BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
(EFCB - Linha do Centro) Estação Santana da Barra
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
(EFCB - Linha do Centro) Estação Santana da Barra
Estação Santana da Barra
A Estação Santana de Barra (ou Santana da Barra) foi inaugurada em 7 de agosto de 1864 e serve à Linha Tronco da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). Localizada no bairro de Parque Santana, no município sul-fluminense de Barra do Piraí, já foi denominada de Sant’anna e Santanésia, este último em referência ao bairro vizinho de Santanésia, localizado no município de Piraí.
Até 1996 a estação era parada para o Barrinha, trem que ligava a Estação Barra do Piraí à Estação Japeri, na Baixada Fluminense, onde podia-se fazer baldeação para a rede de trens metropolitanos do Rio de Janeiro. Há um projeto da Central para a reativação desse transporte de passageiros, há até carros prontos.
Em frente à estação, às margens do Rio Piraí, ficava a Estação Santana da Rede Mineira de Viação (RMV), linha que corria num pequeno trecho paralela aos trilhos da EFCB. Não consegui localizar os resquícios dessa, já que deve ter sido demolida há muitos anos, pois esse trecho da RMV foi desativado em 1944. No antigo leito passa hoje a rodovia RJ-145.
O trecho em que se localiza a Estação Santana de Barra é bastante movimentado pelos trens da MRS Logística, que passam a uma velocidade considerável pela estação.
Pelo que pude ver a estação está muito deteriorada, o que significa que recebe manutenção há anos, pois partes da fachada e uma boa parte do telhado já caiu.
Es fotos abaixo foram tiradas por mim em 29 de junho de 2008:
01. Vista frontal da estação:
02. Deste ângulo é possível ver a plataforma sentido Rio de Janeiro:
03.
04.
05.
06. Estação Santana da Barra vista da RJ-145, que liga Barra do Piraí à Piraí:
07.
08. Panorâmica da fachada voltada para a rua:
09.
10.
11. Inscrição numa das laterais da estação:
12. Interior do segundo piso da estação com o telhado em ruínas:
13. Carros apodrecendo junto com a estação:
14. Construção defronte à estação:
15. Imóvel ao lado da estação:
16. Estação lá ao fundo:
17. Composição da MRS Logística passando em frente à estação...:
18. ...vindo de Japeri em direção à Barra do Piraí:
19. Linha em direção à Barra do Piraí:
20. Trecho da linha próximo ao bairro de Parque Santana, em Barra do Piraí. Paralela à linha está a rodovia RJ-145 e paralelo à rodovia está o Rio Piraí, que separa os municípios de Barra do Piraí e Piraí.
21. Antigas torres de energia. O trecho entre Japeri e Barra do Piraí já foi eletrificado, mas as torres continuam por lá, firmes, fortes e imponentes:
22. Detalhe do topo das antigas torres de energia:
Fotos de 16 de agosto de 2009:
23. Continua abandonada.
24. A única melhoria foi o asfaltamento da rua em frente:
A Estação Santana de Barra (ou Santana da Barra) foi inaugurada em 7 de agosto de 1864 e serve à Linha Tronco da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). Localizada no bairro de Parque Santana, no município sul-fluminense de Barra do Piraí, já foi denominada de Sant’anna e Santanésia, este último em referência ao bairro vizinho de Santanésia, localizado no município de Piraí.
Até 1996 a estação era parada para o Barrinha, trem que ligava a Estação Barra do Piraí à Estação Japeri, na Baixada Fluminense, onde podia-se fazer baldeação para a rede de trens metropolitanos do Rio de Janeiro. Há um projeto da Central para a reativação desse transporte de passageiros, há até carros prontos.
Em frente à estação, às margens do Rio Piraí, ficava a Estação Santana da Rede Mineira de Viação (RMV), linha que corria num pequeno trecho paralela aos trilhos da EFCB. Não consegui localizar os resquícios dessa, já que deve ter sido demolida há muitos anos, pois esse trecho da RMV foi desativado em 1944. No antigo leito passa hoje a rodovia RJ-145.
O trecho em que se localiza a Estação Santana de Barra é bastante movimentado pelos trens da MRS Logística, que passam a uma velocidade considerável pela estação.
Pelo que pude ver a estação está muito deteriorada, o que significa que recebe manutenção há anos, pois partes da fachada e uma boa parte do telhado já caiu.
Es fotos abaixo foram tiradas por mim em 29 de junho de 2008:
01. Vista frontal da estação:
02. Deste ângulo é possível ver a plataforma sentido Rio de Janeiro:
03.
04.
05.
06. Estação Santana da Barra vista da RJ-145, que liga Barra do Piraí à Piraí:
07.
08. Panorâmica da fachada voltada para a rua:
09.
10.
11. Inscrição numa das laterais da estação:
12. Interior do segundo piso da estação com o telhado em ruínas:
13. Carros apodrecendo junto com a estação:
14. Construção defronte à estação:
15. Imóvel ao lado da estação:
16. Estação lá ao fundo:
17. Composição da MRS Logística passando em frente à estação...:
18. ...vindo de Japeri em direção à Barra do Piraí:
19. Linha em direção à Barra do Piraí:
20. Trecho da linha próximo ao bairro de Parque Santana, em Barra do Piraí. Paralela à linha está a rodovia RJ-145 e paralelo à rodovia está o Rio Piraí, que separa os municípios de Barra do Piraí e Piraí.
21. Antigas torres de energia. O trecho entre Japeri e Barra do Piraí já foi eletrificado, mas as torres continuam por lá, firmes, fortes e imponentes:
22. Detalhe do topo das antigas torres de energia:
Fotos de 16 de agosto de 2009:
23. Continua abandonada.
24. A única melhoria foi o asfaltamento da rua em frente:
Editado pela última vez por Caco em 24 Ago 2009, 23:08, em um total de 5 vezes.
Parabéns pelas fotos Caco!!!
Editado pela última vez por Landrail em 30 Jun 2008, 16:53, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Os postes da era barrinha ainda estão lá!!! :shock: :shock:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Foi a MRS Logística quem arrancou a rede aérea.
Caco, que maravilha. Parabéns pelas fotos. Adoro threads como esse.
Como a EFCB abriu belas estações... Pena que a maioria encontra-se como essa, em mau estado.
Sabe se tem gente morando lá dentro Caco ?
Mais uma vez parabéns !
Caco, que maravilha. Parabéns pelas fotos. Adoro threads como esse.
Como a EFCB abriu belas estações... Pena que a maioria encontra-se como essa, em mau estado.
Sabe se tem gente morando lá dentro Caco ?
Mais uma vez parabéns !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: (EFCB - Linha do Centro) Estação Santana da Barra
Fotos de 16 de agosto de 2009:
23. Continua abandonada.
24. A única melhoria foi o asfaltamento da rua em frente:
23. Continua abandonada.
24. A única melhoria foi o asfaltamento da rua em frente:
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes