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Trens Suburbanos de Salvador
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Ferroviários de Salvador fazem paralisação
Ferroviários de Salvador fazem paralisação
29/11/2008 - Correio 24 Horas
Os ferroviários baianos anunciaram que irão paralisar as atividades na próxima terça e quarta-feiras (dias 2 e 3). O sistema de trens urbanos do subúrbio de Salvador não irão funcionar. Os trabalhadores aderiram ao movimento nacional da categoria e irão fazer uma paralisação de advertência nestes dias.
A Prefeitura de Salvador orienta nestes dias que os passageiros dos trens urbanos a utilizem o serviço de ônibus coletivo que atende regularmente ao subúrbio. O sistema ferroviário da capital, que faz a linha Calçada-Paripe, transporta diariamente uma média de 17 mil pessoas.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Transporte Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe - Sindiferro enviou um comunicado à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), informando que a decisão de paralisação da categoria foi tomada em assembléia geral extraordinária e a interrupção do trabalho ocorrerá a partir da zero hora do dia 2, terça-feira.
Segundo a prefeitura, em outubro, 491 mil passageiros utilizaram os trens da capital. A maioria dos usuários é formada por moradores dos bairros do subúrbio e trabalham ou estudam no centro da cidade. A operação da ferrovia Calçada-Paripe é feita hoje por 167 ferroviários.
Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=2
29/11/2008 - Correio 24 Horas
Os ferroviários baianos anunciaram que irão paralisar as atividades na próxima terça e quarta-feiras (dias 2 e 3). O sistema de trens urbanos do subúrbio de Salvador não irão funcionar. Os trabalhadores aderiram ao movimento nacional da categoria e irão fazer uma paralisação de advertência nestes dias.
A Prefeitura de Salvador orienta nestes dias que os passageiros dos trens urbanos a utilizem o serviço de ônibus coletivo que atende regularmente ao subúrbio. O sistema ferroviário da capital, que faz a linha Calçada-Paripe, transporta diariamente uma média de 17 mil pessoas.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Transporte Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe - Sindiferro enviou um comunicado à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), informando que a decisão de paralisação da categoria foi tomada em assembléia geral extraordinária e a interrupção do trabalho ocorrerá a partir da zero hora do dia 2, terça-feira.
Segundo a prefeitura, em outubro, 491 mil passageiros utilizaram os trens da capital. A maioria dos usuários é formada por moradores dos bairros do subúrbio e trabalham ou estudam no centro da cidade. A operação da ferrovia Calçada-Paripe é feita hoje por 167 ferroviários.
Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=2
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Estive lá em setembro de 2000. Quando perguntei sobre os trens uma mulher me perguntou: "Voce não vai pegar trem?"haiser escreveu:Cresce número de usuários do trem em Salvador
17/11/2008 - Jornal da Mídia
A população do Subúrbio Ferroviário adotou, de vez, os trens suburbanos como o principal meio de transporte para chegar ao centro da cidade. Um levantamento realizado pela Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa vinculada à Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura (Setin) da Prefeitura do Salvador, que gerencia o sistema, indicou um crescimento de 11% no número de passageiros, entre janeiro e outubro deste ano, em relação a igual período do ano passado.
O incremento, baseado no número de bilhetes vendidos, chega a mais de 334 mil passageiros no período. Entre janeiro e outubro deste ano, o sistema registrou 3,301 milhões de usuários, enquanto no mesmo período de 2007, 2,966 milhões de passageiros utilizaram os trens suburbanos.
O diretor de Operação e Manutenção da CTS, Sérgio Coelho, aponta a regularidade e a maior oferta de trens como os principais fatores para o aumento da procura pelo transporte ferroviário de Salvador. Segundo ele, a operação do sistema com três trens possibilitou a redução do tempo de espera de 45 minutos para os atuais 27 a 30 minutos, melhorando a eficiência do sistema que transporta 15 mil pessoas por dia.
Atualmente, três trens amarelinhos, modernizados na atual gestão, sinalizados e com a presença de segurança nos vagões, operam na linha Calçada/Paripe. Para incorporar o terceiro trem à operação diária da ferrovia, a Prefeitura de Salvador recuperou vários trechos da via férrea nos bairros de Coutos, Itacaranha e Plataforma. As obras incluíram a substituição de 7.500 dormentes, assim como o nivelamento da via.
Outros três equipamentos, ainda não reformados, permanecem na reserva. Hoje, segundo Coelho, a linha férrea ainda não está completamente estruturada em toda a sua extensão para operar com mais de três trens simultaneamente. Ele calcula que até a modernização do quarto trem, o sistema ferroviário esteja pronto para receber mais um equipamento.
O tempo de espera deverá cair ainda mais no próximo ano, para 10 a 15 minutos, com a entrada em operação do quarto trem, que além da reforma e sinalização, também será climatizado. É que a CTS está aguardando o parecer da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) autorizando a licitação para reforma de mais três trens, cada um com três vagões. O diretor da CTS calcula que, se tudo correr bem, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em dezembro. Até o final do primeiro semestre de 2009, estima, pelo menos mais um trem poderá entrar em operação.
Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... 3&pagina=1
Ela me falou que era muitissimo precario. As linhas tronco e variante de São Paulo nos tempos da RFFSA e CBTU, que eram as piores, eram melhores que as de Salvador na epoca. O perigo eram imenso. A população, mesmo os mais pobres, só pegavam o trem em ultimo caso.
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Re: Trens Suburbanos de Salvador
O que foi feito com estes TUE´s?metropolitano escreveu: O comboio ACF
flickr Patrícia Carmo
flickr Marina Palmeira
Este suicida conseguiu morrer?
Trens Suburbanos de Salvador
>Olá pessoal
>Eu não sou soteropolano, mas conheço um pouco a situação dos trens de Salvador.
>Já andei neles uma vez quando criança, foi a realização de um sonho.
>Mas o esquema mostrado anteriormente do metrô não vai ser para tão cedo.
>A primeira etapa do metrô de Salvador era para ser entregue em 2006 e até hoje espero. Vi as obras andarem e pararem inumeras vezes e desejo vê a primeira etapa ser finalmente esse ano, se o TCU finalmente liberarem as verbas destinadas. Por vezes até concordo com o Tribunal, pq primeiro, no ramo da engenharia, se você não abre o olho, dinheiro pode ser muito facilmente desviado (e falo isso como estudante de engenharia civil). segundo, q é claro q numa obra prevista pra 2006 não ter sido concluida ate 2009, tem muita coisa errada ai.
>Enfim, msm assim torço pela inauguração, apesar de achar que a primeira etapa leva você de um dos terminais mais movimentados de Salvador (Terminal da Lapa) a lugar nenhum (Acesso Norte), quem nem atende a um bairro, seria mais uma estação de conexão. Depois daí, sim, levaria a algum lugar. Creio que o proximo passo seria a ligação até outro importante Terminal (o de Pirajá), já que parte do elevados já estam erguidos a espera de trabalho (isso pq a ideia principal do metro de SSA vou dividida no meio durante suas obras e a prioriadade foi dada apenas ao trecho Lapa-Acesso Norte).
>Na minha opinião, o traçado prioritário do metrô é errado, pois ele deveria primeiro atender a Lapa - Iguatemi - Aeroporto, região de fluxo intenso que das 18:00hrs até 21:00hrs engarrafa totalmente. Espero que os administradores possam enxergar isso até antes da Copa de 2014, pq o metrô será de fundamental importância para resolver o caotico sistema de transporte de SSA.
>Ah sim, por fim, acredito que ligação Metro-Suburbio será o último a ser concluido, dado o grau de importancia do outros trechos e até msm pela geografia da cidade, bastante acidentada.
>Não sou experte no assunto,sou bastante leigo por sinal e espero sinceramente poder "pagar a minha língua" por cada palavra dita, pq antes isso,do que conviver com o descaso com que o governo leva as obras publicas aqui na Bahia.
>Abraço a todos
>>Saulo
>(Torcendo pelo ferrovia Bahia-Oeste!!)
>Eu não sou soteropolano, mas conheço um pouco a situação dos trens de Salvador.
>Já andei neles uma vez quando criança, foi a realização de um sonho.
>Mas o esquema mostrado anteriormente do metrô não vai ser para tão cedo.
>A primeira etapa do metrô de Salvador era para ser entregue em 2006 e até hoje espero. Vi as obras andarem e pararem inumeras vezes e desejo vê a primeira etapa ser finalmente esse ano, se o TCU finalmente liberarem as verbas destinadas. Por vezes até concordo com o Tribunal, pq primeiro, no ramo da engenharia, se você não abre o olho, dinheiro pode ser muito facilmente desviado (e falo isso como estudante de engenharia civil). segundo, q é claro q numa obra prevista pra 2006 não ter sido concluida ate 2009, tem muita coisa errada ai.
>Enfim, msm assim torço pela inauguração, apesar de achar que a primeira etapa leva você de um dos terminais mais movimentados de Salvador (Terminal da Lapa) a lugar nenhum (Acesso Norte), quem nem atende a um bairro, seria mais uma estação de conexão. Depois daí, sim, levaria a algum lugar. Creio que o proximo passo seria a ligação até outro importante Terminal (o de Pirajá), já que parte do elevados já estam erguidos a espera de trabalho (isso pq a ideia principal do metro de SSA vou dividida no meio durante suas obras e a prioriadade foi dada apenas ao trecho Lapa-Acesso Norte).
>Na minha opinião, o traçado prioritário do metrô é errado, pois ele deveria primeiro atender a Lapa - Iguatemi - Aeroporto, região de fluxo intenso que das 18:00hrs até 21:00hrs engarrafa totalmente. Espero que os administradores possam enxergar isso até antes da Copa de 2014, pq o metrô será de fundamental importância para resolver o caotico sistema de transporte de SSA.
>Ah sim, por fim, acredito que ligação Metro-Suburbio será o último a ser concluido, dado o grau de importancia do outros trechos e até msm pela geografia da cidade, bastante acidentada.
>Não sou experte no assunto,sou bastante leigo por sinal e espero sinceramente poder "pagar a minha língua" por cada palavra dita, pq antes isso,do que conviver com o descaso com que o governo leva as obras publicas aqui na Bahia.
>Abraço a todos
>>Saulo
>(Torcendo pelo ferrovia Bahia-Oeste!!)
Re: Trens Suburbanos de Salvador
O trem suburbano de Salvador - 1992
http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/B ... rb1992.htm
* 18 carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry), construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista, 2 pantógrafos, comprimento de 17,8 m e largura de 2,8 m, numerados E-101 a E-118. Cerca de 9 destes carros vieram da SR-2 no início dos anos 80 para reforçar o sistema suburbano de Salvador.
* 31 carros-reboque Pidner
Até o início do ano passado, os trens de subúrbio eram formados por 2 carros-motores e 3 carros-reboque, num total de 5 carros por composição. Em virtude da fadiga do material rodante e para não forçar os motores de tração, os trens hoje possuem 2 carros-reboque, cada.
Como somente 6 carros-motores rodam simultaneamente no sistema, teoricamente restam 12 em reserva. Vários realmente estão sendo reformados, mas com as mesmas características técnicas e com muita lentidão. Faltam peças de reposição e recursos para acelerar estas reformas, e os trens rodam como podem.
* Lotação por carro: 250 passageiros
* Velocidade média comercial: 35 km/h
* Tempo de viagem média Calçada-Paripe e vice-versa: 25 minutos
* Intervalo mínimo entre trens: 20 minutos
* Intervalo máximo entre trens:30 minutos
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado, das 5h00 às 22h30. Domingos e feriados os trens não circulam. A CBTU justifica que, quando os trens rodavam nesses dias, até há pouco mais de um ano atrás, a população sujava e depredava os carros quando voltava das praias do subúrbio, muitos visivelmente alcoolizados. Como o número de policiais ferroviários é insuficiente para fiscalizar adequadamente as estações e as composições, resolveu-se suspender as viagens nos domingos e feriados.
O sistema atual, projetado para uma demanda de 60.000 passageiros / dia, deixa muito a desejar, principalmente no tocante à qualidade do material rodante, em precário estado de conservação. Os passageiros viajam em veículos com portas quebradas, assentos arrancados, composições sujas, vidros quebrados e sistema de segurança danificado em conseqüência da falta de manutenção adequada e à depredação que os próprios passageiros provocam no equipamento. Este já está no limite de sua vida útil e a única solução seria a renovação de todo o material rodante. É bastante certo que o sistema de Salvador não está no rol de prioridades da CBTU.
Somente para exemplificar, todos os carros-motores não dispõem mais dos limpadores de parabrisa, pois a CBTU alega que a população os arranca, conseqüência da falta de educação de uma parte do nosso povo e da falta de policiamento nas estações. Quando chove, os maquinistas são obrigados a colocar suas cabeças para fora das janelas e correm o risco de levarem pedradas dos moleques que brincam à beira das linhas, principalmente no Lobato. É por isso que a maioria dos carros são equipados com grades nas janelas, para que o usuário não fique desprotegido.
16 de abril de 1991
Carro-motor ACF nº E-117 em fase final de reforma, estacionado no lado de fora da antiga oficina de locomotivas elétricas da Calçada em 1992.
Carro-motor ACF nº E-112 no interior do antigo depósito de locomotivas elétricas da Calçada, em Salvador, em trabalhos de manutenção, 1992
http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/B ... rb1992.htm
* 18 carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry), construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista, 2 pantógrafos, comprimento de 17,8 m e largura de 2,8 m, numerados E-101 a E-118. Cerca de 9 destes carros vieram da SR-2 no início dos anos 80 para reforçar o sistema suburbano de Salvador.
* 31 carros-reboque Pidner
Até o início do ano passado, os trens de subúrbio eram formados por 2 carros-motores e 3 carros-reboque, num total de 5 carros por composição. Em virtude da fadiga do material rodante e para não forçar os motores de tração, os trens hoje possuem 2 carros-reboque, cada.
Como somente 6 carros-motores rodam simultaneamente no sistema, teoricamente restam 12 em reserva. Vários realmente estão sendo reformados, mas com as mesmas características técnicas e com muita lentidão. Faltam peças de reposição e recursos para acelerar estas reformas, e os trens rodam como podem.
* Lotação por carro: 250 passageiros
* Velocidade média comercial: 35 km/h
* Tempo de viagem média Calçada-Paripe e vice-versa: 25 minutos
* Intervalo mínimo entre trens: 20 minutos
* Intervalo máximo entre trens:30 minutos
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado, das 5h00 às 22h30. Domingos e feriados os trens não circulam. A CBTU justifica que, quando os trens rodavam nesses dias, até há pouco mais de um ano atrás, a população sujava e depredava os carros quando voltava das praias do subúrbio, muitos visivelmente alcoolizados. Como o número de policiais ferroviários é insuficiente para fiscalizar adequadamente as estações e as composições, resolveu-se suspender as viagens nos domingos e feriados.
O sistema atual, projetado para uma demanda de 60.000 passageiros / dia, deixa muito a desejar, principalmente no tocante à qualidade do material rodante, em precário estado de conservação. Os passageiros viajam em veículos com portas quebradas, assentos arrancados, composições sujas, vidros quebrados e sistema de segurança danificado em conseqüência da falta de manutenção adequada e à depredação que os próprios passageiros provocam no equipamento. Este já está no limite de sua vida útil e a única solução seria a renovação de todo o material rodante. É bastante certo que o sistema de Salvador não está no rol de prioridades da CBTU.
Somente para exemplificar, todos os carros-motores não dispõem mais dos limpadores de parabrisa, pois a CBTU alega que a população os arranca, conseqüência da falta de educação de uma parte do nosso povo e da falta de policiamento nas estações. Quando chove, os maquinistas são obrigados a colocar suas cabeças para fora das janelas e correm o risco de levarem pedradas dos moleques que brincam à beira das linhas, principalmente no Lobato. É por isso que a maioria dos carros são equipados com grades nas janelas, para que o usuário não fique desprotegido.
16 de abril de 1991
Carro-motor ACF nº E-117 em fase final de reforma, estacionado no lado de fora da antiga oficina de locomotivas elétricas da Calçada em 1992.
Carro-motor ACF nº E-112 no interior do antigo depósito de locomotivas elétricas da Calçada, em Salvador, em trabalhos de manutenção, 1992
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
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Re: Trens Suburbanos de Salvador
Toshiba super reformado é o melhor...
Legal esse trem com duas portas...
é o autêntico Trem 4 portas...
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Rodrigo Lopes
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- COORDENADOR
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- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Esses Toshibas ficaram lindos. Eu lembro quando li que ele chegaram a SSA. Tomara que essas fotos do Haiser sejam recentes, mostrando que o povo está cuidando do trem. Espero andar nele um dia.
Nunca andei em uma composição de dois carros... Deve parecer um bonde passando. Muito lindo.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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- MEMBRO PLENO
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- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Parte ou toda frota antiga foi substituída pelos Toshibas ou ainda circulam em adição a eles?
Acho que se o sistema recebesse investimentos e fosse bem tratado obviamente daria certo e seria um bonito sistema
Acho que se o sistema recebesse investimentos e fosse bem tratado obviamente daria certo e seria um bonito sistema
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
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- MEMBRO PLENO
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Re: Trens Suburbanos de Salvador
[quote="Landrail"]O comboio ACF
ACF 1962
flickr Patrícia Carmo
flickr Patrícia Carmo
flickr Valéria Simões 2005
flickr arte.Salvador
flickr arte.Salvador
flickr Marina Palmeira[/quote="Landrail"]
Eles são idênticos aos Carmen Miranda da EFS/Fepasa!
ACF 1962
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Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Nem tanto assim,os da EFS/Fepasa possuiam uma janela pequena e não possuiam essas escadinhas dos Pidners da CTS e tinham apenas três vagões.Rafael Lopes escreveu:Landrail escreveu:O comboio ACF
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Re: Trens Suburbanos de Salvador
Eu tive uma ligeira impressão do carro motor ser um pouco mais alto em relação aos carros reboques.
***Dom Moreira 1178***
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