BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação da Luz
Moderador: Lipe Andreense
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estação da Luz
Na verdade, trens de carga movidos a diesel podem ser subterrâneos sim, desde que exista um bom sistema de ventilação. Repare que existe uma parede bem grossa separando a via dos trens de carga do restante das vias. Com isso, o ar do túnel para os trens de carga não poluirá o ar da parte dos passageiros. O teto desse túnel também é bem alto, acho que justamente para facilitar a dispersão dos gases. Sobre a questão de ser singela e não dupla, talvez não seja necessário que seja dupla, embora eu pense que isso é questão de a MRS definir o que precisa. Ela não se interessa atualmente em construir vias duplas na segregação com a CPTM, apenas criar alguns pátios de cruzamento em alguns lugares.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Re: Estação da Luz
A própria MRS sugeriu há algum tempo uma solução subterrânea, apelidado "mergulhão", para aliviar o tráfego dos trens metropolitanos na região do centro histórico. Não saberia apontar exatamente quais, mas há sim soluções de arrefecimento dos gases expelidos pelas locomotivas, impedindo-os de afetar os usuários presentes na estação que, no caso da Nova Luz, estão logo ao lado.
Também há a questão do ferroanel que, quando concluído, deve aliviar em demasia o tráfego de locomotivas cargueiras nessa região.
Também há a questão do ferroanel que, quando concluído, deve aliviar em demasia o tráfego de locomotivas cargueiras nessa região.
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Estação da Luz
Bom, a história da segregação é a seguinte: como todos sabem, a CPTM não conseguirá atingir o patamar de serviços desejado (metrô) compartilhando suas vias com trens de carga, assim como a MRS não consegue ser mais eficiente por ter horários e composições (número e principalmente, peso) cada vez mais restritos com relação à passagem pela RMSP. Existe há muito tempo o projeto do Ferroanel (tramo norte e sul), porém, assim como o Rodoanel, a política emperra muito o assunto, pois ele contaria com recursos da União e do Estado, que não se entendem. Eis que então surgiu um paliativo, mais barato e com apoio ($) da MRS: a segregação da carga usando a faixa de domínio existente. Este projeto a princípio contempla as linhas que são compartilhadas com a MRS (7, 10, 11 e 12). Seriam as segregações Noroeste (linha 7, até Jundiaí), Sudeste (linha 10, até Rio Grande da Serra) e Leste (linhas 11 e 12, fazendo uma ligação entre Manoel Feio e ramal Suzano-Rio Grande da Serra). E para atravessar o centro, o tal mergulhão, que seria um túnel começando em Mooca e indo até depois de Luz (existem outras perspectivas). Assim, a MRS não atrapalharia mais e não seria atrapalhada, já que com estas vias segregadas, as vias atuais seriam exclusivas da CPTM, sendo proibido o tráfego de carga a partir de então. Por isso o túnel é mostrado em Luz, mas ele não passará na estação Nova Luz, é apenas para ilustrar melhor o corte da estação. Ele será totalmente isolado, nada tendo a ver com a CPTM.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Re: Estação da Luz
Oia eu apareci no video o/ bem ke eu vi uma cabine lotada xeia de cameras hehe
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
-
- Novato
- Mensagens: 7
- Registrado em: 05 Set 2009, 23:41
- Localização: São Bernardo do Campo.
Re: Estação da Luz
Mais algumas fotos da Luz:
O logo da CPTM atualizado (a foto ficou quase igual a do Lipe...):
Placa localizada em um dos viadutos:
o/
O logo da CPTM atualizado (a foto ficou quase igual a do Lipe...):
Placa localizada em um dos viadutos:
o/
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Estação da Luz
Muito boas as fotos!
Faz tempo que quero atualizar as fotos, mas a falta de camera me impossibilita
Faz tempo que quero atualizar as fotos, mas a falta de camera me impossibilita
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação da Luz
Só faltou um Milzinho ou um 1700 na Plataforma 2!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Estação da Luz
que tal.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação da Luz
Espero que algum forista, algum dia, consiga registrar as quatro plataformas ocupadas (sábado): a 1 com o Sucatão, a 2 com um Milzinho ou um 1700, a 3 com o 2000 e a 4 com o Expresso Turístico. Com certeza será uma raridade e, também, um momento único.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 240
- Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Re: Estação da Luz
tirei só do 1700 e a torre da luz hehe
Re: Estação da Luz
Ambas ficaram boas, eu gostei mais da panorâmica do Edu
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."
Re: Estação da Luz
1 -
2-
Essas são as minhas!
2-
Essas são as minhas!
Re: Estação da Luz
Nossa, que legal. O antigo e o novo......
felipe02 escreveu:
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estação da Luz
Uma coisa interessante é que os 1700 de São Paulo são alguns anos mais novos que os 900, mas o projeto das duas séries tem praticamente a mesma idade (final da década de 1970/início da década de 1980, época da fabricação das primeiras unidades das duas séries). Mas os primeiros 700 foram fabricados para o Rio de Janeiro, em meados de 1980/1981, enquanto que os primeiros 1700 (na época, também 700) de São Paulo foram fabricados em meados de 1986/1987. Mas a máscara frontal dos 1700 é muito mais "amigável" que a dos 900, eheheh.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 240
- Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Re: Estação da Luz
hehe a foto la combino mesmo... o antigo e o novo
Re: Estação da Luz
É, o velho e o novo de uma forma bem abrangente na imagem: O ângulo, o trem, creio que até o horário.
Quando ví esta foto do felipe, lembrei na hora dessa imagem da CBTU. Só não conseguí achar no fórum. Depois, por coincidência, encontrei e postei.
Legal.
Quando ví esta foto do felipe, lembrei na hora dessa imagem da CBTU. Só não conseguí achar no fórum. Depois, por coincidência, encontrei e postei.
Legal.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 0 visitante