[EFCB - MG] Estação Horto Florestal

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[EFCB - MG] Estação Horto Florestal

Mensagem não lida por Tiago Costa » 27 Jan 2009, 15:44

Os textos e as legendas são de autoria do forista metropolitano.

A estação do Horto Florestal é uma das mais tradicionais estações de Belo Horizonte. Foi inaugurada em 1925, mas só foi operar trens de passageiros em 1959, e mesmo assim trens de suburbio da EFCB. Com a privatização da RFFSA em 1996, a última linha de subúrbio da RMBH foi suprimida.

A ESTAÇÃO: A estação do Horto Florestal foi inaugurada em 1925. Segundo Max Vasconcellos, em 1928, "no amplo pátio da estação está montada notável oficina de reparação de carros pertencente à estrada". Ficava na linha de bitola métrica construída em 1895 para ligar a estação de General Carneiro à estação de Minas (hoje Belo Horizonte). Hoje a estação é atendida por bitola mista, o que permite receber trens da linha do Paraopeba vindos de Belo Horizonte. A linha mista pára no Horto. A estação, importante pátio de manobras e oficinas da MRS em Belo Horizonte, tem a seu lado uma outra mais moderna que atende aos passageiros do metrô da cidade. "Eu (vivia na estação de Pirapora, onde meu pai era chefe) ficava embevecido ouvindo meu pai falar das "Texas" - que eram chamadas, por todos, de "Techas", potentes máquinas que não trafegavam até Pirapora por falta de estrutura adequada. O trem era a única opção de transporte de Pirapora. Saíamos às 5,40 h e , durante todo o dia, fazíamos a longa viagem até Belo Horizonte, onde chegávamos por volta de 23 h. Numa dessas viagens, o trem atrasou e passamos pela estação do Horto já de madrugada. Ficou-me essa reminiscência felliniana: papai me acordou e me levou para ver uma "Techa", estacionada no pátio. Chovia fino, era frio e a estação estava às escuras, iluminada apenas pelos faróis das máquinas, quando eu a vi. Enorme, preta, luzidia, feericamente iluminada , resfolegando vapores pelos lados . O tender alto e o cheiro do carvão mineral molhado. Eu estava em êxtase. Mal me continha quando entramos na cabine da "Techa". Manômetros em profusão, metais muito polidos, o regulador, a caldeira enorme..." (Luciano Franco Rosa, a Hermes Hinuy, 12/07/2003) A estação foi recentemente reformada pela FCA (03/2005). (Fontes: Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi, 1909-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Luciano Franco Rosa, 2003; Juliano Zambrota, 2001; Manoel Monachesi. 1990; Wilson de Santis Jr.; Hermes Y. Hinuy, 2003; Adriano Martins, 2004; Gutierrez L. Coelho, 2005)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /horto.htm

1 - A estação, a oficina da MRS e duas locomotivas da EFVM ao fundo
Imagem


2 - A estação funciona apenas para troca de equipe de maquinistas FCA e EFVM
Imagem


3 - Ao fundo, à esquerda, podemos ver o mezanino da estação Horto do Metrô-BH
Imagem


4 - A oficina da MRS
Imagem


5 - O pátio da estação com a antiga e nova estação Horto
Imagem



6 -Fim do pátio do Horto
Imagem


7 - Pátio Horto Florestal
Imagem


8 - Detalhe da Estação Horto Florestal (desativada para passageiros hoje, mas funcionando como posto de troca de maquinistas), ela está muito bem conservada, ao que parece
Imagem


9 - A estação vista do mezanino do metrô
Imagem

Avatar do usuário

Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Mensagem não lida por Roberto » 27 Jan 2009, 20:36

Belas fotos, foi você quem as tirou? Quando?

Tenho também algumas fotos tiradas lá, em 09/2008. Curso de Pós - Engenharia Ferroviária (VALE).

Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 27 Jan 2009, 20:39

interessante essa estação ''desativada'' mas q ganhou a utilidade de posto de troca de mqts da FCA/EFVM,com certeza está conservadaaa...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 27 Jan 2009, 21:02

Roberto escreveu:Belas fotos, foi você quem as tirou? Quando?

Tenho também algumas fotos tiradas lá, em 09/2008. Curso de Pós - Engenharia Ferroviária (VALE).

http://img222.imageshack.us/my.php?imag ... 334zv4.jpg
Fui eu sim, Roberto! As fotos 8 e 9 foram tiradas no ano passado, em julho, se não me engano. Já as fotos 1 a 7 foram tiradas agora em janeiro, quando eu estava de férias em BH (vou todo final/início de ano para lá, ehehe).

Avatar do usuário

Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Mensagem não lida por Roberto » 27 Jan 2009, 21:20

Voce chegou a ver a nova pintura FCA?

Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 27 Jan 2009, 22:04

Não tenho certeza, Roberto :(. Eu estava tão preocupado em tirar as fotos que nem reparei. O forista metropolitano, que estava comigo durante o passeio na EFVM, em janeiro de 2009, pode dizer melhor se a gente viu ou não, ehehe. Mas de qualquer forma, conheço essa nova pintura e embora o logotipo tenha ficado mais legal, na minha opinião, não gostei do laranjão.

Avatar do usuário

Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Mensagem não lida por Roberto » 27 Jan 2009, 22:08

Será que querem demontrar que a FCA está madura? :D :D

Com esta cor agora a sujeira das locomotiva's vão de destacar.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 27 Jan 2009, 22:09

É sempre bom ver estações desativadas ainda com propísitos ferroviários.

Belas fotos, Tiago. Parabéns... É uma típica estação da EFCB. Aos poucos vamos completando as estações desativadas da EFCB :lol:

Sensacional ver a estação entre tantas locomotivas da FCA e EFVM. Será que as da CVRD com pintura nova rodam por ai também ?

Tiago, escolha uma foto pra eu fazer a miniatura ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jan 2009, 12:20

Obrigado a todos pelos comentários, a estação (prédio principal) está de pé, mas a platafoma dos suburbios foi demolida, ela ficava do lado direito ente as duas locomotivas e aquela quadra das fotos 7 e 9.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 28 Jan 2009, 12:26

Renan, eu vou deixar o metropolitano escolher a foto, pois partiu dele a idéia desse thread :D. metropolitano, escolha a foto para a miniatura!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jan 2009, 12:26

Roberto escreveu:Voce chegou a ver a nova pintura FCA?
Roberto, ainda não tive essa oportunidade, costumo ver mis as locomotivas azuis, mas nesse trecho passa mais EFVM e MRS ddo que FCA.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jan 2009, 12:31

Tiago Costa escreveu:Renan, eu vou deixar o metropolitano escolher a foto, pois partiu dele a idéia desse thread :D. metropolitano, escolha a foto para a miniatura!
Não vou fazer cerimônia :D , a foto 2, Renan.okk
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jan 2009, 12:43

renanfsouza escreveu:É sempre bom ver estações desativadas ainda com propísitos ferroviários.

Belas fotos, Tiago. Parabéns... É uma típica estação da EFCB. Aos poucos vamos completando as estações desativadas da EFCB :lol:

Sensacional ver a estação entre tantas locomotivas da FCA e EFVM. Será que as da CVRD com pintura nova rodam por ai também ?
1 - No próximo encontro vou sugerir uma maratona de estações destivadas e a maioria EFCB.okk

2 - Renan aí roda todo tipo de locomotiva e trem, BH é um grande entroncamento ferroviário, e nas fotos 7 e 9 tem uma locomotiva da MRS escondida, como disse o inconfidente em outro tópico, na "moita". :lol:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [EFCB - MG] Estação Horto Florestal

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Set 2009, 21:18

Mais algumas fotos da Estação Horto Florestal, retiradas no dia 07/08/2009, junto com o Landerson e o Inconfidente:

1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante