BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Niterói pode receber terminal integrado para barcas, ônibus

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Niterói pode receber terminal integrado para barcas, ônibus

Mensagem não lida por Vinicius » 03 Jun 2009, 09:10

Niterói pode receber terminal integrado para barcas, ônibus e metrô

Por Ascom da Secretaria de Transportes

Niterói pode ser a primeira cidade do país a ter uma estação multimodal de transportes, unificando, num só lugar, os terminais de ônibus, barcas e metrô. A proposta foi discutida nesta terça-feira (2/6), numa reunião entre o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a secretária do Ambiente, Marilene Ramos. O super terminal ocuparia uma área às margens da Baía de Guanabara, do lado esquerdo da Praça Araribóia, onde hoje há o estacionamento de um supermercado. A estação integrada abrigaria a futura estação do metrô da Linha 3, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, os pontos finais de ônibus que hoje operam no terminal João Goulart, que seria reformado, e ainda um acesso à estação de barcas, que seria reposicionada.

- O terminal integrado vai gerar um ganho extraordinário para o sistema, facilitando a circulação das pessoas, que ganharão tempo e terão maior comodidade na transferência de modal. Será um salto qualitativo para toda estrutura de transportes da cidade – argumentou o prefeito.

Durante a reunião desta terça-feira, na sede da prefeitura, os secretários de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Niterói, José Roberto Mocarzel, e Desenvolvimento, Selmo Triguer, apresentaram uma nova sugestão para o traçado da Linha 3 na chegada ao Centro da cidade. Pelo projeto apresentado pela prefeitura, o metrô chegaria suspenso até a área do futuro multi terminal e toda a estrutura do elevado seria concebida por Oscar Niemeyer, interagindo com as obras do arquiteto já existentes na orla da cidade.

A eventual alteração do traçado já tinha sido apresentada ao secretário estadual de Transportes e à equipe técnica da secretaria responsável pela construção da Linha 3 do metrô. A proposta foi bem aceita desde o primeiro momento, porque a obra de metrô em elevado é muito mais econômica do que em superfície ou subterrânea, além de levar menos tempo para ser executada.

- Essa proposta é sensacional, pois além de facilitar a integração entre os meios de transporte de massa disponíveis à população, trará um ganho arquitetônico enorme à Niterói, que terá mais uma obra de Oscar Niemeyer para exibir ao mundo. E, além disso, gera ainda uma economia significante para o Estado, que teria que gastar muito mais se tivesse que construir parte do metrô subterrâneo – disse o secretário Julio Lopes.

Para o projeto ser executado desta forma, será necessária uma alteração na licença ambiental já concedida para este trecho da Linha 3 do metrô. A secretaria do Ambiente se comprometeu de encaminhar a sugestão, ainda esta semana, aos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente, o INEA, órgão responsável pela emissão das licenças ambientais. Os técnicos ficarão responsáveis por analisar a viabilidade e o impacto ambientais da obra.

- Acho perfeitamente viável o que está sendo proposto. Não me parece que teremos muita dificuldade em fazer essa alteração na Licença Ambiental. Espero, até o final desta semana, ter pelo menos uma avaliação, mesmo que ainda informal, da proposta – disse Marilene Ramos.

A secretaria aproveitou a reunião para dar uma boa notícia em relação à obra. O INEA vai liberar, até o final da semana, a Licença de Instalação para inicio de obras da Linha 3, que vão começar a partir da antiga estação de trem do Barreto, em Niterói, seguindo em direção a Guaxindiba, em São Gonçalo. Para instalação do canteiro de serviços e inicio de obras, a Secretaria de Transportes está negociando com o Ministério das Cidades a contratação de um novo convênio de R$ 300 milhões.

Fonte: http://www.governo.rj.gov.br/noticias.asp?N=52100

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante