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LONGO CURSO PORTUGUESES
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro
Ago 2009
Consignação da Empreitada da 3ª Fase
Realizou-se no dia 31 de Agosto a consignação da empreitada da 3ª Fase do Projecto da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, a qual consiste na instalação da super estrutura de via na plataforma ferroviária construída nas duas fases anteriores, com recurso a via balastrada e a via betonada, e nos acessos imediatos aos terminais já construídos no interior do Porto de Aveiro.
Na sequência de concurso público, a obra foi adjudicada ao consócio Ferrovias e Construções, SA / Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, SA, por 3.712.041,44 euros e um prazo de execução de 120 dias de calendário, a que acrescem os encargos com os materiais de via a fornecer pela REFER, no total de 3.351.000,00 euros.
No âmbito deste Projecto, de inequívoca importância local, regional e nacional para o transporte de mercadorias e a competitividade do Porto de Aveiro, que se iniciou com a construção da Plataforma Multimodal de Cacia, decorrem neste momento as seguintes intervenções referentes à 1ª e 2ª fases do empreendimento:
• 1ª Fase: construção da plataforma ferroviária entre o km 0,000 e a Ponte da Gafanha, cerca do km 6,520, maioritariamente com recurso a viadutos e pontes;
• 2ª Fase: construção da restante plataforma ferroviária entre os km 6,520 e 8,960 e do feixe de linhas para recepção / expedição, já dentro do Porto de Aveiro, incluindo a rede viária de cintura portuária para reposição das acessibilidades afectadas.
Esta empreitada corresponde à última fase do conjunto das obras relativas à Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, que envolverá um investimento total de 85 milhões de euros (73 milhões para a Ligação Ferroviária e 12 para a Plataforma Multimodal de Cacia), com conclusão prevista até ao final de 2009.
fonte:REFER
Ago 2009
Consignação da Empreitada da 3ª Fase
Realizou-se no dia 31 de Agosto a consignação da empreitada da 3ª Fase do Projecto da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, a qual consiste na instalação da super estrutura de via na plataforma ferroviária construída nas duas fases anteriores, com recurso a via balastrada e a via betonada, e nos acessos imediatos aos terminais já construídos no interior do Porto de Aveiro.
Na sequência de concurso público, a obra foi adjudicada ao consócio Ferrovias e Construções, SA / Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, SA, por 3.712.041,44 euros e um prazo de execução de 120 dias de calendário, a que acrescem os encargos com os materiais de via a fornecer pela REFER, no total de 3.351.000,00 euros.
No âmbito deste Projecto, de inequívoca importância local, regional e nacional para o transporte de mercadorias e a competitividade do Porto de Aveiro, que se iniciou com a construção da Plataforma Multimodal de Cacia, decorrem neste momento as seguintes intervenções referentes à 1ª e 2ª fases do empreendimento:
• 1ª Fase: construção da plataforma ferroviária entre o km 0,000 e a Ponte da Gafanha, cerca do km 6,520, maioritariamente com recurso a viadutos e pontes;
• 2ª Fase: construção da restante plataforma ferroviária entre os km 6,520 e 8,960 e do feixe de linhas para recepção / expedição, já dentro do Porto de Aveiro, incluindo a rede viária de cintura portuária para reposição das acessibilidades afectadas.
Esta empreitada corresponde à última fase do conjunto das obras relativas à Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, que envolverá um investimento total de 85 milhões de euros (73 milhões para a Ligação Ferroviária e 12 para a Plataforma Multimodal de Cacia), com conclusão prevista até ao final de 2009.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Norte - Passagem de Nível de Miramar
Set 2009
Reforço da segurança com a instalação de Dupla Meia Barreira
Acompanhando as boas práticas de outras redes ferroviárias estrangeiras, e como medida de reforço da segurança, no dia 1 de Setembro de 2009, foi instalada uma Dupla Meia Barreira na Passagem de Nível (passagem de nível) de Miramar, ao km 323,850 da Linha do Norte.
Esta medida visa mitigar o principal risco das passagens de nível com meias barreiras: o contornar das mesmas pelos utilizadores, desrespeitando a sinalização existente e colocando em risco a sua vida, a dos outros utentes da via pública, do maquinista e dos passageiros do comboio.
O sistema funciona com a colocação de meias barreiras também na faixa de rodagem de saída da passagem de nível, mas garantindo que o seu fecho apenas acontecerá com a comprovação de que não existe nenhum objecto na passagem de nível.
Estamos pois em presença de uma conjugação de tecnologias que visam assegurar, não só a normal utilização de uma passagem de nível, bem como garantir a segurança às circulações.
A REFER irá implementar as duplas meias barreiras noutras passagem de nível da rede que assim o justifiquem.
Dos 27 acidentes em passagem de nível deste ano (entre Janeiro e Maio), 1/3 tiveram lugar em passagem de nível com meias barreiras
fonte:REFER
Set 2009
Reforço da segurança com a instalação de Dupla Meia Barreira
Acompanhando as boas práticas de outras redes ferroviárias estrangeiras, e como medida de reforço da segurança, no dia 1 de Setembro de 2009, foi instalada uma Dupla Meia Barreira na Passagem de Nível (passagem de nível) de Miramar, ao km 323,850 da Linha do Norte.
Esta medida visa mitigar o principal risco das passagens de nível com meias barreiras: o contornar das mesmas pelos utilizadores, desrespeitando a sinalização existente e colocando em risco a sua vida, a dos outros utentes da via pública, do maquinista e dos passageiros do comboio.
O sistema funciona com a colocação de meias barreiras também na faixa de rodagem de saída da passagem de nível, mas garantindo que o seu fecho apenas acontecerá com a comprovação de que não existe nenhum objecto na passagem de nível.
Estamos pois em presença de uma conjugação de tecnologias que visam assegurar, não só a normal utilização de uma passagem de nível, bem como garantir a segurança às circulações.
A REFER irá implementar as duplas meias barreiras noutras passagem de nível da rede que assim o justifiquem.
Dos 27 acidentes em passagem de nível deste ano (entre Janeiro e Maio), 1/3 tiveram lugar em passagem de nível com meias barreiras
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Algarve – Tunes / Vila Real de S. António
Set 2009
CONSTRUÇÃO DE PASSAGEM SUPERIOR RODOVIÁRIA NO LIVRAMENTO
Decorreu no dia 31 de Agosto a consignação da empreitada de construção da Passagem Superior Rodoviária ao km 361,993, da Linha do Algarve. A execução da obra, situada na localidade do Livramento, freguesia da Luz, concelho de Tavira, tem como principal objectivo o encerramento da passagem de nível ao km 362,413, o que contribuirá para a melhoria da segurança das populações locais e da exploração ferroviária da Linha do Algarve.
Para o efeito, irá ser substituída a actual passagem superior ao km 361,998 – com apenas 2,50 m de largura, o que constitui um significativo constrangimento ao tráfego rodoviário – mediante a construção de um novo atravessamento superior em pórtico de betão armado com 10,42 m de largura, de modo a permitir a inserção de uma faixa rodoviária em cada sentido.
Durante a execução da obra, a rodovia onde se insere a actual passagem superior será encerrada, sendo o trânsito assegurado pelos arruamentos colaterais CM1334 e CM1337.
A empreitada foi adjudicada à empresa GROPE – Engenharia, Lda por 368.424,30 euros e um prazo de execução de 180 dias de calendário. O projecto é da autoria da empresa Globalvia – Consultores de Engenharia, SA e a fiscalização dos trabalhos será assegurada pela empresa PROMAN – Centro de Estudos e Projectos, SA.
fonte:REFER
Set 2009
CONSTRUÇÃO DE PASSAGEM SUPERIOR RODOVIÁRIA NO LIVRAMENTO
Decorreu no dia 31 de Agosto a consignação da empreitada de construção da Passagem Superior Rodoviária ao km 361,993, da Linha do Algarve. A execução da obra, situada na localidade do Livramento, freguesia da Luz, concelho de Tavira, tem como principal objectivo o encerramento da passagem de nível ao km 362,413, o que contribuirá para a melhoria da segurança das populações locais e da exploração ferroviária da Linha do Algarve.
Para o efeito, irá ser substituída a actual passagem superior ao km 361,998 – com apenas 2,50 m de largura, o que constitui um significativo constrangimento ao tráfego rodoviário – mediante a construção de um novo atravessamento superior em pórtico de betão armado com 10,42 m de largura, de modo a permitir a inserção de uma faixa rodoviária em cada sentido.
Durante a execução da obra, a rodovia onde se insere a actual passagem superior será encerrada, sendo o trânsito assegurado pelos arruamentos colaterais CM1334 e CM1337.
A empreitada foi adjudicada à empresa GROPE – Engenharia, Lda por 368.424,30 euros e um prazo de execução de 180 dias de calendário. O projecto é da autoria da empresa Globalvia – Consultores de Engenharia, SA e a fiscalização dos trabalhos será assegurada pela empresa PROMAN – Centro de Estudos e Projectos, SA.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
partida do sud de lisboa-santa apolonia.
http://www.youtube.com/watch?v=RWh_pH7_2Bk
http://www.youtube.com/watch?v=RWh_pH7_2Bk
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Plano assume TGV como prioridade
O Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte assume como "opção estratégica" a execução do TVG entre Vigo e Porto, assim como a ligação a Lisboa. Sugere, também, o reforço das linhas regionais.
O coordenador técnico do documento, Manuel Miranda, sublinhou, ontem à noite, a prioridade dada à alta velocidade, embora reconheça que hoje o PSD possui uma posição distinta no sentido do abandono desse projecto. A equipa responsável pela elaboração do plano entende que servirá para "articular a franja atlântica", como explicou Manuel Miranda no debate sobre o PROT-Norte, organizado pela Campo Aberto no Clube Literário do Porto, que contou com as intervenções do geógrafo Rio Fernandes e da arquitecta Teresa Andersen. O documento em fase de discussão pública até segunda-feira sugere que o TGV tenha estações importantes em Aveiro, Braga e Valença.
Mas não são só as grandes linhas a mobilizarem o plano. A excessiva dependência do automóvel levou à inclusão do reforço das ligações regionais por via-férrea no documento. "Houve algum período de diálogo com a Refer e com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. A estas instituições, não lhes agrada nada assumir compromissos. Grande parte dos recursos durante a vigência do PROT será mobilizada para o TGV. Nesse interregno, deve estudar-se a sério a rede ferroviária", acrescentou.
Assim, é afastado o encerramento de linhas e sugere-se, a longo prazo, o fecho do anel em via larga com o prolongamento da Linha de Braga a Guimarães; a electrificação e a modernização da Linha do Minho até Barcelos e Viana do Castelo, integrando a rede dos comboios urbanos da CP; a remodelação das linhas do Vouga e do Corgo (passando para via larga a ligação entre Régua e Vila Real); e a expansão da Linha do Douro até Pocinho e Barca D'Alva para explorar o potencial turístico. Seria investimentos a concretizar pela Refer depois de 2015.
Olhando para a ferrovia mais ligeira, surge a proposta de estender a Linha da Póvoa do metro a Viana do Castelo por Esposende, reforçando a "função train (comboio) em detrimento da sua função tram (metro ligeiro) a partir da estação da Senhora da Hora, como pode ler-se no plano regional, que propõe ainda a criação de uma rede de eléctricos modernos no Porto e em Braga.
fonte:JN
O Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte assume como "opção estratégica" a execução do TVG entre Vigo e Porto, assim como a ligação a Lisboa. Sugere, também, o reforço das linhas regionais.
O coordenador técnico do documento, Manuel Miranda, sublinhou, ontem à noite, a prioridade dada à alta velocidade, embora reconheça que hoje o PSD possui uma posição distinta no sentido do abandono desse projecto. A equipa responsável pela elaboração do plano entende que servirá para "articular a franja atlântica", como explicou Manuel Miranda no debate sobre o PROT-Norte, organizado pela Campo Aberto no Clube Literário do Porto, que contou com as intervenções do geógrafo Rio Fernandes e da arquitecta Teresa Andersen. O documento em fase de discussão pública até segunda-feira sugere que o TGV tenha estações importantes em Aveiro, Braga e Valença.
Mas não são só as grandes linhas a mobilizarem o plano. A excessiva dependência do automóvel levou à inclusão do reforço das ligações regionais por via-férrea no documento. "Houve algum período de diálogo com a Refer e com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. A estas instituições, não lhes agrada nada assumir compromissos. Grande parte dos recursos durante a vigência do PROT será mobilizada para o TGV. Nesse interregno, deve estudar-se a sério a rede ferroviária", acrescentou.
Assim, é afastado o encerramento de linhas e sugere-se, a longo prazo, o fecho do anel em via larga com o prolongamento da Linha de Braga a Guimarães; a electrificação e a modernização da Linha do Minho até Barcelos e Viana do Castelo, integrando a rede dos comboios urbanos da CP; a remodelação das linhas do Vouga e do Corgo (passando para via larga a ligação entre Régua e Vila Real); e a expansão da Linha do Douro até Pocinho e Barca D'Alva para explorar o potencial turístico. Seria investimentos a concretizar pela Refer depois de 2015.
Olhando para a ferrovia mais ligeira, surge a proposta de estender a Linha da Póvoa do metro a Viana do Castelo por Esposende, reforçando a "função train (comboio) em detrimento da sua função tram (metro ligeiro) a partir da estação da Senhora da Hora, como pode ler-se no plano regional, que propõe ainda a criação de uma rede de eléctricos modernos no Porto e em Braga.
fonte:JN
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Rave lança a concurso os estudos do troço entre Aveiro e Celorico da Beira
A RAVE lançou um concurso, de 1,8 milhões de euros, para escolher quem irá executar o estudo prévio e o estudo de impacte ambiental do eixo Lisboa-Salamanca, para o troço entre Aveiro e Celorico da Beira. Ainda que esta seja apenas uma fase muito inicial, que não vai estar decidida antes das eleições, é um sinal de que este eixo está a ser preparado, apesar de não ter sido incluído nas ligações prioritárias do TGV, que são Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto, e Porto-Vigo.
Este troço foi praticamente esquecido nos últimos tempos, tal como a ligação Évora-Faro-Huelva, visto que o Estado considerou que eram menos urgentes do que os prioritários.
fonte:CARGONEWS
A RAVE lançou um concurso, de 1,8 milhões de euros, para escolher quem irá executar o estudo prévio e o estudo de impacte ambiental do eixo Lisboa-Salamanca, para o troço entre Aveiro e Celorico da Beira. Ainda que esta seja apenas uma fase muito inicial, que não vai estar decidida antes das eleições, é um sinal de que este eixo está a ser preparado, apesar de não ter sido incluído nas ligações prioritárias do TGV, que são Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto, e Porto-Vigo.
Este troço foi praticamente esquecido nos últimos tempos, tal como a ligação Évora-Faro-Huelva, visto que o Estado considerou que eram menos urgentes do que os prioritários.
fonte:CARGONEWS
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha de Guimarães
Set 2009
Antiga Ponte Ferroviária de Caniços adaptada ao trânsito pedonal
Em cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino, a REFER e os municípios de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão celebraram no dia 4 de Setembro um Protocolo para adaptação da antiga ponte ferroviária de Caniços a trânsito pedonal.
A velha ponte ferroviária, situada ao km 35,451 da Linha de Guimarães, está desactivada desde que, com a remodelação do troço Santo Tirso – Lordelo, foi construída, em 2003, uma nova ponte ferroviária, na confluência dos rios Ave e Vizela.
O Protocolo de Colaboração contempla:
1. A disponibilização pela REFER da antiga ponte ferroviária de Caniços para adaptação a trânsito pedonal;
2. A realização pelos municípios de Santo Tirso e Famalicão dos trabalhos de adaptação do tabuleiro ferroviário à circulação pedonal, e criação dos respectivos acessos.
A REFER comparticipa os custos desta adaptação até ao montante de 251.825,00 euros, e disponibiliza aos municípios o projecto de adaptação desenvolvido para o efeito.
A adaptação da ponte permitirá a sua utilização pelas populações limítrofes das freguesias de Bairro (concelho de Vila Nova de Famalicão) e de Vila das Aves (concelho de Santo Tirso), melhorando significativamente a sua mobilidade.
fonte:REFER
Set 2009
Antiga Ponte Ferroviária de Caniços adaptada ao trânsito pedonal
Em cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino, a REFER e os municípios de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão celebraram no dia 4 de Setembro um Protocolo para adaptação da antiga ponte ferroviária de Caniços a trânsito pedonal.
A velha ponte ferroviária, situada ao km 35,451 da Linha de Guimarães, está desactivada desde que, com a remodelação do troço Santo Tirso – Lordelo, foi construída, em 2003, uma nova ponte ferroviária, na confluência dos rios Ave e Vizela.
O Protocolo de Colaboração contempla:
1. A disponibilização pela REFER da antiga ponte ferroviária de Caniços para adaptação a trânsito pedonal;
2. A realização pelos municípios de Santo Tirso e Famalicão dos trabalhos de adaptação do tabuleiro ferroviário à circulação pedonal, e criação dos respectivos acessos.
A REFER comparticipa os custos desta adaptação até ao montante de 251.825,00 euros, e disponibiliza aos municípios o projecto de adaptação desenvolvido para o efeito.
A adaptação da ponte permitirá a sua utilização pelas populações limítrofes das freguesias de Bairro (concelho de Vila Nova de Famalicão) e de Vila das Aves (concelho de Santo Tirso), melhorando significativamente a sua mobilidade.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
a tvcomboios criada por um grupo de entusiastas dos caminhos de ferro portugueses,apesar de nao ter programaçao diaria vale a pena dar uma olhada
http://tvcomboios.pt.vu/
um abraçao pessoal,estarei de volta daqui a ums tempos(motivos profissionais)
agradeço o tempo e paciencia de todos vos,assim como a oportunidade que me deram de divulgar um pouco das ferrovias portuguesas,raramente encontrei pessoas tao simpaticas,bem dispostas e com um conhecimento impressionante como aqui,um abraço para todos voces.
jose antonio
http://tvcomboios.pt.vu/
um abraçao pessoal,estarei de volta daqui a ums tempos(motivos profissionais)
agradeço o tempo e paciencia de todos vos,assim como a oportunidade que me deram de divulgar um pouco das ferrovias portuguesas,raramente encontrei pessoas tao simpaticas,bem dispostas e com um conhecimento impressionante como aqui,um abraço para todos voces.
jose antonio
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
minha ausencia foi mais curta do que pensei,estou postado ultimas novidades da terrinha
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
LINHA DO MINHO
Set 2009
Beneficiação e Reforço dos Túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel, Santa Lucrécia e Caminha
Na sequência de concurso público, foi adjudicada ao consórcio Ferrovias e Construções, SA / Mota - Engil, Engenharia e Construção, SA, pelo valor de 8.744.318,93 euros, a empreitada de beneficiação e reforço dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel, Santa Lucrécia e Caminha, aos km 41,849, 59,303, 63,265 e 104,196, da Linha do Minho
Com uma duração de 26 meses, a contar da data da consignação da obra, a dia 1 de Setembro de 2009, esta intervenção tem como principal objectivo incrementar as condições de segurança da circulação ferroviária no local.
Para o efeito serão tratadas as patologias existentes ao nível do sustimento das abóbadas, mediante a aplicação de cimento expansivo e betão projectado, melhoradas as condições de drenagem transversal e longitudinal, rebaixada a plataforma de via em cerca de 30 cm, e substituído, integral ou parcialmente, o armamento da super-estrutura de via.
A Fiscalização das obras será assegurada pela empresa DHV, SA.
fonte:REFER
Set 2009
Beneficiação e Reforço dos Túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel, Santa Lucrécia e Caminha
Na sequência de concurso público, foi adjudicada ao consórcio Ferrovias e Construções, SA / Mota - Engil, Engenharia e Construção, SA, pelo valor de 8.744.318,93 euros, a empreitada de beneficiação e reforço dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel, Santa Lucrécia e Caminha, aos km 41,849, 59,303, 63,265 e 104,196, da Linha do Minho
Com uma duração de 26 meses, a contar da data da consignação da obra, a dia 1 de Setembro de 2009, esta intervenção tem como principal objectivo incrementar as condições de segurança da circulação ferroviária no local.
Para o efeito serão tratadas as patologias existentes ao nível do sustimento das abóbadas, mediante a aplicação de cimento expansivo e betão projectado, melhoradas as condições de drenagem transversal e longitudinal, rebaixada a plataforma de via em cerca de 30 cm, e substituído, integral ou parcialmente, o armamento da super-estrutura de via.
A Fiscalização das obras será assegurada pela empresa DHV, SA.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
COMBOIOS VOLTAM A CIRCULAR ENTRE LISBOA E CORUCHE
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu, no dia 7 de Setembro de 2009, à cerimónia de reabertura do serviço ferroviário de transporte de passageiros na Linha de Vendas Novas, entre Lisboa e Coruche.
O novo serviço, que volta a aproximar as populações dos concelhos de Cartaxo, Coruche, Salvaterra de Magos e Lisboa, conta com dez circulações diárias, nos dias úteis (cinco em cada sentido), e seis comboios aos sábados (três em cada sentido), entre as estações de Coruche e Setil, com paragem em Marinhais e Muge.
Para assinalar a reabertura deste serviço, as viagens entre Setil e Coruche serão gratuitas na primeira semana, ou seja de 8 a 12 de Setembro.
Trata-se um momento histórico para esta região, em franco crescimento populacional, já que o novo serviço resulta de um modelo inovador, em que os défices de exploração serão partilhados pela CP e as Câmaras Municipais, em linha com as Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, traduzindo o empenho das administrações Central e Local na concretização desta iniciativa.
Este compromisso decorre da celebração de um Protocolo, assinado no passado dia 22 de Julho, entre a CP, a REFER e as Câmaras Municipais do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.
A reabertura do troço Coruche-Setil ao tráfego de comboios de passageiros implica um investimento de cerca 430 mil euros por parte da REFER, para a realização de trabalhos de adaptação das Estações abrangidas.
O troço Coruche-Setil tem uma extensão de 24,8 quilómetros e atravessa os concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Cartaxo. O tempo total do trajecto até Setil será de 30 minutos, optimizando as ligações à cidade de Lisboa e assegurando a ligação ferroviária ao norte do país. A ligação Coruche-Lisboa terá a duração de 01h21.
fonte:REFER
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu, no dia 7 de Setembro de 2009, à cerimónia de reabertura do serviço ferroviário de transporte de passageiros na Linha de Vendas Novas, entre Lisboa e Coruche.
O novo serviço, que volta a aproximar as populações dos concelhos de Cartaxo, Coruche, Salvaterra de Magos e Lisboa, conta com dez circulações diárias, nos dias úteis (cinco em cada sentido), e seis comboios aos sábados (três em cada sentido), entre as estações de Coruche e Setil, com paragem em Marinhais e Muge.
Para assinalar a reabertura deste serviço, as viagens entre Setil e Coruche serão gratuitas na primeira semana, ou seja de 8 a 12 de Setembro.
Trata-se um momento histórico para esta região, em franco crescimento populacional, já que o novo serviço resulta de um modelo inovador, em que os défices de exploração serão partilhados pela CP e as Câmaras Municipais, em linha com as Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, traduzindo o empenho das administrações Central e Local na concretização desta iniciativa.
Este compromisso decorre da celebração de um Protocolo, assinado no passado dia 22 de Julho, entre a CP, a REFER e as Câmaras Municipais do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.
A reabertura do troço Coruche-Setil ao tráfego de comboios de passageiros implica um investimento de cerca 430 mil euros por parte da REFER, para a realização de trabalhos de adaptação das Estações abrangidas.
O troço Coruche-Setil tem uma extensão de 24,8 quilómetros e atravessa os concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Cartaxo. O tempo total do trajecto até Setil será de 30 minutos, optimizando as ligações à cidade de Lisboa e assegurando a ligação ferroviária ao norte do país. A ligação Coruche-Lisboa terá a duração de 01h21.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha de Leixões com novo serviço ferroviário
Set 2009
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu no dia 9 de Setembro à cerimónia de apresentação do Novo Serviço Ferroviário de Passageiros na Linha de Leixões.
Este compromisso decorre da celebração de dois protocolos assinados no passado dia 22 de Maio, entre a CP, a REFER, a APDL e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Esta medida resulta do empenho da Secretária de Estado dos Transportes e do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, convictos da importância que este novo serviço acrescenta à qualidade de vida das populações.
O novo serviço de passageiros da CP irá contribuir para a sustentabilidade ambiental, facilitando a acessibilidade e a mobilidade numa área que, nos últimos anos, evidenciou um franco crescimento populacional e com um mercado potencial significativo - estima-se que este serviço venha a atingir cerca de 2,9 milhões de passageiros/ano.
Nesta 1ª fase, o serviço realiza-se na ligação Ermesinde–Leça do Balio, com paragem nas estações intermédias de São Gemil e de São Mamede de Infesta.
O serviço será garantido com um comboio de 30 em 30 minutos, nos dias úteis e nas horas de ponta, sendo de um comboio por hora nos restantes períodos de segunda a sexta-feira. Na estação de Ermesinde haverá ligações com as Linhas de Braga, Douro e Guimarães, e ao Porto-Campanhã, sendo oferecido um serviço urbano de 5 em 5 minutos.
Numa 2ª fase, o serviço será prolongado até Leixões.
fonte:REFER
Set 2009
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu no dia 9 de Setembro à cerimónia de apresentação do Novo Serviço Ferroviário de Passageiros na Linha de Leixões.
Este compromisso decorre da celebração de dois protocolos assinados no passado dia 22 de Maio, entre a CP, a REFER, a APDL e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Esta medida resulta do empenho da Secretária de Estado dos Transportes e do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, convictos da importância que este novo serviço acrescenta à qualidade de vida das populações.
O novo serviço de passageiros da CP irá contribuir para a sustentabilidade ambiental, facilitando a acessibilidade e a mobilidade numa área que, nos últimos anos, evidenciou um franco crescimento populacional e com um mercado potencial significativo - estima-se que este serviço venha a atingir cerca de 2,9 milhões de passageiros/ano.
Nesta 1ª fase, o serviço realiza-se na ligação Ermesinde–Leça do Balio, com paragem nas estações intermédias de São Gemil e de São Mamede de Infesta.
O serviço será garantido com um comboio de 30 em 30 minutos, nos dias úteis e nas horas de ponta, sendo de um comboio por hora nos restantes períodos de segunda a sexta-feira. Na estação de Ermesinde haverá ligações com as Linhas de Braga, Douro e Guimarães, e ao Porto-Campanhã, sendo oferecido um serviço urbano de 5 em 5 minutos.
Numa 2ª fase, o serviço será prolongado até Leixões.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA DE PARTILHA DE MEIOS ENTRE A REFERTELECOM E A UTIS
Centro de Comando Operacional da REFER – Porto / Contumil
A Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino presidiu no dia 9 de Setembro de 2009, no Centro de Comando Operacional do Porto da REFER, em Contumil, à apresentação da Plataforma de Partilha de Meios entre a REFERTELECOM e a Unidade de Tecnologias de Informação de Segurança (UTIS), do Ministério da Administração Interna.
A REFERTELECOM, empresa afiliada da REFER, irá disponibilizar no seu Data Center de Contumil espaço e condições ambientais e de segurança para a instalação de um Centro de Processamento de Dados alternativo da UTIS.
A REFERTELECOM disponibilizará também aos órgãos de polícia criminal do MAI, através de comunicação segura, garantida pela UTIS, acesso a imagens dos sistemas de videovigilância da REFER, as quais são obtidas e tratadas pela REFERTELECOM.
fonte:REFER
Centro de Comando Operacional da REFER – Porto / Contumil
A Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino presidiu no dia 9 de Setembro de 2009, no Centro de Comando Operacional do Porto da REFER, em Contumil, à apresentação da Plataforma de Partilha de Meios entre a REFERTELECOM e a Unidade de Tecnologias de Informação de Segurança (UTIS), do Ministério da Administração Interna.
A REFERTELECOM, empresa afiliada da REFER, irá disponibilizar no seu Data Center de Contumil espaço e condições ambientais e de segurança para a instalação de um Centro de Processamento de Dados alternativo da UTIS.
A REFERTELECOM disponibilizará também aos órgãos de polícia criminal do MAI, através de comunicação segura, garantida pela UTIS, acesso a imagens dos sistemas de videovigilância da REFER, as quais são obtidas e tratadas pela REFERTELECOM.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
LINHA DO DOURO
Set 2009
Reabilitação entre Pocinho e Barca d´Alva
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu no dia 10 de Setembro de 2009, no Pocinho, à cerimónia de assinatura do Protocolo para a Reabilitação da Linha Ferroviária do Douro entre Pocinho e Barca d´Alva e a Exploração Turística entre a Régua e Barca d´Alva, entre a REFER, a CP, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte e a Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro.
Correspondendo a uma aspiração sempre reiterada das populações locais, das entidades públicas e dos agentes económicos, para o aproveitamento pleno do valor patrimonial e do potencial turístico da Linha do Douro, o protocolo visa a criação das condições que permitam a reabilitação do seu troço final entre Pocinho e Barca d´Alva, com vista à reintrodução do serviço de comboios.
No pressuposto de que a dinamização da utilização da linha ferroviária irá contribuir para a diversificação da base económica do Douro e da Região Norte, o protocolo abre ainda o caminho para um trabalho de agregação de vontades e recursos dos diversos agentes económicos regionais para que a exploração turística da Linha entre a Régua e Barca d´Alva se possa concretizar através de parcerias que viabilizem o respectivo negócio, envolvendo operadores dos diferentes modos de transportes regulares e turísticos, produtores vitivinícolas, hoteleiros, agências de viagens, entre outros.
fonte:REFER
Set 2009
Reabilitação entre Pocinho e Barca d´Alva
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu no dia 10 de Setembro de 2009, no Pocinho, à cerimónia de assinatura do Protocolo para a Reabilitação da Linha Ferroviária do Douro entre Pocinho e Barca d´Alva e a Exploração Turística entre a Régua e Barca d´Alva, entre a REFER, a CP, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte e a Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro.
Correspondendo a uma aspiração sempre reiterada das populações locais, das entidades públicas e dos agentes económicos, para o aproveitamento pleno do valor patrimonial e do potencial turístico da Linha do Douro, o protocolo visa a criação das condições que permitam a reabilitação do seu troço final entre Pocinho e Barca d´Alva, com vista à reintrodução do serviço de comboios.
No pressuposto de que a dinamização da utilização da linha ferroviária irá contribuir para a diversificação da base económica do Douro e da Região Norte, o protocolo abre ainda o caminho para um trabalho de agregação de vontades e recursos dos diversos agentes económicos regionais para que a exploração turística da Linha entre a Régua e Barca d´Alva se possa concretizar através de parcerias que viabilizem o respectivo negócio, envolvendo operadores dos diferentes modos de transportes regulares e turísticos, produtores vitivinícolas, hoteleiros, agências de viagens, entre outros.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
LIGAÇÃO FERROVIÁRIA AO PORTO DE AVEIRO
Set 2009
Visita à Obra
O Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Engº Mário Lino, e a Senhora Secretária de Estado dos Transportes, Engª Ana Paula Vitorino, realizaram no dia 11 de Setembro uma visita às obras da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, em que foi possível constatar o bom andamento dos trabalhos.
A Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro é um dos novos investimentos prioritários incluídos nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, de 2006, já que, concebido numa óptica multimodal, terá uma importância determinante para a expansão e a melhoria da competitividade da actividade portuária e do transporte ferroviário de mercadorias.
Este investimento, cujos trabalhos tiveram início em 2007, integra duas componentes: a Plataforma Multimodal de Cacia e um ramal ferroviário de ligação da Linha do Norte ao Porto de Aveiro, com 15 km de extensão.
O custo global estimado é de cerca de 85 milhões de euros.
A Plataforma Multimodal de Cacia está já terminada e em funcionamento, e as obras correspondentes às diferentes fases da construção do ramal ferroviário estão todas em curso, prevendo-se a sua conclusão em finais de 2009.
fonte:REFER
Set 2009
Visita à Obra
O Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Engº Mário Lino, e a Senhora Secretária de Estado dos Transportes, Engª Ana Paula Vitorino, realizaram no dia 11 de Setembro uma visita às obras da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, em que foi possível constatar o bom andamento dos trabalhos.
A Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro é um dos novos investimentos prioritários incluídos nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, de 2006, já que, concebido numa óptica multimodal, terá uma importância determinante para a expansão e a melhoria da competitividade da actividade portuária e do transporte ferroviário de mercadorias.
Este investimento, cujos trabalhos tiveram início em 2007, integra duas componentes: a Plataforma Multimodal de Cacia e um ramal ferroviário de ligação da Linha do Norte ao Porto de Aveiro, com 15 km de extensão.
O custo global estimado é de cerca de 85 milhões de euros.
A Plataforma Multimodal de Cacia está já terminada e em funcionamento, e as obras correspondentes às diferentes fases da construção do ramal ferroviário estão todas em curso, prevendo-se a sua conclusão em finais de 2009.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Projecto de Modernização da Linha de Cascais
Set 2009
Remodelação da Estação de S. Pedro do Estoril
A REFER contemplou no seu Projecto de Modernização da Linha de Cascais o encerramento de todos os atravessamentos de nível, incluindo a Passagem de Nível de S. Pedro do Estoril.
Neste âmbito, foi consignada a 14 de Setembro de 2009 a empreitada de Remodelação da Estação de S. Pedro do Estoril, adjudicada à OBRECOL – Obras e Construções SA., pelo valor de 4.998.880,00 euros e um prazo de execução de nove meses.
A intervenção agora consignada consiste em:
• Construção de passagem inferior pedonal (Nascente), ao km 20,914, que permitirá o atravessamento do canal ferroviário pelos peões, bem como o seu acesso aos cais de passageiros;
• Construção de passagem inferior pedonal (Poente), ao km 21,172, que permitirá o atravessamento do canal ferroviário pelos peões e o acesso aos cais de passageiros, e onde serão instalados todos os serviços de bilheteira e de apoio ao cliente, e também quatro elevadores para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida;
• Remodelação dos cais de passageiros, incluindo o pavimento, cobertura, abrigos e mobiliário urbano.
• Rearranjo do espaço exterior envolvente, de modo a acolher a inserção das escadas e elevadores de acesso às passagens inferiores e criando uma zona de tomada e largada de passageiros (kiss & ride), a Nascente da estação.
Os métodos que serão utilizados para a construção das duas passagens inferiores permitem manter a circulação ferroviária durante as obras, com interferências pontuais na circulação, que serão previamente anunciadas.
A Fiscalização das obras e a coordenação de segurança serão asseguradas pela CONSULGAL - Consultores de Engenharia e Gestão, SA.
Estes trabalhos possibilitam a eliminação dos atravessamentos de nível nesta estação, melhorando significativamente as condições de circulação ferroviária e pedonal e a segurança de pessoas e bens.
fonte:REFER
Set 2009
Remodelação da Estação de S. Pedro do Estoril
A REFER contemplou no seu Projecto de Modernização da Linha de Cascais o encerramento de todos os atravessamentos de nível, incluindo a Passagem de Nível de S. Pedro do Estoril.
Neste âmbito, foi consignada a 14 de Setembro de 2009 a empreitada de Remodelação da Estação de S. Pedro do Estoril, adjudicada à OBRECOL – Obras e Construções SA., pelo valor de 4.998.880,00 euros e um prazo de execução de nove meses.
A intervenção agora consignada consiste em:
• Construção de passagem inferior pedonal (Nascente), ao km 20,914, que permitirá o atravessamento do canal ferroviário pelos peões, bem como o seu acesso aos cais de passageiros;
• Construção de passagem inferior pedonal (Poente), ao km 21,172, que permitirá o atravessamento do canal ferroviário pelos peões e o acesso aos cais de passageiros, e onde serão instalados todos os serviços de bilheteira e de apoio ao cliente, e também quatro elevadores para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida;
• Remodelação dos cais de passageiros, incluindo o pavimento, cobertura, abrigos e mobiliário urbano.
• Rearranjo do espaço exterior envolvente, de modo a acolher a inserção das escadas e elevadores de acesso às passagens inferiores e criando uma zona de tomada e largada de passageiros (kiss & ride), a Nascente da estação.
Os métodos que serão utilizados para a construção das duas passagens inferiores permitem manter a circulação ferroviária durante as obras, com interferências pontuais na circulação, que serão previamente anunciadas.
A Fiscalização das obras e a coordenação de segurança serão asseguradas pela CONSULGAL - Consultores de Engenharia e Gestão, SA.
Estes trabalhos possibilitam a eliminação dos atravessamentos de nível nesta estação, melhorando significativamente as condições de circulação ferroviária e pedonal e a segurança de pessoas e bens.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Sistema de Mobilidade do Mondego
Set 2009
REABILITAÇÃO DO TROÇO S. JOSÉ / ALTO DE S. JOÃO DO RAMAL DA LOUSÃ
Prosseguindo o lançamento das acções com vista à adaptação da infra-estrutura ferroviária necessárias para o arranque do Sistema de Mobilidade do Mondego (linha em bitola europeia de 1.435 mm, com circulação de novo material circulante tipo “tram-train”, a adquirir pela CP), foi publicado em 18 de Setembro de 2009, no Diário da República, o anúncio do concurso público aberto pela REFER para a reabilitação da infra-estrutura ferroviária do troço S. José / Alto de S. João, do Ramal da Lousã.
Este troço, com uma extensão aproximada de 2.560 metros, prevê o aproveitamento do espaço do canal da actual infra-estrutura ferroviária afecta ao Ramal da Lousã, entre Casa Branca e Alto de S. João, bem como a execução da Variante de Solum, com 1.867 metros.
Com um preço base de 20,9 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses, os trabalhos a realizar no âmbito desta empreitada consistem, essencialmente, nas seguintes intervenções:
• Construção da nova plataforma de via, estabilização de taludes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua, e assentamento de via betonada;
• Execução das plataformas de passageiros e remodelação das zonas envolventes das estações de São José, Estádio, Solum, Casa Branca, Vale das Flores e Alto de S. João;
• Execução da Variante de Solum de forma a aproximar a infra-estrutura de transporte ferroviário dos principais geradores de tráfego nesta zona da cidade de Coimbra;
• Integração urbana da Praça 25 de Abril, Rua D. João III, Av. General Humberto Delgado, Av. Fernando Namora e Casa Branca.
fonte:REFER
Set 2009
REABILITAÇÃO DO TROÇO S. JOSÉ / ALTO DE S. JOÃO DO RAMAL DA LOUSÃ
Prosseguindo o lançamento das acções com vista à adaptação da infra-estrutura ferroviária necessárias para o arranque do Sistema de Mobilidade do Mondego (linha em bitola europeia de 1.435 mm, com circulação de novo material circulante tipo “tram-train”, a adquirir pela CP), foi publicado em 18 de Setembro de 2009, no Diário da República, o anúncio do concurso público aberto pela REFER para a reabilitação da infra-estrutura ferroviária do troço S. José / Alto de S. João, do Ramal da Lousã.
Este troço, com uma extensão aproximada de 2.560 metros, prevê o aproveitamento do espaço do canal da actual infra-estrutura ferroviária afecta ao Ramal da Lousã, entre Casa Branca e Alto de S. João, bem como a execução da Variante de Solum, com 1.867 metros.
Com um preço base de 20,9 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses, os trabalhos a realizar no âmbito desta empreitada consistem, essencialmente, nas seguintes intervenções:
• Construção da nova plataforma de via, estabilização de taludes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua, e assentamento de via betonada;
• Execução das plataformas de passageiros e remodelação das zonas envolventes das estações de São José, Estádio, Solum, Casa Branca, Vale das Flores e Alto de S. João;
• Execução da Variante de Solum de forma a aproximar a infra-estrutura de transporte ferroviário dos principais geradores de tráfego nesta zona da cidade de Coimbra;
• Integração urbana da Praça 25 de Abril, Rua D. João III, Av. General Humberto Delgado, Av. Fernando Namora e Casa Branca.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
video da linha do norte com material circulante variado.
http://www.youtube.com/watch?v=jSfaUMeq ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=jSfaUMeq ... re=related
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Muito bonito este último video . E que tráfego intenso nessa estação. Uma pena eu não ter som aqui, mas o "chiado" dos carros deve ser um barato!
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
a estaçao da bobadela tem um terminal de mercadorias intermodal amplo onde cp-carga e takargo/comsa dividem a exploraçao,fora isso temos a cp-longo curso com os intercidades,regionais e alfa-pendulares,a fertagus na ligaçao multipla ate azambuja e os suburbanos da USGL(unidade de suburbanos da grande lisboa),realmente e uma das estaçoes mais movimentadas da regiao,se bem que o entroncamento a supere de certeza.
aqui vao dois videos com o intercidades da beira baixa
http://www.youtube.com/watch?v=Br_b-7J3LvY
http://www.youtube.com/watch?v=tlTC07iksew
um abraço
aqui vao dois videos com o intercidades da beira baixa
http://www.youtube.com/watch?v=Br_b-7J3LvY
http://www.youtube.com/watch?v=tlTC07iksew
um abraço
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