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Linha 12 - Safira
Moderador: Lipe Andreense
Re: Linha 12/F
Sobre isso dos AP's, realmente já estão sendo emitidos novos AP's.
Meu pai mesmo recebeu umas folhinhas com todas as estações, junto com todos os AP's que devem ser emitidos nas suas proximidades. Quando vi os de partida (JPR-IPV/OSA-GRA) também achei curioso agora citarem o tempo estimado de viagem, a modificação foi bem bacaninha.
Só achei estranho em praticamente todas as estações ter que emitir um AP diferenciado quando estiver chegando e saindo.
Meu pai mesmo recebeu umas folhinhas com todas as estações, junto com todos os AP's que devem ser emitidos nas suas proximidades. Quando vi os de partida (JPR-IPV/OSA-GRA) também achei curioso agora citarem o tempo estimado de viagem, a modificação foi bem bacaninha.
Só achei estranho em praticamente todas as estações ter que emitir um AP diferenciado quando estiver chegando e saindo.
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- MEMBRO PLENO
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Re: Linha 12/F
esses dias eu ouvi o tal do tempo estimado de viagem e achei estranho...mas como não voltei a ouvir, achei que era um caso isolado
acho bom o maquinista falar mais e tals, cria uma maior sensaçao de proximidade com o passageiro
acho bom o maquinista falar mais e tals, cria uma maior sensaçao de proximidade com o passageiro
Re: Linha 12/F
Alguém sabe algo do descarrilamento que ocorreu na L12 , ontem à tarde?
Se alguém tiver fotos, poste as mesmas!
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- MEMBRO SENIOR
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Re: Linha 12/F
O Haiser falou que foi na curva, pois um MQT o informou disso.
Tem o link do SPTV:
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0 ... +CPTM.html
Tem o link do SPTV:
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0 ... +CPTM.html
Re: Linha 12/F
Gustavodc escreveu:O Haiser falou que foi na curva, pois um MQT o informou disso.
Tem o link do SPTV:
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0 ... +CPTM.html
Comentam em trilho partido também, próximo do Brás... Que merda...
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Linha 12/F
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... DE+SP.html
Outro descarrilamento... tá virando rotina...
Outro descarrilamento... tá virando rotina...
Como engenheiro, grande poeta.
Re: Linha 12/F
Pessoal, sempre está ocorrendo descarrilamentos com os eletrocarros...O interessante desta história é que eles foram reformados há pouco tempo ... (será que a reforma foi tão ruim assim?Do jeito que a CPTM é , não duvido de nada... )
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Re: Linha 12/F
Como não foi a CPTM que fez a reforma, o problema aí é da Bombardier Transportation. Não podemos ligar tão diretamente o problema aos "5550", pois se fosse assim, não teria havido o descarrilamento de um 4400 também. Eu creio que o maior problema seja as vias. Mas devemos aguardar por maiores detalhes. Mas os descarrilamentos não estão tãaaaao frequentes assim. Esse foi o terceiro esse ano. É muito, mas estamos muito abaixo da média de anos passados.
Re: Linha 12/F
O reboque do Eletrocarro original é um dos mais leves da CPTM. Com essa reforma , deve ter ficado mais leve.
5500
Peso MC: 45.800 Kg
Peso R: 31.720 Kg
Além disso seu truque é diferente dos demais (também é mais leve):
orkut:Well 700
O R2 do Fepasão é mais leve ainda, mas pelo fato da composição ter 12 carros, seu peso baixo não compromete. Mas se diminuírem a composição de 12 para 8 carros, o R1 terá de ganhar um pouco mais de peso.
Os demais trens da CPTM:
1100
Peso MC: 58.500 Kg
Peso R: 39.500 Kg
Peso R1: 36.500 Kg
1400
Peso MC: 61.900 Kg
Peso R: 41.500 Kg
Peso RC: 40.050 Kg
1600
Peso MC: 59.800 Kg
Peso R: 40.890 Kg
Peso RC: 39.500 Kg
1700
Peso MC/MC1: 57.000 Kg
Peso R: 42.000 Kg
Peso R1: 41.000 Kg
2000
Peso MC/MC1: 49.620Kg
Peso R: 40.960Kg
Peso R1: 38.876 Kg
2100
Peso MC: 65.000 Kg (mais pesado da CPTM)
Peso R: 40.000 Kg
Peso RC: 45.000 Kg
2000FII
Peso MC: 48.900 Kg
Peso R: 40.000 Kg
3000
Peso MC/MC1 : 45.200 Kg
Peso R/R1 : 35.300 Kg
4400
Peso M: 61.200 Kg
Peso RC1: 42.200 Kg
Peso RC: 47.900 Kg
4800
Peso M: 40.000 Kg
Peso RC/RC1: 30.000 Kg
5000
Peso MC: 49.800 Kg
Peso R: 32.000 Kg
Peso R1: 29.000 Kg (mais leve da da CPTM)
5500
Peso MC: 45.800 Kg
Peso R: 31.720 Kg
Além disso seu truque é diferente dos demais (também é mais leve):
orkut:Well 700
O R2 do Fepasão é mais leve ainda, mas pelo fato da composição ter 12 carros, seu peso baixo não compromete. Mas se diminuírem a composição de 12 para 8 carros, o R1 terá de ganhar um pouco mais de peso.
Os demais trens da CPTM:
1100
Peso MC: 58.500 Kg
Peso R: 39.500 Kg
Peso R1: 36.500 Kg
1400
Peso MC: 61.900 Kg
Peso R: 41.500 Kg
Peso RC: 40.050 Kg
1600
Peso MC: 59.800 Kg
Peso R: 40.890 Kg
Peso RC: 39.500 Kg
1700
Peso MC/MC1: 57.000 Kg
Peso R: 42.000 Kg
Peso R1: 41.000 Kg
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Peso MC/MC1: 49.620Kg
Peso R: 40.960Kg
Peso R1: 38.876 Kg
2100
Peso MC: 65.000 Kg (mais pesado da CPTM)
Peso R: 40.000 Kg
Peso RC: 45.000 Kg
2000FII
Peso MC: 48.900 Kg
Peso R: 40.000 Kg
3000
Peso MC/MC1 : 45.200 Kg
Peso R/R1 : 35.300 Kg
4400
Peso M: 61.200 Kg
Peso RC1: 42.200 Kg
Peso RC: 47.900 Kg
4800
Peso M: 40.000 Kg
Peso RC/RC1: 30.000 Kg
5000
Peso MC: 49.800 Kg
Peso R: 32.000 Kg
Peso R1: 29.000 Kg (mais leve da da CPTM)
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
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Re: Linha 12/F
Questões de projeto, Gustavo. E isso, a gente não consegue ver aqui...
Ele não é trem urbano, na verdade. Tem que ver que tipo de equipamento tem cada carro, quais os materiais utilizados (dimensionamento de espessura de chapas, etc), as formas das peças.
Parece incrível pra quem não conhece, mas diferentes tipos de ligas de aço podem ter propriedades de resistência bem diferentes, e que na hora do cálculo estrutural podem levar a um uso de quantidades de material diferentes. O mesmo vale para o formato das peças.
Pra ter uma ideia do que acontece por causa do material, uma pequena mudança de composição da liga das chapas reduziu há muitos anos atrás o peso médio dos cascos dos botijões de 45kg (aqueles mais compridos e altos, que se usam em cozinhas de restaurantes, escolas) de mais de 50kg para algo perto de 38kg...
Ele não é trem urbano, na verdade. Tem que ver que tipo de equipamento tem cada carro, quais os materiais utilizados (dimensionamento de espessura de chapas, etc), as formas das peças.
Parece incrível pra quem não conhece, mas diferentes tipos de ligas de aço podem ter propriedades de resistência bem diferentes, e que na hora do cálculo estrutural podem levar a um uso de quantidades de material diferentes. O mesmo vale para o formato das peças.
Pra ter uma ideia do que acontece por causa do material, uma pequena mudança de composição da liga das chapas reduziu há muitos anos atrás o peso médio dos cascos dos botijões de 45kg (aqueles mais compridos e altos, que se usam em cozinhas de restaurantes, escolas) de mais de 50kg para algo perto de 38kg...
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Re: Linha 12/F
Também tem o fato de que os carros dos 2100 têm cerca de 26 metros de comprimento, enquanto que os carros dos outros trens variam entre 19 e 22 metros. Além disso, trens de aço carbono são mais pesados que trens de aço inox.
Re: Linha 12/F
existe previsao para a entrega dos novos trens pra essa linha?
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Re: Linha 12/F
Tirando os materiais, não pensava que o projeto do trem (do tipo para longa distância) tivesse essa interferência no peso do bixin.
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Re: Linha 12/F
Adivinha?... 2010 . Mas estes chegam mesmo em 2010; são os que estão em fabricação na CAF. Chegarão 40 - mais os 8 encomendados depois para a linha 9 - que serão (pode mudar) distribuídos entre as linhas 7 e 12.ArqPaulo escreveu:existe previsao para a entrega dos novos trens pra essa linha?
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Re: Linha 12/F
Tenho MEDO disso...Francis escreveu:Adivinha?... 2010 . Mas estes chegam mesmo em 2010; são os que estão em fabricação na CAF. Chegarão 40 - mais os 8 encomendados depois para a linha 9 - que serão (pode mudar) distribuídos entre as linhas 7 e 12.ArqPaulo escreveu:existe previsao para a entrega dos novos trens pra essa linha?
temo que mais uma vez a linha 9 acabe sendo priorizada em detrimento das outras
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Re: Linha 12/F
Bom lipe, eu já não vejo desta forma... Você tem a opção de deixar duas linhas em pleno funcionamento, com baixo intervalo e alto carregamento, direcionando estes trens para as linhas 9 (que não suporta mais a demanda e terá a linha 4) e 11, e assim estas linhas já serão completas e não precisarão mais de investimento(hoje elas são meia boca), ou direcionar estes trens para as linhas 7 (que tem sinalização ainda antiga, estações sem acessibilidade e plano de vias obsoleto) e 12 e assim ficar com 4 linhas meia-boca - a 7 terá trens novos porém em número insuficiente, com estações, sinalização e plano de vias imcompatíveis com estes trens, portanto meia-boca; a 9 já possui bons trens, porém também insuficientes e usa uma frota totalmente imcompatível com os outros (2100) para tentar suprir a demanda, porém já possui a estrutura "ideal", ficaria também meia-boca; a linha 11 EL também tem boa estrutura mas poucos trens, também meia-boca; e a linha 12, ficaria com trens suficientes (20), boa sinalização, que está sendo modernizada, mas com estações ainda horríveis. Não estou dizendo que minha visão é mais certa, só acho que não adianta parar de investir na linha 9 agora, pois ela precisa de mais trens, se não for agora será depois de qualquer jeito.lipe_andreense escreveu:Tenho MEDO disso...Francis escreveu:Adivinha?... 2010 . Mas estes chegam mesmo em 2010; são os que estão em fabricação na CAF. Chegarão 40 - mais os 8 encomendados depois para a linha 9 - que serão (pode mudar) distribuídos entre as linhas 7 e 12.ArqPaulo escreveu:existe previsao para a entrega dos novos trens pra essa linha?
temo que mais uma vez a linha 9 acabe sendo priorizada em detrimento das outras
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Re: Linha 12/F
entendo e respeito a sua opinião, mas quem garante que a linha 9 ficará "completa", e não terá mais investimentos depois disso? Não que deva parar, mas é muito dinheiro e tempo investindo em um lugar só.
Claro que há investimentos em outros lugares, mas bem tímidos e parcos em relação aos da linha 9.
por exemplo a reforma para adequação e acessibilidade. Estações como Granja Julieta, e Ceasa recebem reformas do tipo antes mesmo de estações importantes como brás (que só teve uma faixa amarela mixuruca pintada com tinta)
posso parecer apenas um briguento querendo defender minhas ideias, mas prefiro 4 linhas meia boca do que 2 "perfeitas" e 2 do mesmo jeito que estão
Quanto à linha 11, até acho interessante, afinal é a maior demanda da empresa, mas ela já tem seus trens comprados (ou em licitação) não?
Eu não acho justo com a população que usa a linha 7, que não tem melhorias há muito mais tempo que as outras tres citadas (9, 11 e 12), além de ser a 3ª (ou 2ª ?) maior demanda da empresa.
sei bem dos problemas com sinalização e estações antigas, mas deveriam ter começado isso para que ficasse pronto antes dos trens chegarem, não é mesmo ??
quero ver o governador (serra ou qualquer que seja) explicar para os usuários da linha 7 e 12 que vao ter que esperar mais um pouquinho, pois vamos passar os trens para a linha que tem recebido mais investimentos desde o inicio da CPTM...
desculpe se pareço meio intransigente nas opiniões, mas eu não concordo.
Claro que há investimentos em outros lugares, mas bem tímidos e parcos em relação aos da linha 9.
por exemplo a reforma para adequação e acessibilidade. Estações como Granja Julieta, e Ceasa recebem reformas do tipo antes mesmo de estações importantes como brás (que só teve uma faixa amarela mixuruca pintada com tinta)
posso parecer apenas um briguento querendo defender minhas ideias, mas prefiro 4 linhas meia boca do que 2 "perfeitas" e 2 do mesmo jeito que estão
Quanto à linha 11, até acho interessante, afinal é a maior demanda da empresa, mas ela já tem seus trens comprados (ou em licitação) não?
Eu não acho justo com a população que usa a linha 7, que não tem melhorias há muito mais tempo que as outras tres citadas (9, 11 e 12), além de ser a 3ª (ou 2ª ?) maior demanda da empresa.
sei bem dos problemas com sinalização e estações antigas, mas deveriam ter começado isso para que ficasse pronto antes dos trens chegarem, não é mesmo ??
quero ver o governador (serra ou qualquer que seja) explicar para os usuários da linha 7 e 12 que vao ter que esperar mais um pouquinho, pois vamos passar os trens para a linha que tem recebido mais investimentos desde o inicio da CPTM...
desculpe se pareço meio intransigente nas opiniões, mas eu não concordo.
Re: Linha 12/F
Me desculpe, mas a CPTM teve oportunidade de adqurir trens suficientes para a linha 9 por duas vezes (quando compraram o Siemens e agora os novos Alstom), se não comprou, azar de quem não planejou as compras anteriores de acordo com a demanda da linha.
Tirar os trens novos da 7 e da 12 e passar para a 9 e 11 seria apenas uma medida eleitoreira.
Tirar os trens novos da 7 e da 12 e passar para a 9 e 11 seria apenas uma medida eleitoreira.
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