fura-Fila será redirecionada, afirma Moraes, para a construção do Expresso Celso Garcia,na zona leste, e para outro corredor de ônibus na zona sul da capital.
O projeto Fura-fila, que teve início com Celso Pitta e passou pelas gestões Marta Suplicy e José Serra, está com os dias contados. O objetivo agora é não utilizar mais essa modalidade de transporte. "Eu não tinha como meta concluir o Expresso Cidade Tiradentes, apenas concluir o trecho daquele maldito Fura-Fila", reclamou Serra, ao se referir à cobrança que recebeu por não ter finalizado as obras do trecho entre Parque D. Pedro e Sacomã. Tal trecho esteve na mira do Tribunal de Contas da União (TCU), por suspeita de superfaturamento de 145%. A obra custou pelo menos R$ 1,5 bilhão.
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Aham , em 2010 fica pronto a primeira fase.......... Sei.....
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
muito bizarro eles utilizarem VLP , ja que possui conotação para transporte de ônibus e .... como o atual expresso tiradentes . É VLT!
Alias, para o povo que é contra ou tem preconceito o VLT ta aí a demonstração de força da demanda que é capaz de transportar..... 420 mil passageiros por dia.
Como diz a capa da revista ferroviária deste mes, '' A vez dos Bondes''
Alias, para o povo que é contra ou tem preconceito o VLT ta aí a demonstração de força da demanda que é capaz de transportar..... 420 mil passageiros por dia.
Como diz a capa da revista ferroviária deste mes, '' A vez dos Bondes''
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Ainda não sei, mas creio que o lado bom desta história é que, ao invés de construir uma linha com um hiato no meio, agora ela pode vir direto, o rabicho Oratório pode virar o trecho São Joaquim - Vila Prudente, cruzando com a linha 10 em Ipiranga.Vicente A.O.Junior escreveu:Mas e o trecho São Joaquim - Vila Prudente da L6, Francis??Vai continuar sendo só "intenção"??
Não estava sendo feita a licitação do "rabicho" já?
Cancela-se a licitação?
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Vao tudo pro inferno politicos malas!
Depois dessa piada, fica o seguinte, todo mundo nesse forum ta proibido de ficar postando mapinha versao x.x da malha de metro/cptm/vlt da vida, porque a gente nao pode ficar sendo feito de palhaço e perde tempo postando mapas e comentando algo que esses genios estao loucos pra mudar de forma politica e nao tecnica....prometendo sempre tudo pra 2010 / ano de eleição presidencial... o brasil em 2010 sera uma megapotencia, porque tudo sera resolvido em 2010
o numero da linha deveria ser linha 171
app
Depois dessa piada, fica o seguinte, todo mundo nesse forum ta proibido de ficar postando mapinha versao x.x da malha de metro/cptm/vlt da vida, porque a gente nao pode ficar sendo feito de palhaço e perde tempo postando mapas e comentando algo que esses genios estao loucos pra mudar de forma politica e nao tecnica....prometendo sempre tudo pra 2010 / ano de eleição presidencial... o brasil em 2010 sera uma megapotencia, porque tudo sera resolvido em 2010
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
"Metro de superficie com pneus - VLP"
preciso comentar?
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
VLP sobre trilhos?haiser escreveu:muito bizarro eles utilizarem VLP , ja que possui conotação para transporte de ônibus e .... como o atual expresso tiradentes . É VLT!
Alias, para o povo que é contra ou tem preconceito o VLT ta aí a demonstração de força da demanda que é capaz de transportar..... 420 mil passageiros por dia.
Como diz a capa da revista ferroviária deste mes, '' A vez dos Bondes''
Mannheim - Alemanha
O-Bahn Busway, em Adelaide- Austrália
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
Ferrocarriles Argentinos
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Uma sugestão ao título...
Pode ser a linha "171"...
Puro marketing...
"Fura - Fila concluído, Metrô até Cidade Tiradentes"
Rodrigo Lopes
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- MODERADOR GLOBAL
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
1000 passageiros por composição?
Isso já é quase metrô pesado, não?
Pessoal, isso me cheira a uma reedição do projeto do corredor EMTU Jabaquara- São Mateus...
Isso já é quase metrô pesado, não?
Pessoal, isso me cheira a uma reedição do projeto do corredor EMTU Jabaquara- São Mateus...
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Bom, a ZL tem demanda para uma linha de trilhos pesada e essa de VLT. Eu sou favorável que além do que está sendo proposto com o VLPT (?), VLTP (?) outra linha de trem urbano seja feita. Demanda isso tem.
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
VTPLTQPPQPVSFD...
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- MEMBRO SENIOR
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Essa é a capacidade dos trens de 4 carros feitos no Brasil, como no caso do Metrô de Brasília, que eu considero com sendo um metrô de média capacidade. Eu sempre achei que Cidade Tiradentes tivesse uma demanda extremamente expressiva, mas não sei, o Metrô-SP nunca cogitou uma linha pra lá como até Ticoatira. Não estou negando que não existe uma imensa demanda, mas sei lá, não poderemos estar superestimando a demanda, uma vez que ali na região existe um grande vazio devido a uma reserva florestal (ou parque, sei lá )?Vicente A.O.Junior escreveu:1000 passageiros por composição?
Isso já é quase metrô pesado, não?
Pessoal, isso me cheira a uma reedição do projeto do corredor EMTU Jabaquara- São Mateus...
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Bem, mas aí por quem será operado este sistema? (que se é totalmente segregado, tem de ser trilhos mesmo, pois só o sistema de trilhos pode ser controlado por um CCO [A não ser que o motorista fique noi ônibus só pra esterçar a roda ] ) Que nesta configuração só funciona se for por trilhos, pois pelo escoamento do trãfego, vai certamente acabar congestionando a via elevata também.... .
Tem de ser trilhos......
Tem de ser trilhos......
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- MEMBRO PLENO
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Que a coisa é política, não resta dúvidas.
Porém das muitas hipóteses levantadas quanto mais se debate sobre elas, fica cada vez mais claro que a Prefeitura/Metrô/Governo do Estado de São Paulo/Serra/Kassab não tem nada de concreto na mão, tomaram esta decisão política baseada no único fato concreto que me parece realmente existir:
Que um eventual corredor com ônibus, por mais que fosse bem executado, sendo um bom e legítimo exemplo de BRT, já nasceria saturado.
Acho que de dados técnicos concretos é só o que eles realmente tem, o resto será uma construção em cima de alguns conceitos de Metrô leve (não pesado , não convencional) que eventualmente tenham sido debatidos internamente no Metrô e na Prefeitura, daí a conversa de ser sobre pneus, ser leve, trilhos, 90 m de plataforma, 1.000 pax. na composição, etc....
Ou seja, não necessariamente terá todas estas características, mas sem duvida algumas delas, e por obvio terão que adotar alguma solução já existente no mercado, novamente inventar um "monstrinho" como o Fura-Fila e encomendar para alguma universidade "amadora" é que não dá.
Porém das muitas hipóteses levantadas quanto mais se debate sobre elas, fica cada vez mais claro que a Prefeitura/Metrô/Governo do Estado de São Paulo/Serra/Kassab não tem nada de concreto na mão, tomaram esta decisão política baseada no único fato concreto que me parece realmente existir:
Que um eventual corredor com ônibus, por mais que fosse bem executado, sendo um bom e legítimo exemplo de BRT, já nasceria saturado.
Acho que de dados técnicos concretos é só o que eles realmente tem, o resto será uma construção em cima de alguns conceitos de Metrô leve (não pesado , não convencional) que eventualmente tenham sido debatidos internamente no Metrô e na Prefeitura, daí a conversa de ser sobre pneus, ser leve, trilhos, 90 m de plataforma, 1.000 pax. na composição, etc....
Ou seja, não necessariamente terá todas estas características, mas sem duvida algumas delas, e por obvio terão que adotar alguma solução já existente no mercado, novamente inventar um "monstrinho" como o Fura-Fila e encomendar para alguma universidade "amadora" é que não dá.
Editado pela última vez por Pranda em 01 Mai 2009, 21:15, em um total de 1 vez.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
Exatamente!
Por quê um corredor como o da M Boi Mirim (SP) fica literalmente entupido a ponto de os usuários literalmente quebrarem ele???
Simples, modelo errado de transporte. Ali tranquilo comporta um Metrô. Aì vem a "desculpa" de adensamento...
Raios! Se não queriam adensamento então pra quê abrir a região???????????
A partir do momento que abriu uma rua de terra, cheia de barro, já passa qualquer kombi véia levando tralha pra fazer um "mocozim" no local.
Só não vê quem não quer, e depois a culpa não vai ser dos trilhos...
Por quê um corredor como o da M Boi Mirim (SP) fica literalmente entupido a ponto de os usuários literalmente quebrarem ele???
Simples, modelo errado de transporte. Ali tranquilo comporta um Metrô. Aì vem a "desculpa" de adensamento...
Raios! Se não queriam adensamento então pra quê abrir a região???????????
A partir do momento que abriu uma rua de terra, cheia de barro, já passa qualquer kombi véia levando tralha pra fazer um "mocozim" no local.
Só não vê quem não quer, e depois a culpa não vai ser dos trilhos...
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- MEMBRO PLENO
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Re: Linha (?) - Vila Prudente - São Mateus - Cidade Tiradentes
A verdade é que hoje em dia os trilhos vão muito depois dos "mocozins instalados" a um custo muito alto (do que se hovesse planejamento) para resolver o problema, L3 e L5 são o exemplo disto.
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