BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Linha 1A (Obras)
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Linha 1A (Obras)
Passei hoje pela região e aproveitando que estava de ônibus e com a máquina fotográfica captei estes trechos.
Ida para o centro pela Radial Oeste antes da Pça da Bandeira.
1
2
3
Volta subindo o viaduto do Trevo dos Marinheiros, passando pela Pça da Bandeira e de novo Radial Oeste
4
5
6
7
8
9
10
11
A pista de subida foi alargada para que fosse possível executar os pilares do futuro viaduto do metrô ao lado do existente que leva ao centro de manutenção.
Ainda não dá para saber como vão passar pelo trecho onde estão o Corpo de Bombeiros, INSS e Escola Nacional do Circo.
As fotos da volta estão um pouco desfocadas devido à velocidade em se encontrava o veículo, na nº 04 se precebe que há uma disputa entre o onibus que eu estava com um outro ao lado, seria emocinante se não pudesse ser trágico, mas tudo acabou bem.
Ida para o centro pela Radial Oeste antes da Pça da Bandeira.
1
2
3
Volta subindo o viaduto do Trevo dos Marinheiros, passando pela Pça da Bandeira e de novo Radial Oeste
4
5
6
7
8
9
10
11
A pista de subida foi alargada para que fosse possível executar os pilares do futuro viaduto do metrô ao lado do existente que leva ao centro de manutenção.
Ainda não dá para saber como vão passar pelo trecho onde estão o Corpo de Bombeiros, INSS e Escola Nacional do Circo.
As fotos da volta estão um pouco desfocadas devido à velocidade em se encontrava o veículo, na nº 04 se precebe que há uma disputa entre o onibus que eu estava com um outro ao lado, seria emocinante se não pudesse ser trágico, mas tudo acabou bem.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Linha 01 A obras iniciais
Na foto 2 dá pra ver que você tava num carro da viação Acari.
hehe
E se eu soubesse que já tinha começado a intervenção para o começo do elevado na estação São Cristóvão, teria passado lá para fotografar, eu tive 3 chances na praça da Bandeira, mas tive medo, um dia desses se eu encontrar o responsável pela obra de novo (falei com ele, isso mesmo, quando tava passando na Francisco Bicalho observando a obra) para ver se pode me conseguir uma "cobertura" para fotografar tranquilo com um pouco mais de segurança, mas foi bom ver pelas suas fotos Pablo que a obra está indo num ritmo muito além do previsto por todos. :)
hehe
E se eu soubesse que já tinha começado a intervenção para o começo do elevado na estação São Cristóvão, teria passado lá para fotografar, eu tive 3 chances na praça da Bandeira, mas tive medo, um dia desses se eu encontrar o responsável pela obra de novo (falei com ele, isso mesmo, quando tava passando na Francisco Bicalho observando a obra) para ver se pode me conseguir uma "cobertura" para fotografar tranquilo com um pouco mais de segurança, mas foi bom ver pelas suas fotos Pablo que a obra está indo num ritmo muito além do previsto por todos. :)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Linha 01 A obras iniciais
Exatamente, estava no 457, na janela. Passei pelo mesmo problema que voce, a insegurança do local salta aos olhos se voce estiver com uma máquina fotográfica ou celular, de carro então nem pensar, além de prejudicar o trânsito. Por isso aproveitei esta oportunidade de ontem e fotografei do alto.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Belo registro Pablo.
Vai ser até bom pra vermos a diferença de depois de pronta entre estações construidas com verbas da Opportrans (Cidade Nova) e com verbas do Estado (General Osório).
Sempre passo em frente. Ainda vou descer ali e tirar umas fotos hehehe
Bela contribuição, como sempre !
Vai ser até bom pra vermos a diferença de depois de pronta entre estações construidas com verbas da Opportrans (Cidade Nova) e com verbas do Estado (General Osório).
Sempre passo em frente. Ainda vou descer ali e tirar umas fotos hehehe
Bela contribuição, como sempre !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Bem, aproveitando que o Pablo abriu o tópico, vamos usar ele pra fazer o acompanhamento das obras certo?
Bem, estive em São Cristóvão dando uma olhada nas obras e tirei algumas fotos a partir do mezanino sul da estação:
1- As obras ao fundo, perdoeme a imagem disfocada, a minha câmera não tem foco óptico e ainda está com aquela falha do sensor, a superexposição prejudica mais ainda, mas espero que dê pra ter uma noção do que se vê nas imagens.
2- Bom, ao fundo se vê a entrada do túnel que vai em direção a estação Estácio
3- Bem, a ferrugem dos trilhos do AMV e da via que segue para o Centro de Manutenção ñão é a falta de uso, e sim o sereno da noite, pois todos os dias os mesmos são utilizados.
4- O elevado vai descer bem ali onde a máquina amarela está, estão fazendo os buracos para erguer os pilares do elevado e reconstruindo a calsada, que será mais larga do que a antiga, que media pouco mais de 1 metro de largura.
5- Mafersa subindo do túnel em direção a Pavuna.
6- E a última foto que eu fiz antes de ir embora, Alstom descendo pro túnel em direção a Estácio.
7- E da janela de um Série 8000 já indo para a estação Central do Brasil (Da SuperVia) pude constatar que minha previsão estava certa, será usado parte do espaço ocioso do leito da ferrovia para a construção das vias da Linha 1A entre Cidade Nova e Central, bem, o processo de terra planagem já começou, em todas as frentes de trabalho as obras andam em um ritmo acelerado, assim que puder posto o vídeo que fiz da janela do trem seguindo as obras, pretendo fazer outros para mostrar o avanço da obra.
Bem, logo abaixo, perto daquele viaduto (onde ocorreu o acidente entre o 505 e o 400 ano passado) tem uma intença movimentação de funcionários do metrô e da construtora Carioca (que é responsável pela obra segundo as placas)
Bem, estive em São Cristóvão dando uma olhada nas obras e tirei algumas fotos a partir do mezanino sul da estação:
1- As obras ao fundo, perdoeme a imagem disfocada, a minha câmera não tem foco óptico e ainda está com aquela falha do sensor, a superexposição prejudica mais ainda, mas espero que dê pra ter uma noção do que se vê nas imagens.
2- Bom, ao fundo se vê a entrada do túnel que vai em direção a estação Estácio
3- Bem, a ferrugem dos trilhos do AMV e da via que segue para o Centro de Manutenção ñão é a falta de uso, e sim o sereno da noite, pois todos os dias os mesmos são utilizados.
4- O elevado vai descer bem ali onde a máquina amarela está, estão fazendo os buracos para erguer os pilares do elevado e reconstruindo a calsada, que será mais larga do que a antiga, que media pouco mais de 1 metro de largura.
5- Mafersa subindo do túnel em direção a Pavuna.
6- E a última foto que eu fiz antes de ir embora, Alstom descendo pro túnel em direção a Estácio.
7- E da janela de um Série 8000 já indo para a estação Central do Brasil (Da SuperVia) pude constatar que minha previsão estava certa, será usado parte do espaço ocioso do leito da ferrovia para a construção das vias da Linha 1A entre Cidade Nova e Central, bem, o processo de terra planagem já começou, em todas as frentes de trabalho as obras andam em um ritmo acelerado, assim que puder posto o vídeo que fiz da janela do trem seguindo as obras, pretendo fazer outros para mostrar o avanço da obra.
Bem, logo abaixo, perto daquele viaduto (onde ocorreu o acidente entre o 505 e o 400 ano passado) tem uma intença movimentação de funcionários do metrô e da construtora Carioca (que é responsável pela obra segundo as placas)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Boa David, agora é que me lembrei que existe aquela passarela na outra ponta da estação, a que não dá para chegar na Supervia, legal sua complementação, só vou pedir emprestado um pouco sua plataforma para a próxima vez que for tirar fotos, ta legal?
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Belas Fotos David , !!! Muito obrigado!
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Parabéns aos dois pelo acompanhamento dessa (controversa) obra app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Nova estação do metrô é projetada para 20 mil passageiros
Cláudio Motta - O Globo
Publicada em 13/06/2009 às 19h33m
Obra da Linha 1A do metrô, junto à Avenida Radial Oeste - Custódio Coimbra/O Globo
RIO - O Metrô Rio espera quadruplicar o número de passageiros previstos para a nova estação, na Cidade Nova. De acordo com o diretor de relações institucionais, Joubert Flores, a previsão é que ela comece a operar com cinco mil pessoas por dia útil e chegue a 20 mil passageiros.
- Nossa expectativa é que a Cidade Nova se desenvolva e que a estação contribua para isso. Teremos três estações na Presidente Vargas - diz ele.
Arquiteta e urbanista da Secretaria de Urbanismo, Maria Ernestina Gonçalves da Cunha afirma que está ocorrendo uma valorização da área central de diversas cidades. De acordo com ela, há muitos licenciamentos de obras para o entorno da Presidente Vargas, inclusive em áreas que eram ocupadas pela Saara.
- Atendemos muitas pessoas que procuram terrenos na área central. A demanda está crescendo e movimenta a Cidade Nova. Na década de 90, retiramos restrições da legislação que impediam a construção de imóveis residenciais e prédios com mais de 12 metros de altura. Isso tinha travado o crescimento da área. Agora, estamos identificando os imóveis tombados para definir melhor quais são as áreas de renovação do Centro - afirma.
Aumenta número de universidades na Avenida Presidente Vargas
A presença de universidades na Presidente Vargas também é crescente. O campus da Univercidade passou de 670 alunos em 1998, quando foi inaugurado, para cinco mil. A abertura do campus Metrô/Praça 11 consumiu quase R$ 3 milhões. E há mais planos de expansão:
- Estamos construindo a Clínica-Escola de Enfermagem, que atuará também gratuitamente para receber os pacientes carentes. Iremos inaugurá-la em julho deste ano - planeja Paulo Alonso, reitor do Centro Universitário da Cidade.
A Estácio de Sá também multiplicou sua presença na Avenida Presidente Vargas. Passou de mil alunos, que ocupavam o quarto andar de um prédio em 1998, para 16.530 estudantes em duas unidades.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/06 ... 332191.asp
Cláudio Motta - O Globo
Publicada em 13/06/2009 às 19h33m
Obra da Linha 1A do metrô, junto à Avenida Radial Oeste - Custódio Coimbra/O Globo
RIO - O Metrô Rio espera quadruplicar o número de passageiros previstos para a nova estação, na Cidade Nova. De acordo com o diretor de relações institucionais, Joubert Flores, a previsão é que ela comece a operar com cinco mil pessoas por dia útil e chegue a 20 mil passageiros.
- Nossa expectativa é que a Cidade Nova se desenvolva e que a estação contribua para isso. Teremos três estações na Presidente Vargas - diz ele.
Arquiteta e urbanista da Secretaria de Urbanismo, Maria Ernestina Gonçalves da Cunha afirma que está ocorrendo uma valorização da área central de diversas cidades. De acordo com ela, há muitos licenciamentos de obras para o entorno da Presidente Vargas, inclusive em áreas que eram ocupadas pela Saara.
- Atendemos muitas pessoas que procuram terrenos na área central. A demanda está crescendo e movimenta a Cidade Nova. Na década de 90, retiramos restrições da legislação que impediam a construção de imóveis residenciais e prédios com mais de 12 metros de altura. Isso tinha travado o crescimento da área. Agora, estamos identificando os imóveis tombados para definir melhor quais são as áreas de renovação do Centro - afirma.
Aumenta número de universidades na Avenida Presidente Vargas
A presença de universidades na Presidente Vargas também é crescente. O campus da Univercidade passou de 670 alunos em 1998, quando foi inaugurado, para cinco mil. A abertura do campus Metrô/Praça 11 consumiu quase R$ 3 milhões. E há mais planos de expansão:
- Estamos construindo a Clínica-Escola de Enfermagem, que atuará também gratuitamente para receber os pacientes carentes. Iremos inaugurá-la em julho deste ano - planeja Paulo Alonso, reitor do Centro Universitário da Cidade.
A Estácio de Sá também multiplicou sua presença na Avenida Presidente Vargas. Passou de mil alunos, que ocupavam o quarto andar de um prédio em 1998, para 16.530 estudantes em duas unidades.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/06 ... 332191.asp
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Boa Vinicius estava me preparando para postar esta notícia mas tive problema com a lentex, digo, velox, Valeu.
Aí vão uns questionamentos.
1) A estação Praça XI já foi Cidade Nova, agora é a vez da Estacio/ Rio Cidade Nova, e ano que vem a 1ª, das quem sabe muitas estações da linha 01 A(sei lá se eles inventam de passar pela praça Mauá), sera a definitiva Cidade Nova.
2) Desde meados da década de 70 que o Rio ficou entre dois polos de crescimento, o Centro com a implantação do Metrô e a Barra com a av. das Américas. Apareceu então um prefeito biônico e liberou a zona sul para área administrativa de grande porte. Por exemplo, Copacabana com a sede do Metrô e Botafogo com Furnas e aquele congestionamento às 17:00 emendando com a saída das escolas etc....
3) A Barra continuou e a Cidade Nova minguou. Talvez com a 3ª estação na área alguma coisa aconteça, mas tem que mudar a legislação.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Uma atualização sem imagens, porque estou no aguardo por devolverem minha câmera, pois a mesma está emprestada, hoje passei por 3 vezes entre São Cristóvão e Central para ver como estavam as obras, em uma semana que não fui lá ver por incrivel que pareça avançou muuuito, o serviço de terra planagem está quase concluido, já começaram entre o páteo São Diogo e a Central o levantamento do muro de vedação da faixa de dominio que irá separar o Metrô dá SuperVia, e uma coisa que me assustou um pouco em ver foi que a parte mais próxima do leito da Supervia do Centro de Manutenção está tendo a cobertura demolida por um "carvalhão (guindaste), não sei porque razão ainda, acredito que seja para a passagem da via no sentido Pavuna que passaria tão próximo que tornaria inviável o abrigo para os Trens naquele local, bem, acredito que já estejam colocando o lastro em agosto, pois o terreno parece que já recebeu todo o tratamento contra bolsões de argila.
E o trabalho é intenso, mais do que antes agora
E o trabalho é intenso, mais do que antes agora
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Qual a previsão de entrega?
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
De inicio era março de 2010 (previsto em contrato como prazo máximo para conclusão).
Mas a concessionária garante que consegue entregar junto com a estação General Osório que mesmo sendo feita pelo governo está sendo promovida como obra da concesionária, o prazo que a concessionária deu e garantiu que cumprirá é dezembro deste ano, e pelo jeito vai conseguir.
Mas a concessionária garante que consegue entregar junto com a estação General Osório que mesmo sendo feita pelo governo está sendo promovida como obra da concesionária, o prazo que a concessionária deu e garantiu que cumprirá é dezembro deste ano, e pelo jeito vai conseguir.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Re: Linha 1A - Obras Iniciais
Sergio Cabral vai ficar feliz.[D.S.R] David SR escreveu:De inicio era março de 2010 (previsto em contrato como prazo máximo para conclusão).
Mas a concessionária garante que consegue entregar junto com a estação General Osório que mesmo sendo feita pelo governo está sendo promovida como obra da concesionária, o prazo que a concessionária deu e garantiu que cumprirá é dezembro deste ano, e pelo jeito vai conseguir.
Re: Linha 1A (Obras)
Uma dúvida que ainda não sanei. Com a linha 1A, a linha 2 vai deixar em definitivo de chegar ao Estácio ou não, ainda haverá trens para Estácio alternando com Botafogo?
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Linha 1A (Obras)
Já que o trecho São Cristóvão-Estácio está dentro da área concedida, acredito que tenha haver um pouco com a decisão que a concessionária tomou para operar a Linha 2.
De segunda a sexta em dias úteis, a Linha 2 irá incorporar a "manobra operacional" Linha 1A, que torna a L2 uma linha de 30km entre Pavuna e Botafogo, deixando o trecho de túnel entre São Cristóvão e Estácio inoperante.
Aos sábados, domingos e feriados a Linha 1A segundo o que a concessionária informa, passará por manutenção preventiva e ficará inoperante, retornando assim a utilização nesses dias da estação Estácio para transferência entre as linhas 1 e 2, voltando a ser terminal da L2 que voltará a incorporar seus atuais 22km.
De segunda a sexta em dias úteis, a Linha 2 irá incorporar a "manobra operacional" Linha 1A, que torna a L2 uma linha de 30km entre Pavuna e Botafogo, deixando o trecho de túnel entre São Cristóvão e Estácio inoperante.
Aos sábados, domingos e feriados a Linha 1A segundo o que a concessionária informa, passará por manutenção preventiva e ficará inoperante, retornando assim a utilização nesses dias da estação Estácio para transferência entre as linhas 1 e 2, voltando a ser terminal da L2 que voltará a incorporar seus atuais 22km.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Re: Linha 1A (Obras)
entendi... talvez fosse melhor promover alguns trens com destino à Estácio durante os dias úteis. Explico. Se alguém quiser ir para Saens Pena, sei que a demanda é infima, mas deve existir, aumentará o tempo de Percurso...
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Linha 1A (Obras)
A maior desvantagem da Linha 1A é justamente essa, a falta de ptraticidade e a perda de tempo que vai gerar para os passageiros da Linha 2 que tem como destino a Tijuca (trecho norte da Linha 1), minha mãe mesmo será muito prejudicada com isso, já que por ir justo no pico da manha pro trabalho, não terá tempo para avançar muito na Linha 1 para transferir e retornar na L1, terá que saltar na convusão que se tornará a estação Central para embarcar no sentido Saens Peña.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Linha 1A (Obras)
Essa, cada dia mais se firma como uma das obras mais controversas do Rio...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Linha 1A (Obras)
Aproveitando que estava com a camara a tira colo e estava passando em frente tirei mais estas já aparecendo os pilares prontos para receber as vigas.
Agosto de 2009 – sentido Centro para S. Cristóvão
Por trás do pequeno prédio da CEDAE já se pode ver o elevado.
Pilar do vão central
Pilar próximo ao acesso lateral do terreno da estação de Barão de Mauá
Pilar chegando à primeira entrada da estação Praça da Bandeira da Supervia.
Pilar no terreno do CBRJ
Montagem de armação para fundação de pilares.
Agosto de 2009 – sentido Centro para S. Cristóvão
Por trás do pequeno prédio da CEDAE já se pode ver o elevado.
Pilar do vão central
Pilar próximo ao acesso lateral do terreno da estação de Barão de Mauá
Pilar chegando à primeira entrada da estação Praça da Bandeira da Supervia.
Pilar no terreno do CBRJ
Montagem de armação para fundação de pilares.
Editado pela última vez por Pablo ITT em 26 Ago 2009, 10:37, em um total de 1 vez.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes