BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
"Checklist" de Estações Desativadas
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
"Checklist" de Estações Desativadas
Galera, estou criando esse thread pra tentar enumerar estações desativadas que ainda não foram fotografadas pelo TGVBR.
A intenção aqui é colocar informações e localização das estações desativadas que nós sabemos que existem. Com isso, teremos um pequeno checklist de estações desativadas a serem fotografadas e com a contribuição de todos, com certeza alguém postará sobre uma ou outra estação completamente desconhecida. Com essas informações, creio que vai haver um incentivo na descoberta de novas estações para quem quiser fotografá-las
Claro... Só estações desativadas que ainda possuam alguma estrutura em pé hehehe
Vamos lá... Vou começar:
Estação Lauro Muller: encontra-se no terreno abaixo da estação Praça da Bandeira da Supervia. Ela está em ruinas e o mato ao redor é bem alto. Não sei dizer se tem gente morando nas ruinas. Acredito que possa existir um acesso pelo estacionamento dos funcionários da CENTRAL Logística da Leopoldina (onde existe um carro da EF Corcovado).
Estação Praia Formosa: pelo que o Vinicius me indicou, é aquela estação ao lado da Leopoldina, do outro lado da Francisco Bicalho. É só seguir os trilhos mas existe uma grade que na maioria das vezes está fechada. Existe outro acesso exatamente nos fundos da rodoviária, onde saem os ônibus pra zona sul. Não tem como errar: existe um enorme trem com vários carros dentro da estação e ela pode ser reconhecida de longe pelos enormes silos e galpões.
Estação Todos os Santos: Encontra-se entre as estações do Méier e Engenho de Dentro da Supervia. Acredito que o acesso pela rua esteja fechado, mas talvez haja fendas. Pode ser alcançada a pé pelos trilhos da Supervia mas essa não é uma boa idéia.
Estação Encantado: Entre as estações Engenho de Dentro e Piedade da Supervia. Digo o mesmo que disse sobre Todos os Santos.
Estação Silva Freire: Entre as estações Engenho Novo e Méier da Supervia. Aparentemente está em boas condições e pronta para ser reativada sob o nome de Méier 2.
Estação Bongaba: Aparentemente foi desativada há pouco. Encontra-se no município de Caxias, no bairro de mesmo nome entre as paradas Meia-Noite e Mauá. Tem ônibus de Caxias (Centro de Caxias) pra Bongaba na 25 de Agosto mas não sei se deixa próximo à estação.
Essas são as que eu conheço. Se alguém souber de mais, eu ficarei muito feliz em tomar conhecimento e eventualmente ir e tirar fotos
A intenção aqui é colocar informações e localização das estações desativadas que nós sabemos que existem. Com isso, teremos um pequeno checklist de estações desativadas a serem fotografadas e com a contribuição de todos, com certeza alguém postará sobre uma ou outra estação completamente desconhecida. Com essas informações, creio que vai haver um incentivo na descoberta de novas estações para quem quiser fotografá-las
Claro... Só estações desativadas que ainda possuam alguma estrutura em pé hehehe
Vamos lá... Vou começar:
Estação Lauro Muller: encontra-se no terreno abaixo da estação Praça da Bandeira da Supervia. Ela está em ruinas e o mato ao redor é bem alto. Não sei dizer se tem gente morando nas ruinas. Acredito que possa existir um acesso pelo estacionamento dos funcionários da CENTRAL Logística da Leopoldina (onde existe um carro da EF Corcovado).
Estação Praia Formosa: pelo que o Vinicius me indicou, é aquela estação ao lado da Leopoldina, do outro lado da Francisco Bicalho. É só seguir os trilhos mas existe uma grade que na maioria das vezes está fechada. Existe outro acesso exatamente nos fundos da rodoviária, onde saem os ônibus pra zona sul. Não tem como errar: existe um enorme trem com vários carros dentro da estação e ela pode ser reconhecida de longe pelos enormes silos e galpões.
Estação Todos os Santos: Encontra-se entre as estações do Méier e Engenho de Dentro da Supervia. Acredito que o acesso pela rua esteja fechado, mas talvez haja fendas. Pode ser alcançada a pé pelos trilhos da Supervia mas essa não é uma boa idéia.
Estação Encantado: Entre as estações Engenho de Dentro e Piedade da Supervia. Digo o mesmo que disse sobre Todos os Santos.
Estação Silva Freire: Entre as estações Engenho Novo e Méier da Supervia. Aparentemente está em boas condições e pronta para ser reativada sob o nome de Méier 2.
Estação Bongaba: Aparentemente foi desativada há pouco. Encontra-se no município de Caxias, no bairro de mesmo nome entre as paradas Meia-Noite e Mauá. Tem ônibus de Caxias (Centro de Caxias) pra Bongaba na 25 de Agosto mas não sei se deixa próximo à estação.
Essas são as que eu conheço. Se alguém souber de mais, eu ficarei muito feliz em tomar conhecimento e eventualmente ir e tirar fotos
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR CPTM
Estações no município de Mogi das Cruzes:
Estação Itapeti: fica na Variante do parateí, linha ainda em operação pela MRS. Fica do lado sul da Rodovia Ayrton Senna, perto do km 54
Referencia no mapa:
http://maps.google.com.br/maps?f=d&hl=p ... 8&t=h&z=16
Estação São Bento: fica do lado norte da Rodovia Ayrton Senna, perto do cruzamento desta com a Rodovia Alfredo Rolim de Moura (SP-088), ao lado de uma montanha de carvão
Referencia no mapa:
http://maps.google.com.br/maps?f=d&hl=p ... 3&t=h&z=16
Estação Itapeti: fica na Variante do parateí, linha ainda em operação pela MRS. Fica do lado sul da Rodovia Ayrton Senna, perto do km 54
Referencia no mapa:
http://maps.google.com.br/maps?f=d&hl=p ... 8&t=h&z=16
Estação São Bento: fica do lado norte da Rodovia Ayrton Senna, perto do cruzamento desta com a Rodovia Alfredo Rolim de Moura (SP-088), ao lado de uma montanha de carvão
Referencia no mapa:
http://maps.google.com.br/maps?f=d&hl=p ... 3&t=h&z=16
Estações desativadas do municípo de Nova Friburgo (RJ), pertencentes à antiga Linha do Cantagalo, erradicada na década de 60:
Nova Friburgo: encontra-se no centro da cidade. É hoje a sede da prefeitura.
Nova Friburgo - Cargas: encontra-se no bairro de Vila Nova. Pertence ao 11º Batalhão de Policia Militar.
Conselheiro Paulino: encontra-se no bairro de mesmo nome. A estação ainda está de pé, mas eu ainda preciso descobrir a sua localização exata.
Riograndina: encontra-se no distrito de mesmo nome. Uso desconhecido.
Bem, Nova Friburgo é a cidade onde eu nasci e em breve eu pretendo fotografar todas as estações que restaram por lá (originalmente eram seis).
Nova Friburgo: encontra-se no centro da cidade. É hoje a sede da prefeitura.
Nova Friburgo - Cargas: encontra-se no bairro de Vila Nova. Pertence ao 11º Batalhão de Policia Militar.
Conselheiro Paulino: encontra-se no bairro de mesmo nome. A estação ainda está de pé, mas eu ainda preciso descobrir a sua localização exata.
Riograndina: encontra-se no distrito de mesmo nome. Uso desconhecido.
Bem, Nova Friburgo é a cidade onde eu nasci e em breve eu pretendo fotografar todas as estações que restaram por lá (originalmente eram seis).
-
- MODERADOR CPTM
-
- MODERADOR CPTM
ah é, desculpe, você falou de Itaquera e Parada XV, confundi com Parada Pirelli, foi mal... :oops:lipe_andreense escreveu:Quando eu disse isso ??HGPFILHO escreveu:Parada Pirelli - segundo o Lipe, não restou nada....
Ela está desativada mas conserva ainda a mesma estrutura que sempreteve: dusa plataformas de concreto armado sem cobertura
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
-
- MODERADOR CPTM
-
- MODERADOR GLOBAL
Re: "Checklist" de Estações Desativadas
Campo Grande já tá aqui!
Precisamos dar um jeito de ver a Eletrocloro pra completar o planalto da SPR.
Precisamos dar um jeito de ver a Eletrocloro pra completar o planalto da SPR.
Vamos combinar um final de semana para estar tirando fotos do que sobrou da Eletrocloro!
-
- MODERADOR GLOBAL
Acho que é complicado, Paulo. A Eletrocoloro está dentro da fábrica da Solvay e na faixa de domínio da MRS. Não conheço a região, então não sei se há ruas de acesso por trás dela. Pra fotografá-la, só com autorização, se for assim... Não vamos invadir nada, pessoal...
Provaveis estações da EFS que posso retratar assim que possível:
- Parada Cinzano
- Gabriel Piza
- Parada Marmeleiro
- São Roque
- Mairinque (com a possibilidade de ver o museu ferroviário).
Assim que tiver condições, estarei fazendo este trabalho com honra para meus amigos aqui do TGVBR.
SE possível, atualizarei também (se der, inclusive com GPS) as estações que já retratei antes .
- Parada Cinzano
- Gabriel Piza
- Parada Marmeleiro
- São Roque
- Mairinque (com a possibilidade de ver o museu ferroviário).
Assim que tiver condições, estarei fazendo este trabalho com honra para meus amigos aqui do TGVBR.
SE possível, atualizarei também (se der, inclusive com GPS) as estações que já retratei antes .
-
- MEMBRO PLENO
GPS, aí é chic demais ! app app app
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
- MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Vou tentar nos próximos finais de semana "ir à busca" de duas estações da Variante do Parateí (Estrada de Ferro Central do Brasil) localizadas aqui em Mogi das Cruzes (Estação São Bento e Estação Itapeti), mas que se localizam longe do centro da cidade. Ambas são próximas à Rodovia Ayrton Senna (SP-70), mas como ela é uma Free-Way, não há acesso à esta região pela rodovia, mas apenas por vicinais não pavimentadas, de difícil acesso.
-
- MODERADOR GLOBAL
Ôpa!
A Pirelli já está lá! Só falta Eletrocloro!
A Pirelli já está lá! Só falta Eletrocloro!
gente no estações ferroviarias tem algumas fotos da estação eletrocloro mas as fotos foram tiradas longe e a unica coisa que se pode ver são o inicio das plataformas e a escadaria (parece ser original da SPR).