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comboios portugueses de mercadorias
comboios portugueses de mercadorias
abri este topico sobre o transporte de mercadorias portugues para vos mostrar o que circula por la e que tipo de material temos.
começamos com o carvoeiro do pego,comboio pesado que transporta carvao desde o porto de sines ate a central termoeletrica do pego perto da localidade de abrantes,ele geralmente e puxado por locomotivas siemens 5600 em multipla com engates atlas e vagoes da tejo energia,o peso total ronda as 2000t,ao todo sao 15.200HP de traçao,essas locomotivas tem um problema de patinhagem devido a sua potencia exorbitante,quando chove e em rampas de declive acentuado as vezes elas tem dificuldades para puxar essas composiçoes,actualmente algumas dessas locomotivas pertencem a CP-carga enquanto a maioria e afecta a CP-longo curso,recentemente adquirimos umas locomotivas novas,a nova serie 4700 da siemens com 6337HP cada e que tem novas tecnologias que diminuem esse problema.
http://www.youtube.com/watch?v=W9xIm-pfoSQ
começamos com o carvoeiro do pego,comboio pesado que transporta carvao desde o porto de sines ate a central termoeletrica do pego perto da localidade de abrantes,ele geralmente e puxado por locomotivas siemens 5600 em multipla com engates atlas e vagoes da tejo energia,o peso total ronda as 2000t,ao todo sao 15.200HP de traçao,essas locomotivas tem um problema de patinhagem devido a sua potencia exorbitante,quando chove e em rampas de declive acentuado as vezes elas tem dificuldades para puxar essas composiçoes,actualmente algumas dessas locomotivas pertencem a CP-carga enquanto a maioria e afecta a CP-longo curso,recentemente adquirimos umas locomotivas novas,a nova serie 4700 da siemens com 6337HP cada e que tem novas tecnologias que diminuem esse problema.
http://www.youtube.com/watch?v=W9xIm-pfoSQ
Re: comboios portugueses de mercadorias
as miticas alstom 2500,abatidas recentemente com a entrada em funcionamento das novas eurosprinter siemens 4700 para a CP-carga.
http://www.youtube.com/watch?v=1p5_4-aU ... re=related
dados tecnicos destas locomotivas:
A série 2500 (2501-2515) é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Cargas
Ano de Entrada ao Serviço: 1956-1957
Nº de Unidades Construídas: 15
Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 272501 a 2515
Construtores
Partes Mecânicas: Groumpment d'Étude et d'Electrification de Chemins de Fer en Monofasé 50Hz, Alsthom, Henschel.
Equipamento de tracção Electrica: Alsthom, Siemens, Jeumont-Schneider
Transmissão: Alsthom
Freio: Freins Jourdain-Monneret
Sistema de Homem Morto: Oerlikon
Performance
Velocidade Máxima: 120 km/h
Esforço máximo de tracção inicial: 19500 kg com um Factor de aderência de: 0,27
Esforço de tracção à celocidade máxima: 4500 kg
Potência: 2053 kW (2790CV)
Dimensões
Comprimento (entre tampões de choque): 15,380 m
Altura(pantógrafo inactivo): 4,45 m
Largura: 3,105 m
Diâmetro das Rodas (novas): 1,30 m
Transmissão
Motores de Tracção: Fabricantes/Quantidade/Tipo: Alsthom/4/TAO - 645 A1
Características dos Motores de tracção: Totalmente suspensos, ventilação forçada
Equipamento Eléctrico de Tracção
Transformador: Alsthom, 4365 kVA (25kV)
Rectificadores Silicone (Fabricante): Jeumont-Schneider
Rectificadores Silicone (Configuração): Diodos em "Push-Pull"
Rectificadores Silicone (Corrente inicial máxima): 3000 A
Tensão de Funcionamento: 25kV-50Hz
Bitola de Via: 1668mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Número máximo de unidades em tracção múltipla: 2
Outros dados relevantes: Esta série foi a primeira série de locomotivas para linhas electrificadas em tensão monofásica 50Hz, com 50 anos de serviço, as que restam vão efectuando serviços de mercadorias, pois desde os anos 90 que foram descontinuadas dos comboios de passageiros, a sua retirada está prevista para 2008 com a chegada das novas locomotivas da família Eurosprinter. Originalmente as locomotivas da série 2500 estavam equipadas com rectificadores de ignitrões arrefecidos a água.
http://www.youtube.com/watch?v=1p5_4-aU ... re=related
dados tecnicos destas locomotivas:
A série 2500 (2501-2515) é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Cargas
Ano de Entrada ao Serviço: 1956-1957
Nº de Unidades Construídas: 15
Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 272501 a 2515
Construtores
Partes Mecânicas: Groumpment d'Étude et d'Electrification de Chemins de Fer en Monofasé 50Hz, Alsthom, Henschel.
Equipamento de tracção Electrica: Alsthom, Siemens, Jeumont-Schneider
Transmissão: Alsthom
Freio: Freins Jourdain-Monneret
Sistema de Homem Morto: Oerlikon
Performance
Velocidade Máxima: 120 km/h
Esforço máximo de tracção inicial: 19500 kg com um Factor de aderência de: 0,27
Esforço de tracção à celocidade máxima: 4500 kg
Potência: 2053 kW (2790CV)
Dimensões
Comprimento (entre tampões de choque): 15,380 m
Altura(pantógrafo inactivo): 4,45 m
Largura: 3,105 m
Diâmetro das Rodas (novas): 1,30 m
Transmissão
Motores de Tracção: Fabricantes/Quantidade/Tipo: Alsthom/4/TAO - 645 A1
Características dos Motores de tracção: Totalmente suspensos, ventilação forçada
Equipamento Eléctrico de Tracção
Transformador: Alsthom, 4365 kVA (25kV)
Rectificadores Silicone (Fabricante): Jeumont-Schneider
Rectificadores Silicone (Configuração): Diodos em "Push-Pull"
Rectificadores Silicone (Corrente inicial máxima): 3000 A
Tensão de Funcionamento: 25kV-50Hz
Bitola de Via: 1668mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Número máximo de unidades em tracção múltipla: 2
Outros dados relevantes: Esta série foi a primeira série de locomotivas para linhas electrificadas em tensão monofásica 50Hz, com 50 anos de serviço, as que restam vão efectuando serviços de mercadorias, pois desde os anos 90 que foram descontinuadas dos comboios de passageiros, a sua retirada está prevista para 2008 com a chegada das novas locomotivas da família Eurosprinter. Originalmente as locomotivas da série 2500 estavam equipadas com rectificadores de ignitrões arrefecidos a água.
Re: comboios portugueses de mercadorias
as bombardier-alco MLW-1550 puxando um misto de cimenteiro com areia.
http://www.youtube.com/watch?v=qCwGxnpy6To
Ano de entrada ao serviço: 1973
Tipo de transmissão: Eléctrica
Natureza do serviço: Linha
Bitola de via: 1668 mm
Licença de construção: Alco - Só para o diesel
Nº de unidades construídas: 2
Partes mecânicas: Montreal Locomotive Works
Motores de tracção: Montreal Locomotive Works / Alco
Transmissão: Canadian General Electric
Freio: en:Westinghouse Air Brake Company
Lubrificadores de verdugos: não tem
Registador de velocidade: Hasler
Transmissão de movimento: Canadian General Electric
Equipamento de aquecimento eléctrico: Não tem
Sistema de homem morto: Davies & Metcalfe
Tipo da locomotiva (construtor): MX - 620
Potência nominal (rodas): 1700 Cv (1251 Kw)
Disposição dos rodados: Co' Co'
Diâmetro da rodas (novas): 1016 mm
Número de cabinas de condução: 1 - Comando Direita / Esquerda
Freio pneumático: Ar-Vácuo «Dual»
Areeiros (número): 8
Velocidade máxima: 120 km/h
Esforço de tracção:
* No arranque: 2 430 Kg (U=0,27)
* No regime contínuo: 19 300 Kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 22,5 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 4 000 Kg
Freio dinâmico:
* Esforço máximo das rodas: Não tem
* Velocidade correspondente: Não tem
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 14,63
* Gerador principal: 5,50
* Motor de tracção: 6 x 1,89
* Bogies completos: 2 x 16,70
* Total: 64,87
Pesos (aprovisionamentos) (T):
* Combustível: 3,340
* Óleo do diesel: 0,888
* Água de refrigeração: 1,319
* Areia: 0,600
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 6,374
Pesos (total) (T):
* Peso em tara: 83,4
* Peso em ordem de marcha: 83,4
* Peso aderente: 83,4
Motor diesel de tracção
Quantidade: 1
Tipo: 251 C 3
Número de tempos: 4
Disposição e número de cilindros: V 12
Diâmetro e curso: 228,6 x 266,7 mm
Cilindrada total: 131,4 I
Sobrealimentação: Sim
Potência nominal (U. I. C.): 2180 Cv
Velocidade nominal: 1050 rpm
Potência de utilização: 2180 Cv
Transmissão de movimento
Tipo: 1 - Gerador C. C. 5 GT 851 - Pj 1; 6 - Motores de Tracção GE 761
Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 92:19
http://www.youtube.com/watch?v=qCwGxnpy6To
Ano de entrada ao serviço: 1973
Tipo de transmissão: Eléctrica
Natureza do serviço: Linha
Bitola de via: 1668 mm
Licença de construção: Alco - Só para o diesel
Nº de unidades construídas: 2
Partes mecânicas: Montreal Locomotive Works
Motores de tracção: Montreal Locomotive Works / Alco
Transmissão: Canadian General Electric
Freio: en:Westinghouse Air Brake Company
Lubrificadores de verdugos: não tem
Registador de velocidade: Hasler
Transmissão de movimento: Canadian General Electric
Equipamento de aquecimento eléctrico: Não tem
Sistema de homem morto: Davies & Metcalfe
Tipo da locomotiva (construtor): MX - 620
Potência nominal (rodas): 1700 Cv (1251 Kw)
Disposição dos rodados: Co' Co'
Diâmetro da rodas (novas): 1016 mm
Número de cabinas de condução: 1 - Comando Direita / Esquerda
Freio pneumático: Ar-Vácuo «Dual»
Areeiros (número): 8
Velocidade máxima: 120 km/h
Esforço de tracção:
* No arranque: 2 430 Kg (U=0,27)
* No regime contínuo: 19 300 Kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 22,5 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 4 000 Kg
Freio dinâmico:
* Esforço máximo das rodas: Não tem
* Velocidade correspondente: Não tem
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 14,63
* Gerador principal: 5,50
* Motor de tracção: 6 x 1,89
* Bogies completos: 2 x 16,70
* Total: 64,87
Pesos (aprovisionamentos) (T):
* Combustível: 3,340
* Óleo do diesel: 0,888
* Água de refrigeração: 1,319
* Areia: 0,600
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 6,374
Pesos (total) (T):
* Peso em tara: 83,4
* Peso em ordem de marcha: 83,4
* Peso aderente: 83,4
Motor diesel de tracção
Quantidade: 1
Tipo: 251 C 3
Número de tempos: 4
Disposição e número de cilindros: V 12
Diâmetro e curso: 228,6 x 266,7 mm
Cilindrada total: 131,4 I
Sobrealimentação: Sim
Potência nominal (U. I. C.): 2180 Cv
Velocidade nominal: 1050 rpm
Potência de utilização: 2180 Cv
Transmissão de movimento
Tipo: 1 - Gerador C. C. 5 GT 851 - Pj 1; 6 - Motores de Tracção GE 761
Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 92:19
Re: comboios portugueses de mercadorias
as siemens 5600 puxando um porta-contentores.
http://www.youtube.com/watch?v=VEzfLHCVKhk
A série 5600 é um tipo de locomotiva ao serviço das divisões de mercadorias e longo curso da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Longo Curso, CP Carga
Partes Mecânicas: Krauss Maffei
Ano de Entrada ao Serviço: 1993
Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 765601 a 5630
Nº de Unidades Construídas: 30
Velocidade Máxima: 220 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): ~20,4 m
Motores de Tracção: Fabricantes / Quantidade / Tipo: Siemens / 1TB 2824 / Motor Trifásico Assincrono Autoventilado Rotor em C.C. 4 Polos Isol. classe 200
Equipamento Eléctrico de Tracção: Fabricantes: Siemens
Potência: 7.620 CV
Tensão de Funcionamento: 25kV - 50Hz
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Número máximo de unidades em tracção múltipla: 2
http://www.youtube.com/watch?v=VEzfLHCVKhk
A série 5600 é um tipo de locomotiva ao serviço das divisões de mercadorias e longo curso da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Longo Curso, CP Carga
Partes Mecânicas: Krauss Maffei
Ano de Entrada ao Serviço: 1993
Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 765601 a 5630
Nº de Unidades Construídas: 30
Velocidade Máxima: 220 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): ~20,4 m
Motores de Tracção: Fabricantes / Quantidade / Tipo: Siemens / 1TB 2824 / Motor Trifásico Assincrono Autoventilado Rotor em C.C. 4 Polos Isol. classe 200
Equipamento Eléctrico de Tracção: Fabricantes: Siemens
Potência: 7.620 CV
Tensão de Funcionamento: 25kV - 50Hz
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Número máximo de unidades em tracção múltipla: 2
Re: comboios portugueses de mercadorias
as novas siemens 4700 da CP-carga
http://www.youtube.com/watch?v=0WyerlP1Yug
A série 4700 é um tipo de locomotiva ao serviço da CP Carga, divisão de transporte de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Devido ao grande aumento de transportes que a CP Carga tem tido, ao abate das locomotivas mais antigas, e com vista também à expansão da rede electrificada portuguesa, a CP resolveu adquirir novas locomotivas eléctricas. As novas locomotivas eléctricas CP4700 trazem um novo rumo à CP Carga, permitindo transportar carga em maiores volume e dimensão. Estas locomotivas já circulam em solo português.
Características Técnicas
Peso e Dimensões:
Peso: 87 toneladas (21,75 toneladas por eixo)
Comprimento: 19,580 m
Largura: 2,989 m
Altura: 4,210 m
Bitola: 1668 mm (possível mudar para 1435 mm mediante troca de rodados em oficina)
Performances:
Velocidade Máxima: 140 km/h
Potência nominal: 4684 kW (6373 cv)
Esforço de tracção no arranque: 300 kN
Esforço de tracção a 140 km/h: 105 kN
Capacidades:
Tensão de Alimentação: 25 kV / 50 Hz, adaptável para bitensão, com acréscimo dos 3000 V contínuos
Unidades Múltiplas: Comando até 3 unidades, estando nesse caso o esforço de tracção limitado a 600 kN, por razões estruturais.
Ruído exterior: 91 dB a 140 km/h, 74 dB a 0 km/h
Temperatura de Funcionamento: operável na gama de temperaturas -25 ºC a 45 ºC
Freios:
- Freio dinâmico com Recuperação de Energia
- Freio pneumático directo e automático, com duas condutas e freio EP
- Freio de estacionamento
Inclui um sistema de anti-patinhagem para o freio pneumático.
Equipamento Eléctrico:
Motores de Tracção: 4 motores assíncronos, suspensos pelo nariz e arrefecidos por ventilação forçada, de 1171 kW cada um. RPM máximo de 3957, tendo um peso, com engrenagem incluída de 3840 kg
Relação de Transmissão: 1 : 6,29
Unidade Central de Comando: 2 UCC / Sibas 32 de 32 bits
Unidade de Comando da Tracção: 2 UCT / Sibas 32 de 32 bits, controlando os eixos motores por bogie e com sistema de anti - patinhagem incluído
Unidade de Comando de Freio: Knorr
Disjuntor: 1 Disjuntor de Vácuo
Pantógrafos: 2 Schunk ou Siemens
Transformador: Siemens, de 6,32 MVA de potência do enrolamento primário
Conversor de Tracção: 2 por locomotiva
- PMCF: 2 por conversor, tensão de entrada de 1000 V. Cada um dos PMCF tem 2 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Ondulador: 1 por conversor, com 3 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Arrefecimento: Através de circulação forçada de água
Funcionalidades:
Linha do Comboio (alimentação de carruagens): 1500 V / 50 Hz, potência de 800 kVA
Sistema Convel: EBICAB 700
Rádio Solo: NEC RC 450
Train - Office: Efacec
Inclui Ar Condicionado nas cabinas de condução.
Areeiros: 8
http://www.youtube.com/watch?v=0WyerlP1Yug
A série 4700 é um tipo de locomotiva ao serviço da CP Carga, divisão de transporte de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Devido ao grande aumento de transportes que a CP Carga tem tido, ao abate das locomotivas mais antigas, e com vista também à expansão da rede electrificada portuguesa, a CP resolveu adquirir novas locomotivas eléctricas. As novas locomotivas eléctricas CP4700 trazem um novo rumo à CP Carga, permitindo transportar carga em maiores volume e dimensão. Estas locomotivas já circulam em solo português.
Características Técnicas
Peso e Dimensões:
Peso: 87 toneladas (21,75 toneladas por eixo)
Comprimento: 19,580 m
Largura: 2,989 m
Altura: 4,210 m
Bitola: 1668 mm (possível mudar para 1435 mm mediante troca de rodados em oficina)
Performances:
Velocidade Máxima: 140 km/h
Potência nominal: 4684 kW (6373 cv)
Esforço de tracção no arranque: 300 kN
Esforço de tracção a 140 km/h: 105 kN
Capacidades:
Tensão de Alimentação: 25 kV / 50 Hz, adaptável para bitensão, com acréscimo dos 3000 V contínuos
Unidades Múltiplas: Comando até 3 unidades, estando nesse caso o esforço de tracção limitado a 600 kN, por razões estruturais.
Ruído exterior: 91 dB a 140 km/h, 74 dB a 0 km/h
Temperatura de Funcionamento: operável na gama de temperaturas -25 ºC a 45 ºC
Freios:
- Freio dinâmico com Recuperação de Energia
- Freio pneumático directo e automático, com duas condutas e freio EP
- Freio de estacionamento
Inclui um sistema de anti-patinhagem para o freio pneumático.
Equipamento Eléctrico:
Motores de Tracção: 4 motores assíncronos, suspensos pelo nariz e arrefecidos por ventilação forçada, de 1171 kW cada um. RPM máximo de 3957, tendo um peso, com engrenagem incluída de 3840 kg
Relação de Transmissão: 1 : 6,29
Unidade Central de Comando: 2 UCC / Sibas 32 de 32 bits
Unidade de Comando da Tracção: 2 UCT / Sibas 32 de 32 bits, controlando os eixos motores por bogie e com sistema de anti - patinhagem incluído
Unidade de Comando de Freio: Knorr
Disjuntor: 1 Disjuntor de Vácuo
Pantógrafos: 2 Schunk ou Siemens
Transformador: Siemens, de 6,32 MVA de potência do enrolamento primário
Conversor de Tracção: 2 por locomotiva
- PMCF: 2 por conversor, tensão de entrada de 1000 V. Cada um dos PMCF tem 2 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Ondulador: 1 por conversor, com 3 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Arrefecimento: Através de circulação forçada de água
Funcionalidades:
Linha do Comboio (alimentação de carruagens): 1500 V / 50 Hz, potência de 800 kVA
Sistema Convel: EBICAB 700
Rádio Solo: NEC RC 450
Train - Office: Efacec
Inclui Ar Condicionado nas cabinas de condução.
Areeiros: 8
Re: comboios portugueses de mercadorias
as alstom 1900 diesel tambem puxam o carvoeiro do pego de vez em quando.
http://www.youtube.com/watch?v=7agETIQ16oY
A série 1900 é um tipo de locomotiva ao serviço da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame
Ano de Entrada ao Serviço: 1981
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 221901 a 1913
Nº de Unidades Construídas: 13
Velocidade Máxima: 100 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 19,084 m
Motores de Tracção (fabricante): S. A. C. M.
Potência (rodas): 2260 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Co' Co'
Transmissão (fabricante): Alsthom
Freio (fabricante): Alsthom
Tipo da locomotiva (construtor): AD 30 C
Diâmetro da rodas (novas): 1100 mm
Número de cabinas de condução: 2
Freio pneumático: Ar comprimido
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: Alsthom
Comando em unidades múltiplas: Até 4
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Vogel
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 39 600 kg
* No reg. cont.: 25 600 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 23,2 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 6160 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 12,00
* Gerador principal: 3,80
* Motor de tracção: 6 x 3,03
* Bogies completos: 2 x 23,7
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 4,882
* Óleo do diesel: 0,500
* Água de refrigeração: 0,900
* Areia: 0,768
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 7,250
Pesos (total) (T):
* Peso em ordem de marcha: 117
* Peso aderente: 117
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: AGO - V 12 DSHR
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: V 12
* Diâmetro e curso: 240 - 220 / 230 mm
* Cilindrada total: 152,11 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 3300 cv
* Velocidade nominal: 1350 rpm
* Potência de utilização: 3000 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - Alternador AT 53; 6 motores TAO 659
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 69:17
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem
Lista de material e condições a que se encontram
1901 - afecta à CP-Carga
1902 - afecta à CP-Carga
1903 - afecta à CP-Carga
1904 - afecta à CP-Carga
1905 - afecta à CP-Carga
1906 - encostada no GOB, sem motor
1907 - afecta à CP-Carga
1908 - afecta à CP-Carga
1909 - afecta à CP-Carga
1910 - encostada no GOB, sem motor
1911 - afecta à CP-Carga
1912 - afecta às manobras do depósito de Campolide / comboio-socorro
1913 - afecta à CP-Carga
http://www.youtube.com/watch?v=7agETIQ16oY
A série 1900 é um tipo de locomotiva ao serviço da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame
Ano de Entrada ao Serviço: 1981
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 221901 a 1913
Nº de Unidades Construídas: 13
Velocidade Máxima: 100 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 19,084 m
Motores de Tracção (fabricante): S. A. C. M.
Potência (rodas): 2260 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Co' Co'
Transmissão (fabricante): Alsthom
Freio (fabricante): Alsthom
Tipo da locomotiva (construtor): AD 30 C
Diâmetro da rodas (novas): 1100 mm
Número de cabinas de condução: 2
Freio pneumático: Ar comprimido
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: Alsthom
Comando em unidades múltiplas: Até 4
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Vogel
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 39 600 kg
* No reg. cont.: 25 600 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 23,2 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 6160 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 12,00
* Gerador principal: 3,80
* Motor de tracção: 6 x 3,03
* Bogies completos: 2 x 23,7
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 4,882
* Óleo do diesel: 0,500
* Água de refrigeração: 0,900
* Areia: 0,768
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 7,250
Pesos (total) (T):
* Peso em ordem de marcha: 117
* Peso aderente: 117
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: AGO - V 12 DSHR
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: V 12
* Diâmetro e curso: 240 - 220 / 230 mm
* Cilindrada total: 152,11 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 3300 cv
* Velocidade nominal: 1350 rpm
* Potência de utilização: 3000 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - Alternador AT 53; 6 motores TAO 659
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 69:17
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem
Lista de material e condições a que se encontram
1901 - afecta à CP-Carga
1902 - afecta à CP-Carga
1903 - afecta à CP-Carga
1904 - afecta à CP-Carga
1905 - afecta à CP-Carga
1906 - encostada no GOB, sem motor
1907 - afecta à CP-Carga
1908 - afecta à CP-Carga
1909 - afecta à CP-Carga
1910 - encostada no GOB, sem motor
1911 - afecta à CP-Carga
1912 - afecta às manobras do depósito de Campolide / comboio-socorro
1913 - afecta à CP-Carga
Re: comboios portugueses de mercadorias
bem amigos por hoje e tudo,amanha continuo a postar mais algumas fichas tecnicas de material luso.
abraços e uma boa noite.
jose antonio
abraços e uma boa noite.
jose antonio
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Re: comboios portugueses de mercadorias
José,
É gratificante para nós termos acesso às ferrovias Portuguesas através de alguém que as viu operando!
Muito obrigado, MESMO!!!
A propósito, tomei a liberdade de editar as mensagens que postou, deixando os vídeos exibidos. Exceto, claro, os que tiveram a incorporação vetada pelos autores.
Vale a pena ver, pessoal!
É gratificante para nós termos acesso às ferrovias Portuguesas através de alguém que as viu operando!
Muito obrigado, MESMO!!!
A propósito, tomei a liberdade de editar as mensagens que postou, deixando os vídeos exibidos. Exceto, claro, os que tiveram a incorporação vetada pelos autores.
Vale a pena ver, pessoal!
Re: comboios portugueses de mercadorias
muito obrigado pelo elogio,vou continuar a mostrar o nosso material circulante na rea das mercadorias.
Aqui tem uma das minhas locomotivas favoritas e que em breve poderao ser vendidas para argentina apos anos de boms serviços prestados tanto na CP-longo urso com na CP-carga.
bombardier serie 1960 diesel em viana do castelo
http://www.youtube.com/watch?v=t7ixlggd ... re=related
A série 1960 é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Cargas (Já fez serviço de passageiros)
Partes Mecânicas (fabricante): Bombardier
Ano de Entrada ao Serviço: 1979
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 221961 a 1973
Nº de Unidades Construídas: 13
Velocidade Máxima: 120 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 19,895 m
Motores de Tracção (fabricante): Bombardier
Potência (rodas): 2250/1950 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Co' Co'
Transmissão (fabricante): GE - Canadá
Transmissão (tipo): Eléctrica
Freio (fabricante): KNORR - BREMSE
Tipo da locomotiva (construtor): MXS-627
Diâmetro da rodas (novas): 1016 mm
Número de cabinas de condução: 2
Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: SIFA DEUTA
Comando em unidades múltiplas: Até 4
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Voget
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 45000 kg
* No reg. cont.: 28200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 18,75 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 5500 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 19,00
* Gerador principal: 5,320
* Motor de tracção: 6 x 3,160
* Bogies completos: 2 x 25,28
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 3,400
* Óleo do diesel: 0,810
* Água de refrigeração: 1,500
* Areia: 0,600
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 6,510
Pesos (total) (T):
* Peso em Tara: 114,5
* Peso em ordem de marcha: 121,0
* Peso aderente: 121,0
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: 251/E
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: v 16
* Diâmetro e curso: 228,6 x 266,7 mm
* Cilindrada total: 175 l
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 3042 cv
* Velocidade nominal: 1050 rpm
* Potência de utilização: 3042 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - alternador GTA - 17 PC 1; 6 - motores de tracção CGE - 785 PA 1
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 81:22
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: AEG
* Características essenciais: 1500 v; 50 Hz; 420 KVA; 443 cv
Lista de material e condições a que se encontram
1961-2: demolida após colisão com 1439 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985
1962-0: afecta à CP-Carga
1963-8: afecta à CP-Carga
1964-6: afecta à CP-Carga
1965-3: afecta à CP-Carga
1966-1: afecta à CP-Carga
1967-9: afecta à CP-Carga
1968-7: afecta à CP-Carga
1969-5: afecta à CP-Carga
1970-3: afecta à CP-Carga
1971-1: afecta à CP-Carga
1972-9: afecta à CP-Carga
1973-7: afecta à CP-Carga
Aqui tem uma das minhas locomotivas favoritas e que em breve poderao ser vendidas para argentina apos anos de boms serviços prestados tanto na CP-longo urso com na CP-carga.
bombardier serie 1960 diesel em viana do castelo
http://www.youtube.com/watch?v=t7ixlggd ... re=related
A série 1960 é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Cargas (Já fez serviço de passageiros)
Partes Mecânicas (fabricante): Bombardier
Ano de Entrada ao Serviço: 1979
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 221961 a 1973
Nº de Unidades Construídas: 13
Velocidade Máxima: 120 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 19,895 m
Motores de Tracção (fabricante): Bombardier
Potência (rodas): 2250/1950 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Co' Co'
Transmissão (fabricante): GE - Canadá
Transmissão (tipo): Eléctrica
Freio (fabricante): KNORR - BREMSE
Tipo da locomotiva (construtor): MXS-627
Diâmetro da rodas (novas): 1016 mm
Número de cabinas de condução: 2
Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: SIFA DEUTA
Comando em unidades múltiplas: Até 4
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Voget
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 45000 kg
* No reg. cont.: 28200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 18,75 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 5500 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 19,00
* Gerador principal: 5,320
* Motor de tracção: 6 x 3,160
* Bogies completos: 2 x 25,28
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 3,400
* Óleo do diesel: 0,810
* Água de refrigeração: 1,500
* Areia: 0,600
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 6,510
Pesos (total) (T):
* Peso em Tara: 114,5
* Peso em ordem de marcha: 121,0
* Peso aderente: 121,0
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: 251/E
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: v 16
* Diâmetro e curso: 228,6 x 266,7 mm
* Cilindrada total: 175 l
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 3042 cv
* Velocidade nominal: 1050 rpm
* Potência de utilização: 3042 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - alternador GTA - 17 PC 1; 6 - motores de tracção CGE - 785 PA 1
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 81:22
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: AEG
* Características essenciais: 1500 v; 50 Hz; 420 KVA; 443 cv
Lista de material e condições a que se encontram
1961-2: demolida após colisão com 1439 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985
1962-0: afecta à CP-Carga
1963-8: afecta à CP-Carga
1964-6: afecta à CP-Carga
1965-3: afecta à CP-Carga
1966-1: afecta à CP-Carga
1967-9: afecta à CP-Carga
1968-7: afecta à CP-Carga
1969-5: afecta à CP-Carga
1970-3: afecta à CP-Carga
1971-1: afecta à CP-Carga
1972-9: afecta à CP-Carga
1973-7: afecta à CP-Carga
Re: comboios portugueses de mercadorias
a serie 1400 muito conhecida por fazer intercidades do douro,porto-regua-porto e regionais e interregionais,a maioria agora esta afecta a CP-carga,algumas ja foram para a argentina e outras para o novo operador de mercadorias privado takargo-rail.
tripla de 1400 com mercadorias
http://www.youtube.com/watch?v=yQh94kIZP70
1400 do operador privado takargo rail.
http://www.youtube.com/watch?v=SE10QY_HLpA
Características técnicas
Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame
Ano de Entrada ao Serviço: 1967/69
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 101401 a 1467
Nº de Unidades Construídas: 67
Velocidade Máxima: 105 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 12,720 m
Motores de Tracção (fabricante): English Electric
Potência (rodas): 970 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Transmissão (fabricante): English Electric
Freio (fabricante): Westinghouse Brake and Signal
Tipo da locomotiva (construtor): LD 844 C
Diâmetro da rodas (novas): 950 mm
Número de cabinas de condução: 1 (Comando esquerda-direita)
Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: Davies & Metcalf
Comando em unidades múltiplas: Até 3 - acoplav. ás 1800
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Lubrovia
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 16 100 kg
* No reg. cont.: 14 200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 19 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 2400 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 12,09
* Gerador principal: 4,76
* Motor de tracção: 2,04
* Bogies completos: 2 x 11,2
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 1,876
* Óleo do diesel: 0,380
* Água de refrigeração: 0,470
* Areia: 0,660
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 3,568
Pesos (total) (T):
* Peso em Tara: 60,80
* Peso em ordem de marcha: 64,40
* Peso aderente: 64,40
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: 8 CSVT
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: 8 v
* Diâmetro e curso: 254,0 x 304,8 mm
* Cilindrada total: 123,5 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 1370 cv
* Velocidade nominal: 650 rpm
* Potência de utilização: 1330 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - Gerador CO EE 819; 4 motores de tracção EE 548
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 72:15
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem
Lista de material e condições a que se encontram
1401-4: demolida no Barreiro após empeno do fiche
1402-2: encostada em Barreiro-A após descarrilamento em Alegria a 9 de Janeiro de 2003
1403-0: demolida após colisão com a 1420 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979
1404-8: encostada no GOB (para peças)
1405-5: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)
1406-3: encostada em Contumil após acidente em Ferradosa a 22 de Janeiro de 2005 (para peças)
1407-1: demolida após descarrilamento para o Rio Douro em Ermida a 11 de Dezembro de 2000
1408-9: afecta à CP-Carga
1409-7: vendida à Argentina (entregue à TBA)
1410-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1411-3: afecta à CP-Carga
1412-1: afecta à CP-Carga
1413-9: afecta à CP-Regional (utilizada no comboio histórico do Douro)
1414-7: encostada em Contumil (de reserva)
1415-4: afecta à CP-Carga
1416-2: encostada no GOB (para peças)
1417-0: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1418-8: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1419-6: encostada em Contumil (para peças)
1420-4: demolida após colisão com a 1403 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979
1421-2: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)
1422-0: afecta à CP-Regional
1423-8: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1424-6: afecta à CP-Carga
1425-3: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1426-1: em reparações para embarcar para a Argentina
1427-9: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1428-7: afecta à CP-Carga
1429-5: afecta à CP-Carga
1430-3: demolida após descarrilamento para o Rio Tejo entre Barca da Amieira e Rodão em Novembro de 1989
1431-1: afecta à CP-Carga
1432-9: em reparações para embarcar para a Argentina
1433-7: demolida após colisão com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Novembro de 1973
1434-5: encostada no GOB (para peças)
1435-2: afecta à CP-Carga
1436-0: em reparações para embarcar para a Argentina
1437-8: afecta à CP-Carga
1438-6: em reparações para embarcar para a Argentina
1439-4: demolida após colisão com a 1961 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985
1440-2: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1441-0: encostada na Figueira da Foz
1442-8: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1443-6: demolida após colisão com a 1433 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Outubro de 1973
1444-4: afecta à CP-Carga
1445-1: vendida à Takargo
1446-9: afecta à CP-Carga
1447-7: afecta à CP-Carga
1448-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1449-3: vendida à Takargo
1450-1: afecta à CP-Carga
1451-9: encostada na Figueira da Foz
1452-7: encostada em Contumil após acidente na Senhora das Dores a 12 de Novembro de 2004 (para peças)
1453-5: encostada em Contumil (para peças)
1454-3: encostada no Poceirão
1455-0: afecta à CP-Regional
1456-8: afecta à CP-Carga
1457-6: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1458-4: demolida após embate com a 1909
1459-2: encostada no GOB (para peças)
1460-0: encostada no GOB, sem bogies (para peças)
1461-8: afecta à CP-Carga
1462-6: afecta à CP-Carga
1463-4: afecta à CP-Carga
1464-2: vendida à Somafel
1465-9: afecta à CP-Carga
1466-7: afecta à CP-Carga
1467-5: vendida à Argentina (entregue à TBA)
tripla de 1400 com mercadorias
http://www.youtube.com/watch?v=yQh94kIZP70
1400 do operador privado takargo rail.
http://www.youtube.com/watch?v=SE10QY_HLpA
Características técnicas
Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame
Ano de Entrada ao Serviço: 1967/69
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 101401 a 1467
Nº de Unidades Construídas: 67
Velocidade Máxima: 105 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 12,720 m
Motores de Tracção (fabricante): English Electric
Potência (rodas): 970 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Transmissão (fabricante): English Electric
Freio (fabricante): Westinghouse Brake and Signal
Tipo da locomotiva (construtor): LD 844 C
Diâmetro da rodas (novas): 950 mm
Número de cabinas de condução: 1 (Comando esquerda-direita)
Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: Davies & Metcalf
Comando em unidades múltiplas: Até 3 - acoplav. ás 1800
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Lubrovia
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 16 100 kg
* No reg. cont.: 14 200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 19 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 2400 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 12,09
* Gerador principal: 4,76
* Motor de tracção: 2,04
* Bogies completos: 2 x 11,2
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 1,876
* Óleo do diesel: 0,380
* Água de refrigeração: 0,470
* Areia: 0,660
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 3,568
Pesos (total) (T):
* Peso em Tara: 60,80
* Peso em ordem de marcha: 64,40
* Peso aderente: 64,40
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: 8 CSVT
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: 8 v
* Diâmetro e curso: 254,0 x 304,8 mm
* Cilindrada total: 123,5 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 1370 cv
* Velocidade nominal: 650 rpm
* Potência de utilização: 1330 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - Gerador CO EE 819; 4 motores de tracção EE 548
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 72:15
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem
Lista de material e condições a que se encontram
1401-4: demolida no Barreiro após empeno do fiche
1402-2: encostada em Barreiro-A após descarrilamento em Alegria a 9 de Janeiro de 2003
1403-0: demolida após colisão com a 1420 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979
1404-8: encostada no GOB (para peças)
1405-5: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)
1406-3: encostada em Contumil após acidente em Ferradosa a 22 de Janeiro de 2005 (para peças)
1407-1: demolida após descarrilamento para o Rio Douro em Ermida a 11 de Dezembro de 2000
1408-9: afecta à CP-Carga
1409-7: vendida à Argentina (entregue à TBA)
1410-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1411-3: afecta à CP-Carga
1412-1: afecta à CP-Carga
1413-9: afecta à CP-Regional (utilizada no comboio histórico do Douro)
1414-7: encostada em Contumil (de reserva)
1415-4: afecta à CP-Carga
1416-2: encostada no GOB (para peças)
1417-0: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1418-8: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1419-6: encostada em Contumil (para peças)
1420-4: demolida após colisão com a 1403 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979
1421-2: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)
1422-0: afecta à CP-Regional
1423-8: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1424-6: afecta à CP-Carga
1425-3: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1426-1: em reparações para embarcar para a Argentina
1427-9: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1428-7: afecta à CP-Carga
1429-5: afecta à CP-Carga
1430-3: demolida após descarrilamento para o Rio Tejo entre Barca da Amieira e Rodão em Novembro de 1989
1431-1: afecta à CP-Carga
1432-9: em reparações para embarcar para a Argentina
1433-7: demolida após colisão com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Novembro de 1973
1434-5: encostada no GOB (para peças)
1435-2: afecta à CP-Carga
1436-0: em reparações para embarcar para a Argentina
1437-8: afecta à CP-Carga
1438-6: em reparações para embarcar para a Argentina
1439-4: demolida após colisão com a 1961 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985
1440-2: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1441-0: encostada na Figueira da Foz
1442-8: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1443-6: demolida após colisão com a 1433 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Outubro de 1973
1444-4: afecta à CP-Carga
1445-1: vendida à Takargo
1446-9: afecta à CP-Carga
1447-7: afecta à CP-Carga
1448-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1449-3: vendida à Takargo
1450-1: afecta à CP-Carga
1451-9: encostada na Figueira da Foz
1452-7: encostada em Contumil após acidente na Senhora das Dores a 12 de Novembro de 2004 (para peças)
1453-5: encostada em Contumil (para peças)
1454-3: encostada no Poceirão
1455-0: afecta à CP-Regional
1456-8: afecta à CP-Carga
1457-6: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1458-4: demolida após embate com a 1909
1459-2: encostada no GOB (para peças)
1460-0: encostada no GOB, sem bogies (para peças)
1461-8: afecta à CP-Carga
1462-6: afecta à CP-Carga
1463-4: afecta à CP-Carga
1464-2: vendida à Somafel
1465-9: afecta à CP-Carga
1466-7: afecta à CP-Carga
1467-5: vendida à Argentina (entregue à TBA)
Re: comboios portugueses de mercadorias
a serie 2600 actualmente afecta a CP-longo curso ja fez inumeros serviços para a CP-carga.
http://www.youtube.com/watch?v=TtjTKH_v ... re=related
A série 2600 é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de longo curso da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Longo Curso
Partes Mecânicas: Groumpment d' Étude et d' Electrification de Chemins de Fer en Monofasé 50Hz, Alsthom.
Ano de Entrada ao Serviço: 1974 - 1975
Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 382601 a 2612
Nº de Unidades Construídas: 12
Velocidade Máxima: 160 km/h (193 km/h ao fazer o antigo recorde de velocidade português)
Comprimento (entre tampões de choque): ~17,5 m
Motores de Tracção: Fabricantes / Quantidade / Tipo: Alsthom / 2 / TAO - 660 A1
Equipamento Eléctrico de Tracção: Fabricantes: Alsthom / B.B.C. / Jeumont - Schneider / MTE
Potência: 2866 kW (3900 CV)
Tensão de Funcionamento: 25kV - 50Hz
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Outros dados relevantes: Locomotivas de design Nez-Cassée do famoso designer francês Paul Arzens iniciado na série 40100 dos caminhos-de-ferro franceses, foram as primeiras locomotivas da CP aptas a circular a 160 km/h, mas tal só foi possível em serviço comercial com a chegada das carruagens CORAIL em 1986. Ao longo dos anos têm efectuado essencialmente serviços de passageiros e recentemente foram modernizadas, o que lhes aumentou aínda mais a sua vida útil, estando a sua carreira assegurada aínda por vários anos.
http://www.youtube.com/watch?v=TtjTKH_v ... re=related
A série 2600 é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de longo curso da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
Serviços: CP Longo Curso
Partes Mecânicas: Groumpment d' Étude et d' Electrification de Chemins de Fer en Monofasé 50Hz, Alsthom.
Ano de Entrada ao Serviço: 1974 - 1975
Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 382601 a 2612
Nº de Unidades Construídas: 12
Velocidade Máxima: 160 km/h (193 km/h ao fazer o antigo recorde de velocidade português)
Comprimento (entre tampões de choque): ~17,5 m
Motores de Tracção: Fabricantes / Quantidade / Tipo: Alsthom / 2 / TAO - 660 A1
Equipamento Eléctrico de Tracção: Fabricantes: Alsthom / B.B.C. / Jeumont - Schneider / MTE
Potência: 2866 kW (3900 CV)
Tensão de Funcionamento: 25kV - 50Hz
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Outros dados relevantes: Locomotivas de design Nez-Cassée do famoso designer francês Paul Arzens iniciado na série 40100 dos caminhos-de-ferro franceses, foram as primeiras locomotivas da CP aptas a circular a 160 km/h, mas tal só foi possível em serviço comercial com a chegada das carruagens CORAIL em 1986. Ao longo dos anos têm efectuado essencialmente serviços de passageiros e recentemente foram modernizadas, o que lhes aumentou aínda mais a sua vida útil, estando a sua carreira assegurada aínda por vários anos.
Re: comboios portugueses de mercadorias
o primeiro operador privado de mercadorias,takargo-rail empresa do grupo Mota-Engil.
video institucional
http://www.youtube.com/watch?v=BoqrC83XKkg
takargo 6002 na guarda proveniente da espanha onde opera em parceria com a Comsa rail transport.
http://www.youtube.com/watch?v=dmAmAy5i ... re=related
takargo 6001 em praias do sado.
http://www.youtube.com/watch?v=xDRP9JMlhcw
video institucional
http://www.youtube.com/watch?v=BoqrC83XKkg
takargo 6002 na guarda proveniente da espanha onde opera em parceria com a Comsa rail transport.
http://www.youtube.com/watch?v=dmAmAy5i ... re=related
takargo 6001 em praias do sado.
http://www.youtube.com/watch?v=xDRP9JMlhcw
Re: comboios portugueses de mercadorias
uma MLW fazendo manobras na cidade ferroviario do entroncamento com vagoes-portico de assentamento de carris.
http://www.youtube.com/watch?v=OpuoXlcT ... re=related[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=OpuoXlcT ... re=related[/youtube]
Re: comboios portugueses de mercadorias
a bordo de uma 1900 na reta do poceirao.
http://www.youtube.com/results?search_t ... ro+HD&aq=f
http://www.youtube.com/results?search_t ... ro+HD&aq=f
Re: comboios portugueses de mercadorias
dupla de 1900 com balastro em velocidade de cruzeiro em bombel(regiao sul).
http://www.youtube.com/watch?v=lWkPJyAsU28
http://www.youtube.com/watch?v=lWkPJyAsU28
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: comboios portugueses de mercadorias
Muito boas as imagens!
Você tem dados da movimentação ferroviária portuguesa, José? (Número de passageiros, toneladas transportadas?)
São dados interessantes para uma reflexão aqui...
Você tem dados da movimentação ferroviária portuguesa, José? (Número de passageiros, toneladas transportadas?)
São dados interessantes para uma reflexão aqui...
Re: comboios portugueses de mercadorias
dados actuais nao tenho aqui,se bem que fazendo pesquisa com os meus amigos do forum de la facilmente consigo essas informaçoes.
quanto a dados sobre a malha em si,intervençoes previstas,velocidades praticadas, e muitos outros quesitos tecnicos o amigo pode ver neste arquivo pdf do directorio da REFER para 2010.
http://www.refer.pt/Documentos/Director ... e_2010.pdf
um abraço de um amigo ao dispor
jose antonio
quanto a dados sobre a malha em si,intervençoes previstas,velocidades praticadas, e muitos outros quesitos tecnicos o amigo pode ver neste arquivo pdf do directorio da REFER para 2010.
http://www.refer.pt/Documentos/Director ... e_2010.pdf
um abraço de um amigo ao dispor
jose antonio
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: comboios portugueses de mercadorias
Muito obrigado!
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- MODERADOR - CARGAS
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Re: comboios portugueses de mercadorias
Legal mesmo! Muito bom conhecer mais sobre a movimentação do país além-mar. Bem boa a tua compilação de dados, videos e imagens
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