BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Fabricação:
Alstom
Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 41.997kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.348kg(2)
Carro B:
Peso vazio: 40.685kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.581kg(2)
Lotação por carro
Sentados
carro A: 41 passageiros
carro B: 48 passageiros
Em pé (3)
carro A: 209/279 passageiros
carro B: 219/292 passageiros
Raio mínimo de curvatura: 150 m
Modo operacional: Manual, ATO
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,980 m (A)/21,870 m (B)
Largura do carro: 3,08 m
Altura total: 3,626 m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,113 m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1,60 m
Altura livre das portas: 1,90 m
Tipo de mecanismo das portas: elétrico
Truque
Bitola: 1,60 m
Diâmetro das rodas: 84,2 cm
Alimentação do 3º trilho: 750 Vcc
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: pneumática/2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo
Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: laminados de melanina/laminados de resina de poliéster
Ventilação: ar refrigerado (2 unidades por carro)
Tração
Motores: 4 de 180kW – 750 Vcc
Controle: inversor estático de tração (VVVF)
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)
Auxiliares
Conversor estático: 750 Vcc/220 Vca, 3 Ø 60Hz, 135 kVA
Retificador/Carregador: 72 Vcc, 13 km / 28 Vcc, 1 kW
Bateria: 72 Vcc
Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)
Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
(1) Peso máximo calculado considerando-se 8 passageiros em pé por m²
(2) Peso máximo calculado considerando-se 6 passageiros em pé por m²
(3) Considerados 6/8 passareiros em pé por m²
Alstom
Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 41.997kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.348kg(2)
Carro B:
Peso vazio: 40.685kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.581kg(2)
Lotação por carro
Sentados
carro A: 41 passageiros
carro B: 48 passageiros
Em pé (3)
carro A: 209/279 passageiros
carro B: 219/292 passageiros
Raio mínimo de curvatura: 150 m
Modo operacional: Manual, ATO
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,980 m (A)/21,870 m (B)
Largura do carro: 3,08 m
Altura total: 3,626 m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,113 m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1,60 m
Altura livre das portas: 1,90 m
Tipo de mecanismo das portas: elétrico
Truque
Bitola: 1,60 m
Diâmetro das rodas: 84,2 cm
Alimentação do 3º trilho: 750 Vcc
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: pneumática/2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo
Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: laminados de melanina/laminados de resina de poliéster
Ventilação: ar refrigerado (2 unidades por carro)
Tração
Motores: 4 de 180kW – 750 Vcc
Controle: inversor estático de tração (VVVF)
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)
Auxiliares
Conversor estático: 750 Vcc/220 Vca, 3 Ø 60Hz, 135 kVA
Retificador/Carregador: 72 Vcc, 13 km / 28 Vcc, 1 kW
Bateria: 72 Vcc
Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)
Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
(1) Peso máximo calculado considerando-se 8 passageiros em pé por m²
(2) Peso máximo calculado considerando-se 6 passageiros em pé por m²
(3) Considerados 6/8 passareiros em pé por m²
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Alstom 16 - Linha 2
Pode postar fotos?
---Edit---
01 - 215 alinhado em AIP:
02 - Eu refletido na porta de bingo:
03 - Painel dinâmico:
04 - Comunicação visual interior:
05 - Mapa do transporte metropolitano:
06 - Placas indicadoras do extintor e do assento preferencial e botão de emergência:
07 - Botão de emergência:
08 - Placa da Alstom:
09 - Numeração do carro:
10 - Câmera de segurança:
11 - Máscara frontal, em PSO:
12 - Porta de bingo:
13 - Alinhado em Chácara Klabin:
14 - Chegando a IMG:
15 - Máscara frontal, em AIP:
Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16"
---Edit---
Heeere we gooo!!!HGPFILHO escreveu:siim
01 - 215 alinhado em AIP:
02 - Eu refletido na porta de bingo:
03 - Painel dinâmico:
04 - Comunicação visual interior:
05 - Mapa do transporte metropolitano:
06 - Placas indicadoras do extintor e do assento preferencial e botão de emergência:
07 - Botão de emergência:
08 - Placa da Alstom:
09 - Numeração do carro:
10 - Câmera de segurança:
11 - Máscara frontal, em PSO:
12 - Porta de bingo:
13 - Alinhado em Chácara Klabin:
14 - Chegando a IMG:
15 - Máscara frontal, em AIP:
Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16"
Editado pela última vez por Eduardo GJF em 13 Jun 2009, 16:16, em um total de 1 vez.
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Alstom 16 - Linha 2
Os 3 primeiros trens deste modelo :
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
Re: Alstom 16 - Linha 2
Se você não falasse , até passava batido. Olha o detalhe da câmera - foto casual. Boa Du!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Alstom 16 - Linha 2
Valeo!HGPFILHO escreveu: Se você não falasse , até passava batido. Olha o detalhe da câmera - foto casual. Boa Du!
A foto tá com qualidade horrível, mas tudo bem...
Ah, no canto da foto dá pra ver um pedaço da plaquinha em homenagem à comunidade nipo-brasileira (esse é o carro 2156, onde eu já fiquei preso, inclusive)
Como engenheiro, grande poeta.
Re: Alstom 16 - Linha 2
Eduardo GJF escreveu:Valeo!HGPFILHO escreveu: Se você não falasse , até passava batido. Olha o detalhe da câmera - foto casual. Boa Du!
A foto tá com qualidade horrível, mas tudo bem...
Ah, no canto da foto dá pra ver um pedaço da plaquinha em homenagem à comunidade nipo-brasileira (esse é o carro 2156, onde eu já fiquei preso, inclusive)
HH: eu já fiquei preso,
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Alstom 16 - Linha 2
Foi em AIP, eu não reparei que o 215 tinha alinhado na Plataforma do lado oposto e continuei dentro dele, achando que ele ia fazer a linha denovo.
Quase fui parar no PAT
Quase fui parar no PAT
Como engenheiro, grande poeta.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Alstom 16 - Linha 2
Os Alstom 16 são Alstom Metropolis sim, Eduardo! Mas como os "5700" da Linha 5 e os "2070" da Linha 9 também são (embora os "2070" tenham os equipamentos fornecidos pelas empresas participantes do consórcio Cofesbra - CAF/Bombardier Transportation/Alstom), fica complicado referir-se a eles apenas como Metropolis.Eduardo GJF escreveu:Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16"
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Alstom 16 - Linha 2
Obrigado!Tiago Costa escreveu:Os Alstom 16 são Alstom Metropolis sim, Eduardo! Mas como os "5700" da Linha 5 e os "2070" da Linha 9 também são (embora os "2070" tenham os equipamentos fornecidos pelas empresas participantes do consórcio Cofesbra - CAF/Bombardier Transportation/Alstom), fica complicado referir-se a eles apenas como Metropolis.Eduardo GJF escreveu:Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16"
Desconfiei desde o princípio...
Prefiro chamá-los de Alstom Metropolis, fica mais oficial (calma, vou sempre especificar que são os da L2)
A caixa destes três modelos, aliás, têm o mesmo formato
Como engenheiro, grande poeta.
Re: Novo Trem Alstom linha 2 Verde
Alguem chegou a ver a reportagem da Veja São Paulo desde final de semana (13/14 de junho), reclamando sobre a altura interna dos 16?? O reporter de 1m91 bate a jaca no teto e uma modelo de salto bate no puta que pariu q tem 1m80. A reclamação é válida pq poderiam ter tido algum outro esquema para colocar o AC sem rebaixar tanto o teto, mas po o meio dos carros é da altura normal, ou seja, se você é gigante fique no meio hahaha.
Abs galera.
Abs galera.
Budd + L2 =
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Novo Trem Alstom linha 2 Verde
Ravelli,pelo que eu sei não tem jeito de pôr o equipamento de AC (aliás, não é AC e sim ar refrigerado)em outro lugar do trem. O túnel não tem gabarito (altura) para pôr um aparelho pra fora (em cima do teto).
Ou seja, os muito altos devem evitar as portas das pontas dos carros. Nas portas do meio, a altura é igual às dos outros, nem o repórter e nem a modelo sofrem.
Ou seja, os muito altos devem evitar as portas das pontas dos carros. Nas portas do meio, a altura é igual às dos outros, nem o repórter e nem a modelo sofrem.
Re: Novo Trem Alstom linha 2 Verde
nessa reportagem alguem do metro explicou o motivo do teto baixo? devido ao gabarito do tunel...e tal?
a modelo que nao use salto, e volte aos seus 1,55m
a modelo que nao use salto, e volte aos seus 1,55m
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
===============================================
Post original de Lipe Andreense, o primeiro registro do novo Alstom aqui no TGVBR
Esse post foi copiado de um post do Leonardo Lisboa no fórum SSC:
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=5587
Post original de Lipe Andreense, o primeiro registro do novo Alstom aqui no TGVBR
Esse post foi copiado de um post do Leonardo Lisboa no fórum SSC:
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=5587
leolis escreveu:Os instrutores andaram lá Alstom para iniciar o processo de formação (para futuros treinamentos). Tiraram milhões de fotos. Seguem algumas.
Carro A (líder) nascendo
Outros carros (tipo A e tipo B) espalhados pela fábrica
Ar-refrigerado: dois cortes no teto para que os aparelhos se encaixem, por causa da limitação de gabarito nos túneis
Aqui o aparelho já está instalado e a caixa toda isolada térmica e acusticamente
O trem que vocês viram aqui algum tempo atrás está quase pronto (as outras caixas que vocês viram são de outros trens da Linha 2) e com a mesma pintura, que deverá ser adotada na frota do Metrô, mudando-se apenas a cor, que variará de acordo com a linha.
Ele por dentro (notem que onde há o aparelho de ar-refrigerado, o teto é mais baixo, quase da altura da porta)
Os difusores de luminária ficam embutidos no acabamento
Não sei para que é isso, mas acredito que seja o painel dinâmico da linha
Sorria. Você será filmado .
Console, sem a divisória da cabine, que deverá ser transparente. Parte dos equipamentos que ficavam nos armários atrás do operador ficarão sob o console ou sob os bancos.
Como vocês puderam notar, o trem não tem porta da cabine para a plataforma e também não terá aberturas nas janelas. Espero que essas "inovações" não venham a prejudicar a operação da Linha 2.
Essa criança deve ser entregue em 28 de novembro, para instalação de equipamentos de sinalização (ATC), e então ser todo preparado e testado na Linha 3 (PIT (Páteo Itaquera)), para depois ir para a Linha 2. O próximo trem deve chegar em fevereiro.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Alstom 16 - Linha 2
Prefiro Metrópolis mesmo mas para diferenciar às vezes chamo de Metrópolis II.Eduardo GJF escreveu:Obrigado!Tiago Costa escreveu:Os Alstom 16 são Alstom Metropolis sim, Eduardo! Mas como os "5700" da Linha 5 e os "2070" da Linha 9 também são (embora os "2070" tenham os equipamentos fornecidos pelas empresas participantes do consórcio Cofesbra - CAF/Bombardier Transportation/Alstom), fica complicado referir-se a eles apenas como Metropolis.Eduardo GJF escreveu:Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16"
Desconfiei desde o princípio...
Prefiro chamá-los de Alstom Metropolis, fica mais oficial (calma, vou sempre especificar que são os da L2)
A caixa destes três modelos, aliás, têm o mesmo formato
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Hoje trombei com a 216 em Ana Rosa. E o curioso: alinhou com metade do último carro no túnel!! Depois perceberam e o trem alinhou normal.
Tinha saído do 213 E deu um tranquinho na saída de Chácara Klabin.
Tinha saído do 213 E deu um tranquinho na saída de Chácara Klabin.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Engraçado Lopes.
Provavelmente foi alguma restrição na codificação da via (o trem obedece a codificação como prioridade sobre a PP) pois se foi falha de PP, o trem teria aberto as portas ali mesmo ou nesse meio tempo elas não abriram e o CCO autorizou colocar em Manual para completar o alinhamento (acredito MUITO POUCO²²² nisso).
Visto que, como disse num comentário anterior:
Provavelmente foi alguma restrição na codificação da via (o trem obedece a codificação como prioridade sobre a PP) pois se foi falha de PP, o trem teria aberto as portas ali mesmo ou nesse meio tempo elas não abriram e o CCO autorizou colocar em Manual para completar o alinhamento (acredito MUITO POUCO²²² nisso).
Visto que, como disse num comentário anterior:
Modo operacional: Manual, ATO
A Maior besteira que fizeram nesse projeto
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Falando no 216, eu andei nele hoje. Pra variar, ele deu alguns trancos no percurso, sendo o mais forte, na saida de PSO.
E a plaquinha homenagem dele, vai para a corporação da Policia Militar. Em breve postarei as fotos.
E a plaquinha homenagem dele, vai para a corporação da Policia Militar. Em breve postarei as fotos.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Quinta feira, quase 7 da manhã... Todo mundo vai pro trabalho, até os trens.
Olha só quem passou pela Praça da Árvore.
Olha só quem passou pela Praça da Árvore.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Por que que não projetaram esses trens com salão único?
Achei o barulho deles parecido com os Expresso Leste, principalmente quando estão nos túneis!
Achei o barulho deles parecido com os Expresso Leste, principalmente quando estão nos túneis!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial
Porque o padrão do metrô até agora era carros individuais.
Rafa, mudar um conceito que já vem sedimentado há muito tempo não requer só um trabalho de engenharia. Precisa de um lado de negociação muito, mas muito forte.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes