BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Putz, camarada, tudo errado.....Lopes escreveu:A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno!
Alstom Metropolis Série 5700: Bitola 1,435 m (internacional)
Toshiba Série 4800: Bitola 1,000 m (métrica)
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Sergio Silva escreveu:Putz, camarada, tudo errado.....Lopes escreveu:A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno!
Alstom Metropolis Série 5700: Bitola 1,435 m (internacional)
Toshiba Série 4800: Bitola 1,000 m (métrica)
E Bitola Mista = 1.0m /1.6 m
Nazista, onde tu viu bitola mista no trem???haiser escreveu:Sergio Silva escreveu:Putz, camarada, tudo errado.....Lopes escreveu:A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno!
Alstom Metropolis Série 5700: Bitola 1,435 m (internacional)
Toshiba Série 4800: Bitola 1,000 m (métrica)
E Bitola Mista = 1.0m /1.6 m
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Engraçado que o Metropolis possui frisos nas laterais dos carros:
Esses frisos me lembram trens russos:
Esses frisos me lembram trens russos:
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
Ferrocarriles Argentinos
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Sempre quis saber: pra quê servem esses frisos?
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Acredito que tenham função estrutural na lateral da caixa do Trem, assim como os Trens dos Metrôs (das linhas de bitola 1,60m) de Rio e SP tem esses frisos nas laterais também, quase certeza de ser parte da estrutura lateral das caixas, seriam como os travessões das contruções de estrutura metálica, isto é, uma cinta acredito eu. (se a comparação estiver correta é claro.)
Teria função estética também é claro.
Teria função estética também é claro.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Realmente, David, as ondulações podem ter papel de reforço estrutural, sim (como em latas ou tambores inustriais, por exemplo. Já tem até bujão de gás com isso, mas são poucos), fazendo um aumento e resistência com diminuição de espessura de chapa. Mas para confirmar isso, só vendo o memorial de cálculo da caixa do trem...
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Olá Pessoal,
Alguém sabe o porquê daquele som caracterísco da partida desse trem? É interessante....
Alguém sabe o porquê daquele som caracterísco da partida desse trem? É interessante....
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
É por causa do sistema de controle de tração (eletrônica de potência com IGBTs). Os 2000, "2070" e 3000 (que ao invés de IGBTs têm GTOs) têm sons característicos desse tipo de tração. Os novos trens da Linha 2 também têm esse som. Bom, enfim, todos os trens novos, por terem o mesmo tipo de controle de tração, terão sons bastante interessantes, eheheh.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
esse trem é o mais bonito do metro...
não sei porque que não deram as devidas atenções para ele!
Será que virão mais deles, pois parece que começaram as obras de ampliação da L5...
não sei porque que não deram as devidas atenções para ele!
Será que virão mais deles, pois parece que começaram as obras de ampliação da L5...
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Acho que mais de 90% ou ate mais dos usuarios da linha 1,2 e 3 mal conhecem ou nunca viram esse modelo...so' irão conhece-lo pra valer quando a linha 5 chegar em santa cruz e chacara klabin.
e eu gosto muito do barulhao dele
e eu gosto muito do barulhao dele
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Ontem a tarde, após dar uma passada no Autódromo para dar uma de farofeiro e ouvir, apenas ouvir, os sons dos F1, eu e um amigo fomos até à L5 passear e encontrar um amigo.
Lá conheci o SL que é muito gente boa e mostrou muita coisa do tráfego (que seria a salinha que o pessoal passa o tempo antes de pegar o trem e etc).
O 503 (tu viu ele em Capão Redondo Tiago?) estava parado em Capão Redondo 1 e fomos fazer alguns testes nele. Bacana a alavanca e tudo mais. Há várias diferenças em alguns termos para os outros trens da frota, como por exemplo, se você soltar o manípulo em outro ponto que não seja frenagem máxima ele não entra em emergência na hora e tals.
Esse 503 foi para Largo Treze (Tu viu ele lá Tiago? Adivinha quem levou, hahaha!) levado pelo SL e eu e meu amigo fomos juntos. A cabine dele é muito bacana, várias informações, que são N vezes mais precisas e completas.
É emocionante entrar em STA no pico e ver aquele plataforma BEMM vazia.
Pena que ele não corre tanto, sempre no maldito código 68 e várias vezes mantivemos código 60 com um belo ND.
Não deu pra tirar fotos, mas prometo que da próxima...
Era só pra deixar registrado...
Abraços!
Lá conheci o SL que é muito gente boa e mostrou muita coisa do tráfego (que seria a salinha que o pessoal passa o tempo antes de pegar o trem e etc).
O 503 (tu viu ele em Capão Redondo Tiago?) estava parado em Capão Redondo 1 e fomos fazer alguns testes nele. Bacana a alavanca e tudo mais. Há várias diferenças em alguns termos para os outros trens da frota, como por exemplo, se você soltar o manípulo em outro ponto que não seja frenagem máxima ele não entra em emergência na hora e tals.
Esse 503 foi para Largo Treze (Tu viu ele lá Tiago? Adivinha quem levou, hahaha!) levado pelo SL e eu e meu amigo fomos juntos. A cabine dele é muito bacana, várias informações, que são N vezes mais precisas e completas.
É emocionante entrar em STA no pico e ver aquele plataforma BEMM vazia.
Pena que ele não corre tanto, sempre no maldito código 68 e várias vezes mantivemos código 60 com um belo ND.
Não deu pra tirar fotos, mas prometo que da próxima...
Era só pra deixar registrado...
Abraços!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Os frisos presentes na chapa lateral inferior realmente possuem uma função estrutural. Eles servem para estabilizar a chapa (assim como em barris, conforme citou o Vicente).VHarlamov escreveu:Sempre quis saber: pra quê servem esses frisos?
Antigamente, os carros possuiam perfis corrugados na parte inferior da lateral (como os trens das Linhas 1 & 3 do Metrô SP). Porém, quando do projeto do trem Milênio, a Companhia do Metropolitano de São Paulo solicitou a modificação dessa região do trem, com o intuito de facilitar a limpeza externa do trem.
Dessa forma, a Alstom desenvolveu um novo painel, onde no lugar dos perfis corrugados passaram a existir frisos para estabilizaçõa da chapa.
Alguns podem perguntar: a Alstom fez dois modelos de trem para o Metrô de Santiago (Linhas 1, 4 & 4A), onde o painel inferior da lateral é todo liso, sem esses frisos (tecnicamente denominados "nós"). Nesse caso, isso ocorreu porque o tamanho do painel inferior é menor, assim apenas os reforços internos garantem a estabilização do painel.
Bem, espero ter colaborado para sanar essa dúvida do pessoal.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
[/cri cri mode]
Erickão, valeu pela ótima explicação app app ! E só mais uma pergunta: os trens de aço-carbono têm esse tipo de reforço ou só os "inox", por serem mais pesados? Pois eu nunca (pelo menos, que eu me lembre) vi nenhum aço-carbono com nós.
Erickão, valeu pela ótima explicação app app ! E só mais uma pergunta: os trens de aço-carbono têm esse tipo de reforço ou só os "inox", por serem mais pesados? Pois eu nunca (pelo menos, que eu me lembre) vi nenhum aço-carbono com nós.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Na verdade Vadim, os trens de aço carbono são até mais pesados que um trem BEM FABRICADO em aço inox (quem me conhece sabe qual foi a melhor fábrica de trens que esse país já viu ).VHarlamov escreveu:[/cri cri mode]
Erickão, valeu pela ótima explicação app app ! E só mais uma pergunta: os trens de aço-carbono têm esse tipo de reforço ou só os "inox", por serem mais pesados? Pois eu nunca (pelo menos, que eu me lembre) vi nenhum aço-carbono com nós.
Mas, respondendo à sua pergunta, trens com caixa fabricada em aço inox não possuem esses frisos por causa da espessura da chapa. Pra você ter uma idéia, os trens em aço inox (os fabricados pela Alstom desde o milênio até hoje) possuem reforços internos ao painel, denominados "stiffeners", que servem para estabilizar a peça.
Entretanto, não há a necessidade de utilizar os frisos. Isso foi uma "exigência" da Companhia do Metropolitano de São Paulo (razões estéticas), isso no caso do novo trem da Linha 2 - Verde. Tanto é que os trens COFESBRA da Série 2000 Fase II não possuem frisos na lateral.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Passeio pela L5 hoje rendeu bastante:
Bônus: Mapinha "atual" que eu encontrei dentro deles
Bônus: Mapinha "atual" que eu encontrei dentro deles
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
A L2 só ia até Ana Rosa, a L9 (ou C, no mapa) só até Jurubatuba, e mandavam as linhas 10 e 11 para Barra Funda e 7 e 8 para BAS.Eduardo GJF escreveu:Bônus: Mapinha "atual" que eu encontrei dentro deles
E destaque para a extensão de Paranapiacaba!!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 4 visitantes