BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
13/04/2009 - O Globo
Para construir a Linha 3 do metrô — que ligará a Praça Arariboia, no Centro de Niterói, à Estação de Guaxindiba, em São Gonçalo — o estado terá um longo caminho a percorrer, além dos 12 quilômetros de extensão do trecho.
A faixa de domínio da antiga ferrovia Campos-Niterói, por onde passará a nova linha, está ocupada em vários pontos. Mesmo que ela seja elevada, como prevê o projeto, o fantasma das desapropriações já ronda dezenas de casas e barracos construídos irregularmente às margens dos velhos trilhos.
O projeto é parte da Linha 3 do metrô, que, originalmente, partiria da Estação Carioca, no Centro do Rio, passaria sob a Baía de Guanabara, chegaria a Niterói e seguiria até São Gonçalo.
Trecho entre as duas cidades teria 14 estações
Por falta de recursos, o estado decidiu construir apenas o trecho Niterói-São Gonçalo. Segundo o governo, a linha de metrô correria sobre um viaduto em toda a sua extensão e teria 14 estações.
Em 30 de dezembro passado, o estado assinou um convênio com o Ministério das Cidades no valor de R$ 62 milhões, que, de acordo com a Secretaria de Transportes, servirão para fazer o projeto e dar início às obras. O governo federal entrará com R$ 50 milhões. A contrapartida do estado será de R$ 12 mlhões. Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, as obras devem começar em dois meses, no máximo. O trecho será feito pelo Consórcio Construtor Fluminense, que reúne as empreiteiras Queiroz Galvão e Carioca Engenharia.
Nova linha deverá beneficiar 350 mil pessoas
Pelo projeto original, a Linha 3 beneficiaria cerca de 350 mil passageiros por dia ao longo de 14 estações: Arariboia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.
Moradores já falam em desapropriação
Apesar de os trilhos passarem a menos de três metros da porta de Teresa Eliete Guimarães, moradora de Alcântara, em São Gonçalo, o trem ainda é uma realidade distante para ela. Há tempos, o vaivém na antiga ferrovia CamposNiterói se limita às crianças correndo para lá e para cá. Há pelo menos um ano não passa qualquer trem por ali. A casa de Eliete, como a de seus vizinhos, foi construída dentro da faixa de domínio da ferrovia. Para esses moradores, o trem, antes de ser um benefício, hoje é uma grande preocupação.
— Há anos eu ouço essa história de metrô passar por aqui, mas agora estou achando que é sério mesmo — diz Teresa Eliete, que mora há oito anos numa casa às margens da linha. — Se me derem um lugarzinho qualquer, tudo bem. Sabe como é: eu como sardinha, não vou exigir bacalhau.
Adélio Xavier, cuja varanda se debruça sobre os trilhos, também está preocupado com o rumo dos boatos. Dono de uma casa de dois andares no bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, onde vive com a família, ele também se preocupa com a chegada do metrô: — Se o estado chegar aqui querendo trocar a minha casa por um barraco com quartinho e banheiro, não vou aceitar. Agora, se for uma casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, então a gente pode conversar — afirma Adélio.
Especialista diz que obra não teria viabilidade Para o secretário Júlio Lopes, alguns dos principais entraves ao projeto estão perto de serem solucionados.
— Nós temos conversado com a prefeitura de Niterói, que anteriormente defendia o metrô subterrâneo, e eles estão dispostos a voltarem à ideia original, que barateia e dá mais viabilidade ao projeto. Hoje existe um novo conceito de linha. Dubai fez 74 quilômetros de metrô suspenso. Além disso, ele nos permite fugir da questão das invasões ao longo da linha — diz Lopes.
A resistência à construção de um metrô de superfície entre Niterói e São Gonçalo não vem apenas dos moradores que ocuparam as margens da antiga ferrovia. Para o engenheiro Laerte de Holanda Sales Filho, especialista em transportes, essa linha só teria viabilidade econômica se partisse do Rio.
— Este é apenas um dos quatro corredores viários entre Niterói e São Gonçalo. As pessoas que estão nos outros três não vão usá-lo. Quem está na NiteróiManilha, por exemplo, poderá pegar um ônibus para ir até Niterói. Pensar que as linhas de ônibus vão deixar de existir é utopia — argumenta Laerte, para quem a nova linha pode acabar se transformando num elefante branco.
---
Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
13/04/2009 - O Globo
Para construir a Linha 3 do metrô — que ligará a Praça Arariboia, no Centro de Niterói, à Estação de Guaxindiba, em São Gonçalo — o estado terá um longo caminho a percorrer, além dos 12 quilômetros de extensão do trecho.
A faixa de domínio da antiga ferrovia Campos-Niterói, por onde passará a nova linha, está ocupada em vários pontos. Mesmo que ela seja elevada, como prevê o projeto, o fantasma das desapropriações já ronda dezenas de casas e barracos construídos irregularmente às margens dos velhos trilhos.
O projeto é parte da Linha 3 do metrô, que, originalmente, partiria da Estação Carioca, no Centro do Rio, passaria sob a Baía de Guanabara, chegaria a Niterói e seguiria até São Gonçalo.
Trecho entre as duas cidades teria 14 estações
Por falta de recursos, o estado decidiu construir apenas o trecho Niterói-São Gonçalo. Segundo o governo, a linha de metrô correria sobre um viaduto em toda a sua extensão e teria 14 estações.
Em 30 de dezembro passado, o estado assinou um convênio com o Ministério das Cidades no valor de R$ 62 milhões, que, de acordo com a Secretaria de Transportes, servirão para fazer o projeto e dar início às obras. O governo federal entrará com R$ 50 milhões. A contrapartida do estado será de R$ 12 mlhões. Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, as obras devem começar em dois meses, no máximo. O trecho será feito pelo Consórcio Construtor Fluminense, que reúne as empreiteiras Queiroz Galvão e Carioca Engenharia.
Nova linha deverá beneficiar 350 mil pessoas
Pelo projeto original, a Linha 3 beneficiaria cerca de 350 mil passageiros por dia ao longo de 14 estações: Arariboia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.
Moradores já falam em desapropriação
Apesar de os trilhos passarem a menos de três metros da porta de Teresa Eliete Guimarães, moradora de Alcântara, em São Gonçalo, o trem ainda é uma realidade distante para ela. Há tempos, o vaivém na antiga ferrovia CamposNiterói se limita às crianças correndo para lá e para cá. Há pelo menos um ano não passa qualquer trem por ali. A casa de Eliete, como a de seus vizinhos, foi construída dentro da faixa de domínio da ferrovia. Para esses moradores, o trem, antes de ser um benefício, hoje é uma grande preocupação.
— Há anos eu ouço essa história de metrô passar por aqui, mas agora estou achando que é sério mesmo — diz Teresa Eliete, que mora há oito anos numa casa às margens da linha. — Se me derem um lugarzinho qualquer, tudo bem. Sabe como é: eu como sardinha, não vou exigir bacalhau.
Adélio Xavier, cuja varanda se debruça sobre os trilhos, também está preocupado com o rumo dos boatos. Dono de uma casa de dois andares no bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, onde vive com a família, ele também se preocupa com a chegada do metrô: — Se o estado chegar aqui querendo trocar a minha casa por um barraco com quartinho e banheiro, não vou aceitar. Agora, se for uma casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, então a gente pode conversar — afirma Adélio.
Especialista diz que obra não teria viabilidade Para o secretário Júlio Lopes, alguns dos principais entraves ao projeto estão perto de serem solucionados.
— Nós temos conversado com a prefeitura de Niterói, que anteriormente defendia o metrô subterrâneo, e eles estão dispostos a voltarem à ideia original, que barateia e dá mais viabilidade ao projeto. Hoje existe um novo conceito de linha. Dubai fez 74 quilômetros de metrô suspenso. Além disso, ele nos permite fugir da questão das invasões ao longo da linha — diz Lopes.
A resistência à construção de um metrô de superfície entre Niterói e São Gonçalo não vem apenas dos moradores que ocuparam as margens da antiga ferrovia. Para o engenheiro Laerte de Holanda Sales Filho, especialista em transportes, essa linha só teria viabilidade econômica se partisse do Rio.
— Este é apenas um dos quatro corredores viários entre Niterói e São Gonçalo. As pessoas que estão nos outros três não vão usá-lo. Quem está na NiteróiManilha, por exemplo, poderá pegar um ônibus para ir até Niterói. Pensar que as linhas de ônibus vão deixar de existir é utopia — argumenta Laerte, para quem a nova linha pode acabar se transformando num elefante branco.
---
Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Que essa linha 3 aconteça mesmo!!!
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Eu acabei de postar uma notícia mais recente, mas na página principal do Metrô Rio. Peço desculpas à moderação, pois não sabia deste fórum somente para notícias. Se necessário, movam para cá, por favor.
Sobre o início das obras, os prazos estão diminuindo!...
Sobre o início das obras, os prazos estão diminuindo!...
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
O maior problema atualmente para a expansão do sistema de trilhos no Rio é a maldita invasão da faixa de domínio. Deixaram invadir agora como vão tirar este pessoal de lá. Cai sempre na mesma tecla da indústria da desapropriação.
Ontem tive que ir à Nova Iguaçu e, é claro, fui de trem, cheguei em 35 minutos (Central /Juscelino). Fiquei de boca aberta com as invasões, antigas e recentes, por população pobre e por especuladores, um absurdo isto que está mencionado no tópico inicial. Infelizmente só derrubando, mas ninguém tem coragem (interesse político em perder votos) de peitar.
:brv: :brv:
Ontem tive que ir à Nova Iguaçu e, é claro, fui de trem, cheguei em 35 minutos (Central /Juscelino). Fiquei de boca aberta com as invasões, antigas e recentes, por população pobre e por especuladores, um absurdo isto que está mencionado no tópico inicial. Infelizmente só derrubando, mas ninguém tem coragem (interesse político em perder votos) de peitar.
:brv: :brv:
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Trabalho neste sentido têm sido feito, como a travessia do Arará, feita em pareceia com a MRS:
Revista Rerroviária escreveu:
Travessia da favela do Arará, no Rio de Janeiro, concluida em 2006 pela MRS
com apoio do governo do Estado e do BNDES
Link do post: http://www.revistaferroviaria.com.br/blog/?m=200807
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
É uma excelente iniciativa. Pena que no quesito transporte de passageiros a "coisa" anda devagar. Vai ser um trabalho hercúleo mas terá que ser feito um dia. Não dá pra entrar em detalhes sobre o que vi ontem, é de dar dó, depois de ter o espaço delimitado terem deixado acontecer as invasões.AGV escreveu: Trabalho neste sentido têm sido feito, como a travessia do Arará, feita em pareceia com a MRS:
Revista Rerroviária escreveu:
Travessia da favela do Arará, no Rio de Janeiro, concluida em 2006 pela MRS
com apoio do governo do Estado e do BNDES
Link do post: http://www.revistaferroviaria.com.br/blog/?m=200807
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Mas nem a travessia do Arará escapou. Por baixo da via elevada várias casas foram construidas inclusive os pilares de sustentação da via viraram paredes de muitas casas. Se forem duplicar a via o mesmo problema vai acontecer.
E o pior é que fiscalizar isso é difícil... São vias de muitos km de extenção.
E o pior é que fiscalizar isso é difícil... São vias de muitos km de extenção.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Realmente essa questão das ocupações é bem crítica... Eu, pelo menos, não faço a menor idéia do que faria a respeito!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Saídas existem, só que a chave da porta está na mão dos políticos e não de profissionais (em todos os níveis de instrução) capazes de levar a empreitada.Abu.EdL escreveu:Realmente essa questão das ocupações é bem crítica... Eu, pelo menos, não faço a menor idéia do que faria a respeito!
Re: [Notícia] RJ diz que obra de linha começa em 2 meses
Pois é, foi levando isso em consideração que eu disse não saber o que faria a respeito...
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes