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LONGO CURSO PORTUGUESES
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
a linha de sintra sentido sintra-rossio,entrada no tunel da estaçao terminal em lisboa.
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
as carruagems sorefame.
http://www.youtube.com/watch?v=qualquer_Ix4ikicA
Data de construção: 1972
Nº de lugares: 32
Tara: 41 t
Carga: 5,1 t
Rodas monobloco: 850mm
Dimenções dos moentes: 115x105 mm
caixas de lubrificação: rolamentos de rolos
Freio de vácuo: 1) 2 cilindros de 24
2) 2 reserva de vácuo
Peso freio: Ar: 49 ; Vácuo: 43 ; Manual: 16
Aquecimento ( por ar aquecido ): TUNZINI ( conduta para vapor )
Iluminação electrica geradora ( 1 dínamo )
Reservatório para água: 4x200=800 L
Freio a ar comprimido "knorr" 2 cilindros de 12 - 1 reserva
http://www.youtube.com/watch?v=qualquer_Ix4ikicA
Data de construção: 1972
Nº de lugares: 32
Tara: 41 t
Carga: 5,1 t
Rodas monobloco: 850mm
Dimenções dos moentes: 115x105 mm
caixas de lubrificação: rolamentos de rolos
Freio de vácuo: 1) 2 cilindros de 24
2) 2 reserva de vácuo
Peso freio: Ar: 49 ; Vácuo: 43 ; Manual: 16
Aquecimento ( por ar aquecido ): TUNZINI ( conduta para vapor )
Iluminação electrica geradora ( 1 dínamo )
Reservatório para água: 4x200=800 L
Freio a ar comprimido "knorr" 2 cilindros de 12 - 1 reserva
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Grandes contribuiçoes José Antônio!
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
obrigado meu caro amigo,apenas estou tentando ser util e mostrando o que a gente tem por la,podiamos estar bem melhor para ser sincero,os espanhois ja nos passaram a perna faz tempo em varios quesitos,um deles na industria ferroviaria com a TALGO,tinhamos a SOREFAME(sociedades reunidas de construçoes metalicas SA)mas o nosso governo a vendeu para a bombardier e depois de certas atribulaçoes,voltou as maos do estado pela REFER,actualmente a EMEF(empresa de manutençao de equipamento ferroviario) e a unica no pais que mantem o material circulante e constroi vagoes para a industria nacional e para exportaçao e pouco mais que isso.
A esperança reside na alta velocidade que trara know-how tecnologico para a EMEF,coisa que a TALGO ja faz por merito proprio a anos com seus modelos proprios de AV.
este video mostra a substituiçao de travessas de madeira por de concreto na linha do norte em espinho,espero que gostem.
http://www.youtube.com/watch?v=LRQy08_lpK8
A esperança reside na alta velocidade que trara know-how tecnologico para a EMEF,coisa que a TALGO ja faz por merito proprio a anos com seus modelos proprios de AV.
este video mostra a substituiçao de travessas de madeira por de concreto na linha do norte em espinho,espero que gostem.
http://www.youtube.com/watch?v=LRQy08_lpK8
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
a 1200 ex-cp agora na ferrovias durante a substituiçao de travessas,balastro e desnivelamento da estaçao de espinho na linha do norte.
http://www.youtube.com/watch?v=TdoocOOe ... annel_page
http://www.youtube.com/watch?v=TdoocOOe ... annel_page
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
um intercidades puxado por uma siemens 5600 com 8 corail a reboque a caminho do porto,proxima paragem:santarem na linha do norte.
http://www.youtube.com/watch?v=Q29bFnMpJaA
http://www.youtube.com/watch?v=Q29bFnMpJaA
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
o lusitania expresso lisboa-madrid partindo de marvao-beira junto a fronteira espanhola com a alstom 1946 diesel a cabeça e composiçao TALGO.
http://www.youtube.com/watch?v=zfJm1n4HMEo
http://www.youtube.com/watch?v=zfJm1n4HMEo
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
intercidades porto-lisboa chegando e arrancando da estaçao de santarem.
http://www.youtube.com/watch?v=8d3FviUZ ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=8d3FviUZ ... re=related
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
intercidades da beira baixa, proveniente da covilha chegando a estaçao de santarem e partindo para lisboa.
http://www.youtube.com/watch?v=uT-00iH- ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=uT-00iH- ... re=related
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
a bela gare do oriente na zona oriental de lisboa concebida por santiago calatrava para a expo 98.
http://www.youtube.com/watch?v=9FvBv3P6OWE
http://www.youtube.com/watch?v=9FvBv3P6OWE
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
A LINHA DE CASCAIS
A Linha de Cascais liga a estação de Cais do Sodré, em Lisboa, à estação de Cascais, numa extensão de 25,5 km. Foi inaugurada a 30 de Setembro de 1889 e electrificada em 1926. Ao longo da linha existem 17 estações e apeadeiros, algumas das quais dão acesso a locais de interesse turístico. A partir do apeadeiro de Belém é possível visitar o Museu dos Coches (único do seu género no mundo), o Palácio de Belém (residência oficial do Presidente da República) e respectivo museu, a fábrica dos Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o recente Centro Cultural de Belém, totalmente dedicado às artes modernas. Próximos também se encontram o Museu de Marinha e o Planetário de Lisboa; mais afastado o Museu de Etnologia, com colecções raras vindas das ex-colónias portuguesas. A partir do apeadeiro de Santo Amaro de Oeiras e até Cascais é possível o acesso a diversas praias da denominada Costa do Sol. Na estação do Estoril, zona que foi habitada por diversos monarcas no exílio (como os reis de Itália e de Espanha) encontra-se o Casino do Estoril, classificado como um dos maiores da Europa. Na última estação encontra-se a vila de Cascais, muito aprazível e visitada por turistas devido ao seu clima e paisagens.
A Linha de Cascais é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa e tem características técnicas únicas que a distinguem do resto da rede ferroviária portuguesa, tal como a electrificação de 1500 V em corrente contínua e uma regulamentação ligeiramente diferente da restante rede. Esta situação deve-se ao facto de até 1976 esta linha ter estado concessionada a uma empresa privada, a Sociedade Estoril. No momento actual, a linha encontra-se um pouco degradada (a via não é renovada desde 1975) e obsoleta (os sistemas de sinalização e electrificação datam dos anos 60), estando previstas para este ano e até 2013 várias intervenções no sentido da sua modernização.
ESTAÇOES DA LINHA:
Cais do Sodré
0,9 Santos
2,7 Alcântara-Mar
L.ª Cintura → Braço de Prata(baldeaçao)
L.ª Cintura → Porto de Lisboa(baldeaçao)
4,9 Belém
7,8 Algés
9,8 Cruz Quebrada
Lusalite
10,7 Estádio Nacional
11,8 Caxias
13,2 Paço de Arcos
15,6 Santo Amaro
16,2 Oeiras(baldeaçao-todas estaçoes/expresso)
17,8 Carcavelos
19,5 Parede
21,1 São Pedro do Estoril(baldeaçao-todas as estaçoes/expresso)
22,5 São João do Estoril
23,7 Estoril
24,4 Monte Estoril
25,5 Cascais
http://www.youtube.com/watch?v=_0CRLquYyG0
A Linha de Cascais liga a estação de Cais do Sodré, em Lisboa, à estação de Cascais, numa extensão de 25,5 km. Foi inaugurada a 30 de Setembro de 1889 e electrificada em 1926. Ao longo da linha existem 17 estações e apeadeiros, algumas das quais dão acesso a locais de interesse turístico. A partir do apeadeiro de Belém é possível visitar o Museu dos Coches (único do seu género no mundo), o Palácio de Belém (residência oficial do Presidente da República) e respectivo museu, a fábrica dos Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o recente Centro Cultural de Belém, totalmente dedicado às artes modernas. Próximos também se encontram o Museu de Marinha e o Planetário de Lisboa; mais afastado o Museu de Etnologia, com colecções raras vindas das ex-colónias portuguesas. A partir do apeadeiro de Santo Amaro de Oeiras e até Cascais é possível o acesso a diversas praias da denominada Costa do Sol. Na estação do Estoril, zona que foi habitada por diversos monarcas no exílio (como os reis de Itália e de Espanha) encontra-se o Casino do Estoril, classificado como um dos maiores da Europa. Na última estação encontra-se a vila de Cascais, muito aprazível e visitada por turistas devido ao seu clima e paisagens.
A Linha de Cascais é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa e tem características técnicas únicas que a distinguem do resto da rede ferroviária portuguesa, tal como a electrificação de 1500 V em corrente contínua e uma regulamentação ligeiramente diferente da restante rede. Esta situação deve-se ao facto de até 1976 esta linha ter estado concessionada a uma empresa privada, a Sociedade Estoril. No momento actual, a linha encontra-se um pouco degradada (a via não é renovada desde 1975) e obsoleta (os sistemas de sinalização e electrificação datam dos anos 60), estando previstas para este ano e até 2013 várias intervenções no sentido da sua modernização.
ESTAÇOES DA LINHA:
Cais do Sodré
0,9 Santos
2,7 Alcântara-Mar
L.ª Cintura → Braço de Prata(baldeaçao)
L.ª Cintura → Porto de Lisboa(baldeaçao)
4,9 Belém
7,8 Algés
9,8 Cruz Quebrada
Lusalite
10,7 Estádio Nacional
11,8 Caxias
13,2 Paço de Arcos
15,6 Santo Amaro
16,2 Oeiras(baldeaçao-todas estaçoes/expresso)
17,8 Carcavelos
19,5 Parede
21,1 São Pedro do Estoril(baldeaçao-todas as estaçoes/expresso)
22,5 São João do Estoril
23,7 Estoril
24,4 Monte Estoril
25,5 Cascais
http://www.youtube.com/watch?v=_0CRLquYyG0
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
LINHA DE SINTRA
A linha de Sintra é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa. Foi inaugurada a 2 de Abril de 1887, aquando da abertura da Linha do Oeste, entre Alcântara-Terra e Agualva-Cacém, com um ramal em direcção a Sintra. Em 1891 foi iniciado o serviço Rossio-Sintra. Sucedeu ao comboio Larmanjat que, a partir de 1871, ligou durante alguns anos Lisboa (Rego) a Sintra. A 28 de Outubro de 1956 a linha passa a ser electrificada.
Linha em via dupla, sendo quadriplicada entre a junção do ramal do Rossio e Monte Abraão. A ligação às estações de Campolide e Rossio esteve temporariamente interrompida por motivo de obras de consolidação no túnel do Rossio. Sucessivas obras de beneficiação e modernização da linha de Sintra levaram ao fecho de algumas estações e apeadeiros. Os apeadeiros da Cruz da Pedra e de Santa Cruz são os exemplos mais recentes (fim dos anos 90). A estação de São Domingos de Benfica foi encerrada algumas décadas antes.
É, actualmente, uma das linhas de comboio suburbanas da Europa com maior afluência de passageiros.
ESTAÇOES DA LINHA:
Sintra
Portela de Sintra
Algueirão
Mercês
Rio de Mouro
Agualva - Cacém → Linha do Oeste
Massamá-Barcarena
Monte Abraão
Queluz-Belas
Amadora
Reboleira
Santa Cruz-Damaia
Benfica
Sete Rios
Entrecampos
Roma-Areeiro
Chelas
Marvila
Braço de Prata
oriente
Carregado
Moscavide
Sacavém
Bobadela
Santa Iria
Póvoa
Alverca
http://www.youtube.com/watch?v=LoFtn79Ugxs
A linha de Sintra é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa. Foi inaugurada a 2 de Abril de 1887, aquando da abertura da Linha do Oeste, entre Alcântara-Terra e Agualva-Cacém, com um ramal em direcção a Sintra. Em 1891 foi iniciado o serviço Rossio-Sintra. Sucedeu ao comboio Larmanjat que, a partir de 1871, ligou durante alguns anos Lisboa (Rego) a Sintra. A 28 de Outubro de 1956 a linha passa a ser electrificada.
Linha em via dupla, sendo quadriplicada entre a junção do ramal do Rossio e Monte Abraão. A ligação às estações de Campolide e Rossio esteve temporariamente interrompida por motivo de obras de consolidação no túnel do Rossio. Sucessivas obras de beneficiação e modernização da linha de Sintra levaram ao fecho de algumas estações e apeadeiros. Os apeadeiros da Cruz da Pedra e de Santa Cruz são os exemplos mais recentes (fim dos anos 90). A estação de São Domingos de Benfica foi encerrada algumas décadas antes.
É, actualmente, uma das linhas de comboio suburbanas da Europa com maior afluência de passageiros.
ESTAÇOES DA LINHA:
Sintra
Portela de Sintra
Algueirão
Mercês
Rio de Mouro
Agualva - Cacém → Linha do Oeste
Massamá-Barcarena
Monte Abraão
Queluz-Belas
Amadora
Reboleira
Santa Cruz-Damaia
Benfica
Sete Rios
Entrecampos
Roma-Areeiro
Chelas
Marvila
Braço de Prata
oriente
Carregado
Moscavide
Sacavém
Bobadela
Santa Iria
Póvoa
Alverca
http://www.youtube.com/watch?v=LoFtn79Ugxs
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
LINHA DE CINTURA
A Linha de Cintura é um segmento do sistema ferroviário português com cerca de onze quilómetros e meio num traçado aproximadamente semi-circular, ligando em via dupla (quádrupla entre Sete Rios e Roma-Areeiro) todas as linhas radiais com términus em Lisboa: Cascais, Sul, Sintra/Oeste, Alentejo (prevista para 2013, via TTT), e Norte — para algumas das quais se encontra dotada de concordâncias (em Sete Rios e Xabregas). Cruza também três linhas do Metropolitano de Lisboa, tendo ligações de transbordo para quatro estações desta rede.
Exploração comercial
Não havendo actualmente exploração comercial da Linha de Cintura enquanto tal (estando mesmo sem serviço de passageiros o troço Alcântara-Terra - Alcântara-Mar e a Concordância de Xabregas), esta é no entanto uma dais mais movimentadas artérias ferroviárias portuguesas, com circulações suburbanas (CP, famílias de Sintra e Azambuja, e Fertagus), regionais (linhas do Oeste, Norte, e Sul), Alfa Pendular, e Intercidades.
O apeadeiro de Entrecampos-Poente é términus de algumas ciculações oriundas das linhas de Sintra e do Oeste (tal como o anterior apeadeiro da 5 de Outubro); a via que o liga a Entrecampos não faz serviço comercial, servindo porém a manobras frequentes.
Ligação ao Metro
Na Linha de Cintura, junto à estação de Sete Rios, situava-se a única ligação entre o sistema ferroviário português geral e a rede do Metropolitano de Lisboa. Com o encerramento do respectivo PMO I (actual terminal rodoviário de Sete Rios) em 2001 esta ligação desapareceu, tendo sido a linha vedada e a agulha levantada.
Ligação de Alcântara
O troço entre Alcântara-Terra e a Linha de Cascais não tem ao trânsito de passageiros, tendo estas estações estado ligadas por uma passagem elevada munida de escadas e passadeiras rolantes demolida em 2008.
1,0 Alcântara-Terra
3,7 Campolide-A
5,1 Sete Rios
6,9 Entrecampos
8,0 Roma-Areeiro
9,7 Chelas
10,7 Marvila
11,5 Braço de Prata
http://www.youtube.com/watch?v=KnuPVfSAfZc
A Linha de Cintura é um segmento do sistema ferroviário português com cerca de onze quilómetros e meio num traçado aproximadamente semi-circular, ligando em via dupla (quádrupla entre Sete Rios e Roma-Areeiro) todas as linhas radiais com términus em Lisboa: Cascais, Sul, Sintra/Oeste, Alentejo (prevista para 2013, via TTT), e Norte — para algumas das quais se encontra dotada de concordâncias (em Sete Rios e Xabregas). Cruza também três linhas do Metropolitano de Lisboa, tendo ligações de transbordo para quatro estações desta rede.
Exploração comercial
Não havendo actualmente exploração comercial da Linha de Cintura enquanto tal (estando mesmo sem serviço de passageiros o troço Alcântara-Terra - Alcântara-Mar e a Concordância de Xabregas), esta é no entanto uma dais mais movimentadas artérias ferroviárias portuguesas, com circulações suburbanas (CP, famílias de Sintra e Azambuja, e Fertagus), regionais (linhas do Oeste, Norte, e Sul), Alfa Pendular, e Intercidades.
O apeadeiro de Entrecampos-Poente é términus de algumas ciculações oriundas das linhas de Sintra e do Oeste (tal como o anterior apeadeiro da 5 de Outubro); a via que o liga a Entrecampos não faz serviço comercial, servindo porém a manobras frequentes.
Ligação ao Metro
Na Linha de Cintura, junto à estação de Sete Rios, situava-se a única ligação entre o sistema ferroviário português geral e a rede do Metropolitano de Lisboa. Com o encerramento do respectivo PMO I (actual terminal rodoviário de Sete Rios) em 2001 esta ligação desapareceu, tendo sido a linha vedada e a agulha levantada.
Ligação de Alcântara
O troço entre Alcântara-Terra e a Linha de Cascais não tem ao trânsito de passageiros, tendo estas estações estado ligadas por uma passagem elevada munida de escadas e passadeiras rolantes demolida em 2008.
1,0 Alcântara-Terra
3,7 Campolide-A
5,1 Sete Rios
6,9 Entrecampos
8,0 Roma-Areeiro
9,7 Chelas
10,7 Marvila
11,5 Braço de Prata
http://www.youtube.com/watch?v=KnuPVfSAfZc
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
LINHA DA AZAMBUJA
A linha da Azambuja é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa.
Estações
Desde a estação de Sete Rios até à estação de Alverca, a linha da Azambuja circula em conjunto com a linha de Sintra.
Alcântara-Mar → Linha de Cascais
Alcântara-Terra
Campolide
Sete Rios
Entrecampos
Roma-Areeiro
Chelas
Marvila
Braço de Prata
Oriente
Moscavide
Sacavém
Bobadela
Santa Iria
Póvoa
Alverca
Alhandra
Quinta das Torres
Vila Franca de Xira
Castanheira do Ribatejo
Carregado
Vila Nova da Rainha
Espadanal da Azambuja
Azambuja
http://www.youtube.com/watch?v=scjlWpmRCGQ
A linha da Azambuja é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa.
Estações
Desde a estação de Sete Rios até à estação de Alverca, a linha da Azambuja circula em conjunto com a linha de Sintra.
Alcântara-Mar → Linha de Cascais
Alcântara-Terra
Campolide
Sete Rios
Entrecampos
Roma-Areeiro
Chelas
Marvila
Braço de Prata
Oriente
Moscavide
Sacavém
Bobadela
Santa Iria
Póvoa
Alverca
Alhandra
Quinta das Torres
Vila Franca de Xira
Castanheira do Ribatejo
Carregado
Vila Nova da Rainha
Espadanal da Azambuja
Azambuja
http://www.youtube.com/watch?v=scjlWpmRCGQ
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Sado
A linha do Sado é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa.
Barreiro
Barreiro-A
Lavradio
Baixa da Banheira
Alhos Vedros
Moita
Penteado
Pinhal Novo
Braço de Prata
Venda do Alcaide
Palmela
Setúbal
Praça do Quebedo
Praias do Sado
http://www.youtube.com/watch?v=v0u_qpEAwUE
A linha do Sado é uma das quatro linhas da rede de comboios suburbanos de Lisboa.
Barreiro
Barreiro-A
Lavradio
Baixa da Banheira
Alhos Vedros
Moita
Penteado
Pinhal Novo
Braço de Prata
Venda do Alcaide
Palmela
Setúbal
Praça do Quebedo
Praias do Sado
http://www.youtube.com/watch?v=v0u_qpEAwUE
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Oeste
A Linha do Oeste liga a estação de Agualva-Cacém (Linha de Sintra) à estação de Figueira da Foz, numa distância total de 197,9 km. Actualmente encontra-se em funcionamento, tanto para tráfego de passageiros, quanto de mercadorias.
17,3 Agualva-Cacém
21,1 Mira Sintra-Meleças
22,9 Telhal
25,3 Sabugo
29,9 Pedra Furada
33,2 Mafra
35,5 Alcainça-Moinhos
38,3 Malveira
41,8 Jerumelo
45,7 Sapataria
48,2 Pero Negro
50,1 Zibreira
52,5 Feliteira
55,0 Dois Portos
59,3 Runa
64,1 Torres Vedras
71,2 Ramalhal
78,1 Outeiro
82,8 Camarão
87,2 Bombarral
90,8 Paúl
94,3 São Mamede
97,0 Dagorda-Peniche
99,5 Óbidos
105,0 Caldas da Rainha
108,3 Campo-Serra
112,2 Bouro
114,7 Salir do Porto
117,0 São Martinho do Porto
122,0 Famalicão da Nazaré
125,7 Cela
130,6 Valado-Nazaré-Alcobaça
135,7 Fanhais
139,5 Pataias
144,6 Martingança
150,6 Marinha Grande
160,6 Leiria
165,3 Regueira de Pontes
172,6 Monte Real
177,7 Monte Redondo
184,1 Guia
187,8 Carriço
191,9 Louriçal
196,9 Ribeira de Seiça
199,4 Telhada
202,6 Bicanho
204,8 Amieira
207,2 Bifurcação de Lares
209,4 Lares
212,0 Fontela
213,1 Fontela-A
215,1 Figueira da Foz → Pampilhosa
http://www.youtube.com/watch?v=LMcDaHPSrGA
A Linha do Oeste liga a estação de Agualva-Cacém (Linha de Sintra) à estação de Figueira da Foz, numa distância total de 197,9 km. Actualmente encontra-se em funcionamento, tanto para tráfego de passageiros, quanto de mercadorias.
17,3 Agualva-Cacém
21,1 Mira Sintra-Meleças
22,9 Telhal
25,3 Sabugo
29,9 Pedra Furada
33,2 Mafra
35,5 Alcainça-Moinhos
38,3 Malveira
41,8 Jerumelo
45,7 Sapataria
48,2 Pero Negro
50,1 Zibreira
52,5 Feliteira
55,0 Dois Portos
59,3 Runa
64,1 Torres Vedras
71,2 Ramalhal
78,1 Outeiro
82,8 Camarão
87,2 Bombarral
90,8 Paúl
94,3 São Mamede
97,0 Dagorda-Peniche
99,5 Óbidos
105,0 Caldas da Rainha
108,3 Campo-Serra
112,2 Bouro
114,7 Salir do Porto
117,0 São Martinho do Porto
122,0 Famalicão da Nazaré
125,7 Cela
130,6 Valado-Nazaré-Alcobaça
135,7 Fanhais
139,5 Pataias
144,6 Martingança
150,6 Marinha Grande
160,6 Leiria
165,3 Regueira de Pontes
172,6 Monte Real
177,7 Monte Redondo
184,1 Guia
187,8 Carriço
191,9 Louriçal
196,9 Ribeira de Seiça
199,4 Telhada
202,6 Bicanho
204,8 Amieira
207,2 Bifurcação de Lares
209,4 Lares
212,0 Fontela
213,1 Fontela-A
215,1 Figueira da Foz → Pampilhosa
http://www.youtube.com/watch?v=LMcDaHPSrGA
-
- MEMBRO PLENO 2.0
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- Localização: São Paulo
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Estações Belém e Santo Amaro
Conheço esses nomes hehe!
Existem estações homônimas a essas no metrô de São Paulo
Conheço esses nomes hehe!
Existem estações homônimas a essas no metrô de São Paulo
Como engenheiro, grande poeta.
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Norte
A Linha do Norte é uma linha de caminho-de-ferro portuguesa que liga as cidades de Lisboa e Porto. Nos seus 314 km de extensão, passa por algumas das cidades mais importantes do País, como Vila Franca de Xira, Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra, Aveiro, Espinho e Vila Nova de Gaia, entre outras. É de grande importância quer a nível de mercadorias como a nível de passageiros, sendo usada diariamente por centenas de composições dos dois tipos. Brevemente terá a companhia da Linha de Alta Velocidade (até 320 km/h), o que permitirá um aumento da capacidade desta linha, dado que se encontra actualmente saturada, ou seja, impossibilitada de receber mais comboios lentos (urbanos e mercadorias) sem que isso prejudique os rápidos (Intercidades e Alfa Pendular). Desde 4 de Maio de 2008, possui uma nova travessia em Espinho, um túnel com 954 metros, que consiste na linha anterior existente mas desta vez por trajecto subterrâneo.
Estações e apeadeiros
* Porto - Campanhã (Ligação à CP Porto, à Linha do Douro, à Linha do Minho, Porto (Sao Bento) e ao Metro do Porto - Linhas A, B (Normal e Expresso), C e E)
* General Torres (ligação ao metro do Porto linha D)
* Vila Nova de Gaia
* Coimbrões
* Madalena
* Valadares
* Francelos
* Miramar
* Aguda
* Granja
* Espinho (Ligação à Linha do Vouga, através da estação Espinho-Vouga)
* Silvalde
* Paramos
* Esmoriz
* Cortagaca
* Carvalheira/Maceda
* Ovar
* Valega
* Avanca
* Estarreja
* Salreu
* Canelas
* Cacia
* Aveiro (Ligação à Linha do Vouga)
* Quintãs (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Oiã (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Oliveira do Bairro (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Paraimo - Sangalhos (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Mogofores (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Curia (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Aguim (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Mealhada
* Pampilhosa (Ligação ao Ramal da Figueira da Foz e à Linha da Beira Alta)
* Souselas (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Vilela - Fornos (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Adémia (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Coimbra-B (Ligação ao Ramal da Lousã)
* Bencanta (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Espadaneira (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Casais (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Taveiro (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Pereira (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Vila Pouca do Campo (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Amial (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Formoselha (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Alfarelos (Ligação para o Ramal de Alfarelos)
* Vila Nova de Anços (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Soure (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Simões (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Pelariga (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Pombal
* Vermoil (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Litém (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Albergaria dos Doze (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Caxarias (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Seiça / Ourém (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Fátima / Chão de Maçãs (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Fungalvaz (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Paialvo (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Lamarosa (Ligação ao Ramal de Tomar) (Somente nos comboios Lisboa-Tomar e Entroncamento-Coimbra)
* Entroncamento (Ligação à Linha da Beira Baixa)
* Riachos / Torres Novas / Golegã (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Mato de Miranda (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Vale de Figueira (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Santarém
* Vale de Santarém (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Santana / Cartaxo (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Setil (Ligação à Linha de Vendas Novas) (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Reguengo - Vale Pedra - Pontével (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Virtudes (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Azambuja (Comboio Lisboa-Tomar e Sub-Urbano de Azambuja-Santa Apolónia)
* Espadanal da Azambuja (Somente nos comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia)
* Vila Nova da Rainha (Somente nos comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia)
* Carregado (Somente nos comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia)
* Castanheira do Ribatejo (Comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo-Alcântara-Terra)
* Vila Franca de Xira
* Quinta das Torres (Comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo-Alcântara-Terra)
* Alhandra (Comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo-Alcântara-Terra)
* Alverca
* Póvoa de Santa Iria
* Bobadela (Somente comboios urbanos)
* Sacavém (Somente comboios urbanos)
* Moscavide (Somente comboios urbanos)
* Lisboa - (Gare do) Oriente (Ligações ferroviárias para o centro de Lisboa pela Linha de Cintura, Sintra pela Linha de Sintra e ao Metro de Lisboa - Linha Vermelha)
* Lisboa - Braço de Prata
* Lisboa - Santa Apolónia (Ligação ao Metro de Lisboa - Linha Azul)
http://www.youtube.com/watch?v=t1Mf1m1QeXg
A Linha do Norte é uma linha de caminho-de-ferro portuguesa que liga as cidades de Lisboa e Porto. Nos seus 314 km de extensão, passa por algumas das cidades mais importantes do País, como Vila Franca de Xira, Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra, Aveiro, Espinho e Vila Nova de Gaia, entre outras. É de grande importância quer a nível de mercadorias como a nível de passageiros, sendo usada diariamente por centenas de composições dos dois tipos. Brevemente terá a companhia da Linha de Alta Velocidade (até 320 km/h), o que permitirá um aumento da capacidade desta linha, dado que se encontra actualmente saturada, ou seja, impossibilitada de receber mais comboios lentos (urbanos e mercadorias) sem que isso prejudique os rápidos (Intercidades e Alfa Pendular). Desde 4 de Maio de 2008, possui uma nova travessia em Espinho, um túnel com 954 metros, que consiste na linha anterior existente mas desta vez por trajecto subterrâneo.
Estações e apeadeiros
* Porto - Campanhã (Ligação à CP Porto, à Linha do Douro, à Linha do Minho, Porto (Sao Bento) e ao Metro do Porto - Linhas A, B (Normal e Expresso), C e E)
* General Torres (ligação ao metro do Porto linha D)
* Vila Nova de Gaia
* Coimbrões
* Madalena
* Valadares
* Francelos
* Miramar
* Aguda
* Granja
* Espinho (Ligação à Linha do Vouga, através da estação Espinho-Vouga)
* Silvalde
* Paramos
* Esmoriz
* Cortagaca
* Carvalheira/Maceda
* Ovar
* Valega
* Avanca
* Estarreja
* Salreu
* Canelas
* Cacia
* Aveiro (Ligação à Linha do Vouga)
* Quintãs (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Oiã (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Oliveira do Bairro (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Paraimo - Sangalhos (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Mogofores (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Curia (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Aguim (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Mealhada
* Pampilhosa (Ligação ao Ramal da Figueira da Foz e à Linha da Beira Alta)
* Souselas (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Vilela - Fornos (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Adémia (Somente no comboio Coimbra-Aveiro)
* Coimbra-B (Ligação ao Ramal da Lousã)
* Bencanta (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Espadaneira (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Casais (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Taveiro (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Pereira (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Vila Pouca do Campo (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Amial (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Formoselha (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Alfarelos (Ligação para o Ramal de Alfarelos)
* Vila Nova de Anços (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Soure (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Simões (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Pelariga (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Pombal
* Vermoil (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Litém (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Albergaria dos Doze (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Caxarias (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Seiça / Ourém (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Fátima / Chão de Maçãs (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Fungalvaz (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Paialvo (Somente no comboio Entroncamento-Coimbra)
* Lamarosa (Ligação ao Ramal de Tomar) (Somente nos comboios Lisboa-Tomar e Entroncamento-Coimbra)
* Entroncamento (Ligação à Linha da Beira Baixa)
* Riachos / Torres Novas / Golegã (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Mato de Miranda (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Vale de Figueira (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Santarém
* Vale de Santarém (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Santana / Cartaxo (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Setil (Ligação à Linha de Vendas Novas) (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Reguengo - Vale Pedra - Pontével (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Virtudes (Somente no comboio Lisboa-Tomar)
* Azambuja (Comboio Lisboa-Tomar e Sub-Urbano de Azambuja-Santa Apolónia)
* Espadanal da Azambuja (Somente nos comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia)
* Vila Nova da Rainha (Somente nos comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia)
* Carregado (Somente nos comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia)
* Castanheira do Ribatejo (Comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo-Alcântara-Terra)
* Vila Franca de Xira
* Quinta das Torres (Comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo-Alcântara-Terra)
* Alhandra (Comboios Sub-urbanos de Azambuja-Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo-Alcântara-Terra)
* Alverca
* Póvoa de Santa Iria
* Bobadela (Somente comboios urbanos)
* Sacavém (Somente comboios urbanos)
* Moscavide (Somente comboios urbanos)
* Lisboa - (Gare do) Oriente (Ligações ferroviárias para o centro de Lisboa pela Linha de Cintura, Sintra pela Linha de Sintra e ao Metro de Lisboa - Linha Vermelha)
* Lisboa - Braço de Prata
* Lisboa - Santa Apolónia (Ligação ao Metro de Lisboa - Linha Azul)
http://www.youtube.com/watch?v=t1Mf1m1QeXg
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
eu acho que ja passei nessas estaçoes nao faz muito tempo
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
MODERNIZAÇÂO LINHA DE CASCAIS
Jun 2009
Sistema de controlo/comando e sinalização
Foi publicado no Diário da República (nº 109, II Série, de 5 de Junho de 2009) o anúncio do concurso público internacional para adjudicação do sistema de controlo/comando e sinalização para a gestão integrada da circulação na Linha de Cascais, com base na especificação ERTMS (European Rail Traffic Management System).
Trata-se da primeira aplicação do sistema ERTMS em Portugal, com controlo de velocidade baseado no ETCS (European Train Control System) nível 1, o que permitirá substituir todas as infra-estruturas de sinalização, controlo de velocidade e telecomunicações actualmente existentes naquela linha, um passo tecnológico decisivo para garantir a interoperabilidade técnica e operacional da rede ferroviária nacional no espaço europeu.
Este investimento – com um valor de 45 milhões de euros e que inclui a manutenção do sistema por um período de 23 anos – além de representar um salto tecnológico de assinalável envergadura, minimizará os impactos na exploração ferroviária, decorrentes das futuras intervenções de modernização e reabilitação deste importante eixo, bem como da sua conservação.
O novo sistema de controlo/comando e sinalização da Linha de Cascais começará a funcionar em 2012, compatibilizado com a entrada ao serviço do novo material circulante, em fase de aquisição pelo operador ferroviário CP.
Remodelação/Requalificação de estações e apeadeiros
No passado dia 1 de Junho foi também publicado no Diário da República (nº 105, II Série) o anúncio do concurso público internacional para a contratação da prestação de serviços de remodelação/requalificação das estações e apeadeiros da Linha de Cascais.
O concurso prevê a intervenção nos edifícios e plataformas de passageiros, coberturas, abrigos, pavimentos, acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida, interfaces e restantes espaços e serviços de apoio ao passageiro, através de um conceito base que assentará na dignificação do serviço ferroviário, mediante intervenções que acautelem níveis de qualidade, conforto e segurança compatíveis com a implantação desta importante infra-estrutura, sem prejuízo de procurar assegurar a racionalização do investimento e da sua futura manutenção.
Com esta acção, a REFER pretende conferir aos espaços de acolhimento dos passageiros da Linha de Cascais uma imagem singular, que permita a sua diferenciação relativamente às restantes estações e apeadeiros que integram a rede ferroviária nacional, nomeadamente, com um “design” para a simbologia, sinalética e utilização de elementos cromáticos.
Prevendo-se que os projectos possam ficar concluídos até finais de 2010, as obras deverão decorrer entre 2011 e 2014, obedecendo a um faseamento construtivo que terá que conviver
com a manutenção da circulação ferroviária e com a disponibilização de um serviço ao passageiro condigno e seguro durante a execução dos trabalhos, se necessário com recurso a instalações provisórias devidamente preparadas para o efeito.
fonte:
2001-2008, Rede Ferroviária Nacional REFER EPE
Jun 2009
Sistema de controlo/comando e sinalização
Foi publicado no Diário da República (nº 109, II Série, de 5 de Junho de 2009) o anúncio do concurso público internacional para adjudicação do sistema de controlo/comando e sinalização para a gestão integrada da circulação na Linha de Cascais, com base na especificação ERTMS (European Rail Traffic Management System).
Trata-se da primeira aplicação do sistema ERTMS em Portugal, com controlo de velocidade baseado no ETCS (European Train Control System) nível 1, o que permitirá substituir todas as infra-estruturas de sinalização, controlo de velocidade e telecomunicações actualmente existentes naquela linha, um passo tecnológico decisivo para garantir a interoperabilidade técnica e operacional da rede ferroviária nacional no espaço europeu.
Este investimento – com um valor de 45 milhões de euros e que inclui a manutenção do sistema por um período de 23 anos – além de representar um salto tecnológico de assinalável envergadura, minimizará os impactos na exploração ferroviária, decorrentes das futuras intervenções de modernização e reabilitação deste importante eixo, bem como da sua conservação.
O novo sistema de controlo/comando e sinalização da Linha de Cascais começará a funcionar em 2012, compatibilizado com a entrada ao serviço do novo material circulante, em fase de aquisição pelo operador ferroviário CP.
Remodelação/Requalificação de estações e apeadeiros
No passado dia 1 de Junho foi também publicado no Diário da República (nº 105, II Série) o anúncio do concurso público internacional para a contratação da prestação de serviços de remodelação/requalificação das estações e apeadeiros da Linha de Cascais.
O concurso prevê a intervenção nos edifícios e plataformas de passageiros, coberturas, abrigos, pavimentos, acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida, interfaces e restantes espaços e serviços de apoio ao passageiro, através de um conceito base que assentará na dignificação do serviço ferroviário, mediante intervenções que acautelem níveis de qualidade, conforto e segurança compatíveis com a implantação desta importante infra-estrutura, sem prejuízo de procurar assegurar a racionalização do investimento e da sua futura manutenção.
Com esta acção, a REFER pretende conferir aos espaços de acolhimento dos passageiros da Linha de Cascais uma imagem singular, que permita a sua diferenciação relativamente às restantes estações e apeadeiros que integram a rede ferroviária nacional, nomeadamente, com um “design” para a simbologia, sinalética e utilização de elementos cromáticos.
Prevendo-se que os projectos possam ficar concluídos até finais de 2010, as obras deverão decorrer entre 2011 e 2014, obedecendo a um faseamento construtivo que terá que conviver
com a manutenção da circulação ferroviária e com a disponibilização de um serviço ao passageiro condigno e seguro durante a execução dos trabalhos, se necessário com recurso a instalações provisórias devidamente preparadas para o efeito.
fonte:
2001-2008, Rede Ferroviária Nacional REFER EPE
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