A briga está esquentando
Revista Ferroviária
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Coreia garante entrega do TAV em 2014
13/05/2009 - Gazeta Mercantil
Caso acerte os termos de cooperação para vender tecnologia ao Brasil, a Coreia do Sul garante que o trem-bala poderá entrar em funcionamento a tempo de ligar São Paulo ao Rio de Janeiro para a realização da Copa do Mundo de Futebol. Quem garantiu o prazo foi o ministro dos Transportes da Coreia do Sul, Jong-Hwan Chung, em visita ao Brasil e que hoje estará em Brasília para mostrar o projeto à ministra da Casa Civil, Dilma Rouseff.
A Coreia do Sul opera e tem tecnologia desenvolvida para o TAV - Trem de Alta Velocidade, ou simplesmente trem-bala , como é conhecido no Brasil.
"Em termos de prazo ninguém consegue ganhar da Coreia. Temos capacidade suficiente para finalizar o projeto até 2014", avalia o ministro coreano.
O projeto, que é uma parceria público-privada, está contido no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). O objetivo da obra é interligar Campinas-São Paulo-Rio, com oito estações de paradas obrigatórias. A extensão soma 518 quilômetros.
"Os investimentos em transportes são extremamente importantes para o desenvolvimento do país", acrescenta Chung, que preferiu não avaliar quanto o governo brasileiro vai implantar o TAV.
Apesar de não especificar valores, o ministro da Coreia do Sul disse que o Brasil vai desembolsar menos dinheiro do que seu país que em 2004 inaugurou um projeto semelhante ao que o governo brasileiro pretende implantar. O investimento total na Coreia foi de US$ 20 bilhões, sendo 50% investidos pelo governo e o restante por instituições ligadas ao governo.
Com 412 quilômetros de extensão, o trem-bala que liga a cidade de Seul a Busan começou a operar com velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, e com o aperfeiçoamento da tecnologia, já chega a 350 quilômetros por hora. "E já iniciamos um novo projeto para operar a 400 quilômetros por hora", destacou o ministro coreano.
O projeto do trem de alta velocidade coreano demorou dez anos para ser construído. A razão, de acordo com ministro é que o país passou por várias dificuldades financeiras no período da elaboração. No caso do Brasil, Chung acredita que a construção ocorreria de forma mais rápida.
De acordo com o ministro, os três países que possuíam a tecnologia necessária para o desenvolvimento do trem coreano, na época, eram Japão, Alemanha e França. O país asiático optou pelo modelo francês, uma vez que somente eles permitiam a transferência da tecnologia para o país. Além disso, o custo para implantação era mais baixo do que nos outros países.
"Nosso projeto foi um sucesso porque conseguimos absorver quase 100% da tecnologia adquirida e a partir daí produzimos trens próprios", enfatiza o ministro da Coreia do Sul, considerando que atualmente o trem de alta velocidade coreano transporta mais de 100 mil passageiros por dia.
"Já cobrimos e muito os custos que tivemos para construir o projeto, tanto que já registramos receita com os passageiros. De modo geral, a eficiência do sistema seria de 98%", complementa Chung.
Ainda de acordo com o ministro dos Transportes da Coreia do Sul, o modelo coreano seria positivo para o Brasil, uma vez que apresenta tecnologia avançada e de que o país possui larga experiência adquirida durante a conclusão do projeto.
O governo brasileiro ainda não divulgou a data da licitação, mas segundo fontes, vai ocorrer no segundo semestre deste ano.
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Só não vale o TAV correr de portas abertas igual ao da Supervia.
Estou até começando a desconfiar que tão querendo queimar o filme dos asiáticos.
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[Notícia] Coreia garante entrega do TAV em 2014
Re: [Notícia] Coreia garante entrega do TAV em 2014
Ué, Pablo, como assim?
E se a disputa realmente for boa, é por que há muita chance de negócio no Brasil.
Assim, até as que não levarem este 1o trecho, poderão propor ou fechar logo um novo.
E se a disputa realmente for boa, é por que há muita chance de negócio no Brasil.
Assim, até as que não levarem este 1o trecho, poderão propor ou fechar logo um novo.
Re: [Notícia] Coreia garante entrega do TAV em 2014
Parece propaganda de garantia de televisão - Até a Copa de 2014...
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- MEMBRO PLENO
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- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
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Re: [Notícia] Coreia garante entrega do TAV em 2014
Na velocidade que tem andado as providencias preliminares deste projeto, não vejo qualquer conclusão antes de 2020.
Porque digo isto? Não afirmo levianamente não.
Vejam, até agora o que temos é um estudo da Halcrow, que o Governo Federal não divulga, não expõe a público, sem qualquer justificativa lógica para tanto.
Mas para este mesmo Governo Federal poder licitar este projeto, qualquer que seja o modelo escolhido para ele, concessão, PPP, ou investimento direto da união e outras soluções intermediárias a estas, ele necessitará de uma licença ambiental prévia com a execução de consultas públicas e etc, e para isso deverá divulgar um estudo básico que com certeza será este contratado junto a Halcrow, daí não haver justificativa para o atual sigilo.
Como o Governo Federal não consegue definir o modelo econômico e jurídico do TAV, não anda a Licença Ambiental prévia.
Digamos que no 2º semestre o Governo tenha isto definido e comece o processo de licença ambiental previa, este processo na melhor das hipóteses com muita sorte levará no mínimo 6 meses.
Após estes 6 meses, deverá haver uma licitação que na melhor das hipóteses levará outros 6 meses, aí estaremos em agosto de 2010, véspera de eleição, a legislação eleitoral não permitirá a atual administração de celebrar o contrato, a licitação ficará na melhor das hipótese homologada, mas o contrato será assinado apenas em 2011, e as obras com sorte começarão entre março e abril de 2011, aí em três anos, não é possível terminar nem o trecho Viracopos/São Paulo.
Porque digo isto? Não afirmo levianamente não.
Vejam, até agora o que temos é um estudo da Halcrow, que o Governo Federal não divulga, não expõe a público, sem qualquer justificativa lógica para tanto.
Mas para este mesmo Governo Federal poder licitar este projeto, qualquer que seja o modelo escolhido para ele, concessão, PPP, ou investimento direto da união e outras soluções intermediárias a estas, ele necessitará de uma licença ambiental prévia com a execução de consultas públicas e etc, e para isso deverá divulgar um estudo básico que com certeza será este contratado junto a Halcrow, daí não haver justificativa para o atual sigilo.
Como o Governo Federal não consegue definir o modelo econômico e jurídico do TAV, não anda a Licença Ambiental prévia.
Digamos que no 2º semestre o Governo tenha isto definido e comece o processo de licença ambiental previa, este processo na melhor das hipóteses com muita sorte levará no mínimo 6 meses.
Após estes 6 meses, deverá haver uma licitação que na melhor das hipóteses levará outros 6 meses, aí estaremos em agosto de 2010, véspera de eleição, a legislação eleitoral não permitirá a atual administração de celebrar o contrato, a licitação ficará na melhor das hipótese homologada, mas o contrato será assinado apenas em 2011, e as obras com sorte começarão entre março e abril de 2011, aí em três anos, não é possível terminar nem o trecho Viracopos/São Paulo.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
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