BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Material Rodante do Sistema de Plano Inclinado do Morro Santa Marta
O sistema é em via singela e funciona com contrapesos. Motores (localizados na Estação 3 e na Estação 5) puxam o contrapeso, que movimenta o carro do plano inclinado. Funciona como subir um balde por meio de uma corda e uma roldana. O sistema conta com duas vias singelas na realidade: uma no trecho Estação 1 x Estação 3 e outra no trecho Estação 3 x Estação 5. Naturalmente é necessário fazer a baldeação na Estação 3, contudo a sincronia dos carros é impressionante: sempre estão juntos na Estação 3, então na prática ninguém desembarca na Estação 3 e fica aguardando o outro carro descer para embarcar porque ele chegou junto. A frota conta com apenas esses dois carros, um para cada trecho.
Os carros tem capacidade para 25 passageiros (1875 Kg) cada, mais um compartimento para cargas. O veículo foi fabricado pela Elevadores Alpha, companhia baseada em Bonsucesso, Rio de Janeiro/RJ.
Foto 1: Detalhe do engate dos cabos de aço no veículo
Foto 2: Frontal
Foto 3: Plano inclinado estacionado na Estação 3
Foto 4: Plano inclinado descendo para a Estação 3
Foto 5: Um plano inclinado subindo para a Estação 4, com um outro estacionado na Estação 3. Nota-se o compartimento de carga com bastante coisas
Foto 6: Interior
Foto 7: Cobertura
Foto 8: Lotação
Foto 9: Vista de dentro do plano inclinado em movimento
Foto 10: Uma senhora recolhe suas compras do compartimento de carga
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13: Bancos acolchoados:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: O condutor do plano inclinado apenas aperta os botões para a estação desejada, como um elevador
Foto 17: Vistas de dentro do veículo
Foto 18:
Vídeo 1: O plano inclinado descendo da Estação 3 para a Estação 2
Vídeo 2: Percurso da Estação 2 até o desembarque na Estação 1, de dentro do plano inclinado
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 25/04/2009
Vídeos: 1-2 por Renan Souza em 25/04/2009
O sistema é em via singela e funciona com contrapesos. Motores (localizados na Estação 3 e na Estação 5) puxam o contrapeso, que movimenta o carro do plano inclinado. Funciona como subir um balde por meio de uma corda e uma roldana. O sistema conta com duas vias singelas na realidade: uma no trecho Estação 1 x Estação 3 e outra no trecho Estação 3 x Estação 5. Naturalmente é necessário fazer a baldeação na Estação 3, contudo a sincronia dos carros é impressionante: sempre estão juntos na Estação 3, então na prática ninguém desembarca na Estação 3 e fica aguardando o outro carro descer para embarcar porque ele chegou junto. A frota conta com apenas esses dois carros, um para cada trecho.
Os carros tem capacidade para 25 passageiros (1875 Kg) cada, mais um compartimento para cargas. O veículo foi fabricado pela Elevadores Alpha, companhia baseada em Bonsucesso, Rio de Janeiro/RJ.
Foto 1: Detalhe do engate dos cabos de aço no veículo
Foto 2: Frontal
Foto 3: Plano inclinado estacionado na Estação 3
Foto 4: Plano inclinado descendo para a Estação 3
Foto 5: Um plano inclinado subindo para a Estação 4, com um outro estacionado na Estação 3. Nota-se o compartimento de carga com bastante coisas
Foto 6: Interior
Foto 7: Cobertura
Foto 8: Lotação
Foto 9: Vista de dentro do plano inclinado em movimento
Foto 10: Uma senhora recolhe suas compras do compartimento de carga
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13: Bancos acolchoados:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: O condutor do plano inclinado apenas aperta os botões para a estação desejada, como um elevador
Foto 17: Vistas de dentro do veículo
Foto 18:
Vídeo 1: O plano inclinado descendo da Estação 3 para a Estação 2
Vídeo 2: Percurso da Estação 2 até o desembarque na Estação 1, de dentro do plano inclinado
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 25/04/2009
Vídeos: 1-2 por Renan Souza em 25/04/2009
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Nossa, o Morro Dona Marta é mesmo muito inclinado.
Por isso que essa favela é considerada a mais íngreme do Rio.
Meus parabéns pela fotos e vídeos. app
Por isso que essa favela é considerada a mais íngreme do Rio.
Meus parabéns pela fotos e vídeos. app
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Maravilha, muito legal conhecer este sistema, ótima idéia, parabéns !
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Excelente relato sobre o sistema do Dona Marta!!! Parabéns!
Só que não por mal, pelo visto ele é mais um elevador do que um trem ou tramway de passageiros.
Explico:
- apesar dos trilhos, é um sistema similar de um elevador
- o controle é o mesmo de um elevador, até foi produzida na verdade por uma fabricante de elevadores, como se vê em algumas fotos.
Mas enfim, elevador ou não, é um sistema interessante e muito bom. Espero que seja um sistema modelo para outros lugares também.
Tudo de bom.
Só que não por mal, pelo visto ele é mais um elevador do que um trem ou tramway de passageiros.
Explico:
- apesar dos trilhos, é um sistema similar de um elevador
- o controle é o mesmo de um elevador, até foi produzida na verdade por uma fabricante de elevadores, como se vê em algumas fotos.
Mas enfim, elevador ou não, é um sistema interessante e muito bom. Espero que seja um sistema modelo para outros lugares também.
Tudo de bom.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 120
- Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
- Localização: Uberlândia/MG
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Também achei que é um elevador, muito bem bolado por sinal.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Galera não é um elevador, também não é bonde: é plano inclinado
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Nossa...
Que medo...
Acontece que tenho um certo medo de altura...
Quando eu ia e vou ao Monte Serrat...
Quando sobe eu vou torcendo pro cabo não quebrar...
Quando desce, torço pro cabo aguentar...
Fora a altura, é bem bonita, eu aprecio portanto...
Que medo...
Acontece que tenho um certo medo de altura...
Quando eu ia e vou ao Monte Serrat...
Quando sobe eu vou torcendo pro cabo não quebrar...
Quando desce, torço pro cabo aguentar...
Fora a altura, é bem bonita, eu aprecio portanto...
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Se assemelha demais com um elevador, Renan! Parabéns pelas fotos! app
Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Material Rodante
Senhores, na verdade é um elevador
Embora utilize um tipo de trilho, não é exatamente um material ferroviário.
Pela forma de funcionamento, operação (há botoeiras de elevador, como num elevador) e o próprio fabricante é uma empresa de elevadores:
Enfim, é um elevador.
Aliás, falando na sincrinia de operação, ela se deve à própria programação automatizada do sistema, permitindo esta sincronia, se necessário.
Embora utilize um tipo de trilho, não é exatamente um material ferroviário.
Pela forma de funcionamento, operação (há botoeiras de elevador, como num elevador) e o próprio fabricante é uma empresa de elevadores:
Enfim, é um elevador.
Aliás, falando na sincrinia de operação, ela se deve à própria programação automatizada do sistema, permitindo esta sincronia, se necessário.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes