Ramos escreveu:Esse mapa é semelhante ao projeto do engenheiro Mário Lopes Leão, encomendado pela prefeitura de São Paulo em 1945, e que não saiu do papel por falta de verbas.
O projeto tinha 28 quilômetros de extensão, possuindo um anel de irradiação de 3,5 km , possuindo 7 estações mais uma estação de transbordo entre as estações da Luz e Júlio Prestes. Além do anel haveriam linhas radiais em direção a Pinheiros, Santo Amaro,Vila Mariana, Penha e Santana.
Projeto do anel de irradiação de 3,5km proposto pelo engenheiro Mário Lopes Leão. Das 7 estações propostas, São Bento foi a única construída (mas várias décadas depois pelo consórcio HMD).
Interessante o esquema... o uso de um anel de irradiação poderia dar muito certo aqui, assim como deu no Metrô de Chicago (Y)
Enfim, o projeto de 1927 foi feito por ninguém menos que o então presidente da Light & Power Co., Sir Alexander MacKenzie (é, ele era cavaleiro real britânico). A Estação República já estava com as plantas prontas e ia ser desenhada por ninguém menos do que Ramos de Azevedo (o mesmo que fez o Teatro Municipal, a sede da Light, logo em frente, e o prédio ao lado da Estação Júlio Prestes onde hoje funciona a estação pinacoteca).