Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Paranapiacaba é um distrito do município brasileiro de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.
A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí (última estação); também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, é inaugurada a Estação do Alto da Serra, que mais tarde seria denominada Paranapiacaba.
No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina - muito comum naquela região.
Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.
A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a Estação do Alto da Serra passa a se denominar Estação de Paranapiacaba. A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.
Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência, construída sobre o leito da Serra Velha. No ano de 1977 a segunda estação foi desativada dando lugar à atual estação. O relógio é transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982.
Hojé há um Museu Ferroviário mantido pela ABPF, onde é possível visitar as máquinas fixas do sistema funicular, além de diversos objetos de uso ferroviário
Texto retirado de Wikipedia
_________________
Essas fotos foram tiradas em 22/07/2007, durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em um atípico dia de sol e sem nuvens, coisa muito rara de se ver no alto da serra do mar.
São 56 imagens e estão divididas em 2 tópicos para facilitar a visualização. Veja a Parte 2
01 - Vista do mirante na parte alta da cidade, lá embaixo fica Cubatão.
02 - Vista do corte dos morros para passagem da via
03 - Estação e pátio, hoje da MRS
04 - Torre do relógio, que tenta ser uma réplica do Big Ben
05 - Uma composição abandonada
06 - Antigo posto médico, hoje posto turístico
07 - Uma Maria- Fumaça que faz um trajeto turistico bem curto
08 -
09 -
10 -
11 - Placa indicando o embarque para o trem de suburbio, que fechou em 2001
12 -
13 - Um pouco da estação e um pedaço da locomotiva de descida/subida da serra
14 - Antigo posto de comando da estação
15 - Hoje é posto da PFF
16 - Placa antiga da CBTU. Tinha subúrbio pra Santos ???
17 - Uma foto no Museu Ferroviário
18 - Carro de passageiros da Fepasa
19 -
20 - Algumas fotos do interior que eu consegui (me pendurando na janela)
21 -
22 -
23 - A partir daqui são fotos tiradas em outro dia (24/02/2008), com a câmera do Evandro. Eu me aproveitei da neblina intensa e entrei no carro sem ninguém ver.
24 - Corredor
25 - Interior de um dormitório
26 -
27 -
28 -
29 - A Locomotiva fazendo o pequeno trajeto turístico
30 -
31 - Início da descida da Serra
32 - Detalhe da cremalheira no centro da via
33 - Locomotiva exclusiva do trecho de serra
34 - Vista geral do pátio de chegada da Serra Nova, que deixou de funcionar em 1980
35 -
36 -
37 - Rodas de tração dos cabos do sistema funicular
38 -
39 -
40 - Vagão funerário
41 - Locomotiva Luciana, da EFCB
42 - Carro pessoal do Imperador Dom Pedro II
43 -
44 -
45 -
46 - Especificações da roda das fotos 37 e 38
47 -
48 -
49 - Cabos de tração
50 - Caixa d'água para abastecer as locomotivas
51 - Agora uma locomotiva subindo
52 - Lá em cima fica o "Castelinho", a casa do engenheiro-chefe
53 -
54 -
55 - Quinta máquina da Serra Nova
56 - Quarta máquina da Serra Velha
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Vila Ferroviária de Paranapiacaba
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Mas que belo dia de fotos!
Que boa luz hammm?
A ultima vez que etive aí na dava pra ver unde tava este HT de forma alguma!!!
Prabéns!
Abs
Pastore
Que boa luz hammm?
A ultima vez que etive aí na dava pra ver unde tava este HT de forma alguma!!!
Prabéns!
Abs
Pastore
Abraço,
Pastore
Pastore
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante