BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

VLT Suzano-Mogi

Moderador: Lipe Andreense


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[Notícia] Engenheiros preferem Expresso a VLT em Mogi

Mensagem não lida por Landrail » 19 Mar 2009, 12:41

Engenheiros preferem Expresso a VLT em Mogi

19/03/2009 - O Diário de Mogi


Ainda que tentassem manter um posicionamento neutro em relação à preferência entre o Expresso Leste ou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a maioria dos engenheiros, arquitetos e urbanistas que se reuniram na noite de ontem na Câmara Municipal deixou bem claro que a proposta da vinda dos trens espanhóis para a Cidade trará muito mais benefícios. Mas ainda assim, a classe de profissionais quer conhecer melhor a proposta técnica do VLT, uma vez que não é possível opinar sobre a eficácia do transporte se não houver informações.


Por isso, será montada na semana que vem uma comissão que acompanhará os assuntos relacionados ao transporte férreo de Mogi. Esse grupo de engenheiros e arquitetos solicitará à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) o envio de cópia do projeto do VLT para obter dados técnicos da proposta. Isso tudo antes da realização da audiência pública que deve acontecer em maio, e que discutirá o tema com a população mogiana. "Porque até agora, o que vimos foi puro marketing. O VLT é bonito, confortável, mas queremos saber como vai ser implantado. Se tivermos essas informações antes da audiência, poderemos discutir tecnicamente e não apenas assistir a uma exposição de slides da CPTM como meros espectadores", avaliou o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes, Nelson Bettoi Batalha Neto.


Mas obter informações junto à CPTM tem sido um desafio da categoria desde o final de janeiro, quando foi realizada a apresentação do VLT em reunião no Ciarte. "Desde então, estou aguardando as respostas dos meus questionamentos. Para mim, o VLT é um bonde de luxo, um complemento, porque possui a velocidade inferior a de um trem e tem menor capacidade de transporte", apontou o engenheiro Orlando Pozzani Júnior.


A arquiteta Ana Maria Sandim destacou que a CPTM precisa apresentar dados reais e não informações políticas ou de marketing. "Não temos embasamento e acredito que se entrar o VLT, eles vão acabar concorrendo com os ônibus", disse.


O mesmo acredita o engenheiro Jamil Hallage, que ontem protagonizou um discurso mais incisivo, opinando declaradamente a favor do Expresso Leste: "Tirar os muros é uma ilusão. Para melhorar o transporte coletivo de massa, a solução é o Expresso Leste. E dizer que não temos demanda para esse tipo de trem é desconhecer a realidade", afirmou.


Mário Edison Picchi Galeggo, presidente da Delegacia de Mogi das Cruzes do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, lembrou que não se pode desconsiderar que a MRS tem concessão até 2026 da linha férrea. "Temos condições de tirar os muros e permitir que os trens de carga convivam com os automóveis", indagou.


Já Paulo Pinhal, do Colégio de Arquitetos, levantou a possibilidade de implantar um modelo "híbrido", com VLT e Expresso Leste. "A ideia é de que um Expresso Leste parta a cada 30 minutos e um VLT a cada 10 minutos", indicou. Ao final, o arquiteto também questionou a viabilidade do VLT: "Existem períodos em que temos a circulação de 10 mil pessoas por hora nos trens. O VLT só comporta de quatro a seis mil por hora. Como resolver esse problema técnico?"

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... 5&pagina=1
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Caco » 23 Mar 2009, 19:23

Até que enfim os engenheiros e arquitetos mogianos começaram a se manifestar.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 23 Mar 2009, 22:56

willyfalque escreveu:Eu creio que sim, pois como usuário da CPTM, venho observando serviços de reforma da estação estudantes, como conserto do pavimento das plataformas, pintura das paredes, substituição do gradeado... se o projeto do VLT fosse tocado adiante, a troco de que a CPTM estaria bancando esta reforma?
A CPTM está realizando reformas em todas as suas estações, até mesmo nas que vão futuramente ser demolidas ou sofrer reformas profundas. Trata-se de uma "manutenção corretiva", para compensar o fato de muitas dessas estações não estarem recebendo a manutenção adequada há anos.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Jorge Luis » 25 Abr 2009, 20:10

Quando se fala em VLT ou Expresso, o pessoal so se lembra de Mogi, esquecendo das cidades em volta que não tem transporte sobre trilhos, com a implantação do Expresso até Moji estas cidades serão beneficiadas, inclusive Guararema e São Jose dos Campos ou seja, as pessoas que vem destas cidades para São Paulo de carro ou de onibus,preferirão ir até Moji pegar o trem, do que ficar parado na Dutra/ Airton Sena/Marginal, parado por tempo indefinido se extressando, com o trem voce sabe a hora que sai e a hora que chega, tambem ficara mais barato pois com $2,55 se pode se dar ao luxo de usar todo o sistema metroferroviario,e para quem tem carro economiza combustivel, pedagio e ainda sobra dinheiro para pagar um estacinamento de 12h em Moji, isso so não e feito ultimamente porque os trens da estenção não são atrativo, mas com o expresso e a qualidade de metro, haja trem.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Willyfalque
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Dez 2008, 13:44

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Willyfalque » 25 Abr 2009, 23:18

Jorge Luis escreveu:Quando se fala em VLT ou Expresso, o pessoal so se lembra de Mogi, esquecendo das cidades em volta que não tem transporte sobre trilhos, com a implantação do Expresso até Moji estas cidades serão beneficiadas, inclusive Guararema e São Jose dos Campos
Na verdade, meu caro, esta é uma briga boa, pois seria maravilhoso para nós termos condução rápida e barata para estas cidades. Infelizmente este sonho nos foi tirado pela prefeitura da cidade de Jacareí, que retirou os trilhos da ferrovia que percorriam o centro da cidade e construiu uma avenida no lugar. A prefeitura de Jacareí realizou esta operação sem a concordância das empresas ferroviárias (MRS e CPTM) e está, segundo boatos, enfrentando uma ação judicial em virtude disto.
Faço votos que esta linha férrea consiga ser restaurada totalmente e nossos trens possam se locomover até lá, pois estas cidades são belíssimas e merecem uma visita. :Y:
Quartzo é uma partze ou aposentzo de um apartamentzo

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

E no final....

Mensagem não lida por HGP » 06 Mai 2009, 15:14

Trens do Expresso Leste circulam em Mogi



06/05/2009 - O Diário de Mogi


A Cidade venceu. Os modernos trens espanhois do Expresso Leste, equipados com ar-condicionado e música ambiente, começam a circular neste sábado pela Linha 11, entre as estações Estudantes e Luz, em São Paulo. O surpreendente anúncio foi feito na tarde de ontem pelo governador José Serra (PSDB) durante reunião com autoridades do Município no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Embora em um primeiro momento as novas composições vão conviver com as do subúrbio, o chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para descartar de vez o projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho entre Mogi das Cruzes e Suzano.

Uma das promessas de campanha de Serra, o Expresso Leste havia saído do rol de prioridades logo depois que ele ganhou a eleição, em outubro de 2006. No lugar dos trens espanhois, a CPTM se preparava para implantar o VLT. A reação negativa da comunidade, no entanto, levou o governador a recuar e anunciar para o mês de julho uma audiência pública para discutir com o usuário qual o melhor modelo para o Município. O encontro, no entanto, não será realizado. Ontem, ele convocou as autoridades municipais e a Imprensa para comunicar que a decisão já está tomada e ela vai ao encontro do que a sociedade reivindicava.

Para justificar a mudança nos planos, Serra citou a pressão dos usuários e uma pesquisa encomendada pelo governo municipal com usuários do sistema, cujos resultados apontaram preferência pelos trens expressos e repúdio generalizado à baldeação, que no caso do Veículo Leve sobre Trilhos apenas seria transferida de Guaianazes para Suzano. "Nós fizemos um plano para levar o Expresso até Mogi, ouvimos a comunidade, a Prefeitura, houve manifestações que levamos em conta e concluímos por este projeto. Os trens expressos já vão começar", anunciou o governador. "VLT é um assunto superado", completou.

Serra contou que começou a se convencer pelo Expresso em sua última vinda à Cidade, em 13 de março. "Disse, na última vez que fomos a Mogi, que estávamos abertos para consultas, a respeito de qual é a melhor maneira de se fazer. Depois das consultas feitas, concluímos que este seria efetivamente o melhor caminho. Em vez do VLT, [definimos que o melhor seria] nós desenvolvermos o projeto inteiramente baseado nos trens. Criaremos linhas expressas fora do horário de pico – no horário de pico haverá um trem expresso, de manhã, às cinco [horas] da manhã. Outros haverão na medida em que a Prefeitura faça os viadutos que são necessários para comportar essa modalidade de transporte."

A substituição dos subúrbios pelos expressos será feita paulatinamente. O governador lembrou que, como o intervalo entre os trens do Expresso Leste cai para três minutos, é essencial que a Cidade construa viadutos ou túneis para eliminar as cancelas existentes em Jundiapeba, Cavalheiro Nami Jafet, Campos Salles, Cabo Diogo Oliver e Dr. Deodato Wertheimer. Caso contrário, o trânsito de veículos será prejudicado. "Temos de fazer as [transposições das] passagens de nível. É o único empecilho existente. Mas já haverá um salto substancial a curto prazo." A viagem inaugural está marcada para este sábado, às 5 horas, com partida da Estação Estudantes. Diariamente, serão 14 viagens.

Para Serra, é um bom começo, já que até as composições de subúrbio estão em boas condições. "O importante é sublinhar que houve uma reforma bem feita nos trens – em matéria de conforto melhorou muito a situação – e que, no horário dos estudantes, às 10 [e quinze] da noite, haverá um expresso que facilitará a vida daqueles que vão até Mogi estudar. É uma conquista feita com um trabalho competente da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM. Com uma Prefeitura parceira e parlamentares cooperativos, chegamos a uma boa solução." O governador também citou a "combativa imprensa de Mogi" em seu discurso.

http://www.revistaferroviaria.com.br...CdMateria=8154

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por AGV » 06 Mai 2009, 15:25

^^ E que rápido, hein...

Para quem estava doido (.gov) para impantar projeto de VLT lá....... :HH:


Muito bom! app


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Mai 2009, 17:18

Aeee!!!!

Chupaaa!!

Enterremos de uma vez esse projeto bizarro!!
HAHAHAHAHAHAHA!!

VLT de Estudantes pra frente e olhe lá.

Parabéns pro pessoal de Mogi!

Gostei da assinatura do Caco...ahahahahahhaa

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por HGP » 07 Mai 2009, 06:53

A Banda B da linha 11 é mais civilizada que o trecho de SP-Suzano. Só espero que não apareça nenhuma depredação nesses trens, senão podem acabar com a Festa do ELESTUDANTES bem mais cedo....


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Francis » 08 Mai 2009, 10:54

HGPFILHO escreveu:Só espero que não apareça nenhuma depredação nesses trens
Infelizmente, isto é impossível... o série 2000 já está acabado, todo vandalizado (tem só 9 anos), agora então... vem pedrada e tudo o mais. Espero que coloquem seguranças nos trens, senão já era o 2000.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

A volta do desejado

Mensagem não lida por HGP » 09 Mai 2009, 16:55

09.mai.2009 - EVALDO NOVELINI

Depois de nove anos de cobranças e promessas estéreis dos governantes de plantão, os trens do Expresso Leste finalmente começam a circular hoje por toda a extensão da Linha 11, que liga as estações Luz, na Capital, e Estudantes, em Mogi das Cruzes. A viagem inaugural está marcada para as 5 horas da madrugada, com destino a São Paulo. Os usuários, no entanto, serão obrigados a conviver com as antigas composições do subúrbio até que o Município construa túneis ou viadutos que eliminem as passagens em nível que hoje impossibilitam a redução do intervalo entre as viagens.

A grande maioria dos 20 mil usuários que a cada hora sobem ou descem de uma das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de acordo com dados oficiais, reivindicava a extensão do Expresso Leste até Mogi desde o ano 2000, quando o Governo do Estado implantou o sistema no trecho compreendido entre as estações Luz e Guaianazes. O prolongamento do serviço até a Estudantes, alegavam os técnicos estaduais, dependeria da eliminação das cancelas existentes em solo mogiano. Uma ampla mobilização da comunidade, conduzida por O Diário, provocou a alteração nos planos oficiais.

Na última terça-feira, o governador José Serra (PSDB) convocou autoridades e jornalistas do Município ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e anunciou, para surpresa dos presentes, a chegada do Expresso à Estação Estudantes já no próximo sábado, hoje. Uma comitiva com cerca de 100 pessoas, entre elas algumas autoridades contrárias ao projeto até o último minuto, estará hoje, a partir das 4h30, na Estação Estudantes para a viagem inaugural. O presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda, que até um mês atrás defendia a substituição dos trens pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), confirmou presença.

A princípio, o Expresso Leste fará apenas 14 viagens diárias em dias úteis e 16 nos finais de semana (sábado e domingo). O usuário que optar pelas composições estará livre da baldeação em Guaianazes, que continuam sendo obrigatórias para quem viajar com o subúrbio. Saindo da Estudantes, os trens expressos pararão em 14 estações antes de chegar à Luz: Mogi (Centro), Braz Cubas, Jundiapeba, Suzano, Calmon Viana, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Antonio Gianetti Neto, Guaianazes, José Bonifácio, Dom Bosco, Corinthians/Itaquera, Tatuapé e Brás. A estimativa é que o percurso dure 1h09.

A tarifa do Expresso Leste será a mesma da dos trens convencionais, R$ 2,55, sendo que a primeira viagem sairá vinte centavos (R$ 2,35) mais barata para quem possui o bilhete único. Os trens europeus do Expresso Leste, Série 2.000, são mais de 20 anos mais novos que os brasileiros da Série 1.400 que circulam pela Linha 11. Os primeiros saíram das fábricas do consórcio formado pelas empresas CAF, ADtranz (hoje Bombardier) e Alston em 1999. Já os segundos foram feitos pelo consórcio Budd/Mafersa nos anos de 1976 e 1977 em aço inox. Construídas com fibra de carbono, as composições expressas têm bancos acolchoados, ar-condicionado e música ambiente.


Ampliação

Não há prazo definido para que os trens de subúrbio sejam definitivamente substituídos pelos do Expresso. Além da construção dos túneis ou viadutos, que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) já definiu como uma das prioridades de seu mandato, a CPTM precisará reforçar a sua frota de trens europeus. Nos próximos dias, a estatal abrirá licitação para adquirir outras nove composições, ao custo de R$ 30 milhões cada uma.

http://www.odiariodemogi.inf.br/noti...t=16266&edit=6


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por Francis » 09 Mai 2009, 18:04

Francis escreveu:
HGPFILHO escreveu:09.mai.2009 - EVALDO NOVELINI

Depois de nove anos de cobranças e promessas estéreis dos governantes de plantão, os trens do Expresso Leste finalmente começam a circular hoje por toda a extensão da Linha 11, que liga as estações Luz, na Capital, e Estudantes, em Mogi das Cruzes. A viagem inaugural está marcada para as 5 horas da madrugada, com destino a São Paulo. Os usuários, no entanto, serão obrigados a conviver com as antigas composições do subúrbio até que o Município construa túneis ou viadutos que eliminem as passagens em nível que hoje impossibilitam a redução do intervalo entre as viagens.

A grande maioria dos 20 mil usuários que a cada hora sobem ou descem de uma das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de acordo com dados oficiais, reivindicava a extensão do Expresso Leste até Mogi desde o ano 2000, quando o Governo do Estado implantou o sistema no trecho compreendido entre as estações Luz e Guaianazes. O prolongamento do serviço até a Estudantes, alegavam os técnicos estaduais, dependeria da eliminação das cancelas existentes em solo mogiano. Uma ampla mobilização da comunidade, conduzida por O Diário, provocou a alteração nos planos oficiais.

Na última terça-feira, o governador José Serra (PSDB) convocou autoridades e jornalistas do Município ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e anunciou, para surpresa dos presentes, a chegada do Expresso à Estação Estudantes já no próximo sábado, hoje. Uma comitiva com cerca de 100 pessoas, entre elas algumas autoridades contrárias ao projeto até o último minuto, estará hoje, a partir das 4h30, na Estação Estudantes para a viagem inaugural. O presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda, que até um mês atrás defendia a substituição dos trens pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), confirmou presença.

A princípio, o Expresso Leste fará apenas 14 viagens diárias em dias úteis e 16 nos finais de semana (sábado e domingo). O usuário que optar pelas composições estará livre da baldeação em Guaianazes, que continuam sendo obrigatórias para quem viajar com o subúrbio. Saindo da Estudantes, os trens expressos pararão em 14 estações antes de chegar à Luz: Mogi (Centro), Braz Cubas, Jundiapeba, Suzano, Calmon Viana, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Antonio Gianetti Neto, Guaianazes, José Bonifácio, Dom Bosco, Corinthians/Itaquera, Tatuapé e Brás. A estimativa é que o percurso dure 1h09.

A tarifa do Expresso Leste será a mesma da dos trens convencionais, R$ 2,55, sendo que a primeira viagem sairá vinte centavos (R$ 2,35) mais barata para quem possui o bilhete único. Os trens europeus do Expresso Leste, Série 2.000, são mais de 20 anos mais novos que os brasileiros da Série 1.400 que circulam pela Linha 11. Os primeiros saíram das fábricas do consórcio formado pelas empresas CAF, ADtranz (hoje Bombardier) e Alston em 1999. Já os segundos foram feitos pelo consórcio Budd/Mafersa nos anos de 1976 e 1977 em aço inox. Construídas com fibra de carbono, as composições expressas têm bancos acolchoados, ar-condicionado e música ambiente.


Ampliação

Não há prazo definido para que os trens de subúrbio sejam definitivamente substituídos pelos do Expresso. Além da construção dos túneis ou viadutos, que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) já definiu como uma das prioridades de seu mandato, a CPTM precisará reforçar a sua frota de trens europeus. Nos próximos dias, a estatal abrirá licitação para adquirir outras nove composições, ao custo de R$ 30 milhões cada uma.

http://www.odiariodemogi.inf.br/noti...t=16266&edit=6
Agora teremos a médio prazo (2012) trens com intervalo de três minutos saindo de Estudantes batendo lata... e tendo que comprar muito mais que nove trens para conseguir atender a distancia de 50 km... e a culpa é dos técnicos... já que os técnicos, baseados em estudos de demanda e pesquisas não entendem nada, prá que técnicos?... põe jornalista para planejar o transporte público.:sn:

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 09 Mai 2009, 22:58

Francis escreveu:Agora teremos a médio prazo (2012) trens com intervalo de três minutos saindo de Estudantes batendo lata... e tendo que comprar muito mais que nove trens para conseguir atender a distancia de 50 km... e a culpa é dos técnicos... já que os técnicos, baseados em estudos de demanda e pesquisas não entendem nada, prá que técnicos?... põe jornalista para planejar o transporte público.:sn:
Peguei o Expresso até Estudantes hoje... às 18:20... ele começou a esvaziar em Calmon Viana... chegando em Mogi, 75% dos assentos estavam ocupados ainda!
Algo me diz que ele não vai bater tanta lata assim... ;)

P.S.: Hoje é sábado.
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por HGP » 10 Mai 2009, 11:20

Eduardo GJF escreveu:
Francis escreveu:Agora teremos a médio prazo (2012) trens com intervalo de três minutos saindo de Estudantes batendo lata... e tendo que comprar muito mais que nove trens para conseguir atender a distancia de 50 km... e a culpa é dos técnicos... já que os técnicos, baseados em estudos de demanda e pesquisas não entendem nada, prá que técnicos?... põe jornalista para planejar o transporte público.:sn:
Peguei o Expresso até Estudantes hoje... às 18:20... ele começou a esvaziar em Calmon Viana... chegando em Mogi, 75% dos assentos estavam ocupados ainda!
Algo me diz que ele não vai bater tanta lata assim... ;)

P.S.: Hoje é sábado.
Diria que nada mal para um primeiro dia no fim de semana. app okk


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 10 Mai 2009, 14:32

A prova de fogo é amanhã. Vamos ver como se comportará. E planejo dar uma voltinha nessa semana, aproveitando que entro bem mais tarde na Faculdade!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 10 Mai 2009, 17:13

Alguém se habilita a documentar o primeiro dia útil do novo expresso? :D
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por Vicente » 10 Mai 2009, 22:54

Francis escreveu: Agora teremos a médio prazo (2012) trens com intervalo de três minutos saindo de Estudantes batendo lata... e tendo que comprar muito mais que nove trens para conseguir atender a distancia de 50 km... e a culpa é dos técnicos... já que os técnicos, baseados em estudos de demanda e pesquisas não entendem nada, prá que técnicos?... põe jornalista para planejar o transporte público.:sn:
Francis, você como técnico da área, poderia explicar isso melhor, as consequências a operação?
Seria conveniente usar 2 loops (Suzano-Luz e Luz-Estudantes)pra reduzir ociosidade? Isso complica a vida do pessoal do CCO?
As pessoas que conheço em Mogi trabalham em SP, e para elas o EL até lá é bem-vindo.
Há também que se considerar a cultura nossa de usuário, de não gostar de baldeações, que com certeza influenciou nessa decisão.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 11 Mai 2009, 21:48

Eduardo GJF escreveu:Peguei o Expresso até Estudantes hoje... às 18:20... ele começou a esvaziar em Calmon Viana... chegando em Mogi, 75% dos assentos estavam ocupados ainda!
Algo me diz que ele não vai bater tanta lata assim... ;)

P.S.: Hoje é sábado.
sabado foi um dia bem atipico, vespera de dia das maes, tudo cheio. ate eu peguei trem LOTADO as 14:30, pra Santo Andre
Imagem


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por Francis » 12 Mai 2009, 17:03

Eduardo GJF escreveu:
Francis escreveu:Agora teremos a médio prazo (2012) trens com intervalo de três minutos saindo de Estudantes batendo lata... e tendo que comprar muito mais que nove trens para conseguir atender a distancia de 50 km... e a culpa é dos técnicos... já que os técnicos, baseados em estudos de demanda e pesquisas não entendem nada, prá que técnicos?... põe jornalista para planejar o transporte público.:sn:
Peguei o Expresso até Estudantes hoje... às 18:20... ele começou a esvaziar em Calmon Viana... chegando em Mogi, 75% dos assentos estavam ocupados ainda!
Algo me diz que ele não vai bater tanta lata assim... ;)

P.S.: Hoje é sábado.
75% dos assentos dá uns 30% da capacidade do trem. É pouco. Não sou contra trens novos neste trecho, porém a diferença de demanda no loop principal e na banda B é absurda, e colocar o mesmo intervalo para os dois trechos é desperdiçar material rodante e dinheiro.


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: A volta do desejado

Mensagem não lida por Francis » 12 Mai 2009, 17:20

Vicente A.O.Junior escreveu:Francis, você como técnico da área, poderia explicar isso melhor, as consequências a operação?
Seria conveniente usar 2 loops (Suzano-Luz e Luz-Estudantes)pra reduzir ociosidade? Isso complica a vida do pessoal do CCO?
As pessoas que conheço em Mogi trabalham em SP, e para elas o EL até lá é bem-vindo. Há também que se considerar a cultura nossa de usuário, de não gostar de baldeações, que com certeza influenciou nessa decisão.
A consequência é que isto é impraticável, Vicente. Temos uma frota de 15 trens série 2000, sendo que treze circulam no pico, e há a reserva da manutenção e técnica. É uma conta simples: o percurso Luz-Estudantes leva 1h10min (só ida), e o tempo de reversão de comando é de 2min em cada terminal, portanto uma volta completa dura 2h24min (isso numa conta exata, sem contar gente segurando porta, manutenções e restrições na via, etc.). Para praticar um intervalo de 5min, numa volta que dura 2h24min, precisaríamos ter circulando (no mínimo do mínimo) 30 trens. Não temos nem a metade.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 0 visitante