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sistema metropolitano de transportes portugues
sistema metropolitano de transportes portugues
aqui vao ums videos sobre os transportes sobre carris em lisboa.
metro de lisboa
MTS-metro transportes do sul,sistema de VLT na margem sul de lisboa.
o sistema de eletricos(bondes) da CARRIS,empresa lisboeta de onibus e transportes ligeiros sobre
trilhos.
funicular da CARRIS
metro de lisboa
MTS-metro transportes do sul,sistema de VLT na margem sul de lisboa.
o sistema de eletricos(bondes) da CARRIS,empresa lisboeta de onibus e transportes ligeiros sobre
trilhos.
funicular da CARRIS
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- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
excelente compilaçao caro andre.
abraços
jose antonio
abraços
jose antonio
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metro vai chegar a Loures e Sacavém
Prolongamento das linhas Amarela e Vermelha do Metropolitano de Lisboa representa investimento de 565 milhões de euros e estará pronto em 2015
Cinco novas estações e mais 5,8 km de linha dão corpo ao prolongamento da rede de Metropolitano entre Odivelas, Loures e Infantado.
O plano de expansão prevê também o prolongamento de Moscavide até Sacavém e é hoje (sexta-feira) apresentado às 15h00 no Palácio dos Marqueses da Praia em Loures, pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
Codivel, Santo António dos Cavaleiros, Torres da Bela Vista/Frielas e Loures são as cinco novas estações programadas pela empresa pública de transportes para a Linha Amarela, cuja entrada em funcionamento deverá ocorrer até ao final de 2015.
O Metro vai investir 450 milhões de euros para ligar em meia hora a estação do Marquês de Pombal à do Infantado. Já de Odivelas ao Infantado a ligação demorará 10m45s.
No caso da linha Vermelha, o prolongamento começa na estação de Moscavide (em construção) e estende-se à Portela e a Sacavém.
As duas novas estações e mais 2,5 km de via representam um investimento de 115 milhões de euros e deverão entrar em serviço durante o primeiro trimestre de 2014.
fonte:semanario expresso
Prolongamento das linhas Amarela e Vermelha do Metropolitano de Lisboa representa investimento de 565 milhões de euros e estará pronto em 2015
Cinco novas estações e mais 5,8 km de linha dão corpo ao prolongamento da rede de Metropolitano entre Odivelas, Loures e Infantado.
O plano de expansão prevê também o prolongamento de Moscavide até Sacavém e é hoje (sexta-feira) apresentado às 15h00 no Palácio dos Marqueses da Praia em Loures, pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
Codivel, Santo António dos Cavaleiros, Torres da Bela Vista/Frielas e Loures são as cinco novas estações programadas pela empresa pública de transportes para a Linha Amarela, cuja entrada em funcionamento deverá ocorrer até ao final de 2015.
O Metro vai investir 450 milhões de euros para ligar em meia hora a estação do Marquês de Pombal à do Infantado. Já de Odivelas ao Infantado a ligação demorará 10m45s.
No caso da linha Vermelha, o prolongamento começa na estação de Moscavide (em construção) e estende-se à Portela e a Sacavém.
As duas novas estações e mais 2,5 km de via representam um investimento de 115 milhões de euros e deverão entrar em serviço durante o primeiro trimestre de 2014.
fonte:semanario expresso
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
STCP investe 11 milhões em 35 novos autocarros
A STCP formalizou a aquisição de 35 novos autocarros diesel, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, realizada no Porto. Num investimento de 11 milhões de euros, a adjudicação compreende 20 autocarros articulados com chassis Volvo e carroçaria Caetano City Gold CB518 e 15 veículos de dois pisos que vão ser entregues pela MAN. Os articulados dispõem de piso rebaixado e vêm equipados com motores Volvo de 9,4 litros Euro 5 de 360 cv e caixa automática de quatro velocidades Voith. Com três portas duplas e rampa de comando eléctrico para passageiros de mobilidade reduzida oferecem 48 lugares sentados e 100 de pé. Os 20 autocarros articulados devem ser entregues entre Março e Abril de 2010. Os veículos de dois pisos, por sua vez, virão equipados com motores EEV e permitem transportar 90 passageiros sentados, estando previsto que cheguem em Dezembro deste ano e Janeiro de 2010. A opção por motorizações diesel enquadra-se numa política de “diversificação energética,” segundo explicou Fernanda Menezes, presidente do conselho de administração da STCP. Actualmente, mais de metade da frota da empresa, 54 por cento, é a gás natural.
por: Carlos Moura
fonte:transportes em revista
A STCP formalizou a aquisição de 35 novos autocarros diesel, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, realizada no Porto. Num investimento de 11 milhões de euros, a adjudicação compreende 20 autocarros articulados com chassis Volvo e carroçaria Caetano City Gold CB518 e 15 veículos de dois pisos que vão ser entregues pela MAN. Os articulados dispõem de piso rebaixado e vêm equipados com motores Volvo de 9,4 litros Euro 5 de 360 cv e caixa automática de quatro velocidades Voith. Com três portas duplas e rampa de comando eléctrico para passageiros de mobilidade reduzida oferecem 48 lugares sentados e 100 de pé. Os 20 autocarros articulados devem ser entregues entre Março e Abril de 2010. Os veículos de dois pisos, por sua vez, virão equipados com motores EEV e permitem transportar 90 passageiros sentados, estando previsto que cheguem em Dezembro deste ano e Janeiro de 2010. A opção por motorizações diesel enquadra-se numa política de “diversificação energética,” segundo explicou Fernanda Menezes, presidente do conselho de administração da STCP. Actualmente, mais de metade da frota da empresa, 54 por cento, é a gás natural.
por: Carlos Moura
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
mapa do metro de lisboa,a rede podia ser bem maior,so ultimamente estao saindo projectos da gaveta.
http://www.amadeus.net/home/new/subwaym ... lisbon.htm
http://www.amadeus.net/home/new/subwaym ... lisbon.htm
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
mapa do metro do mondego que se encontra em construçao.
http://www.metromondego.pt/Projecto/Map ... fault.aspx
http://www.metromondego.pt/Projecto/Map ... fault.aspx
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metro de Lisboa
A extensão do metro até Loures deverá custar 565 milhões de euros e servir directamente uma população estimada de 84 mil habitantes. Segundo as informações reveladas aquando da apresentação do projecto, realizada pelo presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, e na presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a extensão pressupõe intervenções nas linhas amarela e vermelha.
A linha amarela, que actualmente finda em Odivelas, deverá ser prolongada por 5,8 quilómetros e complementada com a construção de mais cinco estações. O metro tem paragens pensadas nas orlas de Codivel e Santo António dos Cavaleiros, ficando nas margens urbanas e não no centro, em Torres da Bela Vista / Frielas, em Loures e terá como destino a urbanização da Quinta do Infantado, também fora do centro populacional. De acordo com os dados revelados pelo Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações - MOPTC, a extensão da linha irá servir directamente uma população estimada de 66 mil habitantes e 79 mil indirectamente, naquela que é uma empreitada com um valor de 450 milhões de euros.
Na linha vermelha o investimento será de 115 milhões de euros e inclui o prolongamento da via por mais 2,5 quilómetros e a construção de estações na Portela e em Sacavém. Com estas duas estações, e segundo o MOPTC, o metro deverá servir de forma directa 18 mil pessoas e 62 mil de forma indirecta.
Feitas as contas, o projecto de extensão custará 565 milhões de euros e servir 84 mil pessoas directamente. Questionada pela Transportes em Revista sobre o projecto, Ana Paula Vitorino afirmou que «fez-se uma análise comparativa com outros traçados e outras capacidades de transporte», referindo ainda que «o que foi feito nesta zona foi fazer a comparação entre três alternativas: mega trolley bus, metropolitano pesado e caminho de ferro». No estudo, que não foi disponibilizado para consulta, a secretária de Estado explica «que foi analisada a capacidade de transporte versus as necessidades de Transporte. Concluiu-se que a capacidade de transporte necessária é elevadíssima face àquilo que seria garantido com um sistema de metropolitano ligeiro». De acordo com Ana Paula Vitorino, à procura caracterizada pelas deslocações pendulares deve-se ainda acrescentar o facto de que «este eixo já apresenta elevados índices de deslocações urbanas. Durante todo o dia há um nível de deslocações elevado, por exemplo para acesso a bancos, comércio, até a lazer, o que dá um nível de procura que permite garantir rentabilidade para um serviço de metropolitano».
De recordar que em 2001 o Metropolitano de Lisboa e a Carris promoveram um projecto em conjunto com as autarquias da Amadora, Loures, Odivelas e Oeiras, para a implementação de um Metro Ligeiro de Superfície para ligar Algés a Loures. Com uma extensão de 24,7 quilómetros e 15 paragens, serviria directamente mais de 300 mil pessoas e tinha, nesse ano, um valor estimado de 375 milhões de euros.
por: Andreia Amaral
fonte:transportes em revista
A extensão do metro até Loures deverá custar 565 milhões de euros e servir directamente uma população estimada de 84 mil habitantes. Segundo as informações reveladas aquando da apresentação do projecto, realizada pelo presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, e na presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a extensão pressupõe intervenções nas linhas amarela e vermelha.
A linha amarela, que actualmente finda em Odivelas, deverá ser prolongada por 5,8 quilómetros e complementada com a construção de mais cinco estações. O metro tem paragens pensadas nas orlas de Codivel e Santo António dos Cavaleiros, ficando nas margens urbanas e não no centro, em Torres da Bela Vista / Frielas, em Loures e terá como destino a urbanização da Quinta do Infantado, também fora do centro populacional. De acordo com os dados revelados pelo Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações - MOPTC, a extensão da linha irá servir directamente uma população estimada de 66 mil habitantes e 79 mil indirectamente, naquela que é uma empreitada com um valor de 450 milhões de euros.
Na linha vermelha o investimento será de 115 milhões de euros e inclui o prolongamento da via por mais 2,5 quilómetros e a construção de estações na Portela e em Sacavém. Com estas duas estações, e segundo o MOPTC, o metro deverá servir de forma directa 18 mil pessoas e 62 mil de forma indirecta.
Feitas as contas, o projecto de extensão custará 565 milhões de euros e servir 84 mil pessoas directamente. Questionada pela Transportes em Revista sobre o projecto, Ana Paula Vitorino afirmou que «fez-se uma análise comparativa com outros traçados e outras capacidades de transporte», referindo ainda que «o que foi feito nesta zona foi fazer a comparação entre três alternativas: mega trolley bus, metropolitano pesado e caminho de ferro». No estudo, que não foi disponibilizado para consulta, a secretária de Estado explica «que foi analisada a capacidade de transporte versus as necessidades de Transporte. Concluiu-se que a capacidade de transporte necessária é elevadíssima face àquilo que seria garantido com um sistema de metropolitano ligeiro». De acordo com Ana Paula Vitorino, à procura caracterizada pelas deslocações pendulares deve-se ainda acrescentar o facto de que «este eixo já apresenta elevados índices de deslocações urbanas. Durante todo o dia há um nível de deslocações elevado, por exemplo para acesso a bancos, comércio, até a lazer, o que dá um nível de procura que permite garantir rentabilidade para um serviço de metropolitano».
De recordar que em 2001 o Metropolitano de Lisboa e a Carris promoveram um projecto em conjunto com as autarquias da Amadora, Loures, Odivelas e Oeiras, para a implementação de um Metro Ligeiro de Superfície para ligar Algés a Loures. Com uma extensão de 24,7 quilómetros e 15 paragens, serviria directamente mais de 300 mil pessoas e tinha, nesse ano, um valor estimado de 375 milhões de euros.
por: Andreia Amaral
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Carris recebeu 60 novos autocarros, incluindo 20 CNG
A frota da Carris conta com 60 novos autocarros “standard”, todos com cabina de protecção do motorista, que representaram um investimento de 13 milhões de euros. 20 destes novos autocarros são movidos a gás natural, tendo sido adjudicados à MAN Portugal e carroçados no nosso país pela CaetanoBus, aumentando para 60 o número de veículos existentes na frota com este tipo de motorização. As restantes 40 unidades possuem chassis Volvo e carroçaria também da CaetanoBus. Todos os veículos dispõem de ar condicionado, piso semi-rebaixado, rampa de acesso para cadeira de rodas, indicadores de destino electrónicos com tecnologia LED e iluminação multicolor de acordo com a zona onde a carreira opera, e sistema de videovigilância. Com a recepção destes 60 novos autocarros, a idade média da frota desce de 16,5 anos em 2003 para 6,5 anos no final deste ano, decorrente da aquisição de 508 autocarros desde 2004, num montante global de investimento de aproximadamente 83 milhões de euros. Além de mais confortáveis para os passageiros, os novos autocarros vieram possibilitar uma diminuição das emissões de gases de escape e ruído, assim como os custos de manutenção, melhorando os resultados operacionais. Nos dias 16 e 17 de Julho, alguns destes novos autocarros estão expostos na cidade de Lisboa – Praça da Figueira, Campo Pequeno, Praça de Londres e Gare do Oriente, para que os lisboetas possam conhecer as suas novas características. Para fomentar a utilização do transporte público, a Carris vai distribuir um “kit” de experimentação, que inclui um cartão “7 Colinas” com dez viagens, e “eco-packs”, pequenos sacos de sementes para que os lisboetas adoptem o comportamento de cultivar uma micro-horta na sua casa.
por: Carlos Moura
fonte:transportes em revista
A frota da Carris conta com 60 novos autocarros “standard”, todos com cabina de protecção do motorista, que representaram um investimento de 13 milhões de euros. 20 destes novos autocarros são movidos a gás natural, tendo sido adjudicados à MAN Portugal e carroçados no nosso país pela CaetanoBus, aumentando para 60 o número de veículos existentes na frota com este tipo de motorização. As restantes 40 unidades possuem chassis Volvo e carroçaria também da CaetanoBus. Todos os veículos dispõem de ar condicionado, piso semi-rebaixado, rampa de acesso para cadeira de rodas, indicadores de destino electrónicos com tecnologia LED e iluminação multicolor de acordo com a zona onde a carreira opera, e sistema de videovigilância. Com a recepção destes 60 novos autocarros, a idade média da frota desce de 16,5 anos em 2003 para 6,5 anos no final deste ano, decorrente da aquisição de 508 autocarros desde 2004, num montante global de investimento de aproximadamente 83 milhões de euros. Além de mais confortáveis para os passageiros, os novos autocarros vieram possibilitar uma diminuição das emissões de gases de escape e ruído, assim como os custos de manutenção, melhorando os resultados operacionais. Nos dias 16 e 17 de Julho, alguns destes novos autocarros estão expostos na cidade de Lisboa – Praça da Figueira, Campo Pequeno, Praça de Londres e Gare do Oriente, para que os lisboetas possam conhecer as suas novas características. Para fomentar a utilização do transporte público, a Carris vai distribuir um “kit” de experimentação, que inclui um cartão “7 Colinas” com dez viagens, e “eco-packs”, pequenos sacos de sementes para que os lisboetas adoptem o comportamento de cultivar uma micro-horta na sua casa.
por: Carlos Moura
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metro com pneus vai avançar na Amadora
Um sistema de metro ligeiro de superfície com pneus, Metrobus, vai avançar no concelho da Amadora e irá estabelecer a ligação entre as estações do Metropolitano de Lisboa da Reboleira e de Amadora-Este e terminar no centro comercial Dolce Vita Tejo. Com uma extensão de sete quilómetros irá atravessar as freguesias de Reboleira, Venda Nova, Falagueira, Mina, São Brás e Brandoa. O investimento ascende a cerca de 8,9 milhões de euros. Desse total, cerca de metade – 4,4 milhões de euros – serão suportados pela Chamartín Imobiliária, a proprietária do centro comercial, que ficará responsável pela concretização das obras de construção civil e electrificação da linha. A REN – Redes Energéticas Nacionais (REN) deverá assegurar um financiamento de 900 mil euros, enquanto o material circulante deverá custar 3,2 milhões de euros, cuja aquisição irá ser objecto de uma candidatura a fundos comunitários. Segundo a autarquia, as obras deverão arrancar no final do ano. Será de referir que para a instalação da infra-estrutura – postes, linha aérea e sub-estações – a Câmara Municipal da Amadora estabeleceu um protocolo com os SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, uma empresa que já tem um conhecimento aprofundado nesta matéria. O material circulante, com capacidade entre 150 a 180 passageiros, poderá vir a ser fornecido pelo fabricante polaco Solaris, que é um dos poucos construtores europeus que continuam a apostar na tecnologia dos troleicarros. De acordo com a autarquia da Amadora, o Metrobus poderá servir entre 40 a 65 mil habitantes. Este projecto, recorde-se, foi apresentado em 2007 e deveria estar concluído em Maio de 2009, para coincidir com a inauguração do Centro Comercial Dolce Vita Tejo. Incluía um prolongamento ao concelho de Loures, que foi colocado de parte com o anúncio da extensão do Metropolitano de Lisboa àquele concelho. Para uma segunda fase, está prevista a possibilidade de prolongamento até Odivelas, que representará um investimento de cinco milhões de euros. A autarquia de Odivelas pretende que o financiamento seja efectuado pela empresa privada responsável pelo desenvolvimento de um pólo tecnológico em Famões.
por: Carlos Moura
fonte:transportes em revista
Um sistema de metro ligeiro de superfície com pneus, Metrobus, vai avançar no concelho da Amadora e irá estabelecer a ligação entre as estações do Metropolitano de Lisboa da Reboleira e de Amadora-Este e terminar no centro comercial Dolce Vita Tejo. Com uma extensão de sete quilómetros irá atravessar as freguesias de Reboleira, Venda Nova, Falagueira, Mina, São Brás e Brandoa. O investimento ascende a cerca de 8,9 milhões de euros. Desse total, cerca de metade – 4,4 milhões de euros – serão suportados pela Chamartín Imobiliária, a proprietária do centro comercial, que ficará responsável pela concretização das obras de construção civil e electrificação da linha. A REN – Redes Energéticas Nacionais (REN) deverá assegurar um financiamento de 900 mil euros, enquanto o material circulante deverá custar 3,2 milhões de euros, cuja aquisição irá ser objecto de uma candidatura a fundos comunitários. Segundo a autarquia, as obras deverão arrancar no final do ano. Será de referir que para a instalação da infra-estrutura – postes, linha aérea e sub-estações – a Câmara Municipal da Amadora estabeleceu um protocolo com os SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, uma empresa que já tem um conhecimento aprofundado nesta matéria. O material circulante, com capacidade entre 150 a 180 passageiros, poderá vir a ser fornecido pelo fabricante polaco Solaris, que é um dos poucos construtores europeus que continuam a apostar na tecnologia dos troleicarros. De acordo com a autarquia da Amadora, o Metrobus poderá servir entre 40 a 65 mil habitantes. Este projecto, recorde-se, foi apresentado em 2007 e deveria estar concluído em Maio de 2009, para coincidir com a inauguração do Centro Comercial Dolce Vita Tejo. Incluía um prolongamento ao concelho de Loures, que foi colocado de parte com o anúncio da extensão do Metropolitano de Lisboa àquele concelho. Para uma segunda fase, está prevista a possibilidade de prolongamento até Odivelas, que representará um investimento de cinco milhões de euros. A autarquia de Odivelas pretende que o financiamento seja efectuado pela empresa privada responsável pelo desenvolvimento de um pólo tecnológico em Famões.
por: Carlos Moura
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metro de Lisboa prolonga-se para novas zonas suburbanas
Depois do anúncio da extensão da Linha Amarela até Loures e da Linha Vermelha até Sacavém, o Metropolitano de Lisboa prepara-se para anunciar a construção de mais uma extensão de metro para a zona suburbana de Lisboa. Segundo o jornal “Público”, a Linha Azul irá ligar a estação da Reboleira (cuja abertura está prevista para 2011) ao Hospital Amadora–Sintra, passando pelas estações da Atalaia e Amadora-Centro, num total de 2,5 quilómetros e com um custo previsto de 240 milhões de euros. O vereador da Câmara Municipal da Amadora, Gabriel Oliveira, revelou ao “Público” que junto ao Hospital será construído um grande interface de transportes, com um terminal de autocarros e parque de estacionamento.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
Depois do anúncio da extensão da Linha Amarela até Loures e da Linha Vermelha até Sacavém, o Metropolitano de Lisboa prepara-se para anunciar a construção de mais uma extensão de metro para a zona suburbana de Lisboa. Segundo o jornal “Público”, a Linha Azul irá ligar a estação da Reboleira (cuja abertura está prevista para 2011) ao Hospital Amadora–Sintra, passando pelas estações da Atalaia e Amadora-Centro, num total de 2,5 quilómetros e com um custo previsto de 240 milhões de euros. O vereador da Câmara Municipal da Amadora, Gabriel Oliveira, revelou ao “Público” que junto ao Hospital será construído um grande interface de transportes, com um terminal de autocarros e parque de estacionamento.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Fertagus regista 85 mil passageiros/dia
oi a 29 de Julho de 1999 que foi inaugurada a travessia ferroviária do eixo norte/sul, cuja concessão foi entregue à Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro. Passados dez anos sobre o início da actividade, a empresa já transportou mais de 180 milhões de passageiros e bateu o recorde de passageiros transportados diariamente, chegando à marca dos 85 mil. Cristina Dourado, administradora-delegada fez um balanço de uma década de actividade, referindo que «foram 10 anos vividos de forma muito intensa por toda a equipa da Fertagus. Durante este período tivemos muitos desafios, em primeiro lugar o desafio de pormos a funcionar uma empresa privada ferroviária com um modelo que nunca tinha existido até à data, em que a gestão da infra-estrutura estava separada da operação comercial. Sem dúvida que contribuímos para a definição do actual modelo de funcionamento do sector em Portugal». A empresa alcançou, em 2008, um crescimento de três por cento em relação ao ano interior, aproximando-se do momento em que concretizará mais uma meta: garantir o transporte ferroviário suburbano de passageiros sem receber compensações pela prestação do serviço público, caso único na Europa. A responsável adianta que «ao abrigo do excedente de receitas, que em 2008 atingiu os três milhões de euros, a Fertagus já entregou ao Estado cerca de nove milhões de euros. Até ao final do próximo ano, prevê-se que esse número aumente para os 14 milhões de euros». Para celebrar a data, a Fertagus inaugurou uma exposição fotográfica itinerante chamada “10 anos, 10 imagens”, que irá estar patente nas várias estações servidas pela operadora e lançou o livro “10 anos, 10 momentos”, que aborda os momentos mais significativos do percurso da empresa.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
oi a 29 de Julho de 1999 que foi inaugurada a travessia ferroviária do eixo norte/sul, cuja concessão foi entregue à Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro. Passados dez anos sobre o início da actividade, a empresa já transportou mais de 180 milhões de passageiros e bateu o recorde de passageiros transportados diariamente, chegando à marca dos 85 mil. Cristina Dourado, administradora-delegada fez um balanço de uma década de actividade, referindo que «foram 10 anos vividos de forma muito intensa por toda a equipa da Fertagus. Durante este período tivemos muitos desafios, em primeiro lugar o desafio de pormos a funcionar uma empresa privada ferroviária com um modelo que nunca tinha existido até à data, em que a gestão da infra-estrutura estava separada da operação comercial. Sem dúvida que contribuímos para a definição do actual modelo de funcionamento do sector em Portugal». A empresa alcançou, em 2008, um crescimento de três por cento em relação ao ano interior, aproximando-se do momento em que concretizará mais uma meta: garantir o transporte ferroviário suburbano de passageiros sem receber compensações pela prestação do serviço público, caso único na Europa. A responsável adianta que «ao abrigo do excedente de receitas, que em 2008 atingiu os três milhões de euros, a Fertagus já entregou ao Estado cerca de nove milhões de euros. Até ao final do próximo ano, prevê-se que esse número aumente para os 14 milhões de euros». Para celebrar a data, a Fertagus inaugurou uma exposição fotográfica itinerante chamada “10 anos, 10 imagens”, que irá estar patente nas várias estações servidas pela operadora e lançou o livro “10 anos, 10 momentos”, que aborda os momentos mais significativos do percurso da empresa.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metro de Lisboa
Extensão ao Hospital Amadora/Sintra pronta em 2015
O Metropolitano de Lisboa apresentou o projecto de expansão da Linha Azul no concelho da Amadora, que prevê a extensão entre Amadora/Este - Reboleira -Hospital Amadora/Sintra. O troço Amadora Este/Reboleira encontra-se já em fase de construção e consiste numa ligação de apenas 580 metros, permitindo fazer a junção à estação ferroviária da Reboleira. O projecto tem um custo estimado de 55 milhões de euros. Já a extensão ao Hospital Amadora/Sintra tem um custo estimado de 242 milhões de euros e compreende 3 novas estações, Atalaia, Amadora-Centro e Hospital, num trajecto de aproximadamente 2,5 quilómetros. Segundo o presidente do Metro, Joaquim Reis, esta opção foi tomada porque «entendeu-se que o metro não devia ficar na Reboleira, porque não cumpria o objectivo de servir a área de influência do Hospital Amadora-Sintra, uma zona com elevada densidade populacional e de serviços». A extensão deverá ficar concluída em 2015, permitindo que o trajecto entre o Hospital e o Marquês de Pombal seja feito em apenas 27 minutos. A secretária de Estados dos Transportes, Ana Paula Vitorino, revelou que «com esta extensão, pela primeira vez, o Metropolitano de Lisboa atinge o seu verdadeiro desígnio: ter uma escala metropolitana». Para além da estação localizada no hospital, será também criado na zona um interface de transportes e um parque de estacionamento de grande capacidade de modo a permitir opções de “park and ride” aos utilizadores do IC19. Para ver o projecto clique aqui.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
Extensão ao Hospital Amadora/Sintra pronta em 2015
O Metropolitano de Lisboa apresentou o projecto de expansão da Linha Azul no concelho da Amadora, que prevê a extensão entre Amadora/Este - Reboleira -Hospital Amadora/Sintra. O troço Amadora Este/Reboleira encontra-se já em fase de construção e consiste numa ligação de apenas 580 metros, permitindo fazer a junção à estação ferroviária da Reboleira. O projecto tem um custo estimado de 55 milhões de euros. Já a extensão ao Hospital Amadora/Sintra tem um custo estimado de 242 milhões de euros e compreende 3 novas estações, Atalaia, Amadora-Centro e Hospital, num trajecto de aproximadamente 2,5 quilómetros. Segundo o presidente do Metro, Joaquim Reis, esta opção foi tomada porque «entendeu-se que o metro não devia ficar na Reboleira, porque não cumpria o objectivo de servir a área de influência do Hospital Amadora-Sintra, uma zona com elevada densidade populacional e de serviços». A extensão deverá ficar concluída em 2015, permitindo que o trajecto entre o Hospital e o Marquês de Pombal seja feito em apenas 27 minutos. A secretária de Estados dos Transportes, Ana Paula Vitorino, revelou que «com esta extensão, pela primeira vez, o Metropolitano de Lisboa atinge o seu verdadeiro desígnio: ter uma escala metropolitana». Para além da estação localizada no hospital, será também criado na zona um interface de transportes e um parque de estacionamento de grande capacidade de modo a permitir opções de “park and ride” aos utilizadores do IC19. Para ver o projecto clique aqui.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metropolitano estuda linha para Miraflores
O Metropolitano de Lisboa está a estudar a hipótese de criar uma linha de metro ligeiro de superfície que ligará Lisboa a Miraflores. Ao que a Transportes em Revista apurou, a Secretaria de Estado dos Transportes ainda não deu um parecer final sobre a construção da linha e sobre o modo de transporte a utilizar, estando ainda em aberto a opção subterrânea. No entanto, é praticamente um dado adquirido que este será um dos projectos a ser apresentado brevemente pelo Metropolitano de Lisboa. Em declarações à Transportes em Revista, durante a apresentação do projecto de extensão da Linha Azul, entre a Reboleira e o Hospital Amadora/Sintra, Joaquim Reis, presidente do Metro, não confirmou a ligação a Miraflores referindo apenas que «a seu tempo os projectos irão ser apresentados publicamente». Para além desta nova linha, o Metropolitano e a Secretaria de Estado dos Transportes preparam-se para anunciar uma nova extensão na Linha Vermelha, entre S. Sebastião e Campo de Ourique, com paragens intermédias em Campolide e Amoreiras.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
O Metropolitano de Lisboa está a estudar a hipótese de criar uma linha de metro ligeiro de superfície que ligará Lisboa a Miraflores. Ao que a Transportes em Revista apurou, a Secretaria de Estado dos Transportes ainda não deu um parecer final sobre a construção da linha e sobre o modo de transporte a utilizar, estando ainda em aberto a opção subterrânea. No entanto, é praticamente um dado adquirido que este será um dos projectos a ser apresentado brevemente pelo Metropolitano de Lisboa. Em declarações à Transportes em Revista, durante a apresentação do projecto de extensão da Linha Azul, entre a Reboleira e o Hospital Amadora/Sintra, Joaquim Reis, presidente do Metro, não confirmou a ligação a Miraflores referindo apenas que «a seu tempo os projectos irão ser apresentados publicamente». Para além desta nova linha, o Metropolitano e a Secretaria de Estado dos Transportes preparam-se para anunciar uma nova extensão na Linha Vermelha, entre S. Sebastião e Campo de Ourique, com paragens intermédias em Campolide e Amoreiras.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
metro do porto
O Governo deu “luz verde” ao Metro do Porto para avançar com a extensão da Linha Amarela até Santo Ovídeo (Gaia). As obras deverão começar em finais de Agosto devendo ficar concluída até ao fim do próximo ano. Depois de seis meses de espera, os Ministérios das Finanças e dos Transportes autorizaram a adjudicação do concurso para a construção do prolongamento da Linha Amarela, que foi ganho pelo consórcio formado pelas empresas Bento Pedroso Construções, Lena Engenharia e Construtora Abrantina. A obra terá uma extensão de cerca de 500 metros e deverá custar 24,4 milhões de euros.
por: Pedro Pereira
fonte:transportes em revista
O Governo deu “luz verde” ao Metro do Porto para avançar com a extensão da Linha Amarela até Santo Ovídeo (Gaia). As obras deverão começar em finais de Agosto devendo ficar concluída até ao fim do próximo ano. Depois de seis meses de espera, os Ministérios das Finanças e dos Transportes autorizaram a adjudicação do concurso para a construção do prolongamento da Linha Amarela, que foi ganho pelo consórcio formado pelas empresas Bento Pedroso Construções, Lena Engenharia e Construtora Abrantina. A obra terá uma extensão de cerca de 500 metros e deverá custar 24,4 milhões de euros.
por: Pedro Pereira
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Re: sistema metropolitano de transportes portugues
Metrô do Porto bombando
Obrigado pelas notícias Jasm !
Obrigado pelas notícias Jasm !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: sistema metropolitano de transportes portugues
de nada caro amigo,trarei sempre novidades.
um abraço
jose antonio
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jose antonio
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