BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Engenheiro Trindade
Moderador: Caco
Estação Engenheiro Trindade
Como morador de Guarulhos, fui usuário da estação Engenheiro Trindade, geograficamente a mais próxima do bairro onde eu morava.
Para ser sincero, devido à precariedade do serviço na época, usei a esação relativamente poucas vezes, sendo que a última foi por volta de 1994.
Porém, sua desativação deixou Guarulhos ainda mais longe do acesso da malha ferroviária. A estação podia ser precária, mas, se fosse melhorada, como hoje ocorre com toda a linha 12 - Safira, seria ainda uma interessante opção.
Em 2007 consegui ter acesso à estação, que já estava em estágio avançado de demolição. Hoje não sobrou mais nada, salvo um escritório da CVP (Consórcio Variante de Poá), responsável pela execução das obras de reforma.
A velha ponte de aço sobre a avenida Gabriela Mistral tamém foi retirada, substituída por uma de concreto. Segundo me explicou um engenheiro do CVP, o objetivo foi aumentar o raio da curva do trem, permitindo maior velocidade, e acabar com os constantes enroscos de caminhões sob a antig ponte, que tinha um vão de apenas 3,4m de altura.
As fotos da estação demolida no site Estações Ferroviárias são de minha autoria.
Para ser sincero, devido à precariedade do serviço na época, usei a esação relativamente poucas vezes, sendo que a última foi por volta de 1994.
Porém, sua desativação deixou Guarulhos ainda mais longe do acesso da malha ferroviária. A estação podia ser precária, mas, se fosse melhorada, como hoje ocorre com toda a linha 12 - Safira, seria ainda uma interessante opção.
Em 2007 consegui ter acesso à estação, que já estava em estágio avançado de demolição. Hoje não sobrou mais nada, salvo um escritório da CVP (Consórcio Variante de Poá), responsável pela execução das obras de reforma.
A velha ponte de aço sobre a avenida Gabriela Mistral tamém foi retirada, substituída por uma de concreto. Segundo me explicou um engenheiro do CVP, o objetivo foi aumentar o raio da curva do trem, permitindo maior velocidade, e acabar com os constantes enroscos de caminhões sob a antig ponte, que tinha um vão de apenas 3,4m de altura.
As fotos da estação demolida no site Estações Ferroviárias são de minha autoria.
Re: Estação Engenheiro Trindade
Vamos acompanhar o surgimento da L13 Junto com o Expresso Aeroporto.
Será a re inclusão de Guarulhos no cenário dos trilhos.
Abração e seja bem vindo a bordo!
Será a re inclusão de Guarulhos no cenário dos trilhos.
Abração e seja bem vindo a bordo!
Re: Estação Engenheiro Trindade
Embora esse projeto seja longe do ideal, a iniciativa é válida.
Afinal, Guarulhos é a segunda maior cidade do Brasil não cortada por nenhum centímetro de trilho - a maior é Manaus.
Afinal, Guarulhos é a segunda maior cidade do Brasil não cortada por nenhum centímetro de trilho - a maior é Manaus.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: Estação Engenheiro Trindade
Há a estação Penha em projeto...... que se encontra em andamento
Substituirá a ausência desta estação.
Substituirá a ausência desta estação.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Engenheiro Trindade
São Bernardo está também em posição alta neste triste ranking...Erick escreveu:Embora esse projeto seja longe do ideal, a iniciativa é válida.
Afinal, Guarulhos é a segunda maior cidade do Brasil não cortada por nenhum centímetro de trilho - a maior é Manaus.
Guarulhos teve uma linha ferroviária de verdade, ao menos: o trem da Cantareira. Maaas, nossos governos resolveram desativar tudo.
Re: Estação Engenheiro Trindade
Vicente
Em São Bernardo a coisa é até historicamente explicável, pois quando a SPR foi construída, Santo André era parte do município de São Bernardo.
O que falta mesmo é o tal do Ferroanel, interligando as linhas da CPTM/Metrô sem passar pelo centro. Assim, tanto Guarulhos como São Bernardo poderiam ser atendidas pelo mesmo sistema.
Em São Bernardo a coisa é até historicamente explicável, pois quando a SPR foi construída, Santo André era parte do município de São Bernardo.
O que falta mesmo é o tal do Ferroanel, interligando as linhas da CPTM/Metrô sem passar pelo centro. Assim, tanto Guarulhos como São Bernardo poderiam ser atendidas pelo mesmo sistema.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Estação Engenheiro Trindade
O ferroanel não é pra isso. Ele é para que os trens de cargga não tenham que compartilhar vias com os metropolitanos, e não para interligar as linha metropolitanas.Erick escreveu:Vicente
Em São Bernardo a coisa é até historicamente explicável, pois quando a SPR foi construída, Santo André era parte do município de São Bernardo.
O que falta mesmo é o tal do Ferroanel, interligando as linhas da CPTM/Metrô sem passar pelo centro. Assim, tanto Guarulhos como São Bernardo poderiam ser atendidas pelo mesmo sistema.
Re: Estação Engenheiro Trindade
Mas também falta uma alternativa para essa finalidade, concorda?
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação Engenheiro Trindade
Vicente A.O.Junior escreveu:São Bernardo está também em posição alta neste triste ranking...Erick escreveu:Embora esse projeto seja longe do ideal, a iniciativa é válida.
Afinal, Guarulhos é a segunda maior cidade do Brasil não cortada por nenhum centímetro de trilho - a maior é Manaus.
Guarulhos teve uma linha ferroviária de verdade, ao menos: o trem da Cantareira. Maaas, nossos governos resolveram desativar tudo.
Só uma curiosidade: Guarulhos também já foi cortada pela EFSJ. Lá nos idos do século XIX, antes de os Municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato (+ Mairiporã) conquistarem a emancipação, virando o então Município de Juqueri.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Estação Engenheiro Trindade
Assim como a Estação Santo André já teve o nome de "São Bernardo"Rafael Lopes escreveu:Só uma curiosidade: Guarulhos também já foi cortada pela EFSJ. Lá nos idos do século XIX, antes de os Municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato (+ Mairiporã) conquistarem a emancipação, virando o então Município de Juqueri.
Como engenheiro, grande poeta.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante