BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Envelhecimento em ferromodelismo
-
Autor do tópico - CO-FUNDADOR
Envelhecimento em ferromodelismo
Porra, o vandalismo não poupa nem as miniaturas
Quem é fica pichando/grafitando Trens e afins devia levar um couro....
Quem é fica pichando/grafitando Trens e afins devia levar um couro....
-
- MEMBRO PLENO
Re: LOCOMOTIVAS NACIONAIS
Este é um detalhe muito bacana, gostei mesmo
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
Kkkkkkk
Putz HG você vai levar um coro dos maloquero... kkkk
Tem coisa que eu acho sacanagem mesmo, mas tambem tem as obras de arte.
Algúns grafiteiros sao verdadeiros artistas e nao deixa de ter seu lado de movimento cultural.
Tem muita coisa que eu gosto e no modelo não é mais do que a repesentação da realidde!!!
Olha estes gringos SAO PERFEITOS...
Putz HG você vai levar um coro dos maloquero... kkkk
Tem coisa que eu acho sacanagem mesmo, mas tambem tem as obras de arte.
Algúns grafiteiros sao verdadeiros artistas e nao deixa de ter seu lado de movimento cultural.
Tem muita coisa que eu gosto e no modelo não é mais do que a repesentação da realidde!!!
Olha estes gringos SAO PERFEITOS...
Abraço,
Pastore
Pastore
-
- MODERADOR GLOBAL
Pastore, vendo de novo essas fotos suas, tô vendo um jeito de envelhecer um pouquinho meus cargueiros... Estou conversando com meu irmão caçula aqui...
Vicente,
Eu prefiro envelhecidos, acho mais realias e ainda égostos de fazer
Eu esperimntei várias tecnicas e quantiades de envelhecimento. Os que envelheci mais do que estes ai de cima ficaram demais, nao gostei e refiz tudo.
Os Vargões mais claros são sempre os que dão melhor resultado no envelhecimento Pq os mis escuros tem que star bem detonado pra aparacer algum envelhecimento (pesado)!
Vai fundo meu caro!
Vamos postar outro topico pra não desvirtuar este aqui?
Eu prefiro envelhecidos, acho mais realias e ainda égostos de fazer
Eu esperimntei várias tecnicas e quantiades de envelhecimento. Os que envelheci mais do que estes ai de cima ficaram demais, nao gostei e refiz tudo.
Os Vargões mais claros são sempre os que dão melhor resultado no envelhecimento Pq os mis escuros tem que star bem detonado pra aparacer algum envelhecimento (pesado)!
Vai fundo meu caro!
Vamos postar outro topico pra não desvirtuar este aqui?
Abraço,
Pastore
Pastore
-
- MODERADOR GLOBAL
Re: Envelhecimento em ferromodelismo
Certo, Pastore!
Agora, tá dividido!
Pessoal, aqui, vamos pôr fotos de processo de envlhecimento de locos, vagões e estruturas.
O grande trabalho do Pastore fez "formigar" aqui em casa. Eu fui até SP, buscar meus vagões cargueiros e locos diesel.
Conversei com meu irmão caçula (o talento real da casa), pegamos grafite em pó pra dar uma cara de "empoeirado", uns pequenos pontos de tinta acrílica vermelha na escada e olhem como é impressionante a diferença que um pouquinho de sujeira faz no hopper tanque MRS...
Antes:
Agora:
Ainda falta dar o efeito de "escorrido de chuva" no pó e "sujar" os truques.
Agora, tá dividido!
Pessoal, aqui, vamos pôr fotos de processo de envlhecimento de locos, vagões e estruturas.
O grande trabalho do Pastore fez "formigar" aqui em casa. Eu fui até SP, buscar meus vagões cargueiros e locos diesel.
Conversei com meu irmão caçula (o talento real da casa), pegamos grafite em pó pra dar uma cara de "empoeirado", uns pequenos pontos de tinta acrílica vermelha na escada e olhem como é impressionante a diferença que um pouquinho de sujeira faz no hopper tanque MRS...
Antes:
Agora:
Ainda falta dar o efeito de "escorrido de chuva" no pó e "sujar" os truques.
-
- MODERADOR GLOBAL
Pessoal, é muito fácil fazer isso!!!
Passei um pouco de álcool sobre os vagões com um cotonete, assoprei pra não ficar muito úmido.
Depois, espalhei com o outro lado do cotonete um pouquinho de maquiagem velha da minha mãe (é, aquele pó, mesmo que as mulheres passam no rosto), olha o efeito:
Passei um pouco de álcool sobre os vagões com um cotonete, assoprei pra não ficar muito úmido.
Depois, espalhei com o outro lado do cotonete um pouquinho de maquiagem velha da minha mãe (é, aquele pó, mesmo que as mulheres passam no rosto), olha o efeito:
-
- MODERADOR GLOBAL
Durante a semana, vamos tentar dar uma "sujadinha" na G-8 e na 8-5!
Mais uma vez, obrigado, Pastore, pela inspiração!
Mais uma vez, obrigado, Pastore, pela inspiração!
Olha só como o pessoal vai ficando criativo!!!
É isso ai...
Tenta puxar a sujeira para baixo com um pincel Vicente. O resulado aparente t´legal, mas a direção da sujeira dos trens se acmulam encima e escorrem para baixo.
Não pode fiar cmo sujeira de lama de trilha.
Segue abaixo a a descrição que eu tinha postado numa lista sobe estes vagões...
Os desgastes das inscrições são feitos, primeiramente, com lixa d’água 1200, lápis borracha (dica da T&M) ou jato de areia (os gringos usam muito) cuidado e atenção nessa hora pra uniformidade e não acabar com toda a escrita.
Eu usei a lixa com pouca água e fui aproveitando a sujeira cor de oxido pra empurrar pras frestas com os dedos e pinceis. Lixei o vagão todo depois.
Os escorridos foram todos feitos com misturas de tintas acrílicas dissolvida em álcool, pois têm que ser “esticadas” com a ponta de pinceis bem macios de #000 ao 4 ou 5. Se usar tintas sintéticas ou Duco fica muito complicado retirar ou corrigir algo e o solvente em excesso acaba com a pintura de baixo na hora dos escorridos.
Estas tintas têm que estar bem diluída mesmo e vai usando pincel seco puxando a tinta que é colocada na parte superior com outro pincel mais molhado, vai umedecendo este pincel seco com água ou álcool se precisar e pra deixar o escorrido mais translúcido.
Os grafites e pichações são colocados antes se forem novos ou mais recentes e depois se estiverem um pouco gastos também.
As pichações da pra fazer no pincel ou no decal. Tem várias fontes na NET e também achei um site que você pode fazer o grafite escrito e colorido na hora, mas com menos detalhes e cores ficam melhores.
Foi usada também giz pastel, marrom, laranja, branco e cinza com muita parcimônia, hora seco hora com pincel molhado em água.
Por ultimo o envelhecimento dos trucks, partes baixas e testeiras com aerógrafo cores marrom terra e cinza, mais marrom que cinza.
Tem que ir testando mesmo, o limite de detonado no envelhecimento é este aí, fiz vários testes e mais que isso começa a ficar desagradável ou exagerado (na minha opinião, é claro).
É isso ai...
Tenta puxar a sujeira para baixo com um pincel Vicente. O resulado aparente t´legal, mas a direção da sujeira dos trens se acmulam encima e escorrem para baixo.
Não pode fiar cmo sujeira de lama de trilha.
Segue abaixo a a descrição que eu tinha postado numa lista sobe estes vagões...
Os desgastes das inscrições são feitos, primeiramente, com lixa d’água 1200, lápis borracha (dica da T&M) ou jato de areia (os gringos usam muito) cuidado e atenção nessa hora pra uniformidade e não acabar com toda a escrita.
Eu usei a lixa com pouca água e fui aproveitando a sujeira cor de oxido pra empurrar pras frestas com os dedos e pinceis. Lixei o vagão todo depois.
Os escorridos foram todos feitos com misturas de tintas acrílicas dissolvida em álcool, pois têm que ser “esticadas” com a ponta de pinceis bem macios de #000 ao 4 ou 5. Se usar tintas sintéticas ou Duco fica muito complicado retirar ou corrigir algo e o solvente em excesso acaba com a pintura de baixo na hora dos escorridos.
Estas tintas têm que estar bem diluída mesmo e vai usando pincel seco puxando a tinta que é colocada na parte superior com outro pincel mais molhado, vai umedecendo este pincel seco com água ou álcool se precisar e pra deixar o escorrido mais translúcido.
Os grafites e pichações são colocados antes se forem novos ou mais recentes e depois se estiverem um pouco gastos também.
As pichações da pra fazer no pincel ou no decal. Tem várias fontes na NET e também achei um site que você pode fazer o grafite escrito e colorido na hora, mas com menos detalhes e cores ficam melhores.
Foi usada também giz pastel, marrom, laranja, branco e cinza com muita parcimônia, hora seco hora com pincel molhado em água.
Por ultimo o envelhecimento dos trucks, partes baixas e testeiras com aerógrafo cores marrom terra e cinza, mais marrom que cinza.
Tem que ir testando mesmo, o limite de detonado no envelhecimento é este aí, fiz vários testes e mais que isso começa a ficar desagradável ou exagerado (na minha opinião, é claro).
Abraço,
Pastore
Pastore
-
- MODERADOR GLOBAL
Beleza, já anotei essa!!!
Tem que sujar mais o teto...
Do "escorrimento", estou vendo como fazer... (pincel fino molhado sobre o grafite??)
Depois de pronta a "sujeira", verniz incolor fosco, pra fixar ??
Tem que sujar mais o teto...
Do "escorrimento", estou vendo como fazer... (pincel fino molhado sobre o grafite??)
Depois de pronta a "sujeira", verniz incolor fosco, pra fixar ??
Isso mesmo Vicente,
O que você está usando faz a mesma coisa que o pó do giz pastel.
Tem que fixar depois com verniz se nao sai na mao.
O que você está usando faz a mesma coisa que o pó do giz pastel.
Tem que fixar depois com verniz se nao sai na mao.
Abraço,
Pastore
Pastore
-
- MODERADOR GLOBAL
Beleza!!!
Vamos ver aqui, tentar melhorar... E depois, o resultado!
Vamos ver aqui, tentar melhorar... E depois, o resultado!
Graaane Vicente...
O Hopper ficaou bacana e nao deixe de mndar foto do box pincelado depois!
Sucesso na brincadeira, você vai sedivrtir!!!
O Hopper ficaou bacana e nao deixe de mndar foto do box pincelado depois!
Sucesso na brincadeira, você vai sedivrtir!!!
Abraço,
Pastore
Pastore
-
- MEMBRO PLENO 2.0
Já utilizei muito em confecção de maquete grafite de lápis de cor moído principalmente para dar um toque de musgo em edificações antigas. Um bom telhado também pode ser feito com papel alumínio marcado com uma caneta sem tinta e depois pintar da cor mais apropriada e "sujá-la" com o grafite colorido. Cada método depende muito da escala.
Vicente,
Como anda o box, acabou?
Puxa o pó dele para baixo, ve se da umas esticadas pra baixo...
Depois passa um verniz maritimo, fosco acetindo da Sayerlack (Poliulack)
Se não tiver aerografo, tem o acrifix em aerozol em lojas do artista que funciona bem também!
Como anda o box, acabou?
Puxa o pó dele para baixo, ve se da umas esticadas pra baixo...
Depois passa um verniz maritimo, fosco acetindo da Sayerlack (Poliulack)
Se não tiver aerografo, tem o acrifix em aerozol em lojas do artista que funciona bem também!
Abraço,
Pastore
Pastore
-
- MODERADOR GLOBAL
Eu ainda não mexi de novo no box, Pastore...
O hopper tanque ficou completo, e foi dada uma demão de verniz fosco! Vou postar à noite.
Também fizemos em casa umas "bobinas" de papel pintada com esmalte de unha, e demos uma envelhecida leve na prancha RFFSA
O hopper tanque ficou completo, e foi dada uma demão de verniz fosco! Vou postar à noite.
Também fizemos em casa umas "bobinas" de papel pintada com esmalte de unha, e demos uma envelhecida leve na prancha RFFSA
-
- MODERADOR GLOBAL
Olha como ficou...
O hopper, bem "sujinho":
A prancha com uma sujeirinha e as "bobinas" (rolos de papel pintados com esmalte de unha):
O hopper, bem "sujinho":
A prancha com uma sujeirinha e as "bobinas" (rolos de papel pintados com esmalte de unha):
-
- MEMBRO FREQUENTE
Hopper no inverno, que fica sem chover por um tempão.
Muito legal Vicente.
Muito legal Vicente.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.