BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Funicular de manutenção da Usina Henry Borden
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - FUNDADOR
- Contato:
Funicular de manutenção da Usina Henry Borden
E não é que eu achei info sobre um funicular que estava buscando desde de manhã:::
http://br.geocities.com/uhborden/
E mais, é um relato histórico da HB, que apesar de nostálgico, esté em operação, pois a manutenção da usina depende deste sistema..
http://br.geocities.com/uhborden/
E mais, é um relato histórico da HB, que apesar de nostálgico, esté em operação, pois a manutenção da usina depende deste sistema..
-
- MODERADOR - CARGAS
Re: Funicular de manutenção da Henry borden!
Cara, que show!
Só poderia ter a participação também da E.F. Brasil hehehe
Essa "ferrovia" aí mereceria uma bela visita!
Valeu, Athos... nunca tinha ouvido falar!
Só poderia ter a participação também da E.F. Brasil hehehe
Essa "ferrovia" aí mereceria uma bela visita!
Valeu, Athos... nunca tinha ouvido falar!
-
- MODERADOR GLOBAL
Até onde sei, tem visitas monitoradas à Usina... É só agendar!
Esse carrinho cruza a estrada velha de Santos.
Vamos fretar um funicular?
Esse carrinho cruza a estrada velha de Santos.
Vamos fretar um funicular?
-
- Contato:
Esse funicular é parte de um engenhoso complexo gerador de energia, aonde a diferença de altura entre a captação e o ponto de coleta as pás da turbina é de cerca de 700m de altura.
Esta urina precisa do "tal" Rio Pinheiros para funcionar: ela "esvazia" a represa Billings e requer que o curso do canal do rio Pinheiros seja revertido (isto mesmo, bombeado para segir sentido represa, aonde é novamente bombeada para a mesma, numa altura de cerca de uns 10 +- .
Neste gasto todo de energia para bombear, sobra a energia gerada pela Henry Bordem, mas como a água do rio é literalmente podre, praticamente esta operação de bombeamento do rio não é feita, só em caso de extrema emergência.
No mais a urina não opera na carga total por causa disto, só utiliza a água que pode, da represa.
A usina em só é outra coisa muito bacana: Ela fica enterrada na rocha, tanto que tentaram bombardeá-la na revolução de 32 e não conseguiram.
Esta urina precisa do "tal" Rio Pinheiros para funcionar: ela "esvazia" a represa Billings e requer que o curso do canal do rio Pinheiros seja revertido (isto mesmo, bombeado para segir sentido represa, aonde é novamente bombeada para a mesma, numa altura de cerca de uns 10 +- .
Neste gasto todo de energia para bombear, sobra a energia gerada pela Henry Bordem, mas como a água do rio é literalmente podre, praticamente esta operação de bombeamento do rio não é feita, só em caso de extrema emergência.
No mais a urina não opera na carga total por causa disto, só utiliza a água que pode, da represa.
A usina em só é outra coisa muito bacana: Ela fica enterrada na rocha, tanto que tentaram bombardeá-la na revolução de 32 e não conseguiram.
-
- MODERADOR GLOBAL
Isso aí!!!
A casa de válvulas do vertedouro da Billings (é ela que alimenta a Henry Borden) é bem no alto da serra, entre São Bernardo e Paranapiacaba.
Quando desci a estrada velha a pé (tem uns 4, 5 anos) havia essa visita moinitorada à usina. E descia-se pelo funicular ao lado dos dutos...
Vou procurar, e se virar, que tal montarmos um grupo?
A casa de válvulas do vertedouro da Billings (é ela que alimenta a Henry Borden) é bem no alto da serra, entre São Bernardo e Paranapiacaba.
Quando desci a estrada velha a pé (tem uns 4, 5 anos) havia essa visita moinitorada à usina. E descia-se pelo funicular ao lado dos dutos...
Vou procurar, e se virar, que tal montarmos um grupo?
-
- Contato:
Opa! pode ser sim!
Seria muito bom termos um relato (e fotos) próprio do local e do sistema.
Seria muito bom termos um relato (e fotos) próprio do local e do sistema.
-
- MODERADOR GLOBAL
Estou em casa, fui levar meu irmão ao médico. Pode parecer incrível, mas acho que SEI ONDE ESTÁ uma dessas locos da Henry Borden! (Se não for ela, é uma bem parecida!)
Passei agora há pouco em frente a uma empresa de sucata chamada TRUFER, em Diadema. E há uma pequena loco amarela que é a cara dessas das fotos PRESERVADA na entrada...
Passei agora há pouco em frente a uma empresa de sucata chamada TRUFER, em Diadema. E há uma pequena loco amarela que é a cara dessas das fotos PRESERVADA na entrada...
Re: Funicular de manutenção da Usina Henry Borden
Vamos combinar e fazer uma visita a esta usina!
-
- MEMBRO PLENO
Tô dentro !
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Estou dentro também!!!!!!
Nossa senhora, muito bom o topico!!!! Parabéns!
Nossa senhora, muito bom o topico!!!! Parabéns!